NEGO DÁGUA

Tópico sobre o polêmico " Calejamento "

Recommended Posts

1 hora atrás, oxeboxing disse:

Oss mestre, tmj! 

Sobre o tênis eu vou ver essa linha mesmo, vou comprar o mais rápido possível, estou realmente precisando rsrs 

Tenho um Olimpikus que gostei demais, comprei para substituir um ASICS Nimbus. Praticamente a metade do preço e não ficou nada a dever.

Com 100kg, como você falou, precisa mesmo um tênis específico para ajudar até a prevenir lesões.

Precisando estou às ordens, abração!

Em 10/13/2025 at 8:00 AM, masterblaster disse:

@armlock, @NEGO DÁGUA, @oxeboxing, @Lonely, @André Filho, passando para deixar mais uma memória, e em se falando de calejamento, lembrei dessa situação que, se não é um calejamento propriamente dito, acabava calejando o corpo e até a alma.

Os treinos de kickboxing aconteciam de manhã, de tarde e de noite. Geralmente não ia nos da tarde por causa do trabalho, mas não faltava de manhã e de noite. E os da manhã eram os top, que ia toda a elite dos graduados, então para um garoto iniciante era sensacional estar ali.

Começava às 7:00h. Mas o grande diferencial é que a gente tinha que chegar 6:10/6:15h. Daí tirava a camisa, deixava dentro da academia, trancava a porta e saía todo mundo para correr, sempre com Fernando na frente.

Agora, imagina de manhã cedinho assim em Teresópolis, cidade serrana, já naturalmente fria. Podia ser verão ou inverno, podia estar frio ou esquentando, chovendo forte ou fraco que tinha a tal corrida. Às vezes a gente ainda via as plantas meio branquinhas da geada da madrugadas, e tome corrida. Depois voltava para a academia, secava com a toalha e já embalava corda, alongamento, depois a preparação física e o treino. @armlock, imagino que você tenha memórias bem parecidas e uma saudade muito igual, não?

Passei a semana me preparando para uma viagem e os últimos 3 dias dirigindo de Indiana ao Colorado, parando mais por causa do cachorro.. então so entrei aqui agora. Preparação física no meu caso foi um histórico diferente, porque eu era nadador competitivo antes de começar a lutar.. Entao eu estava na piscina das 5:30 as 7:30 da manha e das 6 as 8:30 da tarde, nadando  um total entre 12 e 16 km (dependendo do periodo na temporada)  todos os dias menos domingo. Com mais a preparação de corrida na praia  e peso na academia... isso durante uns 7 anos. Ai quando eu parei e comecei a lutar, eu so corria do Leblon ao Leme e voltava para distrair... A minha estratégia quando comecei no JiuJitsu era realmente passiva... eu segurava as pontas do pessoal muito melhor ate eles cansarem, e ai eu crescia... No Karate, sinceramente nao lembro de ter ficado "cansado" em treino... podia ficar todo doido, mas o cardio demandava muito menos. Isso no final dos anos 70 ate início dos anos 80... Agora como memórias, o que eu carrego ate hoje como algo que eu adorava era sair com um grupo de  marines que treinavam com a gente, de manha cedo, de camiseta e shorts no inverno aqui em indiana, cantando uma cadencia com uma letra (em ingles), que dizia algo como "DOR! Dor nas minhas costas! EU nao ligo ! Eu a coloquei ali, Eu gosto dela ali !!.. DOR! Dor no meu pescoço! Eu nao ligo! Eu a coloquei ali, Eu Gosto dela ali!"...Eu gosto da dor! Eu nao ligo! Eu a coloco ali ... Eu a quero ali... Eu gosto dela ali..."... Pera ai.. deixa eu ver se acho uma cadencia parecida...

ACHEI! Ten um pedaço no video abaixo.    A gente saia  correndo e cantando isso pelas ruas da cidade aqui com temperatura de zero graus ou memos!  E gritava com vontade, porque a animação era muita e ajudava a esquentar!

Saudades... Isso eh no tempo do Bapcock que eu contei no porta fechadas...

Enfim, agora ando com a minha bengala... vamos ver seu meu neto vai gostar de lutas..

