Sign in to follow this  
Fernando Justin

Entrevista com Edson Draggo

Recommended Posts

O dia 26 de junho de 2008 dificilmente será esquecido por Edson Draggo e seus amigos. Depois de passar a noite se divertindo em um restaurante, o lutador teve que encarar sua mais difícil luta: pela vida. Com a moto de um amigo, o lutador acabou abusando e sofreu um grave acidente a caminho de casa, batendo em uma árvore e entrando em coma por duas semanas. Recuperado das graves lesões que sofreu, Draggo bateu um papo com a TATAME sobre os momentos difíceis que passou e garante que já está pensando na sua volta ao MMA. Fazendo a fisioterapia, o lutador falou sobre a recuperação, o apoio da esposa e amigos, a volta aos treinos e a preparação para pisar novamente nos ringues em 2009. Confira abaixo a entrevista completa com o lutador.

1224276068.m.jpg

Como ocorreu o acidente?

Fazem três meses. Eu saí de um restaurante com uns amigos, onde tem uns curtas de cinema, e fomos para o Leblon, eu e o Marcelo, já que o Ricardo Macchi tinha ficado lá. Fomos para o Leblon lanchar no Bibi Sucos, e no retorno, ao invés de pegar uma carona com ele, eu inventei de pedi a moto emprestada, uma 1000 cilindradas. Eu não estava acostumado, mas ele me emprestou e, no instante que acelerei, já dei um tranco. Ele falou para eu dar uma volta na quadra para sentir, e foi tranqüilo. A moto realmente era violenta, acelerava a mais de 100km/h na primeira marcha, aí dei uma volta rápida na Lagoa e peguei para ir para a Barra da Tijuca, mas quando cheguei no túnel da PUC estava fechado. Dei a volta e fui pegar a rua do canal, mas entrei rápido demais e acabei batendo na segunda árvore. A partir daí não me lembro de mais nada, entrei em coma e acordei duas semanas depois no hospital.

O que lembra do momento? Chegou a pensar que perderia a vida?

Cara, eu vinha muito rápido e, quando botei a terceira (marcha) estava numa reta, mas tinha uma curva. Estava a 200 e pouco por hora, vim reduzindo, mas a curva chegava rápido demais. Tentei reduzir, mas a moto não reduzia, e quando estava a cento e pouco por hora eu falei “ai meu Deus” e a partir daí não me lembro de mais nada. Tentei frear ou fazer a curva, mas dei sorte que ali sempre fica um carro da polícia. Eles disseram que eu bati direto na árvore, fui direto de peito e sem capacete. A moto arrebentou toda, ligaram para os bombeiros e o último número discado do meu celular, que era o Ricardo, mas ali eu já estava em coma. Foi muito rápido, não deu tempo nem de pensar o que ia acontecer comigo. Estava muito rápido e depois apagou a luz. Agora, moto nunca mais, nem de carona...

Como foi a recuperação depois que você saiu do coma?

Quando acordei, duas semanas depois, eu não sabia onde tava. Estava numa cama, emagreci 21kg em um mês no hospital, entrei com 116kg e saiu com 95kg, e quando acordei arranquei tudo, dreno no pulmão, da uretra, traqueotomia, e tentei me levantar da cama, mas os médicos me botaram de volta e me amarraram na cama... Fiquei uma semana amarrado, me explicaram o que tinha acontecido, falaram que estavam preocupados com uma possível lesão cerebral, e a partir dali foram conversando comigo e viram que não tinha nada sério na parte cerebral, e na quarta semana já comecei a fazer a fisioterapia e foi aí que percebi que queria sair do hospital. O médico falou que eu só poderia sair quando pudesse caminhasse e respirasse sozinho, pois estava respirando por maquinas, e a partir daí tive força de vontade para me arrastar pelo corredor e me recuperar sozinho, e com um mês já respirava e caminhava sozinho.

Quem mais te apoiou neste momento difícil?

Cara, quem me apoiou muito mesmo foi minha mulher, que passou o mês lá, ficou no hotel, o Vitor Belfort, que estava nos Estados Unidos para lutar no Affliction e me ligava todo dia, o Minotauro e Minotouro, que também estavam lá nos EUA e me ligavam direto, o Ricardo Macchi, Kléber Bam-bam, o pessoal da ATT, o Pezão, Anderson Silva, Zé Mário Sperry, Marco Antônio, Fabio, o Marcelo, dono da moto, Jansen e meus fãs, que mandaram mensagem de apoio para mim no meu site... Eles iam lá todo dia. Eu só tinha uma hora de visita diária, mas tive que pedir mais porque muita gente me visitava, mais as ligações, a imprensa gaúcha também me deu uma força acompanhando... Essa galera tava comigo o tempo todo. Outra pessoa que também queria vir para o Brasil era o Antônio Pezão e o meu empresário, Alex Davis, mas a minha mulher falou que não precisava, e o Pezão ainda ia disputar o cinturão, que ganhou e dedicou a mim.

Que lição você tirou disso tudo?

Foi uma lição de vida. Realmente amadureci muito com isso. Nós somos um pedaço de carne, não somos nada, acho que a gente deixa na vida o que a gente faz e o que é, e isso me deu muita humildade. Acho que Deus fez isso para me mostrar que nós somos muito fracos e, a partir disso, ganhei muita humildade, cresci muito como pessoa e passei a dar valor às pequenas coisas, que antes não dava. A gente não leva nada da vida, simplesmente as amizades e o que fizemos, que vão se lembrar pra sempre. Quero fazer o bem para ser lembrado, e acho que o que mais aprendi com isso foi que a humildade é o princípio de tudo.

O médico já te liberou para voltar a treinar?

Graças a Deus a cirurgia no ombro foi boa, eu tinha arrebentado todos os ligamentos, mas peguei um bom médico e agora estou com um ótimo fisioterapeuta, o Guto, que está dando uma força aqui, e estou quase pronto para voltar aos treinamentos total. Já estou fazendo a parte de joelhada e aeróbica, já recuperei 10kg e logo volto a treinar, quando me liberarem.

Já tem algum compromisso marcado?

Já estou apertando meu empresário para arrumar luta para mim. Estava conversando com ele e falei que vou estar pronto para lutar em janeiro, já estou fazendo a parte aeróbica direto e a técnica o cara não esquece... Vou praticar, treinar duro par ele me colocar para lutar em janeiro. Ele queria que eu lutasse em dezembro, tinha arrumado uma luta pra mim, mas quero estar 1--% para dizer que voltei mesmo para ficar. Em janeiro quero estar de volta, se Deus quiser.

Você pensa em vir ao Rio treinar com o Minotauro?

Cara, isso é uma coisa que ainda tenho que conversar com ele. Temos que sentar para conversar o que vai ser da minha carreira, para qual equipe vou. Quero me recuperar e depois sentar para ver como vou treinar. A princípio não tenho convite de nenhuma equipe, estou me recuperando sozinho, e quando estiver recuperado vou sentar para conversar com o Minotauro ou alguma equipe que me aceitar.

Todos queriam ver uma luta sua com o Assuério. Você ainda pensa em enfrentá-lo ou gostaria de lutar com este americano que o venceu no Jungle?

Penso em enfrentar ele, sim. Essa é uma luta que, quem gosta de mim e dele, quer assistir. Pode ser que eu enfrente o cara que lutou contra ele no futuro, mas eu quero agora lutar com o Assuério, porque nós devemos essa luta para nossos fãs, tanto ele como eu. Vamos fazer essa luta, será um grande combate.

Quais são os seus planos para 2009?

Quero voltar muito bem em 2009, estar 100% preparado para todas as lutas. Farei cada luta como se fosse a última, vou levar muito a sério todos os confrontos que marcarem para mim e só vai depender do meu empresário, Alex Davis, que além de bom empresário é um grande amigo, e vai cuidar bem da minha carreira. Estou com muita vontade de lutar e quero voltar bem para me apresentar ao meu público e fãs.

http://www.tatame.com.br/2008/10/19/Edson-Draggo

Putz naum consigo eskecer qud o Drago dava dando uns K.O no Jungle,a galera dizendo que ele seria o cara pra vencer o Ferdor :rolleyes:

Putz naum consigo eskecer qud o Drago dava dando uns K.O no Jungle,a galera dizendo que ele seria o cara pra vencer o Ferdor :D

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk essa eu acho q foi a melhor piada kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

soh se fosse o ferdor :(

Cara, eu vinha muito rápido e, quando botei a terceira (marcha) estava numa reta, mas tinha uma curva. Estava a 200 e pouco por hora, vim reduzindo, mas a curva chegava rápido demais

o cara tava a 200por hora ??? ainda mais na ruazinha da puc ? ahuhuahuahu

ah fala sério que exagero da parte dele, se tivesse a isso mesmo, nem tava contando entrevista a essa hora e talz

Edited by shadowmoon

Putz naum consigo eskecer qud o Drago dava dando uns K.O no Jungle,a galera dizendo que ele seria o cara pra vencer o Ferdor :(

Só mudou o nome, agora é Lesnar no lugar do Drago que vai vencer o Fedor...kkkk

Vacilao em Draggo! porra como e que vc vai acelerar uma moto que vc nao conhecia...? Cara, moto nao e brincadeira... ainda bem que vc nao quer andar mais... e nem deve!

Puxao de orelhas a parte... E muito bom saber que vc esta bem se recuperando... Me deu um susto...

Espero que volte a treinar e lutar logo.

Se precisar de mim pra alguma coisa e so ligar...

Tudo de bom.

Abracao,

Alex.

Tenho certeza que vc vai ler... por isso que postei aqui.

Guest josefhbahauss

bem,

eu era um dos que dizia e achava isso, e nao tenho vergonha alguma em assumir isso;

eram 15 lutas, 15 vitorias, absurdas

k.o em 15 segundos.. depois, k.o em 4 segundos

o cara tem um punch monstruoso.

infelizmente chegou pra fazer a estreia dele no pride, e perdeu pro natsula numa chave de braco.

desde entao, "perdeu o foco" talvez nao tivesse preparado pra perder, se achasse imbativel. e ai.. deu no que deu.

eu ainda acredito muito no drago, e lhe desejo sorte, o cara eh animal na trocacao. melhor, no boxe. pq ele nao usa perna.

agora, o chao dele eh lamentavel, mais lamentavel ainda, eh saber que ele treinava com o minotauro, e porra, nao evoluiu em nada, nem que fosse pra aprender a travar no chao pra voltar em pe..

apesar de que, no ufc, nao volta de pe neh.. haha

prende na grade ai ja era..

acabei d me lembrar dele lutando contra um gordão acho q era buda o nome do cara... qse q ele perde... salvo pelo gongo pq caiu mortinho... sorte q voltou e ganho mtu bem...

sem fla das outras lutas dele no cage rage q foram monstruosas... meteu um K.O em um cara q foi mtu cabrero o cara flo oi e ele flo bye.. e o cara durmiu...

pow tomare q volte bem mas treina chão agora !

ainda bem que ele esta´se recuperando bem e treinando

saúde de ferro

e parece que o cara tá mais focado, uma situação dessas é uma baita lição na vida

vamos torcer pra se concretizar tudo certo no ringue

só não pode mais dar esses moles

Guest Kdu

nao gosto do profissional draggo. marrento demais e luta de menos.

mas eh claro que desejo boa sorte e boa recuperaçao pro cara.

acabei d me lembrar dele lutando contra um gordão acho q era buda o nome do cara... qse q ele perde... salvo pelo gongo pq caiu mortinho... sorte q voltou e ganho mtu bem...

os kras soaram o gongo mais cedo pra evitar o fiasco, atitude que eu recrimino principalmente pela atitude do draggo antes da luta. ele merecia perder pro buda.

bem,

eu era um dos que dizia e achava isso, e nao tenho vergonha alguma em assumir isso;

eram 15 lutas, 15 vitorias, absurdas

k.o em 15 segundos.. depois, k.o em 4 segundos

o cara tem um punch monstruoso.

infelizmente chegou pra fazer a estreia dele no pride, e perdeu pro natsula numa chave de braco.

desde entao, "perdeu o foco" talvez nao tivesse preparado pra perder, se achasse imbativel. e ai.. deu no que deu.

eu ainda acredito muito no drago, e lhe desejo sorte, o cara eh animal na trocacao. melhor, no boxe. pq ele nao usa perna.

agora, o chao dele eh lamentavel, mais lamentavel ainda, eh saber que ele treinava com o minotauro, e porra, nao evoluiu em nada, nem que fosse pra aprender a travar no chao pra voltar em pe..

apesar de que, no ufc, nao volta de pe neh.. haha

prende na grade ai ja era..

O cara pra vencer o Fedor temq ser completo naum só ter um punch monstro igual do Draggo...

De resto tomare que ele se recupere e volte com os K.Os relampagos e que treine chão,e que treine o pisicologico tb,porq naquela luta contra o natsula ele ficou com tanta raiva de ficar por baixo que qud inverteu saiu dando soco adoidado,ai deu no que deu...

Edited by kikotreze

Graças a Deus está melhor!

Parece que está mais humilde tb, isto é bom...

Boa sorte pra ele na recuperação e volta aos ringues!