Entre para seguir isso  
EasyRider

Vídeo Entrevista com Royler Gracie, por Kid Peligro

Recommended Posts

Fiquei na dúvida se era aqui ou na seção de vídeos.

Qualquer coisa, moderação corrige.

Fonte: ADCC News / Kid Peligro Jiu-Jistu news

Disponível em: http://www.adcombat.com/Article.asp?Article_ID=15848

Já que a galera pediu, pinçei os principais pontos da entrevista e fiz uma tradução rápida:

1. Royler falou sobre a Gracie Humaitá ter estreado em competições internacionais no Mundial 2008, apesar de já ter competido várias vezes no Brasil.

2. Explicou que não há um acordo formal, mas que vários lutadores originários da Gracie Humaitá (Megaton, Saulo, Régis, Cléber Luciano) e que tem equipes próprias decidiram entrar nessa competição sob a mesma bandeira. A idéia era ter uma equipe mais forte. Isso era o que estavam buscando.

3. Falou que o resultado (2º lugar geral no adulto) foi muito bom, principalmente porque outras academias inscreveram maior número de atletas. Destacou que, entre as mulheres, a academia ficou em 1º lugar e considerou esse resultado fantástico.

4. Perguntado sobre a vitória de Xande Ribeiro, disse: "Xande é um cara incrível. Ele e o irmão Saulo estão sempre competindo e são seus melhores alunos. Xande tem a estratégia da competição. Ele fez excelentes lutas no campeonato, vencendo categoria e absoluto. Ele derrotou Roger, que é considerado por muitos o melhor lutador do mundo, mas, nessa luta, Xande lutou melhor e venceu."

5. Perguntado sobre se ensinou seus alunos as estratégias de luta e competição, além da técnica, falou: "Saulo, Megaton, Régis e outros alunos sempre estavam juntos, principalmente Saulo, que morava comigo. Por isso, eles aprenderam como competir e como lutar. Se eles precisarem vencer por uma vantagem, sabem como vencer por uma vantagem. Durante anos, transmiti isso. Com o passar do tempo, ninguém lembra se a vitória foi brilhante ou não; lembram apenas quem venceu. É preciso entender isso: se você vencer por uma vantagem é bom; se vencer por finalização, é bom; e se você fizer muitos pontos, é bom. O mais importante é a vitória. Você tem que ter planejamento e estratégia para vencer."

6. Depois, o entrevistador falou sobre Kron Gracie. Eis algumas observações do Royler: "Kron é um lutador fantástico. Ele estava com um recorde de vitórias e finalizações nunca alcançado antes. Ele foi surpreendido por Sérgio Moraes, porque não estava esperando aquele desempenho. Também era a estréia na faixa preta, ele estava lutando na cidade em que mora, no país em que vive... isso trouxe muita pressão. Mas isso foi bom para ele, ele vai amadurecer. Ninguém gosta de perder, não estou dizendo que foi bom perder, mas ele vai tirar lições disso e vai evoluir mais rápido. Não tenho dúvidas de que ele vai voltar logo e vencer os adverários."

7. Crescimento da academia nos EUA: “Minha associação é minha extensão do Brasil, como eu sempre digo: Saulo, Megaton, Régis, Cléber Luciano, Leonardo Xavier e outros que têm suas próprias equipes, mas competem pela Gracie Humaitá. A Gracie Humaitá é uma extensão envolvendo todos os caras que treinaram comigo antes. Essa é a idéia.”

8. Sobre o suporte que ele dá a todos da Gracie Humaitá, dando seminários e transmitindo técnicas e experiências: “Essa é a idéia. Espero que eles não me “botem para dormir” muitas vezes (rindo)."

9. Sobre a preparação nos mundiais que competiu: “Antes, você não sabia o que esperar. Atualmente, hoje você sabe quem se inscreveu, quem são os melhores adversários. Antigamente, você não sabia quem ia competir, de onde estavam vindo, quem eram os adversários perigosos. Você até tinha uma noção, mas não era como nos dias de hoje. Eu tentava estar em alto nível sempre, treinar duro todo os dias. Nos primeiros mundiais, lembro que a gente abria a janela da academia e via o sol: era verão no Brasil. Daí fechávamos a janela. Todos suavam muito. Mas o pensamento era: se você sofrer aqui, vai gostar de estar lá, no tatame. Esse era o segredo. Treinar duro e, na competição, relaxar. Esse era o objetivo. Nossa equipe teve experiências maravilhosas. E Saulo estava lá, Megaton estava lá. Paulo Barroso, Paulo Coelho, Barretinho e todos esses caras com quem treinamos por tanto tempo."

10. Sobre a idéia de ter um centro de treinamento em que todos possam treinar juntos, antes das grandes competições: “Eu tenho esse plano, mas preciso conversar com algumas pessoas antes de falar para você, Kid (rindo)."

11. Qual conselho para quem treina e compete: “Ter foco e não esquecer o plano, de A a Z, se você tiver condições de fazer planejamento. Também não esquecer que, para ser forte, você precisa ter suporte. E a equipe é uma grande ajuda, para todo mundo."

Editado por EasyRider

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Se alguem puder traduzir a reportagem......

Valeu

Editei o post, colocando os principais pontos da entrevista, já traduzida.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso