Entre para seguir isso  
OBSERVADOR

Erros e Acertos do Livro " Carlos Gracie "

Recommended Posts

A versão do Hélio foi a que sempre ouvimos, que ele aprendeu jiu-jitsu apenas olhando, que modificou o o judô do Carlos que era baseado na força para o jiu-jistu baseado na técnica etc.

Essa versão do Hélio foi a que sempre foi divulgada.

Mas esse é só um aspecto do negócio. Tem MUITAS outras questões no livro; questões de caráter ou atitude.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
As pessoas querem Super-homens... e não homens com defeitos e qualidades...

O que tentam desconstruir em posts aqui são fatos que não mudam nada para os grandes ganhos que foram trazidos...

É como buscar os defeitos da pessoa do jigoro kano, ou dizer que o judo nada mais é que um pedacinho mal desenvolvido do jiu jitsu antigo.... distorcer dizendo que ele foi mesquinho ao fazer uma arte marcial limitada, etc,etc,etc...

O Rorion grande parte de quem tem contato com a familia não gosta dele... mas mesmo ele teve o grande ganho de criar o ufc...

E mais... depois tu ve eles todos juntos abraçados.... e questiona algo.. .SÃO FAMÍLIA PORRA, com rixas picuinhas etc como TODA FAMÍLIA...

A diferenca eh q Jigoro Kano n deixou um monte de filhos que fizeram o nome de sua luta desafiando todos os lutadores de todas as artes marciais em diversas gerações vencendo quase sempre. Se isso tivese acontecido, praticantes de artes rivais tentariam desmerece-lo assim como acontece com a familia gracie. Ele tb n teve irmao ou sobrinho que montou uma equipe grande e rivalizou com seus alunos, pq se tivesse feito isso, kras com picuinhas e rinxas iriam brigar e desmerecer o kra aki no forum desmerecendo qqr importancia que o kra tenha tido na história das lutas, como acontece mt hoje aki no pvt.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, o fanatismo aqui é mto grande. Os Gracies são pessoas de carne e osso, que cometem seus erros, possuem qualidades, defeitos e fraquezas. O ser humano é assim. Querem ver exemplos??

- Muito carinha que posa de machão e desfila com mulherão pega travesti. Outro dia vi a entrevista de uma dizendo que namorava um prof de JJ (ela não citou nomes). Sempre imaginamos um prof de JJ como um cara 100% hetero. Se aparece algum que curte travesti (e seja descoberto) as pessoas do mundo das lutas têm dificuldades em aceitar. Esses pitboys que agridem homossexuais, em geral, são umas bichas enrustidas. Qualquer psicólogo explica o motivo dessa agressividade.

- Uma namorada do John Lenon falou que uma vez tomou um tapa dele. Lenon vivia fazendo discursos e músicas pela paz, mas tbm já teve seus descontroles.

- Tenho um amigo que jogou com o Zico na Flamengo. Falou que o cara é 100%. Ele passa a imagem de ser um cara bem família, mas saía com as putas na encolha e tomava uma cervejinha socialmente. Não vejo nenhum problema isso, mas o cara manteve a imagem de ídolo pq sempre fez as coisas na encolha, ao contrário de Romário e Edmundo.

- O Massa disse que foi pedir um autógrafo ao Senna qdo tinha 9 anos, e o Senna não deu. Imagine a decepção do Massa. Porra, eu sempre fui fão do Senna. Na boa, se eu fosse pedir um autógrado (vamos imaginar que ele estivesse desocupado no momento) e ele recusasse, acho que eu ficaria mto decepcionado.

Qdo o VT e o JJ começaram a ganhar visibilidade, imagino que os rachas na família tenham aumentado. Vc pode ser ótimo lutador, mas muitas vezes não consegue manter uma salinha com meia dúzia de alunos. Um outro pode ser um lutador mediano, mas ter faro para os negócios. Agora esse papo de aprender JJ só observando chega a ser hilário. Eu sempre estudei matemática, mas só ler o livro não ajudava tanto como, após ter lido, pegar os exercícios e tentar resolvê-los. Outro papo é a dieta Gracie. Havia algum médico ou nutricionista na família (pergunto isso pq não li o livro e não sou conhecedor do assunto). O Helio Gracie sempre me pareceu aqueles caras ultra-conservadores. Não sei pq, mas ele me lembra aqueles membros da Klu-Klux-Kan (é assim que se escreve?).

O problema é que se criou um mito em torno da família. Qaase todo mundo é invicto (qd perde sempre tem um motivo esotérico), as 500 vitóras do invencível Rickson, etc. Daqui a pouco alguém vai propor a canonização do Ryan, pois dependendo do ponto de vista, ele foi um anjo. Tem alguma coisa no livro sobre o tiro que o Ryan levou nas bolas???

Tenho um amigo que trabalha em hospital e ele diz que de vez em qdo aparece no plantão alguém com um objeto introduzido no ânus. Ele diz que as histórias contadas são hilárias. Ele nunca viu alguém dizendo algo como: "Olha, eu tava trepando e pedi p/enfiar essa cenoura imensa em mim. A cenoura quebrou e eu vim p/o hospital." Quase todos eles/elas dizem que estavam tomando banho, escorregaram e caíram sentados na cenoura.

Cada um conta a sua versão da história. Lógico que esse livro vai ter uma réplica. Daí os fãs/haters poderão escolher a versão mais conveniente.

Editado por Kron

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só pra deixar uma opinião.

Eles sempre brigaram entre eles, mas, ninguem de fora, da piruada, pois, se entrar, a parada fica feia e vai ter que brigar com a familia toda. Quem não sabe o que é ter um Gracie pela frente, fala, da palpite e acha que é isso ai. Mas, quem conhece, sabe que a parada transcende a loucura, é um DNA igual ao do pitbul, não tem o que faça um membro da familia mutucar, são movidos pela adrenalina, lógico que tem medo, principalmente o medo da derrota, mas é justamente ai que está o diferencial, com medo ou receio da derrota, eles vão pra cima e o que não falta para eles, é carisma, é sorte de quem treina a exaustão, desde os 3 ou 4 anos de idade, movimentos que se tonam comuns em todas as rodas que fequentam, na casa de seus tios, primo e etc... São esses os personagens daquele livro, que certamente vão dar muita confusão ainda, mas, que certamente, deixarão um legado inconparavel para a arte que praticamos.

Um abraço a todos,

Rommel Cardozo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu nao digo nada, se neguinho soubesse interpretar melhor o que já foi dito aqui nesse topico e em uns outros ai

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
As pessoas querem Super-homens... e não homens com defeitos e qualidades...

O que tentam desconstruir em posts aqui são fatos que não mudam nada para os grandes ganhos que foram trazidos...

É como buscar os defeitos da pessoa do jigoro kano, ou dizer que o judo nada mais é que um pedacinho mal desenvolvido do jiu jitsu antigo.... distorcer dizendo que ele foi mesquinho ao fazer uma arte marcial limitada, etc,etc,etc...

O Rorion grande parte de quem tem contato com a familia não gosta dele... mas mesmo ele teve o grande ganho de criar o ufc...

E mais... depois tu ve eles todos juntos abraçados.... e questiona algo.. .SÃO FAMÍLIA PORRA, com rixas picuinhas etc como TODA FAMÍLIA...

Concordo em termos, Lemos.

É uma família grande, natural q tenha grandes brigas (eita figurazinha triste esta que eu criei...). Mas algumas questões bem delicadas são tocadas ali pela Reila.

Na verdade, eu não gostei da forma q ela conduziu, por exemplo, os ataques ao Hélio. Tem uma coisa insidiosa ali: ela nunca agride diretamente a moral do velho, mas em exemplos e situações, pelo contexto, só uma anta não traduz que ela tá dizendo que o sujeito foi mesquinho, pequeno, invejoso (do irmão), mau-pai natural, péssimo pai-de-criação e fonte da discórdia da família (o Carlos era um espécie de monge budista e o Hélio a versão lutadora do Zé Buscapé). Isso sem falar em mau-marido e aproveitador;

Reila trata as aventuras do pai como exentricidades, mas não denota a mesma graça aos pecados do tio. Então nunca há um contexto ou atenuante do atos duvidosos deste. Olha por exemplo o episódio da morte da Margaria (tratada como lady, para tornar mais insidioso o que Hélio fez com ela): mostra como ela foi submetida (depois de anos de dedicação cega e lealdade absoluta) a humilhação pública de ter de conviver com a amante no mesmo espaço e ver este espaço encolher, a ponto do marido, no seu (dela) leito de morte ir se afastando (Leila é muito maldosa aqui, mostrando-nos Hélio com medo de encarar a doença da mulher - uma contradição à sua lendária coragem) ao ponto de não estar presente nos últimos dias e nem carregar a alça do caixão...

É coisa muito forte. O Hélio merece um livro próprio, feito pelos filhos, para reduzir este preju.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado rambo1
Concordo em termos, Lemos.

É uma família grande, natural q tenha grandes brigas (eita figurazinha triste esta que eu criei...). Mas algumas questões bem delicadas são tocadas ali pela Reila.

Na verdade, eu não gostei da forma q ela conduziu, por exemplo, os ataques ao Hélio. Tem uma coisa insidiosa ali: ela nunca agride diretamente a moral do velho, mas em exemplos e situações, pelo contexto, só uma anta não traduz que ela tá dizendo que o sujeito foi mesquinho, pequeno, invejoso (do irmão), mau-pai natural, péssimo pai-de-criação e fonte da discórdia da família (o Carlos era um espécie de monge budista e o Hélio a versão lutadora do Zé Buscapé). Isso sem falar em mau-marido e aproveitador;

Reila trata as aventuras do pai como exentricidades, mas não denota a mesma graça aos pecados do tio. Então nunca há um contexto ou atenuante do atos duvidosos deste. Olha por exemplo o episódio da morte da Margaria (tratada como lady, para tornar mais insidioso o que Hélio fez com ela): mostra como ela foi submetida (depois de anos de dedicação cega e lealdade absoluta) a humilhação pública de ter de conviver com a amante no mesmo espaço e ver este espaço encolher, a ponto do marido, no seu (dela) leito de morte ir se afastando (Leila é muito maldosa aqui, mostrando-nos Hélio com medo de encarar a doença da mulher - uma contradição à sua lendária coragem) ao ponto de não estar presente nos últimos dias e nem carregar a alça do caixão...

É coisa muito forte. O Hélio merece um livro próprio, feito pelos filhos, para reduzir este preju.

será cara, esse o lengendario helio gracie??, o super homem, destemido, corajoso, rpz tenho o helio gracie como um exemplo de homem, seguiu com rigidez os seus ensinamentos e se não fosse por ele, não existiriam fedors, andersons entre outros na minah opinião não combina, esse ato de covardia de sua parte

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
será cara, esse o lengendario helio gracie??, o super homem, destemido, corajoso, rpz tenho o helio gracie como um exemplo de homem, seguiu com rigidez os seus ensinamentos e se não fosse por ele, não existiriam fedors, andersons entre outros na minah opinião não combina, esse ato de covardia de sua parte

A Reila não é jornalista e nem biografa independente. Por isso não vou entrar no mérito. E também por isso cabe um trabalho que aborde a questão pelo ângulo dos criticados. Direito de fazer isso eles tem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado rambo1
A Reila não é jornalista e nem biografa independente. Por isso não vou entrar no mérito. E também por isso cabe um trabalho que aborde a questão pelo ângulo dos criticados. Direito de fazer isso eles tem.

eu sei irmão sme critica a vc, mas não combina ao homem com aquela coragem LENDARIA, veja helio gracie fez uam loucura para muitos ate hj, um rpz de 17 anos franzino com 60 e poucos aquilos imagne um corpo de guri enfrenta verdadeiros monstro e mostra sua superioridade tecnica, diferente do royce 1.85 e 81 quilos aguentava algumas bordoadas na cara o helio em seu inicio de carreira no primeiro soco desmontaria

e fico tão famoso ao melhorlutador do mundo vim aqui desafia-lo uam lenda

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Hélio Gracie ser destemido nas lutas não tem absolutamente nehuma relação com ele ter medo fora dos ringues.

Já vi machão-lutador q sai no tapa todo dia desmaiar pra tomar injeção ou ao ver sangue. A cada situação da vida reagimos de formas diferentes.

Editado por Carl

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Me lembro de meu avô na missa de trigésimo dia de morte da minha avó,ele comunicou a família que estava noivo e iria casar em poucos meses.Foi um choque para alguns,eu era garoto e achei do caralho,o velho há muitos anos deveria ter esta mulher e estava tentando levar a vida para frente.Acredito que todos nós temos em nossas famílias diversos casos deste tipo,na verdade devemos ter uma visão da família Gracie como uma família complexa,mas o grande valor dela é a criação e aprimoramento da luta no Brasil,e a espinha dorsal da luta é o jiu-jitsu,para nós brasileiros,a maioria de nós tem uma base de chão fenomenal devido ao jj diferenciado que aprendemos desde crianças,certa vez Peter Aerts me disse que para um brasileiro era natural lutar no chão,meus filhos tem um jogo natural no chão,aquele quadril funcionando sem ser necessário muitos ajustes.Devemos isso aos Gracies,lá nesta família tem todo tipo de ser humano,estas considerações de Reila são notáveis porque trouxeram uma visão histórica de uma família muito importante em nossa sociedade.Qualquer exagero deve ser sublimado,qualquer favorecimento de imagem distorcida deve ser relevado,mas é muito importante e valoroso este depoimento de Reila,na minha opinião é claro.

Abraço,

ALM

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Me lembro de meu avô na missa de trigésimo dia de morte da minha avó,ele comunicou a família que estava noivo e iria casar em poucos meses.Foi um choque para alguns,eu era garoto e achei do caralho,o velho há muitos anos deveria ter esta mulher e estava tentando levar a vida para frente.Acredito que todos nós temos em nossas famílias diversos casos deste tipo,na verdade devemos ter uma visão da família Gracie como uma família complexa,mas o grande valor dela é a criação e aprimoramento da luta no Brasil,e a espinha dorsal da luta é o jiu-jitsu,para nós brasileiros,a maioria de nós tem uma base de chão fenomenal devido ao jj diferenciado que aprendemos desde crianças,certa vez Peter Aerts me disse que para um brasileiro era natural lutar no chão,meus filhos tem um jogo natural no chão,aquele quadril funcionando sem ser necessário muitos ajustes.Devemos isso aos Gracies,lá nesta família tem todo tipo de ser humano,estas considerações de Reila são notáveis porque trouxeram uma visão histórica de uma família muito importante em nossa sociedade.Qualquer exagero deve ser sublimado,qualquer favorecimento de imagem distorcida deve ser relevado,mas é muito importante e valoroso este depoimento de Reila,na minha opinião é claro.

Abraço,

ALM

O problema Alm eh voce querer que fanaticos entendam isso, qd a pessoa eh fanatica ou tem rinxa e picuinha, ela passa a nao enxergar as coisas na realidade, e sim como ela quer, sempre querendo diminuir feitos ou denegrir a imagem de quem o incomoda simplesmente por ser ou ter sido quem eh.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Me lembro de meu avô na missa de trigésimo dia de morte da minha avó,ele comunicou a família que estava noivo e iria casar em poucos meses.Foi um choque para alguns,eu era garoto e achei do caralho,o velho há muitos anos deveria ter esta mulher e estava tentando levar a vida para frente.Acredito que todos nós temos em nossas famílias diversos casos deste tipo,na verdade devemos ter uma visão da família Gracie como uma família complexa,mas o grande valor dela é a criação e aprimoramento da luta no Brasil,e a espinha dorsal da luta é o jiu-jitsu,para nós brasileiros,a maioria de nós tem uma base de chão fenomenal devido ao jj diferenciado que aprendemos desde crianças,certa vez Peter Aerts me disse que para um brasileiro era natural lutar no chão,meus filhos tem um jogo natural no chão,aquele quadril funcionando sem ser necessário muitos ajustes.Devemos isso aos Gracies,lá nesta família tem todo tipo de ser humano,estas considerações de Reila são notáveis porque trouxeram uma visão histórica de uma família muito importante em nossa sociedade.Qualquer exagero deve ser sublimado,qualquer favorecimento de imagem distorcida deve ser relevado,mas é muito importante e valoroso este depoimento de Reila,na minha opinião é claro.

Abraço,

ALM

Também penso assim, nunca como agora a saga dos Gracie teve o destaque literário que merecia. Há pelo menos uns 10 personagens dessa história que valeriam biografias.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso