Entre para seguir isso  
MarceloBreve

UFC 86: Decisão Contestada

Recommended Posts

UFC - A História por trás das lutas - UFC 1 ao 99

UFC 86: Decisão contestada

By Dave Meltzer, Yahoo! Sports

26/06/2009

Uma das mais comentadas decisões de juízes da história do UFC aconteceu na vitória que valeu o título da categoria Light heavy weight de Forrest Griffin sobre Quinton “Rampage” Jackson no UFC 86.

Depois de uma temporada como técnicos rivais, Griffin era considerado zebra pela maioria contra Jackson. Mas em 05 de julho de 2008, em Las Vegas, Griffin pareceu estar na sua melhor forma e Jackson não.

Griffin levou a decisão marcando 48-46, 48-46 e 49-46. Dois dos três repórteres do Yahoo! Sports deram empate enquanto o 3º deu a luta para Griffin. O que fez desta luta uma luta empolgante, incluindo a escolha de Luta do Ano pelo Wrestling Observer, foi que Griffin parecia estar vencendo na decisão dos juízes, mas o tempo todo, a luta foi sempre perigosa por que Jackson podia acabar nocauteando Griffin, como o próprio Griffin admitiu depois, afirmando que cada golpe de Jackson estava fazendo um estrago.

Griffin teve uma movimentação melhor e um melhor controle do octágono, mas na trocação, Jackson quase sempre se saía melhor. Griffin venceu o primeiro round acertando vários chutes nas pernas, e Jackson terminou mancando. Jackson conseguiu um KD a seu favor neste round. O 2º round foi o mais forte de Griffin, quando ele dominou Jackson no chão.

O juiz Adalaide Byrd deu para Griffin a vitória nos 3 primeiros rounds e para Jackson os 2 últimos, dando 10-8 para Griffin no 2º round. O juiz Nelson “Doc” Hamilton deu a vitória para Griffin nos rounds 2, 3 e 5, incluindo também um 10-8 no segundo round. O juiz Roy Silbert deu a vitória para Griffin nos rounds 1, 2, 3 e 5.

O que causou mais discussão foi o fato de Jackson ter perdido a contagem de 2 juizes no 1º round., e o córner de Jackson protestou pois ele conseguiu um knock-down no 1º round, e que a contagem certa seria 10-8 para Jackson. Mas a marcação do MMA não é um automático 10-8 quando se consegue um knock-down como no boxe.

Observações:

O completamente lotado Mandalay Bay Events Center com 11.172 fãs arrecadou $ 3.350.730 dólares e também assistiu Patrick Cote conseguir a chance de disputar o título no final do ano contra Anderson Silva, vencendo Ricardo “Cachorrão” Almeida na decisão dividida de uma luta sem muita movimentação.

Com exceção da luta principal, a luta mais empolgante foi a guerra de 3 rounds entre os ex-integrantes do TUF Cole Miller e Jorge Gurgel.

Gurgel colocou as duas mãos na vitória por decisão vencendo os dois primeiros rounds. No terceiro, Gurgel ensangüentou o nariz de Miller com socos e conectou com um certeiro chute na cabeça. Depois de trocarem alguns socos no clinche, Gurgel conseguiu uma queda no finalzinho do 3º round que ele também estava vencendo. Mas Miller, uma faixa roxa, pegou o faixa preta de BJJ num triângulo vindo de baixo quando faltavam apenas 34 segundos para o final da luta.

Gurgel, percebendo que bastava ele agüentar a pressão para vencer, tentou agüentar, mas quando faltavam 12 segundos para terminar a luta, ele desistiu.

Mais uma observação: “Todo soco dele estava me machucando” , Griffin depois de trocar socos com “Rampage”.

Resultados:

Jorge Gurgel def. Cole Miller, submission (triangle choke), 4:48 R3

(Na verdade, o correto aqui seria a vitória de Cole Miller sobre Jorge Gurgel)

Melvin Guillard def. Dennis Siver, KO, 0:35 R1

Justin Buccholz def. Corey Hill, submission (rear naked choke), 3:57 R2

Gabriel Gonzaga def. Justin McCully, submission (Arericana), 1:57 R1

Tyson Griffin def. Marcus Aurelio, unanimous decision

Josh Koscheck def. Chris Lytle, unanimous decision

Joe Stevenson def. Gleison Tibau, submission (guillotine choke), 2:57 R2

Patrick Cote def. Ricardo Almeida, split decision

UFC light heavyweight championship:

Forrest Griffin def. Quinton Jackson, unanimous decision (Griffin venceu o título)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tive que rever essa luta várias vezes até chegar a opinião de que a luta ficou 48-47 pro Forrest, muitos contestam, mas pra mim o resultado foi esse. O grande problema todo é que deram o primeiro round pro Forrest e isso foi errado, tá certo que ele tava melhor até o KD no finzinho e KD não desconta ponto automático, porém tem que ser levado em conta e então o Rampage claramente virou este assalto pra 10-9 a seu favor.

Então ficaria assim pra mim:

1º Round: 10-9 Rampage

2º Round 10-8 Forrest

3º Round 10-10 - este pra mim é um exemplo perfeito de 10-10, pena que os juízes quase não usam essa pontuação, mesmo quando deveriam usar.

4º Round 10-9 Rampage

5º Roud 10-9 Forrest

A dúvida então ficaria por conta de quem desse o terceiro round pro Rampage, nesse caso a luta terminaria empatada e o cinturão continuaria na mão dele.

Enfim, foi uma das lutas mais equilibradas que eu já vi e digna de disputa de cinturão, brigada palmo a palmo, não dá pra chamar de garfo, eu achei a decisão justa, outros não...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu concordei com a pontuação do Hotwire. Mas pra mim esse é um claro exemplo de luta que poderia ir pra qualquer um dos dois lados... Não da pra chamar de garfo, dado o equilibrio do combate.

Decisão dificil é algo bem diferente de garfo descarado, que ocorre em alguns casos (exemplo mais claro em minha cabeça = Hamill x Bisping).

Compartilhar este post

Link para o post

Eu fui nesse UFC e vi a luta na tv depois. Achei que o Rampage ganhou, mais aquele dia existia uma pressão enorme pro Griffin se tornar campeão, a torcida praticamente inteira tava gritando o nome dele e o própio UFC queria ve-lo como campeão.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Convidado Shaolin B. Navigtor

Antes desse documentário desse evento, a pouco tempo atras, a menos de um mês atraz.

e na minha opniao o Jackson tinha vencido...

mas bola pra frente.

Compartilhar este post

Link para o post
Antes desse documentário desse evento, a pouco tempo atras, a menos de um mês atraz.

e na minha opniao o Jackson tinha vencido...

mas bola pra frente.

Até o Machida falou que o Rampage venceu, o Machida, o maior pontuador da história do mma.

Fechem o tópico.

Compartilhar este post

Link para o post

Teria que rever a luta hoje para pontuar, mas quando vi a luta ao vivo lembro que, para mim, Griffing foi o vitorioso.

Compartilhar este post

Link para o post
3º Round 10-10 - este pra mim é um exemplo perfeito de 10-10, pena que os juízes quase não usam essa pontuação, mesmo quando deveriam usar.

Sempre tive essa dúvida. Isso não é permitido pelas regras, ou eles não usam por vontade própria ???

A mesma dúvida paira sobre o 10-8, é difícil saber exatamente os critérios para dar um 10-8, já vi rounds bem piores q o segundo entre Rampage e Forrest e os juízes deram 10-9 ... Por exemplo, no primeiro round da luta entre Thiago Tavares e Kurt Pelegrino foi o exemplo mais clássico de um 10-8, foram 2 ou 3 kd do Pelegrino fora a surra q ele deu no Thiago no chão, foi feio mesmo, e nesse caso todos os juízes deram 10-9. Outro caso recente foi a luta entre Sanchez e Guida, só um juiz deu 10-8 no primeiro round.

Compartilhar este post

Link para o post
Sempre tive essa dúvida. Isso não é permitido pelas regras, ou eles não usam por vontade própria ???

A mesma dúvida paira sobre o 10-8, é difícil saber exatamente os critérios para dar um 10-8, já vi rounds bem piores q o segundo entre Rampage e Forrest e os juízes deram 10-9 ... Por exemplo, no primeiro round da luta entre Thiago Tavares e Kurt Pelegrino foi o exemplo mais clássico de um 10-8, foram 2 ou 3 kd do Pelegrino fora a surra q ele deu no Thiago no chão, foi feio mesmo, e nesse caso todos os juízes deram 10-9. Outro caso recente foi a luta entre Sanchez e Guida, só um juiz deu 10-8 no primeiro round.

A primeira pergunta: Os juízes que não usam dar um round empatado, é livre se ele quer dá 10-10

Segunda pergunta: é algo totalmente subjetivo e talvez pouco usado. Já teve algumas lutas no UFC que um lutador levou 10-7. O que eu vejo é que os juizes geralmente pontuam sempre com um ponto a mais. Para mim vários 10-8 eram na verdade 10-7, alguns 10-9 seria um 10-8. Mas como falei, tudo é muito subjetivo.

Compartilhar este post

Link para o post

O 10-10 existe sim, mas infelizmente é pouco utilizado.

10-8 é um negócio meio ambiguo mesmo. Eu acho que todos esses rounds que você citou foram 10-8 e o segundo de Rampage x Forrest também, no caso de Guida x Sanchez acho que até um 10-7 não seria injusto, mas os juízes muito raramente julgam um round 10-7. Outro exemplo de 10-8 ou até 10-7 foi o primeiro round de GSP x Fitch e por aí vai... o grande problema é a falta de critério, um dos grandes motivos para termos tantas decisões divididas.

edit: tarantino respondeu bem aí encima.

Editado por Hotwire

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso