Entre para seguir isso  
OBSERVADOR

Erros e Acertos do Livro " Carlos Gracie "

Recommended Posts

Se tem uma coisa que eu não ligo no jiu jitsu é defesa pessoal.... não dou a mínima mesmo... na minha opinião é o tipo de coisa que você treina pra caramba pra nunca usar. No meu caso, tenho 27 anos e nunca briguei na rua ou coisa parecida, nem nunca fui assaltado à mão armada, graças a Deus. Já me roubaram carro, moto, etc., mas eu nunca estava presente no ato.

E outra, se aparece um maluco com um revólver apontado pra minha cabeça, mas nunca que eu vou reagir... pode levar meu dinheiro que dinheiro eu ganho de novo. Deixa esse negócio de desarmar bandido pro Hélio mesmo, eu não arrisco minha vida pra provar a eficiência da arte...

E mais outra... se for no mano a mano eu me viro muito bem com meu jiu jitsu esportivo viu...

Geralmente vemos esse saudosismo sobre a defesa pessoal nos mais antigos ou pessoas que treinam com os mestres das antigas, como seu caso observador. Obviamente que respeito seu ponto de vista e dos mestres que insistem em continuar a ensinar a defesa pessoal, mas particularmente isso é uma área do BJJ que não me agrada nem um pouco.

concordo q seja uma opinião pessoal sua e vc ta dizendo q vc ñ gosta, otimo. mas eu acho q deve ser ensinado p/ preservar a cultura da arte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se tem uma coisa que eu não ligo no jiu jitsu é a parte de competição, nunca competi, nem competirei, embora ache bacana de ver uma outra luta de JJ, ainda mais qdo se trata de luta solta e franca. bem, é aquele negócio, cada um é cada um portanto

há várias defesas para arma de fogo e para arma branca, mas nunca usaria, entregaria a grana, relógio, etc, o bandido pode nao estar só, etc, etc

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu, leigo no assunto, defendo uma tese de que o BJJ nada mais é do que uma compilação de tecnicas com grande enfoque em ne-wasa e com um método sistematico de treinamento baseado na luta de chão que se elevou em alto nível AQUI NO BRASIL.

Onde o M. Helio entra ai?nao sei.

Ele inventou muita coisa? PROvavelmente nao.

Ele descobriu alguma coisa? Com certeza.

Isso diminui alguma coisa na historia dele? NAO.

O que seria da luta de chão sem os 50-60 anos de evolução da ARTE(engloba tecnica,treinamento,etc) que conhecemos como BJJ? ACHO que seriamos MAIS DEFICIENTES nessa parte.

Se Maeda ensinou a tecnica que ele aprendeu na Kodokan, e outros mestres, que difundiram a arte da Kodokan, tiveram contato com esse mesmo tipo de tecnica, por que logo no Brasil destacaram-se lutadores na parte de luta de chão??????

O que existe de Jiu-jitsu, ou arte-marcial com enfase no SOLO, no Japão hoje, e qual o nivel da arte de lá?

Essas duas perguntas q me intrigam toda vez que eu leio textos sobre essa historia.

e outra coisa, se basear em foto de posições não quer dizer muita coisa, o kung-fu tem vertentes que preveem luta de solo, no entanto, o treinamento dado a essa parte nunca deve ter sido suficiente para desenvolver um conjunto conciso e eficientes de tecnicas para formar uma luta que contemple o chão em alto nível.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Só uma obseervação pessoal minha...

EU acho que o JJ brasileiro e o japonês não são tão iguais assim, pois a um tempo atrás lembro de ter lido que um mestre japonês resolveu colocar a faixa azul como sinal de protesto. Não lembro exatamente o motivo nem o nome do mestre, mas lembro que ele não tava muito contente! gunthug

Acho que foi um japa maluco que praticava "jj japonês" e perdeu pro Rickson naqueles primeiros eventos de Vale Tudo no Japão.

Editado por Tuba

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
é a nova missão dele no forum,daqui a pouco ele escolhe outro pra bater,a familia é grande mesmo

nova? esta eh a missao dele desde q ele frequenta este forum!

Numa epoca qd o JJ comecou a se tornar famoso varios professores de judo diziam-se lutadores de jiu-jitsu pra dar aula, isso ocorreu mt no japao, este japa q vestiu a azul dpois de tomar pau deve ter perdido pra algum gracie em um desafio, ou qm sabe num evento de vale-tudo.

O q o pessoal tem q entender eh o seguinte, o jiu-jitsu brasileiro eh um judo com um chao bem mais evoluido, este negocio de jj japones era o judo mais nas origens na epoca do Jigoro Kano onde o chao era mt praticado. No passado conheci um aluno de uma kodokan que tinha um chao bem melhor q dos outros kras q ja vi lutar judo.

N sei qt a vcs, ms axo o seguinte, o Maeda foi soh mais um aluno do Kano e talvez o unico q tenha trazido a luta pro Brasil, o resto ficou tudo no Japao e na Ásia, se esta luta se destacou como o jiu-jitsu somente no Brasil, sem dúvidas os Gracies evoluíram a mesma.

Este papo do Observador que ouviu do Pedro Hemetério(praticamente o kra q trouxe o JJ pra SP) que o Helio Gracie n evoluiu luta nenhuma eh invenção da cabeça dele, um outro detalhe q pra qm n sabe, o JJ nas antigas tinha socos e chutes, ja treinei com um preta do Hemeterio que me mostrou alguns e isso sim eu axo q faz falta nos TOPS do JJ esportivo no MMA hj, esta parte da defesa pessoal pq n adianta ter um JJ fenomenal e n saber usar o mesmo.

Editado por gardenalmack

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
nova? esta eh a missao dele desde q ele frequenta este forum!

Numa epoca qd o JJ comecou a se tornar famoso varios professores de judo diziam-se lutadores de jiu-jitsu pra dar aula, isso ocorreu mt no japao, este japa q vestiu a azul dpois de tomar pau deve ter perdido pra algum gracie em um desafio, ou qm sabe num evento de vale-tudo.

O q o pessoal tem q entender eh o seguinte, o jiu-jitsu brasileiro eh um judo com um chao bem mais evoluido, este negocio de jj japones era o judo mais nas origens na epoca do Jigoro Kano onde o chao era mt praticado. No passado conheci um aluno de uma kodokan que tinha um chao bem melhor q dos outros kras q ja vi lutar judo.

N sei qt a vcs, ms axo o seguinte, o Maeda foi soh mais um aluno do Kano e talvez o unico q tenha trazido a luta pro Brasil, o resto ficou tudo no Japao e na Ásia, se esta luta se destacou como o jiu-jitsu somente no Brasil, sem dúvidas os Gracies evoluíram a mesma.

Este papo do Observador que ouviu do Pedro Hemetério(praticamente o kra q trouxe o JJ pra SP) que o Helio Gracie n evoluiu luta nenhuma eh invenção da cabeça dele, um outro detalhe q pra qm n sabe, o JJ nas antigas tinha socos e chutes, ja treinei com um preta do Hemeterio que me mostrou alguns e isso sim eu axo q faz falta nos TOPS do JJ esportivo no MMA hj, esta parte da defesa pessoal pq n adianta ter um JJ fenomenal e n saber usar o mesmo.

acredito que a evolução veio com o passar dos anos, com alunos do Hélio, aluno dos alunos e por ai vai...da maneira que foi contada parece que Hélio inventou uma coisa tda nova.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
concordo q seja uma opinião pessoal sua e vc ta dizendo q vc ñ gosta, otimo. mas eu acho q deve ser ensinado p/ preservar a cultura da arte.

Mas isso é muito relativo... essa cultura de ênfase em defesa pessoal foi criada pelos Garcies, há 80 anos atrás. E esse tópico trata de como a arte evolui, abandonando ou focando menos alguns fundamentos para evoluir em outros. Particularmente acredito que o ensino de defesa pessoal no BJJ está com os dias contados. Eu penso que esse conhecimento só vai circular em um pequeno número de praticantes, assim como a ênfase na luta de solo no Japão também foi abandonada pela maioria.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

infelizmente, pq vejo muita luta de MMA onde uma simples aplicação de uma defesa pessoal aqui e ali salvaria muita gente do aperto

Editado por OBSERVADOR

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Se tem uma coisa que eu não ligo no jiu jitsu é defesa pessoal.... não dou a mínima mesmo... na minha opinião é o tipo de coisa que você treina pra caramba pra nunca usar. No meu caso, tenho 27 anos e nunca briguei na rua ou coisa parecida, nem nunca fui assaltado à mão armada, graças a Deus. Já me roubaram carro, moto, etc., mas eu nunca estava presente no ato.

E outra, se aparece um maluco com um revólver apontado pra minha cabeça, mas nunca que eu vou reagir... pode levar meu dinheiro que dinheiro eu ganho de novo. Deixa esse negócio de desarmar bandido pro Hélio mesmo, eu não arrisco minha vida pra provar a eficiência da arte...

E mais outra... se for no mano a mano eu me viro muito bem com meu jiu jitsu esportivo viu...

Geralmente vemos esse saudosismo sobre a defesa pessoal nos mais antigos ou pessoas que treinam com os mestres das antigas, como seu caso observador. Obviamente que respeito seu ponto de vista e dos mestres que insistem em continuar a ensinar a defesa pessoal, mas particularmente isso é uma área do BJJ que não me agrada nem um pouco.

Pois é...e por causa de pessoas como vc é que o Jiu Jitsu e cada vez mais um esporte e menos arte marcial. Daqui a pouco tá virado num Judô...que até meados da década de 90 não era respeitado como luta eficiente em combate real.

A defesa pessoal tem importância sim dentro do contexto da arte. E falo isso como um cara que muito já competiu. Uma coisa não é incompatível com a outra, e para ser um faixa preta acredito ser essencial o conhecimento e didática de tais técnicas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

falou e disse, per-fei-to

já disse um trilhão de vezes, e repito mais uma vez, tem de azul a preta que saca bastante de chão comcpetitivo, mas nao sabe várias e várias e várias defesas nem no chão nem em pé, claro, não é regra, mas o panorama é triste

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

MAs isso é uma tendência mesmo cada vez mais forte, eu por exemplo sou da safra nova, começei a treinar não faz nem 3 anos, não treinei 3 anos líquidos pelo contrário, parei muitas vezes por falta de tempo por causa da facul, mas nesse período se tive 2 aulas com técnicas de defesa pessoal foi muito.

Só JJ esportivo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera tô terminado de ler o livro então sobre o livro vou dar minha opnião depois,

Quanto a discussão sobre alguns professores não darem aulas de defesa pessoal, concordo com a galera que acha importante sim o ensino da defesa pessoal nas aulas de jiu jiutsu, por que é parte do jiu desde sempre e o jiu jitsu é uma arte marcial, na academia onde treino o professor deixou de dar aulas de defesa pessoal a uns dois anos +-, não sei o por que, mas a galera que hoje tá de roxa (que é o meu caso) que começou com ele no inicio da academia sabe e muito bem defesa pessoal, inclusive um dia desses depois de um treino de esportivo tirei a duvida de um aluno bem mais forte do que eu mas que ainda tá na faixa branca, ele me perguntou se eu conseguia me defender dele fora das regras do BJJ esportivo, eu aceitei não foi preciso eu dar um golpe traumatico no colega de treino, usei apenas as tecnicas que me foram passadas de defesa pessoal, agora imagine um roxa levar um sacode de um branca, por não saber defesa pessoal!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o tópico, vou transcrever um trecho da entrevista com Alvaro Romano que consta na GRACIEMAG deste mes, onde ele fala desta situação de ser ou não criador de alguma coisa, no caso, da Ginástica Natural:

"Já houve quem dissesse que sua ginástica natural foi inspirada em movimentos criados por outros. Como você encara tais críticas?

(Sorri) Eu não gasto minha energia, pois 90% pessoas que repetem essas inverdades não viveram a nossa época. Olha, nunca escondi que por seis anos fiz ioga com meu professor Orlando Cani. Abriu minha cabeça, mudou minha vida, sou agradecido. Inclusive a turma do Jiu Jitsu começou a ir lá por recomendação minha, como eu recomendo até hoje. Comparo essas críticas maldosas com a história do Jiu-Jitsu, claro, com as devidas proporçõe: Carlos Gracie, a partir dos ensinamentos milenares do japonês Conde Koma, transformou a arte em algo melhor graças a seu biótipo, intuições e idéias. É mais ou menos por aí.

Além da ioga, tive aulas de expressão corporal e com Joe Brito. Nunca tive problema em mencionar estas e outras influências. Mas a ginástica natural foi um trabalho diferente, desenvolvido quando segui meu caminho, e pus em prática uma visão criativa nova, a minha visão.

Minha resposta é meu trabalho. Não tem gente que tenta diminuir o Rickson, por desconhecer sua história e nunca tê-lo visto lutar? O valor tem que ser dado a quem está ali fazendo, caindo e levantando. Quem dá valor a crítica, não vai a lugar nenhum."

Essa parte logo acima, que esta em negrito, sublinhado e em itálico para mim deveria ser objeto de reflexão por todos daqui. Criticar, pelo computador, em casa, tomando coca e comendo pizza é facil. Complicado é ir lá e fazer.

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
infelizmente, pq vejo muita luta de MMA onde uma simples aplicação de uma defesa pessoal aqui e ali salvaria muita gente do aperto

Entao pq qd helio, rickson e outros gracies falam isso vc cai matando falando q eles n tem curriculum para criticar esse tipo de coisa ou dar opiniao?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pois é...e por causa de pessoas como vc é que o Jiu Jitsu e cada vez mais um esporte e menos arte marcial. Daqui a pouco tá virado num Judô...que até meados da década de 90 não era respeitado como luta eficiente em combate real.

A defesa pessoal tem importância sim dentro do contexto da arte. E falo isso como um cara que muito já competiu. Uma coisa não é incompatível com a outra, e para ser um faixa preta acredito ser essencial o conhecimento e didática de tais técnicas.

Eu simplesmente não gosto, não me apetece em nada e acho que esse conhecimento está totalmente descolado da realidade atual. Fazia muito sentido na década de 30, 40, 50. Inclusive ERA O FOCO do BJJ. Segundo a propria Reila, as pessoas iam na academia Gracie, faziam o curso de defesa pessoal que era bastante rápido e iam embora. O tempo que frequentavam a academia era ridículo de pequeno, e era isso que os Gracies vendiam: Você, magricela, defenda-se dos valentões. Vou lhe mostrar como!

http://www.youtube.com/watch?v=Z_6cRbenwv4&hl=pt-br&fs=1

Era uma parte realmente pequena dos alunos que se interessavam em continuar o treinamento além da defesa pessoal. Obviamente que a defesa pessoal é uma técnica bastante útil em certas situações e, definitivamente, ela livra os menores das agressões dos maiores. Mas o ponto em que insisto em tocar é esse: tudo na vida que perde a sua utilidade, dentro de um contexto social mais amplo, tende a ser esquecido. Ora, pra que eu vou aprender defesa pessoal nos dias de hoje? O jiu jitsu esportivo já me dá auto estima suficiente pra me "garantir" na luta contra um valentão. Os argumentos mais comuns que defendem a manutenção da defesa pessoal: 1) É a tradição, tem que ser mantida. 2) é um conhecimento que pode te livrar de situações difíceis inclusive no MMA!!! 3) Se tirar a defesa pessoal o BJJ vira esporte.

1)Tradições são criadas e exterminadas ao longo dos anos, não tem como evitar, é uma evolução natural das coisas. Mas eu sou meio suspeito pra falar de tradição, não sou nem um pouco tradicionalista.

2)Se defesa pessoal fosse bom, não etsaria sumindo. Claro que alguns macetes da defesa pessoal permanecem pois são eficientes, mas o "curso de defesa pessoal em não sei quantas aulas" devidamente estruturado para esse fim, não tem mais apelo nos dias de hoje.

3)E não acho que esquecendo apenas da defesa pessoal a luta perde seu caráter marcial. Todos que treinam a um bom tempo conhecem posições que são proibidas em campeonatos mas que são muitíssimo eficientes. Inclusive uma boa parte foi retirada das competições devido a sua extrema eficiencia, mas nem por isso esse conhecimento se perdeu.

Mas enfim... eu gosto mesmo é de rolar com meus colegas, chame isso do que você quiser. Repito: não faço a mínima questão de aprender defesa pessoal, e você verá em pouco tempo essa parte do jiu jitsu ficar reduzida a pequenos circulos de praticantes. Se isso é bom ou ruim eu não sei, mas pra mim e para a maioria dos praticantes não vai fazer diferença nenhuma. É a constante mutação da arte.

Se alguém algum dia me der a faixa preta, muito bem. Mas eu treino BJJ porque gosto e poderia ficar eternamente na minha faixa azul de boa. E se um dia eu for um faixa preta que não sabe nada de defesa pessoal, nunca me sentiria diminuido por isso, como muita gente gosta de insinuar. Foi apenas uma opção minha.

MAs isso é uma tendência mesmo cada vez mais forte, eu por exemplo sou da safra nova, começei a treinar não faz nem 3 anos, não treinei 3 anos líquidos pelo contrário, parei muitas vezes por falta de tempo por causa da facul, mas nesse período se tive 2 aulas com técnicas de defesa pessoal foi muito.

Só JJ esportivo.

Estou na mesmíssima situação. Tive 2 aulas de defesa pessoal, justamente na visita do mestre Orlando Saraiva na academia. Pra falar a verdade acho que foram 3... uma vez pediram e o meu professor deu uma aula. Depois nunca mais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso