Entre para seguir isso  
OBSERVADOR

Erros e Acertos do Livro " Carlos Gracie "

Recommended Posts

ACERTOS

1o tenho que dar os parabéns pelo livro, claro, pois o que tem de podre ali, há de se ter muita coragem mesmo para trazer à tona, coragem essa que falta a certos membros da familia.

2o, excelente estilo literário, uma leitura curiosa, agradável, e antes de tudo, reveladora e informativa Tb.

3o, confirma o que já foi dito incansavelmente, na internet, embora os fanáticos neguem: O CARLSON foi mesmo derrotado pelo EUCLIDES PEREIRA, MAS, ao contrário do que o livro diz, o contrato nao só NAO foi alterado de ultima hora, como quem o preparou foram justamente os GRACIES.

4o, como diz na página 69, HELIO nunca aprendeu JJ apenas vendo, como sendo declarou, e sim sendo treinado pelo Carlos, Oswaldo e George.

5º, Na página 264 diz que na preliminar de HELIO X KATO, Carlson empatou com Sakai, campeão paulista. Ou seja, o Carlson, além de ter uma derrota pro Euclides, tem 2 empates no JJ, a com o P. Hemeterio e a com o Sakai. Nunca foi invicto portanto, como muitos achavam.

QUESTIONAMENTOS:

Na página 166 diz que HELIO lutou com um tal de EUGENIO KAHN ? Nunca soube disso, alguem sabe ai quem é esse cara ? ? ? ?

ESCLARECIMENTOS

- Na página 242/3, diz diz que em outubro de 1950, Carlson empata no 1º campeonato carioca de JJ e na final Tb, ai o HEMETÉRIO deu a vitória pra ele, em consideração, vide revista TATAME numero 108, de 2005, mas só esclarecendo mais ainda, na realidade, ELES EMPATARAM

- Na página198, Reila cita o Juan Esteves Dulin, ponto pra Reila, mas ai na pagina 199 ela diz que o pai elaborou uma tabela. Pergunto, que tabela ? já que a que conheço é igual ao do DULIN ? complicado, complicado. e detalhe, a tabela conhecida como sendo GRACIE é um resumo da do DULIN.

ERROS:

- Após a página 290, há um bloco de fotos ( o 1º de 2 blocos ) , logo na 2ª página desse bloco, lá embaixo há uma foto de grandes mestres do JUDO, com a presença inclusive do JIGORO KANO, mas o livro diz que o CONDE KOMA se encontra tb na foto, eu juro que dou um carro zero KM para quem encontrar o KOMA nessa foto. A foto a que me refiro é a mesma que vcs poderão ver nesse link, se trata da 1ª foto, de baixo pra cima. http://judotradicionalgoshinjutsukan.blogspot.com/

- na página 311 diz que HELIO VIGIO finalizou Rene, ERRADISSIMO, ambos empataram, e detalhe, VIGIO levou a pior na luta toda.

- na página 316, o certo é SEVERIANO, nao Severino

- na página 340 diz que o Carlson foi o 1º a invadir o ringue, qdo na verdade foi o Armando Wriedt, faz sentido, até pq Helio caiu, depois de arremessado pelo WALDEMAR, no canto em que o Armando se encontrava.

- Na página 429, na minha opinião, o pior erro, diz que o CARLSON teve piedade de Waldemar e não o finalizou em BRASILIA, vencendo a luta por pontos. O que é que é isso, meu Deus do céu ? ???? a luta foi empate, EM-PATE. A revista GRACIE MAGAZINE, número 109, acertadamente diz que realmente que foi empate, na página 33, em sua edição histórica, e notem, justamente a edição em homenagem ao CARLSON, após o mesmo ter falecido.

- na página 478 diz que Rickson tinha 21 anos, qdo na verdade tinha 20 anos e meio. E pasmem, o Waldemar nunca poderia ter dito ao telefone, “ aqui não tem mais adversário pra ele “, se referindo ao ZULU, A razão ? simples, ora, ora. Em 79, EUCLIDES PEREIRA, 11 anos após vencer Carlson na BAHIA, finalizou o REI ZULU, em BRASILIA, e o WALDEMAR sabia muito bem disso, pois era o empresário ( e idolo ) de ZULU, e o HELIO Tb conhecia ZULU, sabem por quê ? adivinhem quem foi o juiz da luta entre ZULU e EUCLIDES em 79 em BRASILIA ? ele mesmo, HELIO GRACIE

- na página 538 diz que Rickson em 94 finalizou os adversários no JAPAN OPEN 1, qdo, na verdade, só finalizou a 1ª das 3 lutas. Desistência por nocaute técnico não é finalização.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal Observador. Agora, sinceramente, eu acho voce um punhetinha. Nao tem mais nada pra fazer nao? Vai treinar, em vez de ficar repetindo o que te dizem e botando banca de testemunha ocular. Fico surpreso que voce nao leve em consideracao o ditado "tudo sao versoes". E tem mais: ha alguns outros erros no livro - o simples fato de voce ter passado batido por eles me mostra que na verdade voce nao tem intimidade nenhuma com a familia.

No geral, gostava das tuas opinioes, mas de uns tempos pra ca eu nem perco meu tempo lendo. Quanto aos seus videos, sao excelentes e espero que voce nunca pare de posta-los, pois eu (e muitos outros, tenho certeza) os aprecio muito.

Abs!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

DORMIU, com certeza devem haver outros erros, eu postei os encontrados por mim. Como nao sou da familia, claro que nao reconhecerei os mais internos, se vc os reconheçe, azar o seu. A minha lista dos erros é exemplificativa, nao terminativa. Ontem me mandaram um email dizendo que o livro parece mais uma ficção, eu já acho que mesmo com erros, o livro tem o seu papel.

Eu faço mais coisas do que vc imagina.

Para vc me chamar de punhetinha, vc nao gostou nada do que eu escrevi, ou seja, em algum lugar doeu, ou seja, o resultado do meu texto foi atingido. Rugas de preocupação inclusive

Mesmo nos erros, uns e outros vão sempre continuar a bater palmas pros Gracies, fanatismo cego, eu faço é rir.

Editado por OBSERVADOR

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bela analise , parabéns !!

Editado por MMA-vinny

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou terminando de ler o livro. Realmente muito bom. Não sabia que a história era daquele jeito.

Acertos e erros de lado, é interessante esse tópico para a gente comentar sobre o livro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu já lir o livro e achei muito interessante.

Uma das varia coisas que eu realmente não sabia, era que o George Gracie tinha toda uma estoria grandiosa tambem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tb não sabia. Será que o estilo dos alunos do George ficou diferente do estilo dos alunos do Hélio? Alguém sabe algo sobre isso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5º, Na página 264 diz que na preliminar de HELIO X KATO, Carlson empatou com Sakai, campeão paulista. Ou seja, o Carlson, além de ter uma derrota pro Euclides, tem 2 empates no JJ, a com o P. Hemeterio e a com o Sakai. Nunca foi invicto portanto, como muitos achavam.

Vc dizer que ele não era invicto pela derrota é uma coisa, agora pelos empates tb? Invicto é quem não foi derrotado. Empate não é derrota.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra q ler o livro galera? o observador sabe de TUDO, é só perguntar pra opinião parcial dele.

"Vc dizer que ele não era invicto pela derrota é uma coisa, agora pelos empates tb? Invicto é quem não foi derrotado. Empate não é derrota."

Concordo Matheus, qd ler alguma coisa q o observador escreve recomendo q leia o q ta citado de O Predestinado em minha assinatura

abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

MATHEUS, claro que empate nao é derrota, mas muito divulgou-se que o CARLSON nunca tinha perdido, simples

O EUCLIDES por exemplo, ele nao venceu tudo, mas nunca perdeu, pq teve vários empates, eu nunca vou chegar aqui é dizer que o EUCLIDES venceu tudo, pq seria uma mentira enorme

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alem de excelente histórias, esse livro me trouxe mesmo foi um grande repúdio a pessoa Hélio Gracie. Claro, reconheço tudo o que fez, mas a pessoa Hélio Gracie não me serve de exemplo em quase nada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

concordo, cheguei a pensar em postar tb o numero de certas páginas, mas leiam o livro

O HELIO caiu no meu conceito, e o GEORGE subiu, e muito, o cara que quase nunca foi citado, no livro, teve bastante espaço, fora que na GRACIE MAGAZINE desse mes há uma entrevista com um aluno dele, MESTRE ROMEU, leiam !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não vou ler o livro da Reila Gracie, estou no aguardo do livro do OBSERVADOR e/ou do livro do amigo dele pesquisador de artes marciais que vai dizer que o JJ existia no Brasil antes dos Gracie. Vejam bem, o Jiu-JItsu existia no Brasil antes dos Gracie.

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso