Papillon

Karatê

Recommended Posts

Convidado Phoenix

chuck liddel

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Kyokushin tem mais visibilidade q os outros estilos pelo fato de ter sido o primeiro a sistematizar e popularizar as regras de "Karate de contato". E como seus treinamentos visam a competição de contato, acabam sendo mais vigorosos, já que visam o fortalecimento para dar e receber golpes. Para quem não conhece, no Kyokushin pode-se atacar as coxas e tronco utilizando os braços e as pernas. No rosto, só chutes e joelhadas, não podendo segurar o oponente, como no Muay Thai. E, claro, como luta de contato, os golpes são desferidos visando, principalmente, o KO.

Como não há a utilização de luvas ou protetores de pé e cabeça, e nos torneios não há socos no rosto, não se desenvolvendo as lutas em ringue, os atletas de Kyokushin, e também de outros karate, têm que se adaptar treinando outras modalidades.

E quanto a questão do melhor karate, isso é a mesma coisa q falar em melhor arte marcial, uma discussão que não termina nunca...

O Kyokushin ganhou fama porque havia desafios com outras escolas de karate e de luta em pé. O treinamento para o contato, algo não treinado por grande parte das outras lutas, proporcionou certo êxito para o Kyokushin. Consta em diversas matérias q há algumas décadas foi lançado um desafio por lutadores tailandeses de Thai aos karatekas japoneses. Segundo consta apenas a escola Kyokushin aceitou o desafio, enviando alguns lutadores que retornaram ao Japão, segundo as matérias, com um saldo positivo.

Mas com o advento do vale-tudo, atual MMA, os karatekas, e outros strikers, perceberam q a luta "agarrada" era essencial em um torneio de artes marciais mistas. Daí o desenvolvimento do grappling no Daido-Juku, após a derrota do Ichihara para o Royce, q brincou com o japonês no chão no UFC II.

Como já foi dito, a essência do karate é a mesma, assim como o kung fu, o taekwondo, o kickboxing, o muay thai... Todos possuem golpes em comum, utilizam as mesmas armas (punhos, pés, canela, cotovelo, joelho, cabeça...), havendo a diferença no treinamento e em suas competições.

P.S. Como não treinei Kyokushin (sempre quis, mas não encontrei academia em minha cidade), e sim Shotokan, caso eu tenha escrito alguma coisa errada, algum praticante me corrija, ok? OSU.

Editado por JJT

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

semmy shilt na verdade é do ashirara ryu, um estilo de karate de contato oriundo do shotokan e da kyoku!

lucas, na verdade karate é karate, independente de goju, wado, shotokan...só mudam os katas e as regras de competição, pq o kumite marcial (jyu kumite) são todos iguais!

osu!

O Schilt não é Seidokaikan (escola do Ishii do K-1)? Ou migrou para ela como o Andy hug, q era Kyokushin?

Fabio, em relação ao jyu kumite, essa prática era condenada por alguns mestres tradicionais, como o Funakoshi. Mas q é maneiro, isso é! OSU.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o Funakoshi nesse ponto se contradizia muito jjt pq ele mesmo falava "só se aprende a lutar lutando", em compensação dava enfase ao kihon e kata, enquanto o yoshitaka (seu filho) era um maniaco por kumite hahaha

jyu kumite é irado só para qdo um dos 2 caem

agora uma curiosidade, vc como praticante de shotokan, como eu, luta o jyu kumite em zenkutsu dachi ou prefere uma postura mais alta (como no kyoku:::D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem anos q não treino... mas não dá p/ ficar só em zenkutsu. Era kumite no kamae, mesmo, base de luta. Quando eu era moleque, e não tinha jiujitsu ou muay thai, os caras casca-grossa iam para o karate ou judo. E o jiu kumite na academia era o ápice, tinha controle nos golpes e tal, mas se bobeasse tomava tapão na cara (estilo taparia) ou joelhada e cotovelada no tronco... A luta até ia para o chão e o pessoal que treinava judo sempre se dava bem... putz, era muito bom! Voltava todo roxo para casa, mancando e feliz da vida! Na sua academia rola jiu kumite?

Depois tentei retomar os treinos, mas só havia espaço para shiai kumite, que para mim não prepara ninguém para uma luta real. Perdi o gosto pelo karate quando, num torneio, acertei um mawashi na cara de um moleque, q era faixa preta (apesar do tempo de treino, só fui até a faixa roxa). Foi controlado e tal, mas o golpe pegou na lata. O cara então fez uma cena e não me deram ippon, e sim chui. Torneio de karate acabou para mim naquele dia. Ao conhecer o Karate de contato por revistas procurei alguma escola, mas não encontrei em minha cidade.