Edited by armlock

40 minutos atrás, armlock disse:

Passei a semana me preparando para uma viagem e os últimos 3 dias dirigindo de Indiana ao Colorado, parando mais por causa do cachorro.. então so entrei aqui agora. Preparação física no meu caso foi um histórico diferente, porque eu era nadador competitivo antes de começar a lutar.. Entao eu estava na piscina das 5:30 as 7:30 da manha e das 6 as 8:30 da tarde, nadando  um total entre 12 e 16 km (dependendo do periodo na temporada)  todos os dias menos domingo. Com mais a preparação de corrida na praia  e peso na academia... isso durante uns 7 anos. Ai quando eu parei e comecei a lutar, eu so corria do Leblon ao Leme e voltava para distrair... A minha estratégia quando comecei no JiuJitsu era realmente passiva... eu segurava as pontas do pessoal muito melhor ate eles cansarem, e ai eu crescia... No Karate, sinceramente nao lembro de ter ficado "cansado" em treino... podia ficar todo doido, mas o cardio demandava muito menos. Isso no final dos anos 70 ate início dos anos 80... Agora como memórias, o que eu carrego ate hoje como algo que eu adorava era sair com um grupo de  marines que treinavam com a gente, de manha cedo, de camiseta e shorts no inverno aqui em indiana, cantando uma cadencia com uma letra (em ingles), que dizia algo como "DOR! Dor nas minhas costas! EU nao ligo ! Eu a coloquei ali, Eu gosto dela ali !!.. DOR! Dor no meu pescoço! Eu nao ligo! Eu a coloquei ali, Eu Gosto dela ali!"...Eu gosto da dor! Eu nao ligo! Eu a coloco ali ... Eu a quero ali... Eu gosto dela ali..."... Pera ai.. deixa eu ver se acho uma cadencia parecida...

ACHEI! Ten um pedaço no video abaixo.    A gente saia  correndo e cantando isso pelas ruas da cidade aqui com temperatura de zero graus ou memos!  E gritava com vontade, porque a animação era muita e ajudava a esquentar!

Enfim, agora ando com a minha bengala... vamos ver seu meu neto vai gostar de lutas..

Mestre , acho que o  senhor , personaliza bem , o termo o Homem de Platão kkkk ou Super Homem de Nietzsche. 

Foi extremamente  atleta até , Deus sabe quando,  é  um cientista  

Me parece que não tem fraquezas  mentais,  de nós meros mortais  , kkkk.

Eu agora acabei de comer e do nada, me veio um.monte de pensamento  nada haver  ou como chamam pensamento  intrusivo. 

O senhor superou uma embolou pulmonar dentro do avião  , kkkk.

É  difícil  ser o senhor, kkkk

12 horas atrás, armlock disse:

Salve armlock, tudo bem por aí? Espero que esteja curtindo a viagem e tudo esteja correndo bem por aí!

Caramba, que memórias fantásticas, obrigado por compartilhar! O vídeo é sensacional, e a música que vocês cantavam bem motivacional, dá um “plus” mental!

Então você já era atleta quando começou nas lutas, né? Isso fazia uma diferença enorme, já entrava nos treinos super condicionado e com um cardio muito superior, mais fácil até para aprender as técnicas!

Nesse ponto comigo foi bem diferente. Minha maturidade física veio bem tarde, por volta dos 20/22 anos. Lembro que nas aulas de educação física no ginásio o professor fazia aquele “Teste de Cooper”, que salvo engano eram 12 minutos de corrida, e eu nunca conseguia completar, sempre cansava e ficava sem ar imediatamente, os colegas continuavam correndo e eu ficava para trás, depois tinha que ficar ouvindo as gozações, Também não era bom em nenhum esporte coletivo, então pode imaginar os apertos que passei na adolescência.

E como era muito magrinho e o mais novo de minha turma, apanhava de todo mundo, então depois de um tempo nem queria ir mais na escola. E aí eu vejo o valor do meu pai. Em vez de ir na escola reclamar, me matriculou na “Academia Serrana de Jiu-jítsu”, do Professor Geni, pai do Cirillo que puxava as aulas com ele, e do Professor Elias. Já disse aqui, sempre aparecia um senhor nos treinos que ficava olhando tudo e conversando com o Geni, e depois viemos a saber que esse senhor era o Hélio Gracie, na época nem tínhamos ideia!

Mas sempre tive que me esforçar muito para acompanhar o rendimento dos colegas, só mais tarde o gás começou a sobrar.  

Agora, essa bengala que você falou tenho certeza de que é um cajado bo, aí de quem chegar perto! E com certeza o neto vai querer lutar, está no sangue!

Aproveita muito a viagem meu amigo, e quando tiver tempo dá uma passada no Fórum porque você faz muita falta aqui.

Grande abraço!

On 10/13/2025 at 7:35 PM, masterblaster said:

Tenho um Olimpikus que gostei demais, comprei para substituir um ASICS Nimbus. Praticamente a metade do preço e não ficou nada a dever.

Com 100kg, como você falou, precisa mesmo um tênis específico para ajudar até a prevenir lesões.

Precisando estou às ordens, abração!

Verdade viu, pesado sobre um pouco quando o assunto é mobilidade, sem um tênis bom os joelhos sofrem um pouco, pode contar comigo também abração! 

Em 10/14/2025 at 8:06 PM, NEGO DÁGUA disse:

Mestre , acho que o  senhor , personaliza bem , o termo o Homem de Platão kkkk ou Super Homem de Nietzsche. 

Foi extremamente  atleta até , Deus sabe quando,  é  um cientista  

Me parece que não tem fraquezas  mentais,  de nós meros mortais  , kkkk.

Eu agora acabei de comer e do nada, me veio um.monte de pensamento  nada haver  ou como chamam pensamento  intrusivo. 

O senhor superou uma embolou pulmonar dentro do avião  , kkkk.

É  difícil  ser o senhor, kkkk

@NEGO DÁGUA , bondade sua se lembrar da minha embolia pulmonar... mas olhando para tras, aquilo foi uma estupidez da minha parte (que quaser repeti ano passado).... Quando comecei a ficar ofegante por qualquer coisa, ao voltar de umas semanas de ferias na espanha,  ao inves de procurar um medico,  achei que era falta de condicionamento e fui para a academia treinar. Quando comecou a me dar dores na boca do estomago eu pensava, puxa estou mesmo fora de forma ,  e aumentava a dose de exercicios.... So dias depois, quando eu nao conseguia mais falar eh que minha mulher me arrastou para o medico... Demoraram a diagnosticar embolia porque eu nao me portava como alguem com embolia... pensaram que era pneumonia... enfim, no final das contas fiquei duas semanas deitado no hospital tomando heparina direto para dissolver os coagulos nos dois pulmoes... Eu so falava uma silaba de cada vez, respirando entre as silabas... minha capacidade pulmorar estava cerca de 1/10 da normal... algo irrisorio. Anos depois vi aquele rapaz numa competicao de jiujutso ai no Brasil (acho) ter um ataque de embolia e morrer em 24h e me dei conta da sorte que eu tive....

Mas a minha tendencia a ignorar dores quase me causou problemas de novo no inicio do ano passado... Comecei a sentir dores no abdomem, ee achava que era relacionado a um jantar indiano de uma sexta feira, onde comi mais da conta. Mas sabado veio e foi, domingo tambem, e a dor so piorava... minha mulher que estava preocupada desde sabado me lembrou exatamente da embolia e falou que se eu nao escrevesse para o medico ela o chamaria.. Resultado escrevi uma mensagem para o Dr. descrevendo os sintomas e ele mandou eu marcar consulta com urgencia no mesmo dia, e se ele nao tivesse horario, ver a enfermeira dele. Fui la de manha... a moca me atendeu e  conversando fez aquela pergunta classica.. numa escala de 1 a 10 quando eh a sua dor... Eu falei ..uns 7.5 ou 8... Ela perguntou que analgesico eu estava tomando e eu disse nenhum.. a enfermeira me receitou algum medicamento para dor e mandou eu voltar se nao melhorasse.. minha mulher interroumpeu, e disse  algo como: "Voce nao esta entendendo.. meu marido nao vai a medico a menos que a dor seja horrivel.. e contou o caso da embolia... Resultado a enfermeira resolveu testar o infice de Bilirubin no sangue.. se estivesse um nivel digamos  "X", era para eu ir para o emergency do hospital.

O resultado quando saiu no final da tarde, comigo em casa, deu um valor estupidamente mais alto, 2X ou 3X,  e a enfermeira ligou nervosa mandando largar tudo e ir imediatamente para a emergencia, e que ela ja havia os chamado e estavam me esperando.. Cheguei  la e depois de uma hora de exames descorbriram que eu estava com a vesicula estourada e em estado de Sepsis Avancado...  O medico veio me contar os resultados meio preocupado e eu respondi todo feliz "Que bom! Agora que voces sabem o que eh podem tratar, ne? " Fiz uma operacao de emergencia pouco depois e fiquei mais 4 dias no hospital tomando varios tipos de antibioticom para tratar da Sepsis...  Pelo sim pelo nao.. nao comi mais comida Indiana depois disso ...😄   Algumas semanas depois fui fazer uma consulta para ver os resultados da operacao e o medico disse que a enfermeira que nos atendeu nao acreditava que eu estava ali conversando com ela com dores de uma crise de vesicula na maior calma...

Ou seja.. nao eh dificil "ser eu"... E dificil ser minha esposa, coitada.. se eu falar que estou com alguma dor, ela ja se prepara para o pior. 😆 

Tomem cuidado da saude, pessoal. Se nao por voces, pelas pessoas que gostam de voces.

Ciao!

Sim @masterblaster,  o condicionamento de nadador facilitou muitissimo os treinamentos... e provavelmente me salvou a vida tambem no caso da embolia pulmonar lembrada pelo Nego D'agua..   

Mas nada disso tem a ver com calejamento.. entao desculpe o desvirtuamento do topico.

Edited by armlock

5 minutos atrás, armlock disse:

@NEGO DÁGUA , bondade sua se lembrar da minha embolia pulmonar... mas olhando para tras, aquilo foi uma estupidez da minha parte (que quaser repeti ano passado).... Quando comecei a ficar ofegante por qualquer coisa, ao voltar de umas semanas de ferias na espanha,  ao inves de procurar um medico,  achei que era falta de condicionamento e fui para a academia treinar. Quando comecou a me dar dores na boca do estomago eu pensava pensei, puxa estou mesmo fora de forma ,  e aumentava a dose de exercicios.... So quando eu nao conseguia mais falar e que minha mulher me arrastou para o medico... Demoraram a diagnosticar embolia porque eu nao me portava como alguem com embolia... pensaram que era pneumonia... enfim, no final das contas fiquei duas semanas deitado no hospital tomando heparina direto para dissolver os coagulos nos dois pulmoes... Eu so falava uma silaba de cada vez, respirando entre as silabas... minha capacidade pulmorar estava cerca de 1/10 da normal... algo irrisorio. Anos depois vi aquele rapaz numa competicao de jiujutso ai no Brasil (acho) ter um ataque de embolia e morrer em 24h e me dei conta da sorte que eu tive....

Mas a minha tendencia a ignorar dores quase me causou problemas de novo no inicio do ano passado... Comecei a sentir dores no abdomem, e achava que era relacionado a um jantar indiano de uma sexta feira, onde comi mais da conta. Mas sabado veio e foi, domingo tambem, e a dor so piorava... minha mulher que estava preocupada desde sabado me lembrou exatamente da embolia e falou que se eu nao escrevesse para o medico ela o chamaria.. Resultado escrevi uma mensagem para o Dr. descrevendo os sintomas e ele mandou eu marcar consulta com urgencia no mesmo dia, e se ele nao tivesse horario, ver a enfermeira dele. Fui la de manha... a moca me atendeu e  conversando fez aquela pergunta classica.. numa escala de 1 a 10 quando eh a sua dor... Eu falei ..uns 7.5 ou 8... Ela perguntou que analgesico eu estava tomando e eu disse nenhum.. a enfermeira me receitou algum medicamento para dor e mandou eu voltar se nao melhorasse.. minha mulher interroumpeu, e disse  algo como: "Voce nao esta entendendo.. meu marido nao vai a medico a menos que a dor seja horrivel.. e contou o caso da embolia... Resultado a enfermeira resolveu testar o infice de Bilirubin no sangue.. se estivesse um nivel digamos  "X", era para eu ir para o emergency do hospital.

O resultado quando saiu no final da tarde, comigo em casa, deu um valor estupidamente mais alto, 2X ou 3X,  e a enfermeira ligou nervosa mandando largar tudo e ir imediatamente para a emergencia, e que ela ja havia os chamado e estavam me esperando.. Cheguei  la e depois de uma hora de exames descorbriram que eu estava com a vesicula estourada e em estado de Sepsis Avancado...  O medico veio me contar os resultados meio preocupado e eu respondi todo feliz "Que bom! Agora que voces sabem o que eh podem tratar, ne? " Fiz uma operacao de emergencia pouco depois e fiquei mais 4 dias no hospital tomando varios tipos de antibioticom para tratar da Sepsis...  Pelo sim pelo nao.. nao comi mais comida Indiana depois disso ...😄   Algumas semanas depois fui fazer uma consulta para ver os resultados da operacao e o medico disse que a enfermeira que nos atendeu nao acreditava que eu estava ali conversando com ela com dores de uma crise de vesicula na maior calma...

Ou seja.. nao eh dificil "ser eu"... E dificil ser minha esposa, coitada.. se eu falar que estou com alguma dor, ela ja se prepara para o pior. 😆 

Tomem cuidado da saude, pessoal. Se nao por voces, pelas pessoas que gostam de voces.

Ciao!

Sim @masterblaster,  o condicionamento de nadador facilitou muitissimo os treinamentos... e provavelmente me salvou a vida tambem no caso da embolia pulmonar lembrada belo Nego D'agua..   

Mas nada disso tem a ver com calejamento.. entao desculpe o desvirtuamento do topico.

Se existe uma pessoa  que pode desvirtuar, tópicos é  o senhor .

É  tem memória de elefante, isso foi a uns 14 anos atrás, no auge do Portas Fechadas, era cada dia um episódio  pitoresco.

Minha memória me salva em diversos  episódios  de minha vida.

Tens uma relação  bem tranquila  com  morte kkkk.

Lembro de um tópico onde , o senhor  falava de sua lutas contra negros gigantes , com marcas nocorpo onde, usou o jiu jitsu desconhecido  pelos Americanos. 

Ou seu combate com Hank "The Tank" 

Fora seu treinamento  com facas , onde defesa pessoal  , não  funcionava com  elas.

Karate do Tanaka e jiu jitsu  do Rolls

Treinava de tênis, para replicar um possível  embate na rua.

Ou  quando  o Vitor Belfort  perdeu para o Jones, o senhor citou, os chutes no joelho , que lhe enchiam  os olhos , como uma quebra do padrão  da época, e do lindo chute giratório  do Jones que levou  o Vitor a lona.

Bons tempos e boa histórias 

2 horas atrás, armlock disse:

@NEGO DÁGUA , bondade sua se lembrar da minha embolia pulmonar... mas olhando para tras, aquilo foi uma estupidez da minha parte (que quaser repeti ano passado).... Quando comecei a ficar ofegante por qualquer coisa, ao voltar de umas semanas de ferias na espanha,  ao inves de procurar um medico,  achei que era falta de condicionamento e fui para a academia treinar. Quando comecou a me dar dores na boca do estomago eu pensava, puxa estou mesmo fora de forma ,  e aumentava a dose de exercicios.... So dias depois, quando eu nao conseguia mais falar eh que minha mulher me arrastou para o medico... Demoraram a diagnosticar embolia porque eu nao me portava como alguem com embolia... pensaram que era pneumonia... enfim, no final das contas fiquei duas semanas deitado no hospital tomando heparina direto para dissolver os coagulos nos dois pulmoes... Eu so falava uma silaba de cada vez, respirando entre as silabas... minha capacidade pulmorar estava cerca de 1/10 da normal... algo irrisorio. Anos depois vi aquele rapaz numa competicao de jiujutso ai no Brasil (acho) ter um ataque de embolia e morrer em 24h e me dei conta da sorte que eu tive....

Mas a minha tendencia a ignorar dores quase me causou problemas de novo no inicio do ano passado... Comecei a sentir dores no abdomem, ee achava que era relacionado a um jantar indiano de uma sexta feira, onde comi mais da conta. Mas sabado veio e foi, domingo tambem, e a dor so piorava... minha mulher que estava preocupada desde sabado me lembrou exatamente da embolia e falou que se eu nao escrevesse para o medico ela o chamaria.. Resultado escrevi uma mensagem para o Dr. descrevendo os sintomas e ele mandou eu marcar consulta com urgencia no mesmo dia, e se ele nao tivesse horario, ver a enfermeira dele. Fui la de manha... a moca me atendeu e  conversando fez aquela pergunta classica.. numa escala de 1 a 10 quando eh a sua dor... Eu falei ..uns 7.5 ou 8... Ela perguntou que analgesico eu estava tomando e eu disse nenhum.. a enfermeira me receitou algum medicamento para dor e mandou eu voltar se nao melhorasse.. minha mulher interroumpeu, e disse  algo como: "Voce nao esta entendendo.. meu marido nao vai a medico a menos que a dor seja horrivel.. e contou o caso da embolia... Resultado a enfermeira resolveu testar o infice de Bilirubin no sangue.. se estivesse um nivel digamos  "X", era para eu ir para o emergency do hospital.

Ciao!

Sim @masterblaster,  o condicionamento de nadador facilitou muitissimo os treinamentos... e provavelmente me salvou a vida tambem no caso da embolia pulmonar lembrada pelo Nego D'agua..   

Grande armlock, tudo bem? Como está indo a viagem? Espero que esteja tudo bem por aí e esteja podendo relaxar!

Nada do que estamos falando aqui é desvirtuamento, porque não deixam de ser outras formas de calejamento, quer físico, quer psicológico. E nesse caso sou eu quem deve desculpas, porque eu que falei daquelas “corridas da madrugada”!

Puxa, que situação terrível, meu amigo! Embolia pulmonar e depois uma septicemia! Com certeza é muita sorte estar aqui, seu anjo da guarda estava de plantão!

Mas o fato de ignorarmos esses “avisos” não é porque somos desleixados ou não damos o devido valor. Na verdade os esportes que praticamos fazem da dor uma constante companheira, e acabamos não dando tanta importância, e nem é por descaso, mas pela intimidade mesmo.

Comigo aconteceu a mesma coisa quando infartei. Estava na academia e na última sessão de abdominais o almoço de quatro horas antes veio à boca. Como estava acostumado a treinar até o limite, mandei tudo para dentro de novo e continuei o treino sem interrupção. Mas já era o primeiro sinal.

Agora, quando entrei na ducha gelada é que a coisa ficou feia. Tudo começou a apertar e doer muito, costas, peito, braços, pescoço apertando e o que sinto até hoje quando lembro, a sensação dos dentes estarem moles, balançando na boca. Daí saí da ducha e vomitei muito, mas o que pensei? “Gases”. Então peguei o carro ignorando a dor nas costas que não me permitia encostar na poltrona, dirigi até o centro, tomei café, peguei minha filha na escola e fomos para casa. Somente à noite, quando retornei à academia para deixá-la na natação, fui reparar que a dor não passava. Aí, consultando os sintomas no Google, “descobri” o que tinha acontecido. Liguei para minha esposa e falei “patroa, eu infartei, vou levar a filha em casa quando acabar a natação dela e vou para o hospital”. E ela disse que eu estava exagerando, que era psicológico, etc. Cheguei em casa com a baixinha, tranquei tudo, tratei os cachorros, fiz uma malinha e fui para o hospital. E daí foram seis dias de UTI e um stent medida 38, quando o normal é 20. O médico falou que fui salvo pelo condicionamento, até porque com os 52 anos que eu tinha as artérias ainda não tinham formado ramificações secundárias. E no dia da alta, a recomendação foi de parar por 3 meses as atividades físicas. Saí dirigindo e depois de um mês já estava correndo na esteira, o que não recomendo para ninguém. E hoje olhando em retrospectiva vejo a sorte que dei e como meus anjos da guarda também trabalharam, porque o que mais vejo é amigos e colegas infartando e não resistindo.

Mas acho que é isso, não é que não cuidemos, mas acostumamos tanto com situações difíceis que numa hora dessas fica até difícil avaliar.

E essa citação sua, “Ou seja.. nao eh dificil "ser eu"... E dificil ser minha esposa, coitada.. se eu falar que estou com alguma dor, ela ja se prepara para o pior. 😆 ” , foi simplesmente sensacional! Bem por aí mesmo! Kkkkkk!

Forte abraço!

Em 10/13/2025 at 2:52 PM, Lonely disse:

Sou sim, mestre! Nasci e cresci aqui em BH!

Desculpe Lonely, só vi sua resposta agora relendo o tópico. Bacana ter um conterrâneo aqui! Se bem que, para vocês aí, nós de JF somos “cariocas do brejo”, né? Kkkkkk!

Abração!