Sign in to follow this  
pipo

Shogun vs Glover no Spaten Fight

Recommended Posts

Quem é Raz Hershko, adversária de Bia Souza no Spaten Fight Night

Judoca israelense enfrenta Bia Souza no dia 29 de agosto em uma reedição da final olímpica de Paris 2024

Raz Hershko enfrentará novamente a atleta brasileira Bia Souza nos tatames após final olímpica em Paris 2024. O próximo confronto entre as medalhistas olímpicas acontecerá durante o Spaten Fight Night 3, no dia 29 de agosto, em São Paulo.

Início na arte marcialRaz Hershko na disputa do bronze — Foto: IJF

Raz Hershko na disputa do bronze — Foto: IJF

Nascida em Netanya, em Israel, a medalhista olímpica de 27 anos descobriu o judô graças ao seu tio, Shany Hershko, também judoca e atual treinador da equipe nacional feminina de judô de Israel. Quando começou a treinar, Raz se juntou ao clube que seu tio fundou.

- Na sétima ou oitava série, eu ganhei o campeonato juvenil de Israel, na categoria de peso acima dos 78kg. Hoje em dia parece só uma competição, mas eu estava nas nuvens. Eles me deixaram entrar no time e eu estava muito entusiasmada. Eu percebi que era isso que eu queria fazer na vida - disse a judoca em entrevista ao jornal israelense Haaretz.

A judoca relembrou ainda que sofria bullying por gostar de praticar judô e pelo seu peso.

- Os outros não me aceitavam como eu era. Eu era um pouco gordinha, e isso não combinava com o biotipo das outras garotas da minha idade. Eu também praticava judô, e elas costumavam dizer: "Ah, isso é esporte de homem. Você é gorda"

Após conquistar o campeonato europeu de atletas até 18 anos, Raz ganhou o apelido de "Hershkules". A alcunha faz menção ao semideus Hércules, conhecido por sua força sobre-humana.

Atualmente a atleta compete na categoria acima dos 78kg e é treinada pelo seu tio, Shany Hershko.

Títulos na carreira

Atual número 1 do ranking mundial da categoria peso-pesado, Raz possui títulos importantes na carreira, como seis Grand Slam, quatro Grand Prix, três copas continentais e três campeonatos continentais. Além disso, ela também possui um terceiro lugar em campeonatos mundiais.

Na atual temporada, faturou o ouro no Grand Slam de Tbilisi, uma das etapas do Circuito Mundial. Antes da luta contra a campeã olímpica, Hershko irá competir no Ulaanbaatar Grand Slam 2026 e no Qingdao Grand Prix 2026.

Histórico contra Bia Souza

As duas atleta já se enfrentaram em outras oportunidades e todos os confrontos terminaram com vitória da brasileira. O último confronto entre elas aconteceu em 2024, na final das Olímpiadas de Paris. Na ocasião, Bia venceu a israelense por waza-ari e conquistou o ouro olímpico.