marionetoo

Entrevista - Carlão Barreto

Recommended Posts

É com muita satisfação que o Fight2Live traz uma entrevista com uma das pessoas mais importantes e qualificadas para o crescimento do MMA no Brasil. Ele que é ex-lutador, produtor de eventos, comentarista do canal Premiere Combate, diretor de Federações de Jiu-Jitsu e luta olímpica. É com muito prazer que trouxemos uma entrevista com Carlão Barreto.

Carlão fala sobre início da caminhada no Jiu-Jitsu e no MMA, Carlson Gracie, The Glory e muito mais. A entrevista será dividida em duas partes.

Confira a entrevista exclusiva.

Fale um pouco de como o BJJ entrou em sua vida, nos conte sobre a sua caminhada até a faixa preta e títulos?

Bom, antes de começarmos essa entrevista, gostaria de expressar minha satisfação com o crescimento do esporte no Brasil, trazendo muitos fãs a participarem do processo evolutivo do MMA.

Comecei a treinar Jiu-Jitsu tarde, com 18 anos, antes tive uma pequena passagem pelo Judô e o Muay Thai (Boxe Tailandês em minha época). Fui treinar na academia do Mestre Carlson, por indicação do Ricardo Libório, treinei um tempo lá, mas infelizmente tive que parar, pois minha família não tinha condições de bancar (O Jiu-Jitsu naquela época era muito elitizado) tive que trabalhar e estudar, não sobrava tempo para a prática do Jiu-Jitsu. Só retornei 2 anos depois já na academia do Sérgio Souza, o “Bolãoâ€, que era um dos principais competidores da equipe de Jiu-Jitsu do Carlson. Tive uma rápida ascensão, comecei a dar aulas e a competir, lutei vários campeonatos, só não cheguei a final em 2, isso da faixa azul à marrom. É lógico que não havia tantas competições como hoje, porém o nível técnico era muito alto, hoje o lutador de Jiu-Jitsu tem mais preparo físico, são mais atletas, essa é real diferença.

Não competi na faixa preta, isso é algo que me incomoda, por isso, devo começar meus treinamentos para lutar campeonatos neste ano de 2009, isso é um desejo que irei realizar até o fim do ano. Sou um apaixonado pelo Jiu-Jitsu, uma luta espetacular!

Como foi que surgiu o convite e o porquê do interesse em mergulhar no mundo do MMA/Vale-Tudo?

Olha, na realidade tudo aconteceu tão de repente, Deus me guiou por esse caminho. Eu estava focado no Jiu-Jitsu, queria praticar lutas que melhorassem meu Jiu-Jitsu, estava começando a treinar Judô como o Mestre De Luca, que era um gênio, pensava em praticar luta olímpica (wrestling), ou seja, minha idéia era me transformar em um lutador de Jiu-Jitsu o mais completo possível. Mas as coisas acontecem com o consentimento de Deus, Ele me colocou de volta na academia Carlson Gracie, levado pela junção da equipe Bolão Jiu-Jitsu e a equipe Murilo Bustamante, que criou um laço mais estreito entre os integrantes dessa nova equipe (Rio Jiu-Jitsu Clube) e os lutadores de ponta da Carlson Gracie. Comecei a treinar como sparring do Zé Mario, Wallid, Amauri e do Murilo, isso me deu mais autoconfiança e criou a vontade de lutar Vale Tudo.

Depois que me consagrei campeão Mundial no 1º campeonato deste porte no mundo, fui convidado para substituir o Murilo em um evento no Japão, onde lutei e venci o duro Yuri Micha, que na época tinha umas trinta lutas (era o Fedor da época na RÚSSIA, só tinha perdido uma única vez, para um brasileiro o Ricardão Moraes), foi uma experiência incrível, passei 1 mês treinando com o Carlson nos EUA, pois ele, Vitor, Rodriguinho Medeiros e o Marcelo Mello estavam morando em L.A. .

Quais fatos levaram você, Murilo Bustamante, Bebeo Duarte, Ze Mario Sperry , Ricardo Libório e Allan Góes a fundarem a BTT e quais eram as expectativas de independência naquele momento?

Foi uma época em que houve muitas fofocas, muita coisa foi dita e muita conversa foi jogada fora, mas acho que foi um passo importante para todos os envolvidos. A criação da BTT, depois a mudança de eixo em que eu, Vitor, Allan Góes, Paulão Filho e Ricardo Arona saímos da equipe por não concordar com algumas atitudes de outros integrantes do time, me fez repensar minha carreira e quase parei de lutar, cheguei a participar de um evento (EUA) sem ter treinado nenhuma vez, uma loucura!

Irresponsabilidade minha. Mas depois fui convidado a retornar para equipe através do Zé Mário e o Libório. A BTT foi muito importante para o desenvolvimento do MMA como um todo e a rivalidade com a Chute Boxe é um capitulo a parte na história do MMA mundial.

O que representou e o que representa o mestre Carlson Gracie em sua vida até hoje?

O Carlson é um grande ídolo do esporte, mesmo que muitas pessoas não o tenham visto lutar, viram e vêem seus atletas atuando até hoje. Ele foi de suma importância em minha vida profissional, tive o prazer de ter tido aulas particulares com ele, convivido com seu cotidiano, o cara sabia muito! Era muito inteligente, apesar das grosserias, (risos) fiquei muito triste com sua morte.

A saída de vocês gerou um forte impacto na equipe. O Carlson Gracie chegou a chamar alguns da BTT de mercenários. Como ficou sua relação com ele, desde então?

É foi tudo muito intenso, todos nós saímos com algumas cicatrizes, mas a separação acabou sendo importante para o desenvolvimento pessoal de cada um dos envolvidos. Gostaria de ter feito as pazes com ele, de ter sido menos orgulhoso e mais humilde e me reaproximado dele, sei que ele gostava de mim, me tinha apreço, mas nem tudo na vida é perfeito, peço á Deus que o tenha em bom lugar, o Carlson tinha um bom coração, por isso muitas pessoas que tinham inveja de nossa equipe, o insuflaram contra nós. Alguns acharam que foi problema financeiro somente, mas digo: - Não foi! Todos nós gostávamos e respeitávamos o Carlson, mas isso é passado, deixa pra lá...

Seu BJJ era refinado e de muita qualidade, mas sua trocação teria sido um ponto fraco nos seus fundamentos e consequentemente influenciado em suas derrotas?

Sem dúvida! Poderia ter obtido resultados bem mais expressivos, me expus muito, lutei machucado algumas vezes, negligenciei o treinamento de outras modalidades, aprendi na dor, mas sem dúvida tudo que fiz me deu uma grande bagagem, no fim de minha carreia tentei recuperar as coisas, só que sofri a contusão que me obrigou a pendurar as luvas. Chorei, reclamei, mas depois entendi que Deus tinha planos maiores para mim.

Agora respondendo diretamente seu questionamento, posso dizer que infelizmente, conheci o Mestre Paulo Nikolai (Muay Thai) tarde, se treino com o Nikolai mais cedo, estaria lutando em alto nível até hoje, digo mais, se tivesse treinado com o Carlson e o Nikolai desde o início, teria sido um dos melhores lutadores do mundo, veja bem, não estou sendo arrogante, muito menos desmerecendo nenhum treinador que trabalhou comigo no passado, todos foram ótimos, mas esses que citei foram os mais importantes e marcantes em minha carreira. Estou apenas expressando minha opinião, sem maquiagens.

A cada dia que passa, nós vemos Federações de Jiu-Jitsu surgindo. O que você acha da estrutura das Federações de Jiu-Jitsu no Brasil?

Amigo, sabe o que acho? Muito cacique para pouco índio, muito EU e nenhum Nós. Esse ano vou me dedicar mais as federações que atuo, quero ajudar, contribuir para o esporte de luta de uma forma dinâmica, ativa, quero o bem dos lutadores, pois sei o que eles sofrem, já passei por isso, não sou um teórico de plantão.

Quais são seus atuais projetos de vida e o que ainda deseja almejar?

Sempre levei tudo que fiz a sério, tropecei algumas vezes pela ansiedade, em alguns momentos pelo orgulho, mas nunca fugi de meus desafios, sempre os enfrentei, mesmo quando tudo dizia para eu recuar e esperar, fui lá e me desafiei, hoje estou mais maduro, tenho muitos projetos de vida, tenho várias metas para serem atingidas. Temos que organizar o MMA no Brasil, estou muito preocupado com o rumo que as coisas estão tomando, vejo muitos oportunistas, temos que nos unir e agir em prol do crescimento e solidificação do esporte. Tenho que estruturar minha empresa, melhorar os serviços oferecidos; tenho que montar meu website pessoal; tenho que voltar a estudar; ser um Cristão fiel; um bom pai; um marido presente, ou seja, tenho muita coisa para fazer, peço a Deus saúde e sabedoria para trilhar meu caminho com sucesso.

