Entre para seguir isso  
Fernando Justin

Entrevista com Rubens Charles Cobrinha

Recommended Posts

O tricampeão mundial Rubens Charles Cobrinha está feliz da vida. Depois de mais um ano absoluto na categoria, Cobrinha conversou com a TATAME e revelou que não pretende parar por aí e está de olho no tetracampeonato, feito que apenas Royler Gracie atingiu. Cobrinha comentou, ainda, seus combates no Mundial e sua participação no absoluto, onde encarou o pesadíssimo Rafael Lovato Jr.. Confira abaixo a entrevista exclusiva com o tricampeão.

1213811640.m.jpg

O que achou deste Mundial? As lutas foram mais difíceis?

A cada ano o mundial vem crescendo e os espetáculos que os atletas vêm dando nos tatames é fora de série... Você não sabia para onde olhar, a cada área era um espetáculo de luta. Para mim, não tem luta fácil, todas lutas são uma guerra e, em se tratando de um campeonato mundial, todos vêm bem preparados.

O Bruno Frazzato vem chegando sempre as finais com você. Hoje ele é o seu adversário mais difícil?

Não acho que o Frazzato é o meu adversário mais difícil, tem muito mais atletas que são mais agressivos, como o Mário Reis, que chega na final e luta para frente o tempo todo buscando a finalização e não pensa em ganhar por pontos ou vantagens. Eu até prefiro lutar com atletas como ele, porque eu sei que vai ser uma luta maneira de assistir, os dois buscando a finalização.

Ele estava na sua frente no placar e você tirou uma finalização bem no final. Aparentemente ele vem te complicando cada vez mais. Como fazer para pará-lo?

Eu até acho que a luta começou bem até os quatro minutos de luta, depois eu não sei o que aconteceu. Ele estava ganhando por uma vantagem, aí a luta parou. Só um movimentava, mas enfim, temos que respeitar as limitações das pessoas. Eu acredito que, no Jiu-Jitsu que eu aprendo a cada dia com os meus atuais professores Fábio Gurgel e Romero jacaré, aonde eles me incentivam a lutar sempre pela finalizaçåo, acredito que sempre posso finalizar e que não tem luta perdida. A luta só acaba quando zera o cronômetro.

Como você se sentiu no absoluto? Já pretende se aventurar em outros?

Me senti muito bem lutando o absoluto, fiz uma luta muito boa com o Lovato. Até pareciam dois pesos penas lutando com muita movimentação, em nenhum momento ele usou força e sim mostrou ser um atleta muito técnico, vindo para a luta franca o tempo todo. Eu falo isso porque, geralmente quando um cara mais pesado luta com um cara mais leve, os caras só pensam em fazer forças. Eu até entendo, porque os caras são mais fortes, e o problema é de quem pôs a cara no absoluto, tem que agüentar as conseqüências (risos). Mas o meu elogio é porque ele me mostrou um atleta muito técnico, e não é à toa que ele esta sempre nas finais. Enquanto eu tiver o apoio do Fábio Gurgel e do Romero Jacaré, sempre que der eu estarei no absoluto. Me senti muito bem lutando o absoluto, e melhor, eu gosto de lutar gosto de estar ali, então sempre que eu tiver a oportunidade estarei no meio dos grandões (risos).

Como viu a vitória do Sérgio Moraes sobre Kron Gracie? Ele foi o nome do evento na sua opinião?

Para te falar a verdade, quando o Marcelo Alonso veio falar comigo no Mundial, eu comentei que o Serginho poderia complicar para o Kron, porque quem conhece o Serginho sabe da capacidade dele. Para mim não foi nenhuma surpresa, tanto que ele mostrou nas outras lutas. Foi impecável e, para te falar a verdade, na categoria médio todas as lutas eram uma final. Os atletas da médio deram show, eram só finalizações. Para mim ele foi o nome do evento, era só olhar a categoria médio, só lutão.

Quais são seus planos para o próximo Mundial? Tentar o tetra ou subir de categoria?

Os meus planos para o próximo Mundial e lutar como se fosse o primeiro, até porque novos atletas subirão de faixas, então os desafios continuarão. Com certeza eu vou tentar o tetra no pena, talvez 2009 seja meu último ano competindo de quimono, depois eu vou me dedicar só ao MMA, mas pode ter certeza que eu deixarei um sucessor na categoria pena o nome dele é Michael Langhi. Tenho certeza que ele representará à altura a categoria, ou melhor, acho que ele vai dominar a categoria. Já está tudo certo!

Como espera igualar o feito do Royler?

Da melhor forma possível, espero fazer uma boa campanha e, se possível, finalizando as minhas lutas. Uma coisa é certa: vou treinar muito para isso e igualar o feito do Royler não tem palavras... Ele é uma lenda do Jiu-Jitsu.

Quem é o número um do Jiu-Jitsu atualmente, o Roger ou o Xande?

Esse ano, para mim, foi o Xande, sem duvidas, ainda mais sendo mais leve. Ainda vamos ver muitos tira-teimas entre o Roger e o Xande...

Já tem planos para estrear no MMA?

Por enquanto não tenho nada certo, pintaram algumas coisas, mas ainda não acertamos nada.

Quem você gostaria de enfrentar e em que evento você gostaria de lutar?

Eu quero lutar com os melhores e é difícil citar um nome, até porque, no MMA, eu vou estar começando e quando você começa precisa começar do primeiro degrau. Vontade de lutar eu tenho, mas são tantos atletas bons que é melhor deixar as coisas acontecerem. Sobre o evento, independente de qual seja, o importante é fazer uma boa negociação.

Fonte: Tatame

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso