Entre para seguir isso  
OBSERVADOR

Erros e Acertos do Livro " Carlos Gracie "

Recommended Posts

Também penso assim, nunca como agora a saga dos Gracie teve o destaque literário que merecia. Há pelo menos uns 10 personagens dessa história que valeriam biografias.

Concordo,

Helio,George,Rolls,Rickson,Carlson,Robson e seus filhos Renzo,Ryan e Ralph,Rorion,Reyson,uma visão de seus principais adversários desde os japoneses até os nacionais,tem também a parte técnica e a criação de posições e principalmente como dar uma aula de jj,os procedimentos,a parte da disciplina,a higiene,a parte emocional,quem é quem como seu aluno,saber separar e interagir os interesses simultaneamente,tudo isso dariam vários livros de interesse para muitos,não só biográficos como técnicos,técnicos com fotos de posições vários foram lançados mas uma combinação de posições com os métodos de ensino,seria muito interessante também.Quantas vezes vemos aulas de jj que um professor chega faz um aquecimento,mostra uma posição,solicita uma pequena repetição por parte de seus alunos inicia o rola .... e encerra a aula.É frustante mas este modo operacional de aulas de jj é se não estou enganado utilizado por 90% das academias.

Abraço,

ALM

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só sei que nego aqui procura pêlo em ovo.

Como já falaram: TODA família tem problema, brigas, picuinhas... Então não vejo motivos para entrar nisso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Concordo em termos, Lemos.

É uma família grande, natural q tenha grandes brigas (eita figurazinha triste esta que eu criei...). Mas algumas questões bem delicadas são tocadas ali pela Reila.

Na verdade, eu não gostei da forma q ela conduziu, por exemplo, os ataques ao Hélio. Tem uma coisa insidiosa ali: ela nunca agride diretamente a moral do velho, mas em exemplos e situações, pelo contexto, só uma anta não traduz que ela tá dizendo que o sujeito foi mesquinho, pequeno, invejoso (do irmão), mau-pai natural, péssimo pai-de-criação e fonte da discórdia da família (o Carlos era um espécie de monge budista e o Hélio a versão lutadora do Zé Buscapé). Isso sem falar em mau-marido e aproveitador;

Reila trata as aventuras do pai como exentricidades, mas não denota a mesma graça aos pecados do tio. Então nunca há um contexto ou atenuante do atos duvidosos deste. Olha por exemplo o episódio da morte da Margaria (tratada como lady, para tornar mais insidioso o que Hélio fez com ela): mostra como ela foi submetida (depois de anos de dedicação cega e lealdade absoluta) a humilhação pública de ter de conviver com a amante no mesmo espaço e ver este espaço encolher, a ponto do marido, no seu (dela) leito de morte ir se afastando (Leila é muito maldosa aqui, mostrando-nos Hélio com medo de encarar a doença da mulher - uma contradição à sua lendária coragem) ao ponto de não estar presente nos últimos dias e nem carregar a alça do caixão...

É coisa muito forte. O Hélio merece um livro próprio, feito pelos filhos, para reduzir este preju.

Perfeito!

Terminei de ler o livro fazem algumas semanas, assim como vc, não gostei dos ataques que ela fez ao hélio, ela quer passar a impressão de que o pai dela foi um 'semi-deus' e o hélio um aproveitador que apareceu em cima do carlos...

Assim como vc, creio que o mestre hélio mereça um livro próprio, pois esse manchou sua imagem...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Será que eu li outro livro? Acho q a maioria não entendeu o q o Observador iniciou, ele fez considerações sobre temas tratados no livro pela Reila Gracie, enumerou alguns erros, se equivocou com e definição de "invicto" e pronto.

No livro fica bem claro (segundo a Reila) q o Hélio aprendeu com o Carlos, q era seu guru em todos os sentidos e inclusive diz q têm cartas q comprovariam esses fatos. E ela mesma cita no livro q depois de um tempo o Hélio começou a falar q aprendera sozinho.

Tb fica claro q o Hélio ensinou a todos os filhos do Carlos (inclusive Carlson) e q o mesmo só dava uns "pitacos" de vez em qdo. O Carlos era o manager, o RP do jj nessa fase. Logo, se o Carlson foi o q foi deve muito ao tio. O q ela fala sempre é q o Hélio era meio radical em relação à disciplina e subserviência de quem treinava com ele, pq ele fora assim em relação ao seu irmão achava q todos deveriam ser.

Há uma certa crítica velada qdo ela falava da relação Hélio-Rórion tanto qdo o Hélio queria q ele fosse o tal e ele nem sempre correspondia, qto à relação qdo o filho passou a influenciar o pai. E tb qdo ela coloca crítica até do próprio Rickson ao Hélio em relação ao costume de instigar a rivalidade entre os parentes pra ver quem era o melhor.

Mostra tb q o Rickson foi bastante influenciado pelo Rolls, logo ele tb não seria o representante exclusivamente da parte do Hélio.

O q eu entendi em termos de evolução (mudança) da técnica foi o seguinte (sendo apontados os q mudaram a técnica aprendida):

Conde Koma => Carlos => George e Hélio(sendo q foi Gastão q o iniciou)

Hélio + Carlos => Carlson

Hélio + Carlson => Rolls

Hélio + Rolls => Rickson

O Rickson numa entrevista recente disse q o BJJ é uma coisa, o (Hélio)Gracie JJ é outra e o Rickson Gracie JJ é uma terceira.

Bem, acho q já escrevi demais.r..s..o lance é ler o livro, e as opiniões dos colegas daqui, sem preconceitos ou fanatismos.

Abs

Editado por Carl

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Será que eu li outro livro? Acho q a maioria não entendeu o q o Observador iniciou, ele fez considerações sobre temas tratados no livro pela Reila Gracie, enumerou alguns erros, se equivocou com e definição de "invicto" e pronto.

No livro fica bem claro (segundo a Reila) q o Hélio aprendeu com o Carlos, q era seu guru em todos os sentidos e inclusive diz q têm cartas q comprovariam esses fatos. E ela mesma cita no livro q depois de um tempo o Hélio começou a falar q aprendera sozinho.

Tb fica claro q o Hélio ensinou a todos os filhos do Carlos (inclusive Carlson) e q o mesmo só dava uns "pitacos" de vez em qdo. O Carlos era o manager, o RP do jj nessa fase. Logo, se o Carlson foi o q foi deve muito ao tio. O q ela fala sempre é q o Hélio era meio radical em relação à disciplina e subserviência de quem treinava com ele, pq ele fora assim em relação ao seu irmão achava q todos deveriam ser.

Há uma certa crítica velada qdo ela falava da relação Hélio-Rórion tanto qdo o Hélio queria q ele fosse o tal e ele nem sempre correspondia, qto à relação qdo o filho passou a influenciar o pai. E tb qdo ela coloca crítica até do próprio Rickson ao Hélio em relação ao costume de instigar a rivalidade entre os parentes pra ver quem era o melhor.

Mostra tb q o Rickson foi bastante influenciado pelo Rolls, logo ele tb não seria o representante exclusivamente da parte do Hélio.

O q eu entendi em termos de evolução (mudança) da técnica foi o seguinte (sendo apontados os q mudaram a técnica aprendida):

Conde Koma => Carlos => George e Hélio(sendo q foi Gastão q o iniciou)

Hélio + Carlos => Carlson

Hélio + Carlson => Rolls

Hélio + Rolls => Rickson

O Rickson numa entrevista recente disse q o BJJ é uma coisa, o (Hélio)Gracie JJ é outra e o Rickson Gracie é uma terceira.

Bem, acho q já escrevi demais.r..s..o lance é ler o livro, e as opiniões dos colegas daqui, sem preconceitos ou fanatismos.

Abs

o rickson disse no seminario que fez umas adaptações ao jj que ele aprendeu

a pergunta que nao quer calar:

Será que o helio passou o natal com a reila?

:rolleyes:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
o rickson disse no seminario que fez umas adaptações ao jj que ele aprendeu

Eu acabei de ler o livro ontem, eu ia ressucitar esse tópico também. Que coincidência.

Todo mundo fala que adaptou o jiu jitsu. Carlos, Helio, Rolls, Rickson. É obvio que eles fizeram isso. Alias, todo mundo faz isso, até eu. Cada um adapta o jiu jitsu ao seu biotipo na busca de uma maior eficiência.

Mas a idéia primordial que gerou todo esso desenvolvimento tem que ser creditada ao Carlos: usar o jiu jitsu para neutralizar oponentes mais fortes. Ele percebeu que a maneira mais fácil de se neutralizar um adversário muito grande é no chão. Esse, a meu ver, é o início de tudo. Partindo desse pressuposto, que as coisas se resolvem no chão, cada um desenvolve seu jiu-jitsu da maneira que lhe convém.

Carlos tinha um jiu jitsu, Hélio outro, Carlson outro ainda. É a arte que está evoluindo ainda hoje, nada mais natural. Creditar TODO o aperfeiçoamento do jiu jitsu SOMENTE ao Hélio chega a ser infantil, ao meu ver. Todos que praticaram na família contribuiram, não tem como MENSURAR o quanto Hélio Gracie aperfeiçoou o jiu-jitsu. Eu particularmente acredito que o mestre Hélio tenha dado um grande impulso nesse movimento de aperfeiçoamento, mas do jeito que ele dá entrevistas dá a entender que todo mundo pratica hoje o "Hélio jiu-jitsu", que não tem nenhuma pitada ali de Carlos, George, Carlson, Rolls, Rickson, etc.

Outra coisa que gostei de saber a respeito foi do George Gracie. Não sabia que o cara tinha dado a cara a tapa antes do Hélio, que foi o campeão da família e tal. Importantíssimo esse resgate. Fico impressionado com essas coisas porque a história que eu conhecia era a história contada pelo Hélio e seus filhos, sendo que o mestre Hélio nunca abriu a boca pra falar que o George também era um campeão consagrado.

Mas o que me pareceu realmente importante nesse livro não são os méritos de cada um individualmente, por que pelo panorama que a Reila traçou vemos que quase toda a família teve influencia no desenvolvimento e divulgação do GJJ. Uns mais, outros menos, mas todos participaram. Se GJJ dependesse só do Carlos ou só do Hélio, hoje não treinaríamos essa arte que nos dá tanta alegria. O resto são apenas retratos da nossa raça humana, com todos os defeitos que todos nós temos e vemos tão frequentemente por aí.

Coincidência ou não, achei um video no YT contando a "História do Jiu-jitsu", por Hélio Gracie e seus filhos. Deve ser da década de 90, porque o Royce tá com cara de moleque ainda. (São 5 partes, essa é a primeira. Depois basta clicar nas partes restantes no site do YT):

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu acabei de ler o livro ontem, eu ia ressucitar esse tópico também. Que coincidência.

Todo mundo fala que adaptou o jiu jitsu. Carlos, Helio, Rolls, Rickson. É obvio que eles fizeram isso. Alias, todo mundo faz isso, até eu. Cada um adapta o jiu jitsu ao seu biotipo na busca de uma maior eficiência.

Mas a idéia primordial que gerou todo esso desenvolvimento tem que ser creditada ao Carlos: usar o jiu jitsu para neutralizar oponentes mais fortes. Ele percebeu que a maneira mais fácil de se neutralizar um adversário muito grande é no chão. Esse, a meu ver, é o início de tudo. Partindo desse pressuposto, que as coisas se resolvem no chão, cada um desenvolve seu jiu-jitsu da maneira que lhe convém.

Carlos tinha um jiu jitsu, Hélio outro, Carlson outro ainda. É a arte que está evoluindo ainda hoje, nada mais natural. Creditar TODO o aperfeiçoamento do jiu jitsu SOMENTE ao Hélio chega a ser infantil, ao meu ver. Todos que praticaram na família contribuiram, não tem como MENSURAR o quanto Hélio Gracie aperfeiçoou o jiu-jitsu. Eu particularmente acredito que o mestre Hélio tenha dado um grande impulso nesse movimento de aperfeiçoamento, mas do jeito que ele dá entrevistas dá a entender que todo mundo pratica hoje o "Hélio jiu-jitsu", que não tem nenhuma pitada ali de Carlos, George, Carlson, Rolls, Rickson, etc.

Outra coisa que gostei de saber a respeito foi do George Gracie. Não sabia que o cara tinha dado a cara a tapa antes do Hélio, que foi o campeão da família e tal. Importantíssimo esse resgate. Fico impressionado com essas coisas porque a história que eu conhecia era a história contada pelo Hélio e seus filhos, sendo que o mestre Hélio nunca abriu a boca pra falar que o George também era um campeão consagrado.

Mas o que me pareceu realmente importante nesse livro não são os méritos de cada um individualmente, por que pelo panorama que a Reila traçou vemos que quase toda a família teve influencia no desenvolvimento e divulgação do GJJ. Uns mais, outros menos, mas todos participaram. Se GJJ dependesse só do Carlos ou só do Hélio, hoje não treinaríamos essa arte que nos dá tanta alegria. O resto são apenas retratos da nossa raça humana, com todos os defeitos que todos nós temos e vemos tão frequentemente por aí.

Coincidência ou não, achei um video no YT contando a "História do Jiu-jitsu", por Hélio Gracie e seus filhos. Deve ser da década de 90, porque o Royce tá com cara de moleque ainda. (São 5 partes, essa é a primeira. Depois basta clicar nas partes restantes no site do YT):

O jj é uma arte que evolui com o tempo e cada vez mais têm mais variações e novas posições

Rola a historia de que na academia do rolls um cara tava pegando geral com um golpe diferente e o rolls botou o melhor da academia contra o cara pra ver se esse gholpe pegava mesmo e pegou,dai ele pediu pro cara fazer o golpe nele pra ele sentir e pegava.

Foi assim que ele conheceu o hoje manjado triangulo.

Entao cada um,como voce disse,adapta o jj

pelo que eu sabia o helio tinha feito uma grande mudança no jj adaptando-o ao seu porte fisico que era muito fraco.

Assim ele incorporou novas tecnicas de alavanca.

Pra nós acho que é de pouco interesse saber realmente quem fez ou deixou de fazer

Essa briguinha ta mais com cara de birra da Reila que nao deve gostar nada do helio ter muito mais conceito na midia do que o pai dela.Acho justa a causa dela mas pra mim isso nao tem relevancia alguma

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

" Assim ele incorporou novas tecnicas de alavanca. "

uma pergunta que tenho há um bom tempo, mas ninguém sabe responder de forma objetiva

ME DE UM EXEMPLO DE ALAVANCA QUE O HELIO CRIOU QUE JÁ NAO TINHA, SÓ UM EXEMPLO, SÓ UM MOVIMENTO

muito grato

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
" Assim ele incorporou novas tecnicas de alavanca. "

uma pergunta que tenho há um bom tempo, mas ninguém sabe responder de forma objetiva

ME DE UM EXEMPLO DE ALAVANCA QUE O HELIO CRIOU QUE JÁ NAO TINHA, SÓ UM EXEMPLO, SÓ UM MOVIMENTO

muito grato

Eu acredito que ninguém vai poder responder isso observador. Eu realmente acredito que o jiu dele e o do Carlos eram bem parecidos, mas como eu disse anteriormente, não dá pra mensurar a colaboração e cada um. Entre dizer que o Hélio fez tudo e dizer que ele fez nada, eu prefiro o meio termo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Este livro eh interessante para se ler claro, ms q tem mt birra tem, pra qm n gosta do helio gracie(n consigo imaginar cm alguem n goste dele) e de seus filhos, eh 1 prato cheio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu gostei muito do livro, li em uma semana, devorei mesmo.

É transparente como a água do mar do caribe que a Reila puxou o assado pra sua brasa.

Mas fiquei impressionado com a história de vida do Meste Carlos Gracie e com todas as considerações acerca da Dieta Gracie, que passei a seguir - agora já esotu naDieta há 3 semanas e os benefícios se fazem evidentes dia após dia. O gás pra treinar melhorou muito, eo funcionaento geral do organismo tb.

É claro que continuo comendo carne vermelha, mas estou combinando direitinho os alimentos segundo a tabela, e vou te contar, estou muito satisfeito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Na hipotese de que ele não tenha criado nada (o que eu não tenho como provar), nem assim a influência dele pode ser diminuida. Se não criou nada que já não havia antes, elevou o nível das técnicas a tal ponto que a arte marcial por ele praticada passou a ter o diferencial de ser chamada jiu-jitsu brasileiro. Se aprendeu com o Carlos, ótimo. Mas quem colocou à prova e treinou as gerações subsequentes foi ele. Simples assim.

Concordo foi ele que mais se destacou e o resto é briga de família

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se o Hélio (ou o Carlos, com alguns estão dizendo) não criou nada de realmente novo...

Então o verdadeiro revolucionário do jiu-jitsu só pode ter sido o Mitsuyo Maeda (Conde Koma).

O que não é improvável, já que o Maeda foi um grande fenômeno no próprio Japão. Ele entrou para o Kodokan (academia de Gigoro Kano, o criador do Judô) e logo se tornou o melhor lutador de lá.

Mas acabou rompendo com Gigoro Kano por suas diferenças filosóficas (gostava de fazer desafios, como os que seriam realizados pelos Gracie) e mesmo técnicas (com o tempo negou ser um praticante de Judô; passou a se dizer praticante de jiu-jitsu, arte-marcial que dera origem ao Judô, mas que era mais voltada para a luta de chão).

Se o Hélio não criou nada revolucionário, o verdadeiro gênio dessa história é o Maeda. E o que praticamos hoje é o Maeda jiu-jitsu, ou melhor, um Maeda jiu-jitsu melhorado, ao invés de um Gracie jiu-jitsu melhorado.

É claro, é claro. Todas as gerações encorporam algo a uma arte marcial. E o jiu-jitsu obviamente se tornou mais refinado com a grande divulgação do esporte no Brasil e no mundo.

Mas em algum ponto houve um salto de qualidade impressionante e repentino no jiu-jitsu. A ponto do Hélio ter derrotado o campeão mundial de Judô, de peso semelhante ao dele, e ter feito uma incrível luta contra o campeão mundial peso-pesado (o Kimura). Sendo inclusive convidado para ir ao Japão para ensinar suas técnicas.

A pergunta que não quer calar é: Quem foi o grande reponsável por esse enorme salto de qualidade?

Foi mesmo o Hélio? Foi o Carlos? Foi o Maeda?

AGB

Editado por Amazinggoldenboy

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
" Assim ele incorporou novas tecnicas de alavanca. "

uma pergunta que tenho há um bom tempo, mas ninguém sabe responder de forma objetiva

ME DE UM EXEMPLO DE ALAVANCA QUE O HELIO CRIOU QUE JÁ NAO TINHA, SÓ UM EXEMPLO, SÓ UM MOVIMENTO

muito grato

Bom, se for assim, pq parar nos Gracies?

Um exemplo de alavanca ou movimento que o Conde Koma criou que já não existia?

Um exemplo de alavanca ou movimento que o Jigoro Kano criou que já não existia?

Um exemplo de alavanca ou movimento que os samurais criaram que já não existia?

Um exemplo de alavanca ou movimento que os monges budistas criaram que já não existia?

E assim vai...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso