Recommended Posts

Creatina: Como funciona

A molécula principal de produção de energia no nosso corpo é o ATP (Adenosina Tri-Fosfato). Quando se dá a sua rotura, liberta-se energia (essencial para o treino). Disto resulta a formação de ADP (Adenosina difosfato) que pode ser considerada como uma versão de ATP menos energética (pode-se considerar ADP como sendo ATP sem uma das suas 3 moléculas de fosfato). Infelizmente, o nosso corpo tem um suprimento de ATP muito limitado (apenas alguns segundos). No entanto, ATP precisa ser regenerado se o exercício se prolongar por mais tempo.

Uma das formas que o nosso corpo utiliza para regenerar ATP, é usando outra molécula, chamada Fosfato de Creatina (FC). A Creatina, como FC, é a forma de o nosso corpo fornecer ATP durante exercícios de grande intensidade mas de curta duração (como por exemplo, sprints ou halterofilismo). Basicamente, o efeito do FC é fornecer o seu átomo de Fosfato ao ADP, de modo a formar novamente ATP que se irá posteriormente dividir e libertar energia necessária à continuação do exercício. Desta forma, a Creatina permite o prolongamento (mesmo que não seja muito) do exercício, o que não seria possível normalmente.

A idéia principal da suplementação de Creatina como forma de aumentar as performances dos exercícios, o que até à data, parece ser suportada por estudos científicos, é de fornecer Creatina aos músculos que posteriormente vai se transformar em FC (Fosfato de Creatina), que por sua vez vai permitir que o ATP possa ser regenerado por um período de tempo maior, que por conseguinte vai permitir que um certo exercício se possa prolongar por uma duração de tempo um pouco maior.

Agora que foi feito o esclarecimento de como funciona, falemos então da Creatina em si.

A Creatina é uma substância natural que pode ser encontrada na carne e no peixe, mas que pode também ser produzida pelo fígado, pâncreas e rins a partir dos aminoácidos arginina, glicina e metionina. Cerca de 98% da quantidade total de Creatina que temos no nosso corpo está contida nos músculos com fibras do tipo II (fibras que geram grandes quantidades de força), possuindo grandes níveis de Creatina e de utilização da mesma. Curiosamente, as fibras do tipo II parecem regenerar o FC a velocidades inferiores quando comparadas com as do tipo I (fibras com tendência esforços demorados (“endurance”)).

A insulina parece aumentar a capacidade de absorção de Creatina, enquanto que a deficiência de vitamina E diminui esta capacidade de absorção.

De acordo com a nossa capacidade de produzir Creatina internamente, os vegetarianos apresentam concentrações de Creatina mais baixos do que aqueles que comem carne regularmente.

Apesar de a Creatina apenas ter passado a ser conhecida há pouco tempo no meio desportivo, já se fazem estudos quanto ao seu uso como suplemento desde meados dos anos 20 (1926, mais precisamente).

Os mecanismos que fazem com que a Creatina prolongue um determinado exercício parecem ir além da sua habilidade de regenerar ATP. Por exemplo, é sabido que o FC é capaz de neutralizar certos ácidos produzidos durante os exercícios, ácidos que baixam o pH do sangue e que contribuem desta forma para a fadiga muscular. Outra forma da Creatina inibir o cansaço muscular (de uma forma um pouco relativa), è através da ativação de um processo metabólico produtor de ATP chamado glicolose. Estudos laboratoriais revelam que a glicolose é estimulada por um decréscimo dos níveis de Creatina, assim que o FC começa a regenerar os níveis de ATP.

Ao contrário de outros suplementos artificiais utilizados para melhorar as performances atléticas, estudos acerca de suplementação com Creatina revelam que esta não apresenta efeitos secundários a curto prazo com a exceção de um aumento da massa corporal, e é de referir que ainda não foram encontrados quaisquer efeitos secundários a longo prazo.

Até à data, ainda ninguém tem realmente a certeza de qual o causador deste aumento de massa corporal relacionado com a Creatina. Num artigo escrito acerca deste tópico na revista americana "Journal of Strength and Conditioning Research", os autores apontam que o fato da retenção de água poderá não ser o único responsável por este aumento, mas também o fato de que é possível que a Creatina afete a síntese protéica de uma forma positiva, o que significa músculos maiores e mais fortes. Existem provas de que a Creatina estimula a produção de proteínas musculares. Além do mais, não se depara com nenhum ganho extra de gordura corporal, o que é bom do ponto de vista atlético. Apesar disso, é de referir que o mecanismo (se é que existe) pelo qual a Creatina afeta o metabolismo protéico ainda está atualmente a ser investigado.

A dosagem de Mono-hidrato de Creatina, via oral, para um melhor rendimento, deverá ser de entre 20-25 gramas por dia (dividido entre 3 a 5 vezes ao dia) durante um período de 5 dias (fase de carga), após o qual basta uma dose de apenas 5 gramas por dia de forma a manter um elevado nível de concentração muscular de Creatina. Estudos recentes mostram que após o carregamento muscular de Creatina, os seus níveis tendem a manter-se até um período de 1 mês e são facilmente mantidos nesse nível com apenas uma dose de 3 gramas por dia.

É importante também saber que aqueles que mais beneficiam da suplementação com Creatina são aqueles que teen deficiências a este nível, daí que será aconselhável considerar este ponto antes de se gastar milhares de escudos na compra deste produto.

Baseado no que é presentemente sabido, parece que aqueles desportos que consistem em esforços de alta intensidade e curta duração, tal como "sprinting", halterofilismo ou culturismo, são os que mais beneficiam da Creatina.

Provavelmente qualquer desportista que esteja a ler estas linhas estará ansioso para experimentar finalmente um suplemento que funciona e está provado cientificamente. Bem, se calhar, o melhor é guardar um pouco a ansiedade, pois, tal como foi dito anteriormente, ainda ninguém tem a certeza de quais as conseqüências a longo prazo do uso de largas doses de Creatina, uma vez que os estudos ainda não chegaram a conclusão alguma acerca deste ponto - e se alguém disser que sabe, provavelmente está mentindo...

Fonte: thegym

www.socorpo.com.br

Suplementos

11-3831-8841

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu num sei vcs mais eu estou adrando as dicas e detalhes sobre os produtos q o socorpo estah detalhando.

Uma pergunta?

Tomar creatina e carboplex ajjuda no aumento de massa e no ritimo do treino?

Eu treino Luta Livre.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o cara tá fazendo a propaganda dele.

através do fórum atinge o público específico dele sem estar gastando nada em publicidade.

tá certo, tá ocupando espaço, e prestando informações, o que nos ajuda e aumenta a credibilidade nos seus produtos.

agora... que se eu fosse o dono do site eu faria um pequeno acordo comercial, ah, isso eu faria sim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agradeço os elogios.

Obviamente este canal é muito bom para que eu divulgue meus produtos. Justamente por isso que anuncio no Portal meu banner na página inicial.

Aproveito para registrar aqui a forma profissional e honesta que sempre fui tratado pelo Gleidson.

Um abraço a todos.

Mauricio

Socorpo Suplementos

www.socorpo.com.br

11-3831-8841

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado FEITOSA!
O mauricio ,vc num respondeu a minha pergunta.

hehehehe -_-

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Carbo com creatina é extremamente eficaz para o aumento de massa muscular, uma vez que os carobidratos ajudam no transporte da creatina até as fibras musculares.

Atenciosamente

Mauricio

Socorpo.com.br

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O Carbo com creatina é extremamente eficaz para o aumento de massa muscular, uma vez que os carobidratos ajudam no transporte da creatina até as fibras musculares.

Atenciosamente

Mauricio

Socorpo.com.br

Acompanhando esse pensamento, deduzo que eu posso substituir o carboplex por um produto mais barato e simples como suco de uva maguary ou um maltodextrina, estou certo ????

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para potencializar o efeito da Creatina você pode fazer tal substituição sem problema algum......No entanto para efeito de hidratação pré e pós treino um composto de carboidrato é mais indicado e completo.

A creatina é melhor transportada desde que ingerida com qualquer bebida doce a única restrição são bebidas provenientes de frutas cítricas.

Atenciosamente

Mauricio

www.socorpo.com.br

11 3831 8841

Editado por socorpo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pow, legal Socorpo !!

Faço uma sugestão. Poste pra gente ae, informações sobre tratamentos Pré-Hormonais, como o Animal Pack.

Muitas pessoas (como eu) tem várias duvidas a respeito da eficiencia e de como agem esses produtos.

Editado por Ivan

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caro Ivan.

O Animal Pak é um composto de aminoácidos e o Animal Stak sim é um comjposto de pre-hormonais......Posso dizer em linguagem popular que o Animal Stak é o último degrau antes dos Esteróides Anabolizantes.

Seu efeito vem a médio prazo e se faz necessário uma suplementação com Creatina e Proteína para que o resultado seja potencializado.

Ocorrem alguns efeitos colaterais como irritabilidade, agitação e insônia. Em contra-partida aumentam a força e o volume muscular.

Pessoas com predisposição a problemas no fígado deevm evitar tais produtos.

Os compostos possuem tbm propriedades termogênicas por conter MaHuang (erva que sintetiza a efedrina) com isso são bons tbm para definição muscular.

Existem outras opções no mercado tais como o Monster Stak no entanto a formulação geral é a mesma.

O preço varia entre R$ 160.00 à R$ 180.00.

Vou procurar alguma matéria mais abrangente e postar aqui para você.

Abraço

mauricio

socorpo.com.br

Editado por socorpo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado grub

Socorpo, muito boa suas explicações sobre a Creatina, acho interessante um pouco de informação cientifica aqui no fórum hehehe..

Mas tenho algumas dúvidas..

A creatina por ser muito recente seu uso como suplemento, que eu saiba não existe nenhuma publicação ciêntifica sobre uma melhora no desempenho de TODOS os atletas, pelo que eu já vi em algumas apresentações, existem certas pessoas que possuem um melhor rendimento, devido ao "efeito Psicológico" e outras que realmente se beneficiam dos efeitos da Creatina, mas isso não ocorre em todas, pois depende de uma certa genética. Não fica meio duvidoso, a Creatina se acumula muito pouco no organismo, então se o tempo de latência não for obedecido e não coincidir com o treinamento, vc estará jogando o medicamento na privada litaralmente né ???? Pelo seu uso ser menor que 10 anos, não existe tb ainda nenhum estudo sobre prováveis efeitos colaterais quanto ao seu uso. ou existe ???

Vc falou que a creatina é melhor absorvida quando ingerida junto com carboidrato. Pq existe esta afinidade ?

desde que ela estiver na circulação, a distribuição não seria melhor feita por proteinas carreadoras como a albumina ???? não entendi essa melhor absorção com carboidrato .. ja ouvi falar de compostos químicos que formam miscelas com a gordura,onde o interior é apolar e por isso conseguem adentrar os enterócitos, mas carboidrato ?

Quanto ao pós treino, não seria melhor uma suplementação proteica sem creatina ?

e no pré treino e durante o treino, Água e carboidrato e talvez ai sim entrar com a creatina ?

P/ que usar a creatina no pós-treino ?

Desculpe te encher de pergunta, é que acho muito interessante esse papo de suplementação, e é dificil encontrar algum lugar que o pessoal fale sobre isso de maneira científica, e como pelo seu post deu a entender que vc realmente sabe oque está falando, talvez poderia esclarecer algumas perguntas.. talvez não todas, pois ficaria um dia todo respondendo.. hauhauhau

Tem muitas suplementos que quando estudados, os pesquisadores falam mundos e fundos, mas na prática parece ser outra coisa.. acho que esse é o caso da Creatina.. ja ouvi muito pesquisador falar mal dela inclusive o Dr. Toríbio (antigo preparador físico do São paulo F.C.) mas na prática todo mundo elogia, falando que realmente obteve resultados muito bons. Mas atualmente é usado em praticamente todos os clubes de futebol né ???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado Kanehara

a creatina auxilia nos esportes de explosão:musculação...levantamento de peso....corridas curtas....

mas naum pode ajudar nos esportes de resistencia..como jiu jitsu..ou maratonas....

.valewwwwww

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Creatina nao te da massa. Ela te da energia para malha mais.

A creatina, qdo tomada na medida correta causa retenção de liquidos nos seus musculos. Dessa forma, a musculatura incha, dando a impressão que ganhou massa.

Mas esse inchaço é temporário, e algumas semanas sem utilizar a creatina, os musculos ja expelem os liquidos retidos e voltam ao normal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso