masterblaster 0 Posted May 29 2 horas atrás, João P disse: Hirado. Vi que o Márcio tava num seminário de Lethwei recente...sempre buscando conhecimento..isto é fundamental em ser artista marcial no sentido da palavra. Com certeza teve uma bela formação Esse seminário foi no Rio, não foi? Tenho um primo que mora em Niterói e participou, lethwey é muito bom. E quanto à formação obrigado, eu nunca poderia ter tido um mestre melhor. E já naquela época ele buscava o melhor, trazia o Servilio de Oliveira para afiar nosso boxe. Era difícil encontrar um pacote tão completo nos anos 80/90. Hoje ainda é. Share this post Link to post Share on other sites
masterblaster 0 Posted May 29 2 horas atrás, NEGO DÁGUA disse: Se me dar permissão, porque voce foi testemunha ocular e participou, da história, eu estou apenas como observador. Como dizem o autor de grande Sertões Veredas , Veríssimo era um Nordestologo e sinceramente erra muito em falar do nordeste, já Elomar conterrâneo de minha família , é nordestino um caatingueiro , um homem que fez um estilo de música único, misturando a música erudita com catingueles. Essa comparação foi para elucidar, o Mestre Fernando um herói desconhecido ,, como o Elomar o Beethoven Brasileiro, Fernando fez algo que se viu uns 30 anos ou 20 anos depois , mixar os estilos , e com diferencial um boxe bem refinado , e detalhe a academia era Teresópolis na Serra da Família Gracie e ninguém invadiu ou quis humilhar os alunos, o Ryan que no Rio temia só o Marco, atravessou o caminho de um certo galego numa festa , deu ruim para o Gracie , o Renzo e etc sabia que o galego era aluno / irmão do Fernando , deixaram pra lá a história. Tanto que caras de São Paulo que chegaram ao UFC com o kickboxing holandês em viajavam para treinar com o gringo e era dominados e ele já coroa. Pegou essa habilidade do tkd, boxe do Servilho, algo do kyokushin e tantos outros e fez um kickboxing semelhante só de hoje , porém mais duro E você @masterblaster testou sua técnica em Curitiba , auge da Chute Boxe lutadores de todo o mundo literalmente , não aguentavam o treino, voce foi testsdo pelo Dida e tiveram que chamar o Wanderlei.. A sorte do pessoal leve o Azeredo e etc, você já tava com 30 e pouco e já era rico, senão falariam de um cara entrou tarde no MMA como o Poatan e fez história rápido ( fui profundo e seu que irá lhe tocar) Acho que o Poatan , coroa todo o esforço desses mestres, Alex foi feito 100% no Brasil, nunca fez camping lá fora e vire e mexe vem pra cá só treinar no estilo brasileiro, vi Jonathan Diniz com 100 lutas , rodar o mundo e organizar treinar com o Alex e falar " Isso é seminário " E já tópicos aqui exaltando somente o kyokushin, modalidade muito boa, nas cheia de lacunas, impressiona pela força dos goles , quebramentos resistência à golpes no corpo , plasticidade de seus chutes , é um a arte forte e dura , mas sem boxe,movimentação , joelho fraquinho, clinch inexistente em.80 % das lutas parece agora mudou um.pouco, é uma modalidade quem aguenta mais porrada , isso é burrice não é luta de verdade . Como o Muay Thai tailandês ou muay thai mesmo, aquilo apesar do sangue e cortes é irreal, ninguém para fica igual um poste e vendo quem bate mais forte Queria ser metade rico e passar metade dos exageros que você colocou! Kkkkk! Aí nem precisava ter trabalhado! Fernando era excepcional demais sim, os chutes giratórios e circulares que ele conseguia aplicar praticamente colado com o oponente eram absurdos. E os treinos eram duríssimos, mas muito bem direcionados, sem ficar nessa que você falou de só ficar aguentando quem bate mais. A estratégia e técnica eram muito refinadas. E realmente muitas técnicas que o Poatan usa hoje, como jab mais cruzado, são old school total, por isso mesmo pegam de surpresa. O Belocqua é praticamente contemporâneo do Fernando, não admira as técnicas serem tão parecidas. Share this post Link to post Share on other sites
NEGO DÁGUA 0 Posted May 29 3 minutos atrás, masterblaster disse: Queria ser metade rico e passar metade dos exageros que você colocou! Kkkkk! Aí nem precisava ter trabalhado! Fernando era excepcional demais sim, os chutes giratórios e circulares que ele conseguia aplicar praticamente colado com o oponente eram absurdos. E os treinos eram duríssimos, mas muito bem direcionados, sem ficar nessa que você falou de só ficar aguentando quem bate mais. A estratégia e técnica eram muito refinadas. E realmente muitas técnicas que o Poatan usa hoje, como jab mais cruzado, são old school total, por isso mesmo pegam de surpresa. O Belocqua é praticamente contemporâneo do Fernando, não admira as técnicas serem tão parecidas. Aqui é no mundo todo, talvez eu e você , que não achávamos a técnica do Poatan feia , hoje todos elogiam forçadamente.. Não era o famoso 3+1 da Holanda , é algo bem brasileiro que me faz remeter aos Full contact antigo . Vejo Belocqua falando de luta putz , o velho é diferenciado ao extremo. Até falou que o Poatan falou dele e disse " Quando ele ficava nos litros dele , eu já fazia campeão mundial, não adianta ele é minha cria é meu estilo que ele ganhou o mundial, foram 7 anos comigo Share this post Link to post Share on other sites
masterblaster 0 Posted May 29 4 horas atrás, NEGO DÁGUA disse: Aqui é no mundo todo, talvez eu e você , que não achávamos a técnica do Poatan feia , hoje todos elogiam forçadamente.. Não era o famoso 3+1 da Holanda , é algo bem brasileiro que me faz remeter aos Full contact antigo . Vejo Belocqua falando de luta putz , o velho é diferenciado ao extremo. Até falou que o Poatan falou dele e disse " Quando ele ficava nos litros dele , eu já fazia campeão mundial, não adianta ele é minha cria é meu estilo que ele ganhou o mundial, foram 7 anos comigo Porque o estilo do Poatan não é tão vistoso. Joga plantado, jogo básico e técnicas antigas… só que executado com maestria e uma adaptação pessoal ímpar, mais um punch fora do normal. Demolidor. Você já tinha comentado, é muito estilo full contact. Boxe de primeira e chutes como segunda arma. E realmente é o estilo Belocqua, não tem como aprender esse estilo sem treinar com alguém das antigas. Share this post Link to post Share on other sites
João P 0 Posted May 30 12 horas atrás, masterblaster disse: Esse seminário foi no Rio, não foi? Tenho um primo que mora em Niterói e participou, lethwey é muito bom. E quanto à formação obrigado, eu nunca poderia ter tido um mestre melhor. E já naquela época ele buscava o melhor, trazia o Servilio de Oliveira para afiar nosso boxe. Era difícil encontrar um pacote tão completo nos anos 80/90. Hoje ainda é. Foi sim. Eu tava me planejando pra ir tbm mas a data coincidiu com datas que eu precisava estar aqui. Ainda vou num de Lethwei, tenho muita curiosidade e eles filtram pela graduação de luta em pé...só pode participar graduados, é um formato mais de workshop técnico do que seminário...3 dias de treinos longos Share this post Link to post Share on other sites
masterblaster 0 Posted May 30 3 horas atrás, João P disse: Foi sim. Eu tava me planejando pra ir tbm mas a data coincidiu com datas que eu precisava estar aqui. Ainda vou num de Lethwei, tenho muita curiosidade e eles filtram pela graduação de luta em pé...só pode participar graduados, é um formato mais de workshop técnico do que seminário...3 dias de treinos longos Isso mesmo. Meu primo falou que foram 12 horas divididas em três dias. Falou que foi puxado mas gostou muito. Share this post Link to post Share on other sites
João P 0 Posted June 2 Em 5/30/2026 at 1:33 AM, masterblaster disse: Isso mesmo. Meu primo falou que foram 12 horas divididas em três dias. Falou que foi puxado mas gostou muito. Tenho bastante curiosidade, eles fazem em diferentes cidades do Brasil este workshop mas aqui em Curitiba não teve nunca. A dinâmica da luta muda bastante com a possibilidade da cabeçada do Lethwei, principalmente na curta distância e no clinch, deve ser muito interessante pensando em Defesa Pessoal. Share this post Link to post Share on other sites
masterblaster 0 Posted June 2 1 hora atrás, João P disse: Tenho bastante curiosidade, eles fazem em diferentes cidades do Brasil este workshop mas aqui em Curitiba não teve nunca. A dinâmica da luta muda bastante com a possibilidade da cabeçada do Lethwei, principalmente na curta distância e no clinch, deve ser muito interessante pensando em Defesa Pessoal. Com certeza, inclusive até a dinâmica das cotoveladas e clinch muda. É praticamente um Muay Thai em estado bruto. Share this post Link to post Share on other sites
masterblaster 0 Posted June 2 @NEGO DÁGUA e @João P, achei esse vídeo do Fernando que é o melhor, mostra ele lutando nos anos 80. Vale a pena ver. Inclusive Nego, acho que foi você que me enviou ele antes! Share this post Link to post Share on other sites
NEGO DÁGUA 0 Posted June 2 1 hora atrás, masterblaster disse: @NEGO DÁGUA e @João P, achei esse vídeo do Fernando que é o melhor, mostra ele lutando nos anos 80. Vale a pena ver. Inclusive Nego, acho que foi você que me enviou ele antes! Sim , fui eu Share this post Link to post Share on other sites
masterblaster 0 Posted June 2 6 minutos atrás, NEGO DÁGUA disse: Sim , fui eu Esse vídeo é muito bom. Aparece todo mundo. Clei, Pezão, Ximbica… isso já foi lá pela década de 2000, e o uruguaio ainda estava a toda. Muita saudade. Share this post Link to post Share on other sites