Aí, depois de macaco velho e sem treinar há muito, resolvi fazer treininho para dar uma força a um colega das antigas que tava dando aula para crianças e jovens. Soltei um mawashi forte, no vazio, e tive um problema na perna que sempre q eu chuto parece q o músculo da parte posterior da minha perna "rasga". Só comentei isso porque vc parece um cara interessado em karate, e eu não acreditava q isso poderia acontecer comigo, já q eu sempre chutei muito bem. Então não negligencie nunca alongamento e aquecimento, ok? Mas como eu já disse, pra mim o karate como esporte faliu, não leva ninguém a reconhecimento algum. São muitas federações, estilos...O mesmo acontece com kung-fu, kickboxing, também tá acontecendo com o taekwondo...até o jiujitsu não se firmou ainda por falta de organização. Quanto a questão esporte, o judo dá de 10 a 0 em qualquer arte marcial.

Desabafo 2!!! OSU!

Editado por JJT

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu li q o Mas Oyama parou de treinar com Funakoshi depois q Yoshitaka perdeu para um cara do Goju. Coincidência, ou não, Oyama passou a treinar Goju com um professor coreano.

Parece q foi Yoshitaka q introduziu o mawashigeri no Shotokan. Funakoshi Gishin achava um golpe muito amplo, arriscado (?). Tanto é q não há mawashi nos kata Shotokan.

Algumas curiosidades, já q o assunto foi Yoshitaka e "assalto livre".

Alguém sabe o q aconteceu com os sites oficiais do K-1 (www.k-1gp.net) e do HEROs?

Editado por JJT

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outro lutador de karate é o Bas Rutten... esse é porradeiro.

E o cara mais engraçado do MMA. As frases dele são hilárias.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem anos q não treino... mas não dá p/ ficar só em zenkutsu. Era kumite no kamae, mesmo, base de luta. Quando eu era moleque, e não tinha jiujitsu ou muay thai, os caras casca-grossa iam para o karate ou judo. E o jiu kumite na academia era o ápice, tinha controle nos golpes e tal, mas se bobeasse tomava tapão na cara (estilo taparia) ou joelhada e cotovelada no tronco... A luta até ia para o chão e o pessoal que treinava judo sempre se dava bem... putz, era muito bom! Voltava todo roxo para casa, mancando e feliz da vida! Na sua academia rola jiu kumite?

Depois tentei retomar os treinos, mas só havia espaço para shiai kumite, que para mim não prepara ninguém para uma luta real. Perdi o gosto pelo karate quando, num torneio, acertei um mawashi na cara de um moleque, q era faixa preta (apesar do tempo de treino, só fui até a faixa roxa). Foi controlado e tal, mas o golpe pegou na lata. O cara então fez uma cena e não me deram ippon, e sim chui. Torneio de karate acabou para mim naquele dia. Ao conhecer o Karate de contato por revistas procurei alguma escola, mas não encontrei em minha cidade.

Aí, depois de macaco velho e sem treinar há muito, resolvi fazer treininho para dar uma força a um colega das antigas que tava dando aula para crianças e jovens. Soltei um mawashi forte, no vazio, e tive um problema na perna que sempre q eu chuto parece q o músculo da parte posterior da minha perna "rasga". Só comentei isso porque vc parece um cara interessado em karate, e eu não acreditava q isso poderia acontecer comigo, já q eu sempre chutei muito bem. Então não negligencie nunca alongamento e aquecimento, ok? Mas como eu já disse, pra mim o karate como esporte faliu, não leva ninguém a reconhecimento algum. São muitas federações, estilos...O mesmo acontece com kung-fu, kickboxing, também tá acontecendo com o taekwondo...até o jiujitsu não se firmou ainda por falta de organização. Quanto a questão esporte, o judo dá de 10 a 0 em qualquer arte marcial.

Desabafo 2!!! OSU!

Entao parceiro, na minha academia eu treino tanto shiai kumite quanto jiu kumite, dando enfase ao segundo, shiai kumite eu acho muito bacana como um jogo, mais nao como um estilo de luta, comparo ele a uma pelada prum jogador de futebol!

Nas antigas o karate era muito forte, pq os cascas grossas lutavam ou judo ou karate, hj em dia decorrente o shiai kumite o pessoal que pratica karate anda muito fraco...já vi mto "faixa preta" tomar tapa na cara e chorar...uma vergonha...por isso treino como um cavalo, não quero ser um cara que queima o nome do karate...faço por amor mesmo, por isso dou enfase ao jiu kumite!

No mais vc matou a questão e com relação a alongamentos eu faço direto, até pq eu tenho um puta encurtamento e se eu nao aquecer e alongar bem nao chuto direito!

Sim, o yoshitaka perdeu prum cara da goju-ryu, por isso oyama parou de treinar e com relação ao mawashi geri nao posso te dizer isso =(

desabafo!

osu!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outro lutador de karate é o Bas Rutten... esse é porradeiro.

E o cara mais engraçado do MMA. As frases dele são hilárias.

pensei que ele fosse da luta livre!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

papo de alto nivel hein galera , sou marrom de kyo e preta de shtokan.

a diferença entre um e outro é basicamente o treino que é voltado ao contato e o fortalecimento nos treinos.

abçs aos karatecas do fórum

Editado por MaCeT

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na minha embasada opinião é melhor o kara tê do que o cara não ter... ppunkk :lol:

Foi mal! Só pra descontrair... :lol:

Editado por Federal

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

papo de alto nivel hein galera , sou marrom de kyo e preta de shtokan.

a diferença entre um e outro é basicamente o treino que é voltado ao contato e o fortalecimento nos treinos.

abçs aos karatecas do fórum

o contato e o calejamento eu treino no jyu kumite (sou marrom de shotokan)...mais nas academias que eu conheço ngm faz nao..só na nossa =/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Imaginem se todas as federações e estilos de karate se unissem e fizessem um campeonato unificado. Com divisões de peso, e modalidades semi-contato (shiai kumite), contato (tipo Kyokushin), kata e kobudo (armas + tradicionais de Okinawa: bo, sai, nunchaku e tonfa). Poderiam até inserir as modalidades tipo K-1 (lutando em um ringue, usando-se, além das luvas e aparato necessário, o karategi branco, para não descaracterizar o karate) e tameshiwari. Daí sim, surgiriam os nomes que poderiam ser chamados, com unanimidade, de melhores karateka do mundo. E o + forte dos karateka seria, provavelmente, o vencedor da modalidade contato e tipo K-1.

Pena q esse é um sonho q nunca acontecerá (vide SKI, WKA, WKF, Interestilos, Shidokan, SeidoJuku, DaidoJuku, IKO 1, 2, 3, 4, "Shobu-ryu", "Kybokushin", Seiwakai, Kazumi-ryu, "Morganti karate", etc, etc e etc...).

Um karate, como um judo, como um jiu-jitsu (o estilo de competição brasileiro está absorvendo até as escolas japonesas- yawara, koppo, wajutsu). E dentro das escolas e estilos poderiam haver torneios internos, mas se respeitando a competição unificada, que daria o prestígio de o melhor karateka.

Só para estender mais o assunto sobre o karate, qual é, atualmente, o melhor karateka do mundo?

A minha resposta seria Francisco Filho, mas acho q ele já está parando de competir, então minha resposta deve estar um pouco defasada...

Qual a opinião dos karateka que estão por dentro da arte marcial mais praticada no mundo (ainda acho q é)?

Editado por JJT

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Gerard Gordeau, que foi o vice-campeão do UFC I, perdendo para o Royce na final, era lutador de Kyokushin Karate. Patrick Smith, vice do UFC II também derrotado pelo Royce, participou de competições de Karate Sabaki Challenge.

A verdade é que poucos karatekas se destacaram no MMA (excessão do Lyoto).

O canadense Jean Rivierre, que nocauteou o Mestre Hulk aqui no Brasil, era Kyokushin. Ryuta Noji, tb Kyokushin, está lutando no Pancrase. San Greco, além do K-1, também lutou MMA.

Dentro das organizações de Karate profissional, já estão sendo inseridas, além dos combates de karate de contato, lutas nas regras do K-1 e do MMA. Como exemplo temos o Ichigeki, evento promovido pelo grande Francisco Filho, e apoiado pela Kyokushinkai Matsui.

Os torneios Shidokan tb seguem essa linha, além do Daido-Juku.

Gordeau era adepto do Savate e Pat Smith do Tae Kwon Do

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora