Recommended Posts

COMO O STRESS AFETA SEU CORPO

--------------------------------------------------------------------------------

Elisabete Fernandes Almeida *

Depois que você lutou, fugiu ou escapou de alguma forma de uma situação estressante, os níveis de cortisol e adrenalina na sua corrente sanguínea caem. Como resultado, sua freqüência cardíaca e sua pressão sanguínea retornam ao normal e sua digestão e metabolismo regularizam. Mas se as situações estressantes começam a se acumular uma após outra, seu organismo não tem chance de se recuperar. Essa ativação em longo prazo do sistema de resposta ao stress pode desequilibrar quase todos os processos corporais normais, aumentando o risco de obesidade, insônia, distúrbios digestivos, problemas cardíacos e depressão.

Sistema Digestivo

É comum ter uma dor de estômago ou uma diarréia quando se está estressado. Isso ocorre porque os hormônios do estresse lentificam a liberação do suco gástrico e o esvaziamento do estômago. Esses mesmos hormônios aceleram a peristalse do cólon fazendo com que o seu conteúdo se mova com mais rapidez. O stress crônico pode levar ainda a níveis altos constantes de cortisol no sangue, o que causa um aumento do apetite e conseqüente ganho de peso.

Sistema Imune

O stress crônico pode deprimir seu sistema imune, tornando-o mais suscetível a gripes e outras infecções. Normalmente, seu sistema imune responde à infecção liberando várias substâncias que causam inflamação. Em resposta, as glândulas adrenais produzem cortisol, que inibe as respostas imunes e inflamatórias quando ocorre a resolução da infecção. Entretanto, stress prolongado sustenta um nível de cortisol continuamente elevado, fazendo com que seu sistema imune mantenha-se suprimido.

Em alguns casos, o stress pode ter o efeito oposto, tornando seu sistema imune super ativo. O resultado é o surgimento das doenças auto-imunes, nas quais seu sistema imune ataca suas próprias células. O stress pode ainda agravar os sintomas de uma doença auto-imune. Por exemplo, o estresse é um dos gatilhos para o início da sintomatologia no Lúpus.

Sistema Nervoso

Se sua resposta ao stress é sempre ativada, hormônios do stress produzem sensações persistentes de ansiedade, impotência e fracasso iminente. Uma sensibilidade maior ao stress tem sido associada à depressão severa, possivelmente porque pessoas em depressão têm uma dificuldade maior para se adaptar aos efeitos negativos do cortisol. Os derivados do cortisol agem como sedativos, o que contribui para a sensação constante de depressão. Quantidades excessivas de cortisol podem causar distúrbios de sono, perda da libido e do apetite.

Sistema Cardiovascular

Altos níveis de cortisol podem ainda elevar sua freqüência cardíaca, sua pressão arterial e os níveis de gordura no sangue (triglicerídeos e colesterol). Esses são fatores de risco para ataque cardíaco e infarto. O cortisol parece desempenhar ainda um papel importante no acúmulo de gordura abdominal, o que dá a pessoa uma forma de “maçã”. Pessoas que possuem esse formato corporal de “maçã” têm um risco maior de desenvolverem doenças cardíacas e diabetes do que pessoas que possuem um formato de corpo em forma de “pêra”, onde a gordura se concentra mais nos quadris.

Outros sistemas

O stress piora várias condições de pele – como psoríase, eczema, urticárias e acne – como também pode dar início a ataques de asma.

*Elisabete Fernandes Almeida é escritora e editora médica, com especialização em Projetos de Educação Médica Continuada. É presidente da Latin-Med Editora Médica, editora médica da Conexão Médica, diretora do departamento de Educação Médica para Leigos da Associação Paulista de Medicina e atua em vários sites médicos. Dúvidas e sugestões sobre esta coluna devem ser encaminhadas para o e-mail ceoelisabete@latinmed.com.br

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso