Rebelo

Cutman do UFC elege luta mais marcante: Griffin x Shogun

Recommended Posts

BLOG DO SENSEI

Link: http://colunas.sportv.globo.com/sensei/201...iffin-x-shogun/

Sigam o Sensei no Twitter: @senseioficial

por Renato Rebelo

Ele tem um dos rostos mais conhecidos do UFC, não é lutador e muito menos cartola. No entanto, seu trabalho é de suma importância para o sucesso de qualquer evento da organização americana.

Falo de Jacob Duran, apelidado de ´Stitch` (pontos, em tradução livre), o homem responsável por fazer as ataduras, checar o material que os lutadores estão utilizando, os besuntar com vaselina e, principalmente, cuidar dos cortes e ferimentos nos intervalos entre os rounds – por isso, é chamado de ´Cutman` (homem do corte).

Nascido e criado em uma fazenda, Jacob não tinha dinheiro para ingressar em uma faculdade, então optou por se alistar na Força Aérea Americana. Durante a guerra do Vietnã, ele serviu em uma base na Tailândia, onde começaria seu contato com as artes marciais.

Desinteressado no conflito armado, Duran passava as tardes vagando atrás de lutas de muay thai. A química foi imediata e, ao retornar aos Estados Unidos, fez aulas não só de boxe tailandês, como também de taekwondo. Com a luta em pé no sangue, o ex-soldado abriu sua própria academia, a American School of Kickboxing.

Foi cuidando dos ferimentos de seus parceiros de treino que surgiu a vocação para ‘cutman’. O início no boxe lhe rendeu bons contatos, um deles, inclusive, atendia pelo nome de Dana White. Após um encontro no Japão, em um evento do K-1, o carequinha convidou Jacob para trabalhar em sua crescente organização: o UFC.

Desde então, o homem de 56 anos, que participou do filme Rocky, de Sylvester Stallone -interpretando seu próprio ofício-, pode ser encontrado tanto nos eventos controlados pela Zuffa como em disputas importantes do boxe. Em entrevista a um programa de televisão americano, ‘Stitch’ elegeu seu trabalho mais marcante no MMA: o duelo entre Forrest Griffin e Maurício Shogun, pelo UFC 76.

- Eu preciso me dedicar aos lutadores porque depende de mim se eles vão continuar ou não. Por isso, talvez a luta mais impactante da minha carreira foi entre Forrest Griffin e Shogun. Não só pelo fato do Forrest ter terminado como campeão, mas pelo fato de que ele estava com um corte imenso, que está até na capa do videogame. No intervalo de um dos rounds, usei todas as medicações e experiência que tenho e consegui estancar o sangramento. No final, o Randy Couture veio me agradecer dizendo que fiz um ótimo trabalho, pois o corte não tinha sido aberto até faltar um minuto para o fim da luta. Depois que o Forrest finalizou, foi um sentimento de grandeza, que realizei meu trabalho da melhor forma – disse o bem pago Jacob, que, segundo a revista ESPN americana, embolsa uma quantia de cerca de seis dígitos por mês.

OBS: no blog colequei a foto da capa do jogo com o corte do Forrest. É só clicar no link lá em cima

Editado por Rebelo

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra ver como o trabalho do cara é importante mesmo. Iria evitar uma derrota na carreira do Shogun, que preza tanto pelo seu cartel. Mas há males que vem pra bem. Depois dessa derrota pro Griffin deu pra ver uma postura mais profissional pela parte do Maurício.

Compartilhar este post

Link para o post

Lembro desse corte, era feio mesmo, foi ocasionado por uma cotovelado do Shogun. Sorte do Griffin o o brasuca tava com o lca rompido...

Compartilhar este post

Link para o post

ele foi inteligente pra caralho... ele enfiou um algodão dentro do corte e prendeu com vaselina eu lembro q já tava prevendo o pior e tava rezando para os fiscais da comissão n autorizarem o Forrest entrar com aquele maldito algodão dentro da testa...

Compartilhar este post

Link para o post

Ele é a cara do Olívio Dutra (político)

olivio_dutra.jpg

jacobduran.jpg

Editado por franke

Compartilhar este post

Link para o post
Rapaz aquele Shogun abriu um senhor de um buraco na cara do Griffin mesmo sem gás nenhum...fico imaginando o estrago que ele faria no Forrest estando na ponta dos cascos

Eu torço para o gardenas ganhar de algum top 5 atualmente para ganhar novamente uma nova disputa de cinta enfrentando o Shogun, "seria engraçado" by sapateador.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse cara é sinistro !!!!

Mas aqui no Brasil é complicado, os médicos se impressionam com cortes e não deixam continuar, mesmo que já tenha parado de sangrar.

No corte do Forrest ele usou uma medicação que foi desenvolvida para os combatentes na guerra do Vietnã chamado Avitene. Mas é muito cara, mesmo Nos EUA eles só usam como último recurso. Aqui no Brasil uma seringa bem pequena custa em torno de R$ 500,00.

Um dia chego lá !!!! rs

Compartilhar este post

Link para o post

O cara é muito bem pago pelo trabalho.. 6 dígitos não é pra qualquer um..

Compartilhar este post

Link para o post

UMA DAS MAIORES TRISTEZAS QUE TIVE , FOI VER O SHOGUN PERDER AQUELA LUTA!

VAI TER VOLTA UM DIA, EU ACREDITO !

Compartilhar este post

Link para o post

Mas aqui no Brasil é complicado, os médicos se impressionam com cortes e não deixam continuar, mesmo que já tenha parado de sangrar.

No corte do Forrest ele usou uma medicação que foi desenvolvida para os combatentes na guerra do Vietnã chamado Avitene. Mas é muito cara, mesmo Nos EUA eles só usam como último recurso. Aqui no Brasil uma seringa bem pequena custa em torno de R$ 500,00.

Um dia chego lá !!!! rs

Grande Denis,voce tinha que estar em todos os Grandes eventos aqui no Brasil.

Compartilhar este post

Link para o post

Um dia chego lá !!!! rs

Que legal sua informação, Denis! Desculpe minha falta de conhecimento, mas você faz algum trabalho parecido aqui no Brasil?

Compartilhar este post

Link para o post
Jacob Duran conseguiu fechar corte gigante em Griffin na luta contra Shogun

Va se foder! angel1

mas na real, pra alguém ganhar luta por corte hj em dia, só com um rasgo estilo BJ no Sanchez... Belfort nunca ganharia aquela luta do Couture por exemplo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora