Leo Pateira

O dia em que a zebra derrubou o Leao

Recommended Posts

hendop.jpg

Favoritos caem no Pride 33

*Por: Marcel Jofilly

O Leão é o principal caçador da Zebra. A Zebra vive fugindo do Leão. Quase que sempre o Leão consegue pegar a Zebra. Entretanto, algumas vezes ocorre o inverso e a caça se torna o caçador, conseguindo a Zebra derrubar o Leão que a perseguia. Quando isso acontece, deu zebra! É a Natureza. E o Vale Tudo? Pode ser igualado à Natureza?

Não! Não há uma “cadeia alimentar” no Vale Tudo. O Lutador perde e ganha. Até já escrevi sobre isso. Pouquíssimos lutadores acabam suas carreiras invictos. No ringue não há caça e caçador, pois o lutador é caça e caçador ao mesmo tempo. Não existe previsão. O Pride do último final de semana veio para nos provar isso. Existe uma tendência, um pano de fundo que nos faz acreditar que determinado lutador vai vencer a luta. Existe uma expectativa de vitória, mas não existe a certeza da vitória. Esse “pano de fundo” é formado pelo histórico do lutador, por suas características, por sua trajetória. Mas esse “pano de fundo” é apenas um pano de fundo. O principal é o ringue, onde os dois lutadores sobem para se enfrentar.

Rogério “Minotouro” Nogueira era favoritíssimo em sua última luta. A sua trajetória, as suas características enquanto lutador e os desafios pelos quais já havia passado indicavam que a sua “expectativa de vitória” era altíssima. Seu adversário não era conhecido, não era tão experiente e tampouco era favorito. Deu no que deu! Minotouro nocauteado com menos de 30 segundos de luta. Surpreendente, não? O Vale Tudo é uma verdadeira caixinha de surpresas. Minotouro desabou e não levantou mais. Uma cena que por si só foi inacreditável! Tornou-se histórica pelo fato de ter sido proporcionada por SokoudJou. Por quem?! Pois é! Por uma “zebra”, que agora deixa de ser “zebra” e certamente será figura constante nos eventos do Pride.

Takanori Gomi era favoritíssimo em sua última luta. A sua trajetória, as suas características enquanto lutador e os desafios pelos quais já havia passado indicavam que a sua “expectativa de vitória” era altíssima. Bom... Tirando o fato de que Nick Diaz não é um lutador desconhecido, boa parte do parágrafo anterior pode ser repetida aqui. Diaz levou um belo Knockdown de Gomi, mas recuperou-se e virou a luta de forma fantástica. Mais uma vez o “Leão” perdeu para a “Zebra”.

Mas isso não existe no Vale Tudo! São apenas metáforas. Um lutador não pode entrar com clima de “já ganhou”! O preço a ser pago pode ser impagável: a lona, a finalização, a vergonha, o arrependimento, o crescimento doloroso. Uma derrota como a de Minotoro, como a de Gomi, como a de Wanderlei, dentre outras, só pode trazer uma coisa boa para o atleta: amadurecimento. Não existe luta ganha, não existe luta fácil. Todo lutador é perigoso, senão não seria nem um lutador. Toda zebra tem patas que derrubam um leão quando ele menos espera.

O último Pride derrubou alguns mitos, principalmente sobre a superioridade dos lutadores orientais (leia-se: lutadores do Pride) sobre os lutadores ocidentais (leia-se: lutadores do UFC). Nick Diaz comeu o pão que o diabo amassou, mas venceu a estrela nipônica com uma incrível finalização, após quase nocauteá-lo. Minotouro relaxou e nem viu a luta passar. Wanderlei falou muito e engoliu as palavras. Pelo visto sua luta contra Chuck Liddell não vai sair tão cedo, isso se sair. O campeão do GP dos meio médios, Kazuo Misaki, foi totalmente dominado por um Frank Trigg com um pé na aposentadoria. Escrevi um preview desse último Pride. Juro que nunca mais escrevo outro! Ao menos eu adverti o caro internauta. Ao menos, eu próprio me adverti. Escrevi o seguinte no início do preview: “Este Preview (obviamente baseado em hipóteses) tentará “desvendar” os vencedores das lutas do próximo evento. É possível que nada do que esteja escrito abaixo aconteça.” E quase nada aconteceu! E eu fico muito feliz por eu ter dado palpites errados, pois se eu tivesse acertado todos os palpites isso iria mostrar o que o Vale Tudo não é: previsível.

Logicamente não fiquei contente com as derrotas dos brasileiros, mas paciência! É assim mesmo. Temos que parar de pensar que há vitórias certas, inevitáveis. Quem mais precisa parar de pensar dessa forma são os próprios lutadores. A dúvida e o medo, em doses certas, podem ser armas muito benéficas. A certeza cega pode ser – e quase sempre é – um tiro pela culatra. É bom que o lutador e sua equipe aprendam isso. Até no mais profundo íntimo, crer que a vitória é certa é um erro que pode ser fatal. Sempre deve haver dúvida, pois luta é luta. Não que Vale Tudo seja loteria, pois senão o lutador não precisaria de treino, mas o Vale Tudo também não é certeza, não é “lógico” (por falta de uma descrição melhor).

O país de nascença, o evento em que o lutador participa e até mesmo um cinturão não são os fatores que indicam se um lutador é bom ou não. Kazuo Misaki que o diga. O lutador sai vitorioso de dentro do ringue por um único fator: ele próprio. Não é um cinturão detido há cinco anos, um cartel cheio de vitórias sobre lutadores de ponta, a bolsa de apostas favorável, um oponente totalmente desconhecido ou um “favoritismo” exacerbado que irão definir a vitória.

Ayrton Senna foi um grande campeão das pistas. Sempre fazia o percurso que iria correr a pé antes de fazê-lo em seu carro. Era sua estratégia. Da mesma forma um lutador tem que traçar sua estratégia, conhecer seu oponente, não subestimá-lo. Se seu oponente lutou apenas uma vez, deve-se assistir a essa luta quantas vezes for, se prendendo aos mínimos detalhes.

O Pride 33 foi um evento excepcional, com vários nocautes, finalizações e com lutas extremamente empolgantes. Além disso tudo, foi um aprendizado para muita gente e para lutadores como Gomi, Minotoro, Wanderlei (que teria lutado com febre). Não há luta ganha. Não há adversário derrotado antes da luta. Antes de encerrar, gostaria de dizer que fiquei tremendamente triste pela derrota dos nossos atletas Wanderlei Silva e Rogério Minotoro, reconhecendo, por outro lado, o mérito dos seus adversários. Não estou querendo ralhar injustamente estes atletas por meio desse artigo, mas muito pelo contrário. Eles são muito melhores do que eu, pois são profissionais do esporte, vivendo disso e respirando isso todos os dias, cercados por equipes de ponta.

Obviamente, posso estar escrevendo besteiras e mais besteiras. Considerem as palavras e opiniões acima não como críticas, mas sim como palavras de um brasileiro que deseja – e muito – que nossos atletas se recuperem e voltem a vencer após refletirem sobre seus pontos fracos e sobre defeitos que devem ser corrigidos.

Belo texto Marcel. Mas ao mesmo tempo "uma merda"...

Espero que tenha sido aquele famoso "um passo para trás para dar três para a frente"...

Muitos boxers perderam e recuperaram seus títulos. Se o "cara" nasceu para ser campeão, ele pode temporariamente não ser campeão, mas recupera o que lhe pertence cedo ou tarde. O outro que "está" campeão.

Edited by Raym

Texto legal, bem escrito e tal... mas sei lá, não acrescentou nada...rs

EDIT: para ser sincero, me estimulou a mudar meu avatar. =p

Edited by curandeiro

:lol:

sensacional :lol: gunthug

O henderson não é zebra não. Zebra seria se um daqueles japas que ele enfrentou ganhasse do vand.

Guest Pelegrini

Excelente texto, muito bom mesmo, sobrou estilo. Mas como tudo aqui no portal, tem que ter uma criticazinha... Teve até quem disse que faltou citar os leopardos, etc. Nego quando não tem o que falar inventa é coisa, só pra desmerecer os outros.

Parabéns pelo texto, tá profissional.