Entre para seguir isso  
marionetoo

Entrevista com Bebeo Duarte

Recommended Posts

Tivemos a honra de entrevistar o fundador de uma das equipes mais conceituadas de MMA do mundo, trata-se da Brazilian Top Team. Luis Roberto Duarte, mais conhecido no mundo das lutas como Bebeo, faixa-preta do lendário Carlson Gracie, um dos mais respeitados no mundo quando o assunto é Jiu-Jitsu.

Bebeo Duarte falou sobre Carlson Gracie, BTT, disputa de cinturões envolvendo brasileiros no UFC e muito mais.

Confira a entrevista exclusiva.

Por Mario Neto

Você disse recentemente em outra entrevista que o Cacareco bem treinado bateria Lyoto Machida. Como seria essa luta?

Quando eu falei isso, muitas pessoas imaginam a luta hoje, e não foi isso que eu quis dizer. Eu sei que o Cacareco bem treinado, com a cabeça boa, é luta ruim para qualquer um, e pelo que eu entendo, o jogo dele não “casa†bem com o do Lyoto.

Acho o Lyoto um ótimo lutador, está vivendo um momento maravilhoso, e jamais eu quis desmerecer o trabalho que o time dele está fazendo. Torço muito para que ele ganhe o cinturão,

mas continuo achando que seria uma luta melhor para o Cacareco, nas condições que coloquei antes. Usei o Lyoto, pois o nome dele está em alta, e achei que seria mais fácil a compreensão, mas me enganei.

No fundo o que eu queria mesmo dizer é que o Cacareco é um ótimo lutador.

Nós fizemos uma entrevista com o Carlão Barreto e quando perguntado sobre o início da fundação da BTT, ele nos revelou algumas dificuldades e planos da equipe.

Qual foi o principal motivo para a sua saída da equipe Carlson Gracie Jiu-Jitsu? O que faltava na equipe ao ponto de sair e obter outro foco?

Na verdade, pelo que eu lembre ninguém saiu da equipe, não esses aí que todos gostam de falar, foram expulsos pelo próprio Carlson, mas como eu mesmo já havia te dito, acho que esse assunto já deu o que tinha que dar.

O Carlson, que não era de ficar quieto, chegou a chamar alguns atletas da BTT de mercenários. Gostaríamos de saber como ficou a sua relação com o mestre Carlson Gracie após a sua saída da equipe.

Da minha parte sempre tive respeito e sinto muita honra de ter feito parte daquele time, na verdade um verdadeiro Dream team.

Não quero criar mais nenhum tipo de polêmica com uma coisa que já passou há tanto tempo, ele foi e sempre será o grande mestre de todos nós.

O que significou Carlson Gracie em sua vida? Quando você ouve o nome do mestre Carlson, o que passa pela sua cabeça? Qual a lembrança que você tem dele?

O Carlson foi o cara que eu conheci que mais sabia identificar um lutador em todos os aspectos, não precisava muito tempo para ele te dizer se o “galo†era bom ou se não era, aprendi tudo o que sei no convívio diário que pude ter com ele por muitos anos. Tenho ótimas lembranças dele e sempre que escuto seu nome me dá uma grande saudade.

Conte-nos alguma historia engraçada com o mestre Carlson Gracie?

Cara, são tantas historias engraçadas... Não tem idéia de quantas!

Uma vez fomos para a casa do Carlson em Los Angeles. Eu, Murilo, Zé Mario e o Carlão Barreto fazíamos parte da preparação para o evento que eles iriam lutar, não me lembro o nome do evento, mas foi no que o Murilo faz a final contra o Tom Erickson.

Ficamos nós cinco na casa, e a noite não se tinha muito o que fazer, então sempre jogávamos um baralho. O Carlson adorava jogar cartas, jogávamos de tudo, mas nesse dia o jogo era poker. Ele sabia muitos truques com as cartas, e naquela noite o escolhido foi o Zé para o alvo de suas brincadeiras. Pegou as cartas e começou a “darâ€, olhou para minha cara e deu uma piscada, ai eu pensei : “vem algumaâ€.

Quando abri o meu jogo, vi que tinha um jogo normal, nada demais, o do Murilo a mesma coisa e o do Carlão idem. Mas o Zé estava com uma cara que tinha ganho na loteria. Ria e dizia que poderia apostar 1bilhão de dólares e etc...

Ai o Carlson disse: “jura, você quer apostar esse dinheiro todo? então ta bom, vamos apostar.†O Zé mostrou o jogo que o Carlson tinha “dado†pra ele: 4 azes! Teoricamente um jogo muito difícil de ser batido, foi quando o Carlson a gargalhadas começou a mostrar as cartas que ele tinha “dado†pra si: Ele tinha 9, 10, valete, dama e rei de ouros. Um jogo que ganhava dos azes do Zé!

Todos rimos muito, e o Carlson sempre falava que no baralho era muito difícil ganhar dele, pois ele tinha “o poder da menteâ€, que nada mais era do que muita habilidade com o baralho na mão.

Qual foi o melhor atleta da sua época de Carlson Gracie?

Uma pergunta difícil, pois foram muitos bons atletas que passaram na academia, mas eu tenho alguns que sempre falo.

Por pesos e épocas diferentes, o Mario Cupertino, que foi um dos mais técnicos que eu vi treinar, o Peixotinho, o Cássio Cardoso, Murilo Bustamante, Zé Mario, Libório, Clovis Silva, Del Ariva, o Amauri Bitetti (que depois foi treinar no Oswaldo), mas pegou a faixa preta lá no Carlson.

daesquerdaparadireitaem.jpg

da esquerda para direita, em pé: Murilo Bustamante, Fabio Gurgel, Wallid Ismail, Carlson Gracie, Marcelo Behing, Francisco Trivelas.

da esquerda para direita ajoelhados: José Mario Sperry, Luis Roberto Duarte (Bebeo), Allan Goes e Ricardo Cavalcanti.

Você se considera um precursor do Jiu-Jitsu no Brasil?

Acho que eu sou um dos, mas tem muita gente que veio antes de mim.

Creio que tenho uma visibilidade um pouco maior, se é que podemos dizer isso, devido ao novo boom que o “vale tudo†deu, e pelo fato de termos criado a BTT, que sem duvidas sempre vai ser uma referência quando se falar sobre esse assunto no Brasil e no mundo.

Por que a BTT deixou de investir nas competições de Jiu-Jitsu? O Murilo disse essa semana que vai investir no kimono porque precisava reciclar um pouco a galera. Existe a necessidade de um resgate?

Quando tentei mudar para a América no ano passado, conversei com o Murilo e decidimos que a BTT seria dele, ele agora é o “caraâ€. Qualquer pergunta a respeito de BTT no presente e futuro é com ele, eu falo somente a respeito de BTT no passado.

Por que a BTT perdeu tantos atletas de ponta, como Minotauro, Pezão, Thiago Tavares, Thiago Jambo, Fábio Mello?

Acredito que todos os atletas que você mencionou, optaram por seguir o que foi melhor para a vida deles no momento em que optaram pela saída do time. Acho que cada um tem uma razão, nada generalizado.

No dia 18 de Abril teremos a disputa pelo cinturão do UFC até 83 kg. A disputa será entre os brasileiros Anderson Silva, atual campeão, e Thales Leites, desafiante. Qual é a sua opinião sobre a luta e vencedor?

Uma luta interessante de assistir. O Anderson tem mais experiência, mas o Thales já provou do que é capaz. Acho que é uma luta que vai ser ganha na estratégia. Gosto muito da leitura que o André (Dedé) Pederneiras faz das lutas, acho que ele pode ser um ponto decisivo para o bom desempenho do Thales.

Mas vejo o Anderson como favorito.

Se algum atleta que você estivesse treinando viesse a lutar com alguém da BTT, qual seria a sua reação? La nos EUA é normal um atleta treinar em várias equipes, o próprio Forrest Griffin que é da XC (Xtreme Couture) foi treinar com você na BTT em Las Vegas, o que você acha sobre essa “mente†mais aberta dos atletas e equipes lá de fora?

Treinar atletas para lutar contra amigos é sempre complicado, mas se você se propõe a ser treinador profissional, você acaba não tendo muita escolha.

Na mente deles não existe a historia de time. O time lá é de um só (lutador futebol clube), então ele vai atrás do que ele acha melhor pra ele naquele momento. Estilo do boxe, é questão de cultura, e não acho que estejam errados, é diferente, só isso.

De todos os Atletas que você treinou na sede da BTT em Las Vegas, quem mais te chamou atenção?

O Evan Turner. Ele era um cara especial, um cara muito diferente (pelo menos quando o conheci). O Forrest também me impressionou pela determinação.

Minotauro vs. Couture, como você analisa esta luta?

Essa luta era para ter acontecido de uma outra forma, tipo: O Randy como o campeão e o Rodrigo como campeão interino, para a unificação, pois acho que eles ainda são os melhores que a categoria tem.

Acho que é uma luta muito boa para o Rodrigo se recuperar da pífia apresentação que ele fez no ultimo show que participou.

Sou um fã do Rodrigo, um fã que sabe o quanto ele pode render pelo fato de ter trabalhado tanto tempo junto dele, sei que pode render muito mais do que rendeu, e sei que vai fazer isso nessa oportunidade.

O Randy vai pagar essa conta.

Finalmente foi dada a chance do brasileiro Lyoto Machida disputar o cinturão até 93kg contra o atual campeão Rashad Evans. Você acha que foi justa a decisão? Em quem você apostaria?

Acho que foi mais do que justa pelo que ele vem mostrando no UFC, e aposto no Lyoto.

Você disse uma vez que um dos momentos decepcionantes de sua carreira foi quando Murilo Bustamante perdeu para Dan Henderson numa luta pelo cinturão do torneio do Pride em 2005. Foi uma vitória apertada, em decisão dividida a favor do americano. Os juízes japoneses foram tendenciosos ou Murilo mereceu perder?

A minha maior tristeza é porque a luta estava na mão, não vi uma luta dividida, a luta era do Murilo até os últimos dois minutos, quando numa trocação o Dan conseguiu acertar o Murilo, mas nada demais, tanto que a luta termina com o Dan nas cordas e o Murilo por cima. Mas era tudo o que os japas precisavam, eles não queriam mais um brasileiro campeão no Pride, eles estavam com “passagem comprada†para a América, e então seria interessante para o “Bussiness†ter um campeão Americano.

Nós tínhamos conversado a respeito disso, e o Murilo tinha nos dito que se não ganhasse por nocaute ou finalização ele perderia.

Hoje eu vejo isso como a principal razão para ele ter “andado pra cima com tanta vontade faltando dois para terminar uma luta, que estava ganha em qualquer outro evento, talvez no próprio Pride em outra situação.

Você já disse uma vez que os eventos de MMA do Japão eram mais interessantes do que os americanos. Saudades do Pride ou o crescimento do mercado americano ofuscou a importância dos japoneses?

Eu não canso de repetir: sou um viúvo do Pride!

Por mais que o UFC cresça, e acho que vai crescer muito ainda, ele nunca vai conseguir ter a vibração que o Pride tinha, pode perguntar a todos que estiveram no evento japonês. Claro que se você perguntar a um lutador que esteja lutando no UFC, ele não vai falar isso, pois senão seria burro, né!

O mercado japonês sempre vai ser, junto com o brasileiro, o mercado que deu início ao grande boom no MMA da era moderna. Apesar de o UFC ter começado antes, o mercado japonês bancou isso de cara, enquanto o americano demorou mais a aceitar que o MMA era um esporte.

Você acredita que Vitor Belfort possa voltar a ser o campeão de outrora? O que achou do desafio que ele lançou a Emilianenko Fedor?

Acho o Vitor um ótimo lutador. Acho que ele pode vir ser ate melhor do que já foi, pois ele tem a técnica e está mais experiente, então só depende dele. Quanto ao desafio, ele não tem nada a perder, e acho que foi uma boa estratégia de marketing. Se o cara aceitar, ele ganha uma boa grana e ainda pode ser o cara a bater o Russinho bom de porrada.

Quem é o melhor lutador entre todas as categorias de peso?

Eu acho que é o RUSSO “ Fedorâ€

Como surgiu a rivalidade entre a luta-livre e o jiu-jitsu? O que te marcou mais na noite do confronto entre Jiu-Jitsu x Luta-Livre?

Como surgiu a rivalidade eu não sei, mas acho que foi por que todos queriam afirmar que a modalidade de luta praticada era superior .

Na real, o que me mais me marcou, não foi a noite das lutas , e sim os meses que antecederam o confronto. Foi como o pessoal do jiu jitsu se uniu, as ‘rixas†entre academias que existiam na época acabaram momentaneamente em prol do jiu jitsu, o próprio jiu jitsu escolheu quem seriam os seus representantes.

Como participei ativamente daqueles preparativos, pode ver , como a classe estava unida , onde íamos treinar , todos queriam ajudar de alguma forma ,o jiu jitsu se uniu muito por conta do desafio.

E o resultado dessa união foi o que aconteceu no ring aquele dia.

Isso não marcou só a mim , mas acho que a todos que praticavam jiu jitsu naquela época , e aquele confronto , ajudou e muito a solidificar o jiu jitsu como uma grande luta do Brasil .

O que você achou da declaração de Rickson Gracie, que afirmou não existir nenhum representante legítimo do jiu-jitsu no MMA atual? Nem mesmo Rodrigo Minotauro representaria a arte suave, segundo Rickson.

Talvez o Rickson esteja se referindo ao Jiu jitsu da forma que a família Gracie prega, que não tem tantas opções de treinamento. Só jiu jitsu.

Falo isso, pois hoje eu vejo um lutador que tem o jiu jitsu como seu carro chefe, mas ele fala também do seu treino de boxe, de wrestling, de muay thay e por ai vai...

Pode ser dessa forma que o Rickson quis falar, mas cada um acha o que quer.

Quem é o melhor lutador de jiu-jitsu no MMA em todos os tempos?

De todos os tempos é muito forte, mas acho que no momento o que mais demonstra o jiu jtsu está sendo o Demian Maia.

Ainda resta algum resquício de rivalidade entre BTT e Chute Boxe? Tem alguma historia de bastidor sobre a rivalidade que existia entre os dois times?

A rivalidade foi uma coisa que acabou junto com o Pride.

Em 1997 você fez sua única luta de vale-tudo e bateu Egidio da Costa. Por que não fez mais lutas? O que te dá mais adrenalina, ser técnico ou lutador?

Eu fiz aquela luta por que acho que o treinador de MMA , para poder falar certas coisas com certeza, tem que ter passado pela situação de entrar no ringue, então eu quis saber como era para ter melhor visão das coisas.

Na verdade nessa época , o jiu jitsu era um hobby, pois eu trabalhava com outra coisa. Não podia me dedicar 100%, então como eu não me dedicava 100% , eu sempre queria ajudar. Era minha forma de estar perto dos meus amigos.

Se eu não tivesse trabalhando em outra coisa na época talvez tivesse feito mais lutas, mas não rolou.

Acho que quando você luta fica mais tranqüilo, pois sabe o que pode fazer ou não. Mas quando está de fora é mais difícil, são “adrenalinasâ€( sentimentos) diferentes .

O que você achou da derrota do Gabriel Napão no UFC 96?

Uma falta de sorte

Você tem alguma queixa contra algum lutador que já tenha treinado contigo?

Não, são todos meus amigos, pelo menos eu acho.

Se tivesse que formar um time brasileiro com cinco lutadores para enfrentar outras nações, quem você escalaria e por quê?

Na verdade eu tenho muitos grandes atletas em todas as categorias, mas como só “jogariam†5 , vou colocar os reservas também. Aí vão:

155: Gesias “JZ†(com o Buscapé na reserva)

170: Anderson silva (o negão ia fazer uma dieta da porra) Demian Maia (outro que ia fazer dieta)

185: Murilo Bustamante (com o Paulão de reserva) hahahahah!!!!

205: Ricardo Arona (com o Rogério Nogueira na reserva)

Pesado: Antonio Rodrigo Nogueira (Antonio “Pezão†silva na reserva)

Quem é o pai do Jiu-Jitsu brasileiro?

O pai do jiu jitsu foi o Helio Gracie, mas o primeiro filho (o mais velho) foi o Carlson.

http://www.fight2live.net/home/index.php/n...ta-bebeo-duarte

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito boa entrevista. Este cara conhece muito MMA e Jiu-Jitsu. É um absurdo ver um monte de caras que cairam de pára-quedas, hoje reconhecidos, muitas vezes, entre os melhores técnicos do mundo, "quase celebridades", e conhecedores do esporte de verdade, como o Bebeo, desempregados. Coisas do MMA brasileiro. Já que os tempos de rivalidade acabaram, se eu fosse o Rudimar levava o Bebeo pra Chute-Boxe, acho que ele tem muito mais a acrescentar ao chão da equipe (como treinador de MMA) que o Sérgio Moraes, que por enquanto é só um campeão de Jiu-Jitsu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

conhece tudo de mma... na Chute Boxe ia acrescentar muito ao jj e na Minotauro Team ia ter mais facilidade, pois já conhece a maioria dos lutadores!!

boa sorte Bebeo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso prova que uma entrevista pode ser boa mesmo sem ter polêmicas, provocações, etc..

A história esportiva dele é muito rica e ainda está longe de terminar.

Parabéns ao Bebeo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz, o Murilo era um frango!!! hehehehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado josefhbahauss

grande bebeo.. o mais diplomatico de todos.

parabens.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Rapaz, o Murilo era um frango!!! hehehehehe

ahaha era nada! naquela epoca as pessoas nao tinham o tamanho das de hj, e ele era grande para a epoca.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bebeo, irreconhecivel na foto, hj em dia ta parecendo que bebe muita cachaca, Busta e Sperry no mesmo shape. Otima entrevista do amigo do Kratos.

Editado por Cru cru

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

dificilmente ele, o carlão e o zé máquina falam merda.....eu pelo menos não me lembro....até o murilo mesmo....

kkk sou viuvo da btt x chute boxe

Editado por armando

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dava pra fazer um filme com essas histórias...Ah e tbm tinha que sair um filme da familia Gracie, do Rolls esse com final trágico...sucesso de bilheteria

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito boa a entrevista do bebeo.

e a foto, olhando hoje, ficou muito engraçada.

Destaques para o Wallid e o Goes. :lol:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não é frequente ver entrevistas desse nível, geralmente são aquelas:"Quem é o p4p","Joãozinho é o melhor p4p", "Banzé derrota o Fedor", "Como vai a preparação para luta" e por ai vai.

Muito boa a entrevista.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bebeo entende tudo. Mariao, deixou o véio fora dos créditos, rs. abraço

Editado por Trotski

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso