Alm 0 Posted May 19, 2010 LAWYER e Alm,vcs dois foram alunos do Mestre Hélio Gracie? Como era o jiu jitsu ensinado por ele? Sei que era mto mais voltado para a defesa pessoal e tal, mas é que certa vez li uma entrevista em que, salvo engano, ele dizia que formava um faixa preta em 40 aulas. Achei, no mínimo, estranho. Outra dúvida que tenho é com relação ao número de raspagens, passagens e finalizações que tínhamos na época, que sem dúvidas era um número mto menor do que temos hj, mas que, quase com certeza, serviam muito melhor ao verdadeiro propósito do jiu jitsu, qual seja a defesa pessoal, do que diversas posições que surgiram mas que só têm eficiência no jiu jitsu esportivo. Um abraço e obrigado. Conheci o Helio quando menino,era um menino muito agitado e fui para o jj.Como Lawyer Helio me colocou com os Barreto,ele não dava aulas para crianças,fiquei um pouco maior,uns 12 anos já faixa verde e campeão carioca fui para o Helio,lá estavam como professores de sua academia Rolls e Rorion.Fiz o curso de defesa pessoal de 40 aulas...chato para caralho...eu queria treinar mas o velho era foda...os filhos davam a aula e ele fazia a prova dos noves,se eu me saisse mal era esporro na certa nos filhos...mas as vezes ele rolava comigo e era muito legal,ele tinha uns sessenta e poucos,a idade do meu avô na época mas não era um avô era um guerreiro que me ensinava coisas simples,Caetano...pense no seguinte,vai começar um treino de jj,você está ajoelhado à frente de seu oponente,ele segura sua lapela próximo ao seu pescoço...você simplesmente põe a mão do mesmo lado no chão...pronto aí está a alavanca do Helio...Isso ele insistia muito,não fazer força nas pegadas para você resistir sem cansar em um combate,isso de forma automática,sem pensar,usar seu corpo ao seu favor,Rickson foi o que melhor incorporou isso no jj para minha opinião. Você tem toda razão em relação as raspagens por exemplo,ele sempre mostrava aquela posição clássica,você por baixo abrindo a guarda e se colocando de lado para se defender sem levar socos e raspar(tesoura),também tinha a raspagem usando os ganchos e trazendo o adversário para cima de seu corpo.As finalizações era básicas,os estrangulamentos da montada(que Roger usa hoje),armlock da montada,o armlock da guarda era lateral,você tinha que se projetar em cima do ombro do oponente,este que usamos hoje é desportivo,em uma luta complica mais porque você pode bater estaca(vide Arona contra Rampage).Sempre que você rolava com Helio ele lembrava das possibilidades de você dar ou levar socos.Me estendi um pouco mais tentei dar um cenário da época que tive aulas com Helio. Sacana do Lawyer me chamou de gordo :lol: :D :D ...eu tento ser menor mas eu um dia vou para com a musculação...quando mais novo eu era grande mesmo mas agora ...meu filho de 12 anos está calçando 41,este moleque vai dar um bom lutador. Grande abraço Caetano e esta entrevista do Helio que você postou é impagável. Share this post Link to post Share on other sites
buda 0 Posted May 19, 2010 Buda,Quando Rickson lutou com Funaki as informações que haviam sobre este japones quais eram?Veja da época,o que se falava sobre ele,qual era seu card,ele era prowrestling igual o Takada?Recentemente vi um volta do Funaki contra outro japa,ele tomou uma escovada,mas estava sem lutar há anos.Pergunto isso porque eu tinha uma versão interna que este cara era o fodão japones.Vendo a luta na época(não hoje que muda a análise) qual foi sua opinião? SEM DUVIDA O FUNAKI ERA top na epoca,inclusive foi eleito o melhor lutador japones para ser adversario do rickson na verdade eu acredito que ele era o japones mais famoso e por ser bom tambem ele foi eleito o sakuraba estava chegando ao auge e nao era tao famoso quanto o funakiele foi um verdadeiro desafio pro rickson,talvez o unico no vale tudo porque o takada nunca foi lutador. Só pra não passar despercebido e para entender algo.O Rolls treino greco-romana e judo? O homem devia ser o "inferno" então... teve um coroa de copa que lutava judo que me disse que o rolls treinava judo nao me lembro se em niteroi ou no flamengo como melhor judoca da epoca e era pau a pau dizem que o rolls era o cra mas teve um episodio que os antigos relatam que colocam o rolls um pouco em xeque teve uma luta dele contra um cara que era semi leigo,um negocio desse,que o rolls teve muita dificuldade em vencer,o que fez alguns pensarem que ele nao seria isso tudo Share this post Link to post Share on other sites
Alm 0 Posted May 19, 2010 SEM DUVIDA O FUNAKI ERA top na epoca,inclusive foi eleito o melhor lutador japones para ser adversario do ricksonna verdade eu acredito que ele era o japones mais famoso e por ser bom tambem ele foi eleito o sakuraba estava chegando ao auge e nao era tao famoso quanto o funakiele foi um verdadeiro desafio pro rickson,talvez o unico no vale tudo porque o takada nunca foi lutador. teve um coroa de copa que lutava judo que me disse que o rolls treinava judo nao me lembro se em niteroi ou no flamengo como melhor judoca da epoca e era pau a pau dizem que o rolls era o cra mas teve um episodio que os antigos relatam que colocam o rolls um pouco em xeque teve uma luta dele contra um cara que era semi leigo,um negocio desse,que o rolls teve muita dificuldade em vencer,o que fez alguns pensarem que ele nao seria isso tudo buda, Sou um cara cético,não curto ídolos,tenho uma certa resistencia em por exemplo citar nomes de grandes lutadores,hoje ganham,mas certamente amanhã todos vão perder,ouvi isso de um grande mestre de judo Rudolf Hermany,mas Rolls foi um cara à frente de sua época,eu o vi lutando várias vezes,era sensacional,era o martelo(matador) dos gracies.Fez boxe,judo,wrestling e seus ataques eram letais.a única luta mais dura que eu vi Rolls fazer foi contra Maurício Robbe,faixa preta de Pedro Hemetério,ele era uns 20 quilos mais pesado e a luta durou uns 8 minutos,ele finalizou com um estrangulamento em um campeonato na AABB aqui no Rio.Estava lá e vi,apesar de ter sido longa o domínio foi de Rolls e o mérito de ter resistido foi de Maurício até hoje lutador e que veio para o Rio treinar com Rolls,largou sua vida em São Paulo para aprender do zero segundo ele com Rolls.Além disso era um cara que te tratava como um de seus irmãos,claro que morrendo aos 32 anos de forma prematura ficou aquela aura de jovem e com sucesso e poucas derrotas na vida,mas dele com certeza o tenho como meu único ídolo esportivo. Share this post Link to post Share on other sites
Guest mão pesada Posted May 19, 2010 SEM DUVIDA O FUNAKI ERA top na epoca,inclusive foi eleito o melhor lutador japones para ser adversario do ricksonna verdade eu acredito que ele era o japones mais famoso e por ser bom tambem ele foi eleito o sakuraba estava chegando ao auge e nao era tao famoso quanto o funakiele foi um verdadeiro desafio pro rickson,talvez o unico no vale tudo porque o takada nunca foi lutador. teve um coroa de copa que lutava judo que me disse que o rolls treinava judo nao me lembro se em niteroi ou no flamengo como melhor judoca da epoca e era pau a pau dizem que o rolls era o cra mas teve um episodio que os antigos relatam que colocam o rolls um pouco em xeque teve uma luta dele contra um cara que era semi leigo,um negocio desse,que o rolls teve muita dificuldade em vencer,o que fez alguns pensarem que ele nao seria isso tudo era o Marinho, cara do mauy thai da época diz que leigo de chão, porro demais o rolls que saiu todo quebrado e só finalizo a muito custo. E olhe que esse mauy thai era meia boca demaissss devia ser an ess~encia takendo. Vide que na historia nunca sabemos de rickson tomando atraso coisa que acho incrivel. Se existe só oi Alm sabe algum lance na juventude quando era menos inexperiente etalz mais ai ninguem sabe buda,Sou um cara cético,não curto ídolos,tenho uma certa resistencia em por exemplo citar nomes de grandes lutadores,hoje ganham,mas certamente amanhã todos vão perder,ouvi isso de um grande mestre de judo Rudolf Hermany,mas Rolls foi um cara à frente de sua época,eu o vi lutando várias vezes,era sensacional,era o martelo(matador) dos gracies.Fez boxe,judo,wrestling e seus ataques eram letais.a única luta mais dura que eu vi Rolls fazer foi contra Maurício Robbe,faixa preta de Pedro Hemetério,ele era uns 20 quilos mais pesado e a luta durou uns 8 minutos,ele finalizou com um estrangulamento em um campeonato na AABB aqui no Rio.Estava lá e vi,apesar de ter sido longa o domínio foi de Rolls e o mérito de ter resistido foi de Maurício até hoje lutador e que veio para o Rio treinar com Rolls,largou sua vida em São Paulo para aprender do zero segundo ele com Rolls.Além disso era um cara que te tratava como um de seus irmãos,claro que morrendo aos 32 anos de forma prematura ficou aquela aura de jovem e com sucesso e poucas derrotas na vida,mas dele com certeza o tenho como meu único ídolo esportivo. Mestre sempre acando com os tópicos. Mestre o senhor participava da época da guerra luta livre/ muay thai vs jiu jitsu Share this post Link to post Share on other sites
Aparício 0 Posted May 19, 2010 (edited) Mto obrigado, Alm.É o que imagino, não sei se passo longe, mas penso que na época deviam existir umas 5 raspagens e umas 5 passagens; de finalização imagino que armlock, kimura, americana, triângulo, mata-leão e os estrangulamentos com o kimono; acho que nem golpes como o omoplata deviam existir ainda. As chaves de joelho/pé surgiram qnd? E as 40 aulas de defesa pessoal era chatas pra cacete, é? hauhahuaahaa... levavam o q? de 5 a 6 meses? Era mais ou menos isso daqui: Abraço. Omoplata (ude-garami) e gogoplata (kagato jime) foram recuperações tardias, até onde eu sei, então não deviam fazer parte do abecedário. O Ezequiel tb. A gogoplata o que todo mundo diz é que veio (foi reincorporada) do Nino Schembri, omoplata não faço a menor idéia. Mas essas coisas são difíceis de rastrear, o povo do mestre Fadda p. ex. sempre usou muita chave-de-pé. Fico no aguardo de saber mais sobre o ''currículo'' antigo através dos mestres Alm e Lawyer P.s.: A minha teoria pessoal é que as chaves de pé o Maeda deve ter incorporado nos N desafios com os wrestlers (hoje a gente chamaria de ''catch wrestlers''), pq sempre foi uma marca muito forte do estilo deles, e é até hoje. Talvez por isso só apareça na linhagem do Luiz França, pq não fazia parte do ensino tradicional. Outra coisa interessante que eu descobri recentemente, em artigos de jornal americanos de 1901-05 é que o nome ''jiu-jitsu'', que é uma corruptela de jujutsu, não é culpa dos Gracie ou dos brasileiros, esse jornais já assinalavam assim, às vezes como ''jiu-jutsu''. Edited May 19, 2010 by Aparício Share this post Link to post Share on other sites
Gardenal_JJ 0 Posted May 20, 2010 (edited) Eh triste saber que o melhor dos gracies morreu tao cedo. Aliás eh triste saber que lutador genial teve sua carreira interrompida tao cedo pela morte, se o rickson chegou onde chegou no assunto JJ, imagino onde Rolls poderia ter chegado se apenas com 32 anos o kra ja era td isso! Percebo q o Rolls n fez mt vale tudo, certa vez aqui no pvt um kra questionou pq o Rickson mesmo sendo moleque na epoca, nao comprou a briga do Carlson qd o mesmo perdeu pro Euclides e eu pergunto a Alm e Lawyer, q parecem terem sido proximos de ambos, pq o Rolls n comprou esta briga? Edited May 20, 2010 by gardenalmack Share this post Link to post Share on other sites
Fritz 0 Posted May 20, 2010 Eh triste saber que o melhor dos gracies morreu tao cedo. Aliás eh triste saber que lutador genial teve sua carreira interrompida tao cedo pela morte, se o rickson chegou onde chegou no assunto JJ, imagino onde Rolls poderia ter chegado se apenas com 32 anos o kra ja era td isso!Percebo q o Rolls n fez mt vale tudo, certa vez aqui no pvt um kra questionou pq o Rickson mesmo sendo moleque na epoca, nao comprou a briga do Carlson qd o mesmo perdeu pro Euclides e eu pergunto a Alm e Lawyer, q parecem terem sido proximos de ambos, pq o Rolls n comprou esta briga? Bem lembrado do Euclides, gardena. Será que alguém daqui tem uma boa história dele? Era isso tudo mesmo? Share this post Link to post Share on other sites
Cave Canem 0 Posted May 20, 2010 já ouvi falar que o Zuluzinho finaliza geral no triagulo voador e que já pegou o Pedro Rizzo num armlock voador enquanto esse tentava um supeman punché, ouvi... Rolei de rir aqui... Share this post Link to post Share on other sites
Zeca_JJ 0 Posted May 20, 2010 Sem querer quebrar o fluxo da coisa, vou postar uma historia que fiquei sabendo direto da pessoa que estava no local............... Estavam no Sirena (boate aqui do litoral de SP) o 2 lutadores famosos, ja citados aqui no forum, e uma dançarina de palco que ficou mto famosa na época dançando de "véu". Um desses lutadores era o Ryan, e o outro nao vou citar o nome, mas todo mundo ja sabe, inclusive são casados até hoje, são do Rio. Antes de namorar e casar com esse, a moça tinha tido um afair com o Ryan. Pois bem a certa hora da noite essa dançarina literalmente começou a dançar de um jeio todo todo, eis que surge o Ryan do lado dela e diz "....se vc rebolar mais uma vez do meu lado eu vo te arrebenta sua #$%¨" Um tempinho depois a moça de pirraça deu mais uma rebolada, nisso chegou o Ryan com toda a sua delicadeza e plaffffttttttttttttt, disseram que nao foi um tapa e sim O TAPA.........dai ja viu disse que eram 20 seguranças pra um e 20 seguranças pra outro. abraço Share this post Link to post Share on other sites
Ytsejam 0 Posted May 20, 2010 Sorte do Ryan que os seguranças interviram, acho que ele não arranjaria nada com o Belfort. Share this post Link to post Share on other sites
Gardenal_JJ 0 Posted May 20, 2010 O Ryan ia apanhar muito este dia hein? ms a feiticeira tb pediu... Share this post Link to post Share on other sites
Gus77 0 Posted May 20, 2010 Omoplata (ude-garami) e gogoplata (kagato jime) foram recuperações tardias, até onde eu sei, então não deviam fazer parte do abecedário. O Ezequiel tb. A gogoplata o que todo mundo diz é que veio (foi reincorporada) do Nino Schembri, omoplata não faço a menor idéia. Omoplata é Ashi Garami, porque é com a perna "Ashi". Ude Garami é a chave de braço em noventa graus independente de ser para baixo ou para cima, Kimura ou Americana. O Sode Jime foi levado pelo Judoca Ezequiel Paraguassu. E o triângulo (Sankaku) eu li que foi o Sucuri, um aluno do Rolls que viu num livro, e até aquele momento só praticavam passagens de guarda que ficavam expostos. Curiosamente na luta com o Kimura tem uma hora que ele encaixa um triângulo lateral (1:46 do video), mas o vídeo corta e já aparece ele em outro golpe. http://www.youtube.com/watch?v=44wd7GXgep4 Já sobre a gogoplata eu acredito que o Nino tenha desenvolvido por conta própria, acho que versão dele parece um pouco diferente pegando o pé por trás. Além do mais só porque existe em um outro lugar, não significa que alguém que não conheça não possa "descobrir" novamente. Mas essas coisas são difíceis de rastrear, o povo do mestre Fadda p. ex. sempre usou muita chave-de-pé.P.s.: A minha teoria pessoal é que as chaves de pé o Maeda deve ter incorporado nos N desafios com os wrestlers (hoje a gente chamaria de ''catch wrestlers''), pq sempre foi uma marca muito forte do estilo deles, e é até hoje. Talvez por isso só apareça na linhagem do Luiz França, pq não fazia parte do ensino tradicional. No começo do Judo, eram permitidas chave de perna. Mas parece que foi proibido em competições porque tinha gente que forçava rápido na maldade, e naquela época não existia astroscopia para consertar os ligamentos. Existe classificação e nomeclatura delas. http://judoinfo.com/leglocks.htm No video o Mifune demonstrando: Share this post Link to post Share on other sites
passei o carro 0 Posted May 20, 2010 O Ryan ia apanhar muito este dia hein? ms a feiticeira tb pediu... Ia baianar e chegar a turma do deixa disso. Share this post Link to post Share on other sites
LAWYER 0 Posted May 20, 2010 Percebo q o Rolls n fez mt vale tudo, certa vez aqui no pvt um kra questionou pq o Rickson mesmo sendo moleque na epoca, nao comprou a briga do Carlson qd o mesmo perdeu pro Euclides e eu pergunto a Alm e Lawyer, q parecem terem sido proximos de ambos, pq o Rolls n comprou esta briga? Putz, o Rickson não tinha idade pra isso na época... e nos anos 70 o vale-tudo não tinha espaço no Rio. Houve um incidente feio entre o João Alberto e um lutador da Luta Livre, uma fratura exposta do lutador da LL, transmitida ao vivo pelo "Heróis do Ringue". Isso fez o vale-tudo ser banido da mídia... É a época em que o Jiu-Jitsu perde muito de seu espaço e o judo e o karate crescem em progressão geométrica. Se não me engano o Euclides lutava muito no Nordeste, como Ivan Gomes e outros monstros... Não sei bem o porquê de Rolls não ter feito mais vale-tudo. Acho que era o fator Nordeste e o fato de que também não tinha atingido o seu auge físico. Em tempo: óbvio que ser bom de porrada não é um privilégio da Família Gracie. Euclides foi sim um grande lutador, como foram Ivan Gomes, Flávio Behring, João Alberto e outros. Share this post Link to post Share on other sites
Gardenal_JJ 0 Posted May 20, 2010 Ia baianar e chegar a turma do deixa disso. Ele baianava os kras desprevinidos, o ryan sempre foi loucao enquanto o belfort sempre foi atleta e n se tem noticias dele brigando, bebendo ou se drogando, o ryan provavelmente estava mt louco e se o belfort vem pra cima dele podiam ir tds seguranças q n iam livrar o ryan de pelo menos uma pequena surra. Eu ja tinha ouvido essa historia, soh n sei exatamente o ano. Share this post Link to post Share on other sites