Sign in to follow this  
NEGO DÁGUA

Edson Barboza diz que os lutadores de MMA de 15 anos atrás eram mais técnicos que os atuais

Recommended Posts

Opinião  polêmica  de um cara que atravessou gerações e luta até hoje. 

Sempre levantou essa bola , por aqui .

Sinceramente  , não  sei ao certo .

2011 , a categoria dos pesados e 93 eram bem melhores  do que hoje sem a mínima dúvida. 

Vamos falar do que cara que eu sou fã, Alex Poatan, será que se criaria naquele tanque de tubarões da 93 em 2011 ou na 84 com wrestlers  coisa que ele não  pegou até amadurecer, tinha um tal de Anderson  Silva na época. 

Será que o André  ligaria bem com essa galera do Daguestão?

Prates não  lutaria na 77 ou Usman ?

Na 70 hoje a evolução  é  absurda .

O prime Aldo , venceria o Volka ?

São perguntas difíceis  de serem respondidas

@masterblaster @oxeboxing @João P @junior-sjc @Rucci @JOAO MIR JJ @André Filho @Garfield @pipo @Castor troy @siso_ @brunogandhi88 @FlavioRJ @afterforever @NOCAUTE! @André Filho

O que vocês  dinossauros  , acham ?

A categoria até 93 no auge foi a categoria mais concorrida do MMA, tanto no UFC quanto Pride. Para mim a categoria que rivaliza mais foi o peso leve, depois da fusão com o WEC e StrikeForce e consequentementea chrgada d enovos talentos. Porém hoje a categoria peso leve está bem envelhecida.

3 minutos atrás, André Filho disse:

Se falarmos da categoria peso pesado então nem se compara, hoje o nível não chega nem perto.

Concordo,está em decadência e não vemos renovação... Não surge praticamente ninguém... Não vemos jovens talentos chegando,são raros....

Édson tá com a cara torta. Que doideira.

hoje os atletas, já nascem treinado o combo do mma. E é mais inteligente pra eles, é entediante pra nós, jogar com as regras.

mas de fato, no JJ só temos o charles. Aparece nenhum finalizador mais 

Acho q só a categoria meio pesado e pesados, pois as menores só evoluiram tecnicamente. Volka, merab, peter Yan, holloway, topuria, makachev, chimaev, Issy, Dupless, whitakker, 

2 horas atrás, NOCAUTE! disse:

Édson tá com a cara torta. Que doideira.

hoje os atletas, já nascem treinado o combo do mma. E é mais inteligente pra eles, é entediante pra nós, jogar com as regras.

mas de fato, no JJ só temos o charles. Aparece nenhum finalizador mais 

Deve ser alguma lesão ou doença  degenerativa  leve .

Difícil  saber se houve evolução..

Fui no Galap cheio dr lutador dr ufc e sinceramente  o treino é  igual ao de antigamente 

Generalizando os atletas de antigamente realmente eram menos atletas e mais lutadores e vinham geralmente de um lastro competitivo muito forte de uma arte de origem o que trazia um diferencial técnico muito claro, enquanto os atuais são mais completos mas já começam a treinar treinando MMA, o que traz vantagens e desvantagens técnicas também muito claras. Obviamente que existem exceções em ambos os lados, como dizer que um Randy Couture nao era atleta ou um Chimaev nao tenha um diferencial técnico na luta de origem...acredito que em linhas gerais o esporte evoluiu muito e hoje em dia o topo é mais nivelado e por isto nao vemos tantos atletas se sobressaindo como antigamente. Muito subjetiva esta discussão e difícil de chegar numa conclusão sem vieses.

Agora outra coisa que me impressionou é a condição de saúde do Edson. Ele deveria aposentar, tá com problemas de fala, parece que tem um lado do rosto paralisado...ele passou por alguma cirurgia recente?

Pra mim a questão é bem simples. A medicina do esporte, a suplementação e os trabalhos físicos evoluíram muito nos últimos 10, 20 anos. Isso causa um desequilíbrio natural entre o tempo despendido entre treinos técnicos, físicos, táticos em todos os esportes. Esta questão é potencializada quando a gente fala de um esporte de combate, de contato bruto, como o MMA.

Eu tenho um amigo próximo de infância que encerrou a carreira no futebol profissional no ano passado e ele disse que hoje praticamente já não se treina mais a parte técnica. Os jogadores já não fazem trabalhos de passe, cabeceio, lançamentos, aprender a bater na bola, etc... A exigência física do jogo ficou tão alta, que se você tiver uma equipe técnica, mais técnica que o oponente, mas for muito mais fraco fisicamente, você sucumbe de qualquer forma, ainda mais em um calendário tão congestionado.

Em esportes de combate acontece o mesmo. Seus adversário são muito mais fortes. Você pode ser técnico, mas não vai sobreviver em um combate contra um cara com muito gás, muito punch, muita força física. Você precisa tentar se aproximar de alguma maneira desses caras no campo físico.

Pode ser que e o que eu vá escrever agora possa ser uma heresia. Mas o Anderson Silva que foi campeão mundial há 20 anos atrás teria dificuldades em se virar contra um Strickland, um Du Plessis, um Chimaev, etc, mesmo esses caras sendo menos técnicos que a maioria dos caras que o Anderson pegou na época. O Anderson, um gênio do esporte, teria também que passar por uma adaptação para se tornar mais forte e sustentar uma luta que tem uma dinâmica já diferente.

É normal das épocas em qualquer esporte. O mesmo vale para Pelé no futebol, para Jordan no basquete, para Senna no automobilismo, etc, etc. No MMA essa diferença entre épocas é potencializada porque o esporte ainda é um esporte jovem, que está passando por mudanças constantes até mesmo nas regras de avaliação, pontuação, 

Então eu também vejo muito o que Edson está falando. Há uma perda técnica em detrimento a ganhos em outras áreas, tática, física, etc. Mas é normal em qualquer esporte.

Tem outras variantes também, que tem relação com como as artes marciais evoluíram, como o JJ esportivo que cada vez mais está perdendo a concepção de submissão, etc, etc. Mas isso é tema pra outro tópico quem sabe.

5 horas atrás, João P disse:

Agora outra coisa que me impressionou é a condição de saúde do Edson. Ele deveria aposentar, tá com problemas de fala, parece que tem um lado do rosto paralisado...ele passou por alguma cirurgia recente?

Como falei , eu alguma lesão ou claramente um processo de doença degenerativa  que não  é mortal , mas acontece é é  com passar dos anos precisara fazer enxertos no rosto , maxilar e etc

3 horas atrás, junior-sjc disse:

Pra mim a questão é bem simples. A medicina do esporte, a suplementação e os trabalhos físicos evoluíram muito nos últimos 10, 20 anos. Isso causa um desequilíbrio natural entre o tempo despendido entre treinos técnicos, físicos, táticos em todos os esportes. Esta questão é potencializada quando a gente fala de um esporte de combate, de contato bruto, como o MMA.

Eu tenho um amigo próximo de infância que encerrou a carreira no futebol profissional no ano passado e ele disse que hoje praticamente já não se treina mais a parte técnica. Os jogadores já não fazem trabalhos de passe, cabeceio, lançamentos, aprender a bater na bola, etc... A exigência física do jogo ficou tão alta, que se você tiver uma equipe técnica, mais técnica que o oponente, mas for muito mais fraco fisicamente, você sucumbe de qualquer forma, ainda mais em um calendário tão congestionado.

Em esportes de combate acontece o mesmo. Seus adversário são muito mais fortes. Você pode ser técnico, mas não vai sobreviver em um combate contra um cara com muito gás, muito punch, muita força física. Você precisa tentar se aproximar de alguma maneira desses caras no campo físico.

Pode ser que e o que eu vá escrever agora possa ser uma heresia. Mas o Anderson Silva que foi campeão mundial há 20 anos atrás teria dificuldades em se virar contra um Strickland, um Du Plessis, um Chimaev, etc, mesmo esses caras sendo menos técnicos que a maioria dos caras que o Anderson pegou na época. O Anderson, um gênio do esporte, teria também que passar por uma adaptação para se tornar mais forte e sustentar uma luta que tem uma dinâmica já diferente.

É normal das épocas em qualquer esporte. O mesmo vale para Pelé no futebol, para Jordan no basquete, para Senna no automobilismo, etc, etc. No MMA essa diferença entre épocas é potencializada porque o esporte ainda é um esporte jovem, que está passando por mudanças constantes até mesmo nas regras de avaliação, pontuação, 

Então eu também vejo muito o que Edson está falando. Há uma perda técnica em detrimento a ganhos em outras áreas, tática, física, etc. Mas é normal em qualquer esporte.

Tem outras variantes também, que tem relação com como as artes marciais evoluíram, como o JJ esportivo que cada vez mais está perdendo a concepção de submissão, etc, etc. Mas isso é tema pra outro tópico quem sabe.

Poatan  é  exceção  a tudo isso aí. 

Foi fazer preparação  física aos 30 anos ou mais um pouco no Glory e pesado no UFC.

Nunca tomou suplementos  antes do UFC, até brincava quando  fazia uma calda de chocolate  em fruta pu comida hambúrguer  e dizia " Suplemento"

Acho que gênios deram gênios. 

Mas sobre o Anderson  você tem certa razão não no UFC, acho que ele deixaria todos , mas antes do UFC , ele relatou nos seus livros e vídeos  que era novauteado na antiga Chute Bode, pelo fato de não  ter fisico , Wanderlei  era um tanque , Pelé também  , então..

Minha opinião  os outlines  ou extra classes serão em qualquer  época, lógico se adaptaram .

Tenho uns brothers do Galpão  e me falaram algo interessante. 

No ufc é  difícil  usar anabolizante  , então se diminui a carga de treino totalmente  , são 2 no dia , preparação  3 vezes na semana. 

Já na Rússia 3 ou 4 treinos porque a testo faz uma diferença  absurda no rendimento  e recuperação. 

7 horas atrás, João P disse:

Generalizando os atletas de antigamente realmente eram menos atletas e mais lutadores e vinham geralmente de um lastro competitivo muito forte de uma arte de origem o que trazia um diferencial técnico muito claro, enquanto os atuais são mais completos mas já começam a treinar treinando MMA, o que traz vantagens e desvantagens técnicas também muito claras. Obviamente que existem exceções em ambos os lados, como dizer que um Randy Couture nao era atleta ou um Chimaev nao tenha um diferencial técnico na luta de origem...acredito que em linhas gerais o esporte evoluiu muito e hoje em dia o topo é mais nivelado e por isto nao vemos tantos atletas se sobressaindo como antigamente. Muito subjetiva esta discussão e difícil de chegar numa conclusão sem vieses.

Mas, claramente nas categorias mais pesadas houve um declínio não só físico como técnico também, além dos atletas já bem envelhecidos. Já nas categorias mais leves é totalmente o contrário, os atletas estão fisicamente maiores e também muito técnicos.

Em 3/29/2026 at 5:32 AM, André Filho disse:

Se falarmos da categoria peso pesado então nem se compara, hoje o nível não chega nem perto.

Acho que doía pior safra da historia

o Pride com um bocado de freaks tinha gente de muito melhor qualidade mesmo tirando Fedor, Minota e Crocop