O que nós podemos esperar das próximas edições do The Glory?

Vou falar uma coisa, fazer evento no Brasil tem que ter duas coisas importantes: Muita organização e um bom planejamento, sem essas duas coisas que parecem óbvias, mas faltam em 8 de 10 eventos realizados em nosso país, não dá nem para começar. Então vou estruturar minha empresa bem devagar, quando achar que estou pronto, voltaremos com o The Glory, mas sempre com a idéia de fazer shows pequenos, para fomentar o esporte e revelar novos talentos.

Como surgiu a idéia da empresa BF (Barreto Fighter Soluções Esportivas)?Quais são os objetivos da BF?

A idéia surgiu de uma conversa com minha esposa, que é produtora fonográfica. Ela me perguntou por que todo mundo reclamava dos eventos realizados no Brasil e por que alguns empresários chegam, fazem um evento grandioso e depois nunca mais? Falei para ela que o MMA ainda é muito amador em nosso país, começando por boa parte dos atletas, que era um meio complicado de trabalhar, então ela me perguntou você acha que tem futuro? Eu lhe respondi, sim dentro de alguns anos será recompensador, então decidimos investir em uma empresa com perfil jovem, com o compromisso de crescer com o esporte. Nesse ano a empresa irá mudar um pouco, atingirá outros esportes e públicos diferenciados, em busca de uma maior experiência e crescimento, teremos muitas novidades pela frente, em breve divulgarei para vocês.

O Marcelo Alonso nos concedeu uma entrevista e quando perguntado sobre uma possível Comissão Atlética para regulamentar o MMA no Brasil, ele nos disse que alem de ser essencial, você já vinha trabalhando neste sentido e que você seria a pessoa mais capacitada para organizar tudo isso. Fale sobre este projeto.

Fico muito feliz de o Marcelo ter lembrado do meu nome, ele é uma cara inteligente que ama nosso esporte, junto com o Aragão é o principal fotógrafo brasileiro, foi testemunha ocular de diversos momentos do esporte. A opinião dele realmente tem peso.

Meu trabalho é fazer o MMA brasileiro ser visto como esporte, estou me unindo com diversas cabeças pensantes para criarmos uma maneira de o esporte crescer de uma forma homogenia em todo o Brasil, não apenas no Rio ou em São Paulo, em todo o Brasil, preciso da ajuda de todos, professores, atletas, empresários, promotores de evento, imprensa e principalmente dos fãs do esporte. Estamos confeccionando um projeto de interesse geral, todos serão agraciados com isso, é um projeto sem assinatura, sem dono, espero que a vaidade de terceiros não atrapalhe objetivos bem maiores.

O que você acha da comissão atlética de nevada? É um órgão responsável pelo desenvolvimento do esporte ou é uma associação subserviente a determinados interesses de setores da sociedade americana?

Falar o que dessa organização? No início eles eram contra, depois viram que o esporte era promissor, então resolveram tomar conta, legalizar o negócio. Olha sinceramente, ruim com eles, péssimo sem eles! É aquela história, os caras estão no comando, temos que aprender o que eles tem de bom e eliminar os exemplos ruins, entende? Estou providenciando minha ida aos EUA para conhecer melhor a estrutura deles, trazer algo de bom para nossos projetos, já estou fazendo contatos.

Quais as principais dificuldades que os promotores de eventos de MMA no Brasil encontram? A falta de patrocínio e até certo preconceito das pessoas ainda dificulta o trabalho?

Tudo isso e a falta de estrutura das empresa/pessoas que fazem eventos no Brasil, tudo muito amador, com raras exceções. Fazer evento no Brasil, é uma batalha, tem que planejar, tomar cuidado com as alianças, tem que botar a razão na frente da paixão.

O sonho de ver o MMA na TV aberta no Brasil ainda está muito distante?

Não adianta ficar especulando sobre o tema, ás vezes, vejo uns lunáticos egocêntricos falando besteiras, que vão fazer isso, trazer o evento XYZ, vão colocar o MMA na televisão aberta, que eu sou isso, eu sou aquilo, BALELA! Amigos não acreditem, o MMA na TV aberta é uma possibilidade remota, passar uma luta de fulano ou beltrano, uma vez na vida outra sei lá quando, não viabiliza o negócio, tudo é negócio, vocês não acham que os homens fortes da televisão e publicidade brasileiras não estão observando o MMA? É lógico que sim, eles sabem que tem audiência, mas falta aquilo que mantem as TVs no ar: ANUNCIANTES! As grandes empresas brasileiras, falam em uma postura moderna, mas são conservadoras na hora de investir em publicidade, não querem errar, só investem no que já foi testado.

Vamos é comprar o pacote da Premiere Combate e incentivar seu crescimento, com sugestões e críticas. Um dia quem sabe, através do conhecimento de alguém, se coloque um programa de qualidade em uma emissora aberta, em seguida um grande evento, quem sabe? Tudo depende da grana. De quanto pode render para os investidores e quanto pode agregar para os anunciantes, mas sou um sonhador, torço para que um dia aconteça.

Nos Estados Unidos, eventos como EliteXC, IFL e BodogFight chegaram fazendo muito “barulho†no mercado, mas em pouco tempo acabaram falindo. Em sua opinião, qual o motivo do fracasso desses eventos?

Não sei com essas empresas foram geridas, não sei como eles fizeram seus business plan, realmente não tenho conhecimento disso, porém o que me parece, é que foi falta de planejamento, subiram os degraus do sucesso rápido demais , quando estavam perto do topo não tiveram mais gás e despencaram escadaria abaixo, muitas vezes o dinheiro é o problema.

Você acha que falta alguma coisa na preparação de um atleta de MMA?

Sinceramente, acho que o MMA tem que ser estudado melhor, os treinadores de uma forma geral tem que conhecer lutas diferentes das suas e procurar tirar proveito delas para um melhor aprimoramento de seus lutadores, os preparadores físicos deveriam se tornar mais capacitados, promovendo um maior intercâmbio com preparadores de outros esportes. Sem dúvida, algo muito importante que nem sempre é levado a sério, ou pelo menos, da forma que merece é a figura do psicólogo esportivo, fundamental para o nível de competição que temos hoje em dia.

Em alguns eventos no Japão são aceitos os famosos pisões (tiros de meta), por sua vez, em outros eventos nos EUA são aceitas as cotoveladas. Você acha que as regras do MMA deveriam ser unificadas?

Desculpe-me, mas nenhuma arte marcial ensina pisar no rosto de seu adversário, acho isso uma tremenda falta de técnica, um recurso que considero apelativo. Já lutei valendo realmente tudo, e não tenho saudades desse tempo. O MMA evolui, acho que as regras do UFC são as melhores, talvez retirar as cotoveladas seria interessante no futuro, pelo menos no Brasil, isso seria mais vendável para TV, por exemplo, mas de uma forma geral o formato UFC é bom, só acho que os jurados deveriam valorizar um pouco mais a luta de solo.

O UFC vem batendo recorde atrás de recorde em venda de PPV nos EUA, no Brasil o MMA vem ganhando cada vez mais espaço na mídia. Como você vê está vendo a evolução do esporte? Você acha que podemos esperar que o MMA, em um curto prazo de tempo, já seja um esporte mais popular no Brasil?

O mais popular não, por causa da paixão e a força econômica do futebol. Agora poderíamos sem dúvida, sermos o segundo esporte do Brasil, isso extra oficialmente, pois o número de fãs aumenta consideravelmente, agora oficialmente de forma alguma, pois teríamos que ter grandes eventos patrocinados por grandes marcas, e alguns desses eventos teriam que ser televisionados em TV aberta, onde esses grandes anunciantes bancariam a brincadeira, ai então, grande parte da população teria condições de conhecer os lutadores, se identificando com eles, e seus triunfos, gerando um mercado de consumo (venda de camisetas, dvds, ingressos para os eventos, etc...).

Em 2006 você cogitou voltar a fazer lutas, mas depois nunca mais falou nisso. Ainda há alguma chance de ver o Carlão lutar mais uma vez lutando MMA?

Estou muito atarefado com outros trabalhos, estou acima do peso ideal, sem fazer dieta, só trabalhando com a mente, então acho muito difícil isso acontecer, o que talvez eu possa fazer, é promover uma luta de despedida, uma festa, um evento onde faria uma luta contra algum lutador gringo da velha guarda, tipo o Tank, o Kerr, talvez o Severn, isso me foi oferecido por dois produtores de eventos, um brasileiro, outro gringo, mas no momento tenho outras prioridades.

Fonte - Fight2Live

Em breve a segunda parte da entrevista...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sou fã do Carlão, ele tem uma sinceridade e uma transparência que poucos da indústria nacional do MMA possuem. Merece tudo de bom na vida dele. Que Deus abençoe ele, a família e seus negócios.

Mas como já conversamos pessoalmente, pisão é preciso Carlão!!!! :bheh:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ótima entrevista.

Não conhecia muita coisa do Carlão. Sem dúvida um cara que leva o MMA muito à sério.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa Entrevista...

Gosto do Carlão como comentarista...

Fala bem menos besteira que o Vitor e

parece ter uma visão realista e profissional

do MMA no Brasil.

valeu no aguardo da segunda parte

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Po, esses dias vi um evento antigo com o Carlão comentando... Porra, como era ruim!

Agora é um dos melhores, se não, o melhor!!

Parabéns Carlão, você merece todo esse reconhecimento e respeito! E boa sorte levantando a bandeira das artes marciais!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Carlão é muito gente boa, merece todo sucesso do mundo!!!

Unanimidade aqui no Portal, são só duas pessoas, Carlão Barreto e Paula Sack, hehehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa entrevista. Carlão é um cara centrado. Ele, Arthur Mariano, Luiz Alves, Wallid, Rudimar tem feito um grande trabalho pro desenvolvimento do MMA e das lutas de uma forma geral.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Exelente entrevista de fato. Carlão se não oh é, é uma das pessoas que mais faz pelo MMA no brasil.

É um cara centrado, sério, e sabe o que fala, pois ja viveu/vive os dois lados da moeda.

Sou fã do cara, e que Deus continue abençoando a vida dele grandemente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Carlão sabe tudo e mais um pouco.

Também acho que o pisão é trogloditice pura, mas eu gosto........hehehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Carlão Barreto é o cara. Muito articulado e sensato em suas declarações.. Sem contar que é um comentarista excelente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Carlão é um cara muito inteligente, um ótimo comentarista e foi um bom lutador de JJ. Na realidade, pelo que vejo do Carlão, considero-o um gentleman; Mas Carlão, acho que foi um pouco de exagero o seguinte comentário:

"Depois que me consagrei campeão Mundial no 1º campeonato deste porte no mundo, fui convidado para substituir o Murilo em um evento no Japão, onde lutei e venci o duro Yuri Micha, que na época tinha umas trinta lutas (era o Fedor da época na RÚSSIA, só tinha perdido uma única vez, para um brasileiro o Ricardão Moraes), foi uma experiência incrível, passei 1 mês treinando com o Carlson nos EUA, pois ele, Vitor, Rodriguinho Medeiros e o Marcelo Mello estavam morando em L.A." .

Porra, não duvido nada que o Micha fosse um baita casca-gorssa, mas "o Fedor da época" foi muito forçado, levando-se em consideração que o cara tinha perdido para o limitadíssimo Ricardão Moraes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boas...

Ele tem uma sinceridade e uma transparência.

Penso parecido.

Eu vejo muitas transmissões (VT - não tenho PC) com ele comentando.

E gosto muito, sempre percebo isso(transparência) em seus comentários.

São comentários honestos.

Ás vezes, vejo colegas reclamando de uma ou outra coisa que ele falou.

Mas, pra mim de boa.

E vou até um pouco mais longe.

O MMA precisa de mais pessoas como esse sujeito, que em nada tem á perder se o seu nome for associado ao esporte.

Até.

Ps. Minha opinião baseia-se pelo que percebo em suas entrevistas e suas participações em transmissões, nunc ative o prazer de conhecer o mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ja estou sentindo uma grande diferença, a globo esta de olho no MMA e ja percebi que o UOL e o terra veem mostrando muitas coisas do MMA

acho que um passo importante agora seria o domingo espetacular começar a mostrar alguns eventos ou uma materia sobre o UFC depois de uma edição

acho que assim as pessoas podem ir se familiarizando

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora