Sign in to follow this  
tesla

Pseudos-historiadores tentando manipular a narrativa do jiu-jitsu.

Recommended Posts

Tenho lido alguns livros sobre a história do jiu-jitsu no Brasil e percebo que certos pesquisadores parecem ter a intenção de manipular os fatos, buscando difamar os pioneiros dessa arte no país. No caso específico da família Gracie, ao analisar a trajetória e os currículos desses estudiosos, observei que todos partem de uma mesma pesquisa em comum. Ainda assim, agora se apresentam como se fossem pesquisadores independentes, tentando passar a impressão de que suas conclusões surgiram de forma isolada.

Posted (edited)

Nesta foto vemos Fabio Quio Takao, Kauê Bizzar, Robert Drysdale junto de Elton Silva e Eduardo Corrêa, autores do livro Muito Antes do MMA O Legado dos Precursores do Vale Tudo no Brasil e no Mundo, acompanhados de Marcial Serrano, autor da coleção O Livro Proibido do Jiu-Jitsu A História Que os Gracies Não Contaram, além de uma praticante de jiu-jitsu de grande expressão no cenário da modalidade. Em suas pesquisas, Serrano reúne diversos recortes de jornais com o objetivo de atacar a família Gracie, em vez de se concentrar na história do jiu-jitsu em si. Nesse contexto, percebemos que os três autores Robert Drysdale, Elton Silva e Eduardo Corrêa  também tiveram sua origem nessa mesma linha de pesquisa, direcionando seus esforços mais para difamar a família Gracie do que para narrar de forma fiel a trajetória do jiu-jitsu brasileiro.

35e3d64e1dfb00f7281be3fb2e9f5f21.jpg

thumb_show.php?i=k3p85y2zau

https://files.fm/f/k3p85y2zau

Edited by tesla

18 horas atrás, tesla disse:

Tenho lido alguns livros sobre a história do jiu-jitsu no Brasil e percebo que certos pesquisadores parecem ter a intenção de manipular os fatos, buscando difamar os pioneiros dessa arte no país. No caso específico da família Gracie, ao analisar a trajetória e os currículos desses estudiosos, observei que todos partem de uma mesma pesquisa em comum. Ainda assim, agora se apresentam como se fossem pesquisadores independentes, tentando passar a impressão de que suas conclusões surgiram de forma isolada.

Eu ouvi uns podcasts com Drysdale e não sei dizer se muita coisa tem sentido,se faz pra chamar atenção pra polêmica ou que rola...

Reila Gracie mesmo já falou que Armando Wriedt era um furtado que vivia falando mau da Familia Gracie. Ele é a fonte desta pesquisa querendo difama a Familia Gracie. 

Neste video ela falar sobre isso: