Entre para seguir isso  
OBSERVADOR

Erros e Acertos do Livro " Carlos Gracie "

Recommended Posts

Carlos Gracie foi um grande lutador de Jiu Jitsu, porém suas habilidades eram muito mais do que ser somente um excelente lutador, Carlos era um excelente homem de negócios dominava o marketing e tinha uma lábia que colocava qualquer venderdor consagrado no bolso, nesse video abaixo pode-se notar como Carlos promovia o Jiu Jitsu e com isso obtinha total sucesso nos negocios.Carlos Gracie como era alguns anos mais velho se tornou o manáger e promoveu como ninguém Helio Gracie que era fora o Jiu Jitsu fenomenal lutador de vale tudo.

http://www.youtube.com/watch?v=rTCmMt2Ihdg&feature=related

os anos se passaram a familia cresceu e lógico que haveria um racha, Hélio se intitula o Criador do Gracie Jiu Jitsu, e a outra parte da Familia os criadores do BJJ. Para Hélio o verdadeiro Jiu Jitsu no senso cultural e histórico é o Jiu Jitsu sem tempo onde o mais fraco fisicamente sobressai sobre o mais forte, usando a técnica, pois na sua convicção o tempo é inimigo do mais forte do mais pesado e a técnica, sabedoria e persistência é a arma do mais fraco....

Quando Hélio hora diz: Eu criei o Jiu Jitsu, hora diz: Eu não criei o Jiu-Jitsu e sim o adaptei. As duas falas estão corretas o que ele queria dizer é que ele criou o seu "estilo de Jiu-Jitsu" e isso é verdadeiro.

O Livro é bem vindo e com informações preciosas, por outro lado o que eu vejo com muita tristeza é que o livro também é formadora de opinião, e uma opinião parcial,muitos daqueles que recentemente passaram a conhecer o grande mestre Hélio Gracie, lêem o livro hoje e passam a agredir verbalmente o mestre Hélio Gracie, como sendo mentiroso,arrogante e outros adjetivos chulos, tudo porque sofrem influencia da parcialidade do livro, que conseguiu um sucesso e um alcance respeitável.

Fica aqui o meu desagravo ao mestre Hélio Gracie:

" O senhor acreditou em uma arte, o senhor lutou literalmente pela sua arte o Jiu- Jitsu. O senhor ensinou o Jiu-Jitsu moral e também mostrou como o ser humano o Homem deve se comportar, um verdadeiro professor de jiu-jitsu tem a obrigação de ensinar não só a arte dos golpes mas a moral de cada golpe a ser aplicado.Parabéns Hélio Gracie por ter criado toda essa historia e ter plantado a semente do vale Tudo o esporte que vai dominar a mídia mundial em um futuro muito próximo. Ao senhor todo respeito e agradecimento."

Josef Borges.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O Livro é bem vindo e com informações preciosas, por outro lado o que eu vejo com muita tristeza é que o livro também é formadora de opinião, e uma opinião parcial,muitos daqueles que recentemente passaram a conhecer o grande mestre Hélio Gracie, lêem o livro hoje e passam a agredir verbalmente o mestre Hélio Gracie, como sendo mentiroso,arrogante e outros adjetivos chulos, tudo porque sofrem influencia da parcialidade do livro, que conseguiu um sucesso e um alcance respeitável.

Aqui eu concordo 100%!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Há outros erros,

O nome da empregada do Hélio que na verdade é a mãe de alguns dos seus filhos (Rickson, por exemplo). O lance de tratar judoca como lutador de JJ, onde o caso do Kato, do Kimura e dos Ono é o mais gritante.

Agora, dá para perceber, ao final do livro, que a Reila queria: a) resgatar o nome do pai, que fora injustamente esquecido (ou deixado em segundo plano); b) minimizar o papel do Hélio - não como lutador - mas como gente. É um cara que saiu do livro menor (bem menor) que entrou; c) reduzir o Rorion a um FDP recalcado e manipulador.

Esses 3 objetivos foram alcançados sucesso...

Falta agora um livro dos filhos (ou netos) do Hélio.

Editado por MANOEL

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O nome da empregada do Hélio que na verdade é a mãe de alguns dos seus filhos (Rickson, por exemplo).

BEM LEMBRADO, NO LIVRO DIZ QUE É ROSINHA, MAS É BELINHA, BELINHA SOARES, MAE DO RORION E DO RICKSON

Já ouvi nas internas que haverá no futuro um outro livro, adivinha de quem ? RORION. Quem viver, LERÁ

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A persiguicao ao Helio e ao Rorion ficou muito descarada. O tempo todo é diminuindo os 2. deve ter um pouco de recalque, nas entrelinhas da pra ver que o helio é quem exercia poder sobre o carlos. eu gostaria de ler o livro do rorion para fazer uma media da estoria.

Agora alguem pode me explica rpq em quase todos os topicos aparece um manja rola?

o novo tipo é o manja literario. kkkkk

Editado por AndrezaoUFC

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
A persiguicao ao Helio e ao Rorion ficou muito descarada. O tempo todo é diminuindo os 2. deve ter um pouco de recalque, nas entrelinhas da pra ver que o helio é quem exercia poder sobre o carlos. eu gostaria de ler o livro do rorion para fazer uma media da estoria.

Agora alguem pode me explica rpq em quase todos os topicos aparece um manja rola?

o novo tipo é o manja literario. kkkkk

Sinceramente, eu não notei isso em nenhum momento... O que ficou claro pra mim, dentro do que a Reila passou, foi que Carlos era o mentor da família em todos os aspectos e até mesmo as declarações do Prof. Hélio para a imprensa naquela época corroboram tal idéia.

Abcs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Sinceramente, eu não notei isso em nenhum momento... O que ficou claro pra mim, dentro do que a Reila passou, foi que Carlos era o mentor da família em todos os aspectos e até mesmo as declarações do Prof. Hélio para a imprensa naquela época corroboram tal idéia.

Abcs

O Hélio é caracterizado como um monstro dentro dos ringues mas um sujeito vacilante, indeciso, mesquinho e até pequeno na "vida real". Reila usa as palavras com cuidado, mas os exemplos que ilustra tentam diminuir o velho a torto e direito.

O Rorion só aparece no livro em situações ou exemplos que caracterizam sua mesquinhez, desonestidade ou inferioridade (ao Rolls).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O observador deve ter ficado bem feliz com este livro, afinal, oq metem em pau na familia do Helio n eh brincadeira.

Qt ao fato de se referir a Kimura, Kato e etc como lutadores de jiu-jitsu em vez de judo, eu n axo errado, afinal eram alunos de Jigoro Kano assim como o Konde Koma e lutavam a mesma arte. Helio e Carlos definiram um estilo diferente a mesma. Isso popularmente pq na historia foi 1 bela confusao onde o jiu-jitsu qd foi trazido por Koma era chamado de judo de kano e jiu-jitsu de kano, so depois mudou de nome para judo. Em decadas com as regras, federações e campeonatos as artes tornaram-se diferentes tendo no Brasil o JJ o chao aperfeiçoado e as quedas quase que esquecidas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O observador deve ter ficado bem feliz com este livro, afinal, oq metem em pau na familia do Helio n eh brincadeira.

Acho q é justo esperar q alguém do lado do Hélio faça um livro em resposta. O problema é unir o pessoal do lado do coroa...

Qt ao fato de se referir a Kimura, Kato e etc como lutadores de jiu-jitsu em vez de judo, eu n axo errado, afinal eram alunos de Jigoro Kano assim como o Konde Koma e lutavam a mesma arte. Helio e Carlos definiram um estilo diferente a mesma. Isso popularmente pq na historia foi 1 bela confusao onde o jiu-jitsu qd foi trazido por Koma era chamado de judo de kano e jiu-jitsu de kano, so depois mudou de nome para judo. Em decadas com as regras, federações e campeonatos as artes tornaram-se diferentes tendo no Brasil o JJ o chao aperfeiçoado e as quedas quase que esquecidas.

Mas naquela época, tanto Kato como Kimura eram conhecidos como judocas. As biografias de Kimura q li são claras nisso. E ele reconheceu Hélio como judoca...

O problema é que, de fato, a nomenclatura judô só se tornou realmente preponderante na segunda metade da década de 1950. Até porque ápós a II Guerra, ju-jutso passou a ser o nome dado a um estilo marcial que combinava judô e karatê e que ainda é muito popular mundo afora.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O Hélio é caracterizado como um monstro dentro dos ringues mas um sujeito vacilante, indeciso, mesquinho e até pequeno na "vida real". Reila usa as palavras com cuidado, mas os exemplos que ilustra tentam diminuir o velho a torto e direito.

O Rorion só aparece no livro em situações ou exemplos que caracterizam sua mesquinhez, desonestidade ou inferioridade (ao Rolls).

Exatamente...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu acabei de ler. Achei muito bom. Realmente é parcial mas é inevitável neste caso.

Ele queima tb o filme do Rórion. Aliás naquela parte que o Rorion não deixa o pai assistir a luta do Rickson no Japão fiquei até com pena do Hélio.

Como foi isso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Acho q é justo esperar q alguém do lado do Hélio faça um livro em resposta. O problema é unir o pessoal do lado do coroa...

A versão do Hélio foi a que sempre ouvimos, que ele aprendeu jiu-jitsu apenas olhando, que modificou o o judô do Carlos que era baseado na força para o jiu-jistu baseado na técnica etc.

Essa versão do Hélio foi a que sempre foi divulgada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando o Rickson lutou no Japão pela primeira vez ele queria que o Helio fosse assistir. Segundo o livro, o Rórion veio ao Brasil e praticamente impediu o Helio de acompanhar o Rickson durante a luta. Ela disse que o Hélio chorou. Isso seria duro para qualquer pai mas para o Hélio que teve na luta seu único objetivo na vida e viveu só para isso, deve ter sido muito pior.

E outra coisa, no livro a Reila sempre diz que o tio nunca dava nenhuma demostração de fraqueza. E quando ela diz que ele chorou ela expõe publicamente isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Quando o Rickson lutou no Japão pela primeira vez ele queria que o Helio fosse assistir. Segundo o livro, o Rórion veio ao Brasil e praticamente impediu o Helio de acompanhar o Rickson durante a luta. Ela disse que o Hélio chorou. Isso seria duro para qualquer pai mas para o Hélio que teve na luta seu único objetivo na vida e viveu só para isso, deve ter sido muito pior.

E outra coisa, no livro a Reila sempre diz que o tio nunca dava nenhuma demostração de fraqueza. E quando ela diz que ele chorou ela expõe publicamente isso.

E como apos tudo isso o Helio nomeou o Rorion como seu sucessor no JJ? tem coisa mal contada nesta história.

Acho q é justo esperar q alguém do lado do Hélio faça um livro em resposta. O problema é unir o pessoal do lado do coroa...

Mas naquela época, tanto Kato como Kimura eram conhecidos como judocas. As biografias de Kimura q li são claras nisso. E ele reconheceu Hélio como judoca...

O problema é que, de fato, a nomenclatura judô só se tornou realmente preponderante na segunda metade da década de 1950. Até porque ápós a II Guerra, ju-jutso passou a ser o nome dado a um estilo marcial que combinava judô e karatê e que ainda é muito popular mundo afora.

Eh aquilo, assim como o Helio reconheceu eles como lutadores de JJ, ele foi reconhecido como Judoca. A ultima luta do Helio co Kato foi praticamente soh quedas, inclusive foi definida numa queda com estrangulamento.

Como naquela epoca ainda nao era visto diferença entre o JJ e o Judo pelo fato de Kimura ser aluno do mesmo mestre de Carlos o inventor de Judo Jigoro Kano, eu n vi nada demais. O pessoal aki fala como se o kra fosse um Judoca praticante do Judo atual, quedas e pouquissimo chao, qrendo diminuir o Helio e o seu jiu-jitsu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Acho q é justo esperar q alguém do lado do Hélio faça um livro em resposta. O problema é unir o pessoal do lado do coroa...

Ah, isso é difícil mesmo, pra não dizer impossível. Uma coisa seria a história contada pelo Rórion; outra, bem diferente, pelo Rickson.

E acho mais provável o Rórion contar a história, já que o Rickson parece ser um sujeito pouco interessado em se envolver nas picuinhas familiares.

Acredito que a versão do Rórion seguiria no seguinte tom: seu pai, Hélio, criou o que hoje é chamado Gracie Jiu Jitsu adaptando do jiu original, aprendido por seu irmão Carlos, uma série de posições e alavancas para compensar a fragilidade física. Depois, encarou grandes desafios para provar a superioridade do jiu jitsu sobre outras artes. Ensinou toda a próxima geração que se encarregaria de difundir a arte. Seu filho, Rórion, inventou o vale tudo moderno ao criar o UFC que consagraria internacionalmente, através de seu irmão Royce, a arte difundida por seu pai. Resumindo, seria isso: enaltecer o pioneirismo e valentia do pai e o empreendedorismo do filho.

Realmente, no livro da Reyla, o Rórion é o vilão maior, o cara mesquinho que proíbe seus primos de usarem a marca Gracie Jiu Jitsu e manipula o pai para impedi-lo de acompanhar Rickson em seu primeiro vale tudo no Japão. Nessas questões nem dá pra opinar, a gente só leu uma versão por enquanto.

Agora, quanto à visão empresarial - que o livro da Reyla nem contesta - eu vejo um grande vacilo que foi a venda da parte dele no UFC por uma merreca comparado ao que marca vale hoje. Ele não imaginou a proporção que o negócio fosse tomar. Que o MMA se tornaria um esporte próprio, sem mais a característica de arte contra arte. Lembro que ele relutava em limitar o tempo das lutas, medida sem a qual as transmissões seriam inviáveis comercialmente. Tá certo que hoje é facil falar - pô, o cara vacilou, podia ter ficado com o UFC - mas é que na época mesmo eu já achei uma decisão precipitada. Muito embora, é bom lembrar, que em seguida à venda o Ultimate enfrentou uma barra pesada de proibições e quase faliu até que os Fertitta tomaram conta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso