Recommended Posts

Cuidado com as Articulações

Muitos atletas, quando entram em uma academia ou iniciam um treinamento desportivo, querem mostrar o máximo de suas capacidades físicas, o que faz com que, depois de alguns dias, não consigam mover os ombros, joelhos e as demais articulações do corpo.

Não podemos contrariar o fato de que o processo de treinamento intenso em vários tipos de esportes colocam tensão significativa em suas articulações.

Muito desgaste pode causar danos e perda de osso e até função de uma articulação.

ESTRUTURA DE UMA ARTICULAÇÃO

· Entre o tendão e o osso há uma pequena bolsa cheia de líquido articular lubrificante ( LÍQUIDO SINOVIAL ) que age como uma 'almofada', esta bolsa pode sofrer uma inflamação como resultado de uso desajeitado de uma articulação ou uma irritação causada por um dano a um tendão e/ou ligamento.

· A cartilagem é o material que cria a superfície lisa de uma articulação. Pressão anormal colocada na cartilagem pelos ossos pode conduzir a lesões na mesma. Quando a cartilagem chegar a ficar muito gasta haverá um contato entre os ossos da articulação, causando muita dor, podendo levar a uma artrite, condromalácea, entre outras.

· Os ligamentos são feitos de tecido conjuntivo, estabilizando uma articulação. A lesão ao ligamento pode ser resultado de um movimento incomum ( não fisiológico ), gradualmente a movimentos repetitivos, fraqueza muscular.

· O tendão é feito de tecido conjuntivo fibroso que conecta o músculo ao osso. O excesso de treinamento pode causar um ainflamção ( tendinite ).

COMO PREVENIR?

Os métodos de treinamento e estilo de vida podem afetar seu corpo em geral, para minimizar suas chances de lesões, vai aí algumas dicas:

· aquecimento antes de qualquer treinamento

· mover as articulações com movimentos leves

· alongar a musculatura 20' após o treinamento deixando seu músculo iniciar um relaxamento

· não ignore a dor, a fadiga é um efeito colateral normal dentro de treinamento, a dor não

· procure sempre um acompanhamento de um fisioterapeuta especializado, se necessário tenha ajuda de uma equipe multidisciplinar ( médico, fisioterapeuta, educador físico, nutricionista).

David Homsi - Fisioterapeuta

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this