Entre para seguir isso  
bone

Tradição/Superstição/Respeito...

Recommended Posts

me lembrei de uma boa, ocorrida dias atrás na academia (Sul JJ)... na hora da formação, o paradeda deu uma conferida nas unhas da galera... olhou um a um... chegou num cara, faixa roxa muito casca-grossa, ganhou a marrom dias atrás, e viu que o cara tava com as unhas meio compridas... não teve dúvida: chamou a secretária e pergunto: "fulana, tem esmalte aí?" ... como ela tinha, ele pintou as unhas do cara no meio do tatame, na frente de toda a galera (foi engraçado - detalhe: não foi nada humilhante pq o cara é um puta casca-grossa, acabou rindo junto)... não preciso nem dizer que a partir daí toda a galera começou a cuidar mais do tamanho das unhas...

onde treino tb rola esse lance com as unhas...mas quem ta com unha grande passa no corredor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não gosto desses rituais e tradições.

Acho que só servem para mistificar algo já extremamente mistificado, que são as artes marciais.

Isso afasta você da realidade, e no mundo das lutas mais cedo ou mais tarde vamos bater de frente com ela.

Sim, respeito é extremamente importante, mas isso é válido em tudo na vida, não apenas no tatame, não apenas com os mais graduados.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Existe uma GRANDE diferença entre judô e jiu-jitsu.

No Judô:

-nunca pisamos com calçado no tatame

-NUNCA aquecemos ou iniciamos o treino sem o agi(parte superior do judogi=kimono) ou zubon(calça)

-Se entramos atrasados devemos sempre comprimentar o sensei

-É preciso permissão para sair do tatame para beber água

-Comprimentar o dojo antes de entrar e de sair

-Saudação inicial onde é feito comprimento ao sensei e ao shomeni (mestre criador da arte-Jigoro Kano)

-Em campeonatos: saudação ao dojo e ao adversário, antes e depois. Não é permitido ao competidor dirigir a palavra ao arbitro.

-Existe a maneira correta de amarrar a faixa(posição do nó), "e por incrível que pareça já vi graduados do JJ em capas de revista com o nó errado"

-Kimono sempre limpo

-Unhas dos pés e das mãos sempre limpas e cortadas

Entre outras.....

Parece que em algumas academias de JJ é tudo ao contrario. Não estou generalizando mas não é dificil de encontrar.

Muitos do JJ acham que é frescura e todos do Judô, karate, taekwondo.... acham o JJ bagunçado.

É claro que encontramos academias de JJ que seguem a tradição, mas é muito difícil.

“Nunca te orgulhes de haver vencido um adversário. Ao que venceste hoje, poderá derrotar-te amanhã. A única vitória que perdura é a que se conquista sobre a própria ignorância.” Jigoro Kano

Disso tudo que voce falou a unica coisa que nao rola com frequencia no jiu-jitsu é o cumprimento ao shomeni e a maior rigidez, principalmente com relacao ao arbitros nos campeonatos.

Nao sei quais academias de jiu-jitsu que vc tem visto, mas em 11 anos de treino eu NUNCA vi alguem treinando sem alguma parte do kimono (exceto alunos que estao fazendo aula experimental e nao querem gastar 300 reais sem saber se vc vao gostar); tb NUNCA vi, entrar ou sair do tatame sem permissão, chegar atrasado e nao cumprimentar o professor. Com relaçao ao kimono sujo e unha compridas, os proprios parceiros de treino chamam atençao de pessoas assim, fazendo com que isso também seja raríssimo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

essa eu não sabia

e qndo se faz treino sem kimono como que se faz??

eu ja tirei sim a parte de cima pra fazer treino sem kimono

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado Fireball Kid

-Em campeonatos: saudação ao dojo e ao adversário, antes e depois. Não é permitido ao competidor dirigir a palavra ao arbitro.

Ta loco ... isso é uma frescura absurda ..

o arbitro é o que ? um ser superior ? hahaha

zuado isso ...

NUNCA aquecemos ou iniciamos o treino sem o agi(parte superior do judogi=kimono) ou zubon(calça)

Porra eu fico direto sem a parte de cima antes de começar o treino ou mesmo dps do treino ...

Qual diferença faz ? se nao começou o treino fica como quiser ....

Ta loco mta frescura ...

Acho que respeito e higiene tem que haver em todo lugar , agora ter que ficar abaixando pra comprimentar um milhao de vezes todo mundo é tiração ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Imagine quanta bagunça existe nos dojos espalhados pelo Brasil!!!

Fora de brincadeira agora... Na academia rola muito respeito... Ninguém entra ou sai do tatame sem pedir licença para os faixas-preta... Ninguém circula fora do tatame sem chinelo (pra nao trazer sujeira), ninguém tira a parte de cima do quimono dentro do tatame (por causa do calor) - só se for treino sem quimono... É bacana ver quando chega um casca-grossa campeão e pede licença para um cara que só faz JJ por hobby, para entrar no tatame...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
essa eu não sabia

e qndo se faz treino sem kimono como que se faz??

eu ja tirei sim a parte de cima pra fazer treino sem kimono

Treino sem kimono é submission e não jiu-jitsu, não existe jiu-jitsu sem a parte de cima ou de baixo do kimono, ou vc ja viu alguem sem camisa e só com a calça do kimono treinando no meio dos outros com o kimono completo?

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Treino sem kimono é submission e não jiu-jitsu, não existe jiu-jitsu sem a parte de cima ou de baixo do kimono, ou vc ja viu alguem sem camisa e só com a calça do kimono treinando no meio dos outros com o kimono completo?

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa MAS o tatame é o mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito legal o topico hein...

me obrigo a comentar tambem!

tradiçao é tradição...assim como em qualquer cultura, você não é obrigado a seguí-las, mas se as fizer, certamente será mais respeitado.

Acho legal as tradições, não só no JJ, mas em qualquer cultura...pois, como já foi comentado, um cara mais graduado pedir licença para entrar no tatame....

as tradições ajudam a colocar cada um no seu lugar...e mostrar...q todos sao iguais...independentemente da graduação...todos deveriam seguí-las da mesma forma.

Lógico, que, como se trata de Brasil, nossa cultura é bem diferente da japonesa, e dificilmente todos irão seguir a risca...

mas, ainda bem que aqui há essa cobrança, e bom senso de higiene....sera que na europa...nos países que o pessoal não é muito acostumado a tomar banho todos os dias....como será que é lá??? :D

mas acho que tem algumas q n podem passar...e todos devem seguir..mesmo aquele q n gostam...

assim como comprimentar o dojo e fazer o nó corretamente, acho que mostra pelo menos que algum conhecimento da historia, da cultura..vc tem....e se nao tiver...pelo menos tem respeito...

quanto pintar as unhas do cara que não as cortou....como brincadeira....acho legal, uma atitude saudável....que vai ficar gravada por muito tempo por todos que viram....e dificilmente alguem vai esquecer de cortar as unhas....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Mas Masina eu não acho que o que role na Sul é superstição, tradição..

É muito mais na questão do respeito ao professor e a galera que está treinando, ao ambiente de treino que é o tatame.

Não existem dogmas...

Eu que vim do Julio... não achei nada estranho o que se faz... Cumprimentar a todos, não circular de pés descalços, cumprimentar o tatame, pedir licença a quem ta dando aula..

O bicho pega mesmo é no aquecimento quartelar sul jiu jitsu, vamoooo (eee saudade)

Concordo. Minha idéia era só contar um pouco do funcionamento, não acho que seja superstição ou que haja dogmas.

O aquecimento, realmente, é estilo "tropa de elite"... hehehe... Bom pra cacete...

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Treino sem kimono é submission e não jiu-jitsu, não existe jiu-jitsu sem a parte de cima ou de baixo do kimono, ou vc ja viu alguem sem camisa e só com a calça do kimono treinando no meio dos outros com o kimono completo?

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

eu ja vi sim e não foi só na minha academia galera tira o kimono no meio do treino por exemplo pra fazer aquele treino um sem kimono por cima explodindo pra passar e o de baixo com kimono pra raspar e finalizar

acho normal isso

joSEOJSAEO

;]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Mas Masina eu não acho que o que role na Sul é superstição, tradição..

É muito mais na questão do respeito ao professor e a galera que está treinando, ao ambiente de treino que é o tatame.

Não existem dogmas...

Eu que vim do Julio... não achei nada estranho o que se faz... Cumprimentar a todos, não circular de pés descalços, cumprimentar o tatame, pedir licença a quem ta dando aula..

O bicho pega mesmo é no aquecimento quartelar sul jiu jitsu, vamoooo (eee saudade)

A saudade do treino é a mesma minha...

Talvez seja exatamente essa disciplina imposta (e que todo mundo segue sem problemas, os que vêem problemas saem) seja a razão do sucesso dessa academia em especial. Eu uso como exemplo inclusive na vida profissional (e tenho precisado bastante disso, ultimamente, como coaching) essa disciplina (algo como "podes até ter razão para ousar, fazer diferente, mas aprende primeiro com aqueles que já passaram pelo que tu quer fazer para ver como é que funciona". Eu sempre disse abertamente que treinava nos diversos círculos profissionais e só me foi favorável essa identificação com a disciplina).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse lance de tradição é muito legal...

Vim do Judo e mantenho muitas das tradições...

Mas vou falar, existem as tradiçoes do JJ brasileiro:

- Corredor de faixadas em graduação

- antigamente quem fazia merda (ex: brigar na rua) tinha a cabeca raspada, com isso mta gente tinha a cabeca raspada e quem não sabia da tradicao da academia gracie comecou a raspar tb

- a faixa ter ponta preta

- o cumprimento de bater com a mão aberta e depois dar um soco na mão do companheiro

- etc...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
A saudade do treino é a mesma minha...

Talvez seja exatamente essa disciplina imposta (e que todo mundo segue sem problemas, os que vêem problemas saem) seja a razão do sucesso dessa academia em especial. Eu uso como exemplo inclusive na vida profissional (e tenho precisado bastante disso, ultimamente, como coaching) essa disciplina (algo como "podes até ter razão para ousar, fazer diferente, mas aprende primeiro com aqueles que já passaram pelo que tu quer fazer para ver como é que funciona". Eu sempre disse abertamente que treinava nos diversos círculos profissionais e só me foi favorável essa identificação com a disciplina).

Eu também aprendi muito com a disciplina imposta na Sul JJ, lições para toda a vida. A filosofia é essa mesmo: "vc pode ter razão, mas aqui dentro as regras são estas: deves obedecer o mais graduado". Quantas e quantas vezes eu (já era advogado formado) me via na posição de obedecer um cara qq que me mandava fazer mil abdominais e trocentas flexões? Esses caras (principalmente o Mestre Walter Mattos) nos levaram muito além dos nossos limites, fizeram com que a gente superasse nossos limites, perdesse o medo, etc... É bem isso que tu falou: a seleção natural cuidava do resto (quem não aguentava, caia fora)...

Editado por MASINA

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Treino sem kimono é submission e não jiu-jitsu, não existe jiu-jitsu sem a parte de cima ou de baixo do kimono, ou vc ja viu alguem sem camisa e só com a calça do kimono treinando no meio dos outros com o kimono completo?

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

ja vi sim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso