Entre para seguir isso  
OBSERVADOR

Erros e Acertos do Livro " Carlos Gracie "

Recommended Posts

...

De qualquer forma, eu gostaria de ver essas escolas participando dos mundiais...

hehehe...um ADCCzinho de nada... só pra chegarem e finalizarem todos os que aparecerem pela frente...

Acho difícil o JJ do Carlos ter vindo do Kosen, pois pelo que li, as competições de KJ iniciaram em 1914, lá em Kyoto. Porém, nesta época, Maeda tava rodando as Américas antes de se instalar em Belém. Até mesmo porque Carlos abriu sua primeira academia em 1925. Mas, mesmo que haja formas de se provar que tais chaves e tais aplicações tenham sido criadas no KJ, penso que os impactos da difusão de uma e de outra luta são atualmente inequívocos. E isso importa e muito.

Tem uma outra treta que não consigo obter relatos... hehehe. Ninguém quer falar: Mehdi. A gente o vê nas fotos na academia do Carlos montou juntamente com Oscar Santa Maria para que o Hélio desse aulas... hoje em dia aparecem na Net entrevistas desse Mehdi descendo o cacete na família, além dele mesmo não publicar na página de seu dojo quem o graduou preta. Quem sabe alguma coisa diz que é "vespeiro" e que é melhor

deixar quieto.

Editado por Jaraqui

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que é ruim de se remontar é o mundo das lutas ANTES e depois de 1994(UFC em VHS).

Tudo obedecia a uma proporção do tipo 90% desafio e 10% ação. Os desafios/enfrentamentos interdisciplinares eram contados nos dedos.

Curitiba até 1990:

Mestre Alfredinho (KFU) x Mestre Lúcio (Capoeira): na verdade foi uma briga na qual, contam, Alfredinho levou um atraso;

Mestre Makao (KFU) x Mestre Burguês (Capoeira): nocauteado duas vezes pelo Burguesinho;

Rudimar (Muay-Thai Brasileiro) x Rubens (Muay-Thai Brasileiro): briga, na frente da CB da Visconde do Rio Branco. Rudimar levou

uma "desvantagem";

Devem ter ocorrido outras. Mas brigas em bailes, etc.

Lutas em pé, quando se agarrava, era o tal clinche e "tudo acabava pra recomeçar". Quebramentos, kimonos dourados, exibições de abertura total, etc, etc, E PORRADA, DA BOA, ERA RUIM DE SE VER.

Meu Deus... a vida era muito chata.

Foi quando, na metade da década de 80 apareceu por aqui o Rei Zulu: jogou o desconhecido "Mestre" Hélio (KFU) do 3o andar numa espécie de kataguruma do Judô, só que de cabeça no chão (imaginem a cabeça do Hélio batendo como a do Fedor contra o Randleman). Todos se levantaram da arquibancada pra ver se o representante do Kung Fu tinha morrido. O coração saía pela boca. Repetiu a mesma coisa contra o Brazão da Luta Livre, inclusive quebrando a clavícula dele.

Para entenderem o espanto, o sentimento primitivo que se apoderava do povo, vejam uma luta do Zulu contra o Batarelli:

Cada vez que vocês escutarem "CARÁLHO" nesse vídeo, acreditem que era por causa desse tal assombro que tomava a platéia. Era algo livre, um Vale-Tudo.

Agora imaginem poder ver, lá em 94/95, pausar, rebobinar, os UFC´s 1, 2, 3 e 4, em casa, não acreditando no dente de Telia Tuli voando, nos pisões...

Tudo o que vivemos hoje em dia é graças ao Jiu-Jitsu divulgado pela família Gracie. Essa é minha humilde opinião. Tudo era muito chato antes disso, incluindo lutas de Judô e, por conseguinte, de Kosen Judô.

[]´s

Jaraqui

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Li o livro e gostei muito pela profundidade histórica, que certamente demandou muita pesquisa.

Naturalmente que algumas versões de histórias lá contadas devem ser vistas com alguma reserva, pois é natural que com o tempo cada um conte do seu jeito o que ocorreu.

Tenho certeza que tanto Hélio, quanto Carlos, tiveram papel fundamental no jiu-jitsu brasileiro.

Daqui um tempo, pretendo reler algumas partes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

...

Tenho certeza que tanto Hélio, quanto Carlos, tiveram papel fundamental no jiu-jitsu brasileiro.

...

Essa é a minha expectativa, Antonio. Que AMBOS sejam sempre lembrados.

É inegável a suposição de que, sem um pulso como o do Mestre Hélio, jamais os filhos do Mestre Carlos e seus próprios filhos recebessem a disciplina da luta que foi difundida pelo globo terrestre.

Até hoje tenho curiosidade se foi escrito em algum lugar aqueles "pacotes" de 45 aulas que o Hélio elaborou na época de Pedro Hemetério.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Até hoje tenho curiosidade se foi escrito em algum lugar aqueles "pacotes" de 45 aulas que o Hélio elaborou na época de Pedro Hemetério.

Dá uma procurada e baixa um video chamado "Gracie -Episode 1" É o mestre Hélio demonstrando esse curriculo com os filhos do Rorion.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que o mestrão conta é que o mehdi treinou com o helio um bom tempo. Não sei se pegou preta, acho que naquela época não tinha tanto essa coisa, brigou porque parece que não concordava com o negócio de vale tudo, o hélio queria que ele saisse na porrada, como quase todo aluno saia, o Mehdi não era muito disso e saiu puto. Aí foi pra frança, pegou a preta de judo e abriu o tatame. Quando ele abriu esse tatame o velho ficou louco com ele.

É isso que escutei do mestre, agora se as datas e as informações batem eu já não sei dizer.

Tenho certeza que o Senhor Júlio falou a verdade, até porque faz muito sentido.

Se nao me engano na época nem tinha roxa e marrom.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seria isso, parceiro?

Exatamente isso, brother. Inclusive pode observar que ta dividido por lições e tem toda a estrutura classica da parada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ao ler esse livro da Reila por duas vezes eu aprendi a valorizar muito todas as ramificações a partir do Mitsuyo Maeda (Conde Koma), dou a mesma importância a linhagem do Luis França > Oswaldo Fadda que aos Gracies. E acho injusto a CBJJ não permitir a graduação máxima em memória do Luis França...

PS.: Eu adoro esses tópicos polêmicos, pois surgem vários comentários interessantes.

Grande Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 11/25/2012 at 12:38 PM, Valderazzi disse:

Tenho certeza que o Senhor Júlio falou a verdade, até porque faz muito sentido.

Se nao me engano na época nem tinha roxa e marrom.

Valdez você que conhece e sua idade viu , vc acha que teve muita evolução do vale tudo da época do Pelé, Ruas esse caras que já misturavam pra cá .

Ou não estou botando regras , wrestling , eu vejo que houve pq sou do tempo que promessas brasileira de MMA tinha quase 30 anos estilo Jason ele tinha uns 27 anos quando ouvir falar dele.

Aldo foi campeão jovem era exceção.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um do melhor livro sobre Vale tudo e Jiujitsu, luta livre e o A Historia Completa do Vale Tudo ao MMA no Brasil do Frank Bassi este sim não puxa sadina para ninguém é muito embasado teoricamente.

A HISTORIA COMPLETA DO VALE TUDO AO MMA NO BRASIL

https://clubedeautores.com.br/book/246878--A_HISTORIA_COMPLETA_DO_VALE_TUDO_AO_MMA_NO_BRASIL?topic=esporteselazer#.W3sXes5Ki70

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso