NEGO DÁGUA 0 Posted October 3, 2025 4 horas atrás, masterblaster disse: Verdade, o fogo não pode apagar! Dá muito orgulho e uma alegria enorme ver que, ao menos aqui, essa geração mais nova ainda está em contato com os métodos que praticávamos e hoje se tornaram “tradição”. Ver o crescimento individual desses meninos é bacana demais. @NEGO DÁGUA (antigo Mão Pesada) e @oxeboxing tiveram aqui uma evolução difícil de se ver. Tornaram-se estudiosos das lutas, conhecedores dos bastidores, praticantes e competidores. Eu buscava informações e conhecimento nas revistas Kiai e Black Belt (essa última importada, difícil de encontrar nas bancas de Teresópolis), depois na Combate (tudo sobre o Pride) e Gracie Magazine, e nos raros livros da época, como o “Manual de Boxe Tailandês” da Ediouro. Você deve ter tido uma busca parecida. E esses garotos, como manda a geração deles, adquirem conhecimentos iguais ou maiores na internet. Praticam, testam e experimentam. E apesar disso ainda estão aqui conosco, num Fórum, meio quase obsoleto de comunicação. E sem exceção, todos os membros aqui podem dar aula de conhecimento em qualquer meio que apareçam. É como você falou, o cetro passa para a nova geração. Ainda bem, né? Meio obsoleto? Discordo mestre, isso aqui é um tesouro..desculpa a franqueza se não fosse o PVT , não existiria Alex Poatan , ajudamos um dos maiores gênios a sair do anonimato Share this post Link to post Share on other sites
armlock 0 Posted October 3, 2025 (edited) 7 horas atrás, Lonely disse: Eu gostaria muito de procurar um lugar para ter orientação, mas como outros homens de classe trabalhadora, as coisas estão difíceis no período que estamos vivendo. Eu vou procurar saber mais! Eu vi que tem para vender, não é caro, mas gostaria de saber se vale a pena e se é possível praticar sozinho procurando informações como você expôs mais acima! Agradeço a ajuda, que Deus te abençoe! Lonely, O @masterblaster ja te respondeu, e eu so vou adicionar uns comentários... Duas coisas: 1) Comprar pronta - Eh difícil dizer sem ver. Esse video de um brasileiro no Japão te mostra o processo básico de fazer uma. A partir dai voce compara com o que estao vendendo. Alguns pontos a prestar atenção: - Idealmente a madeira seria mais grossa na base que no topo, para ser rígida, e um pouco flexível onde voce bate. - Voce vai idealmente bater na altura dos seus ombros. Se for mais alto voce vai precisar colocar sisal e couro na altura apropriada. Como no video que vou colocar, voce poder ter areas de bater alongadas, para flexibilizar. - A ancoragem no chao tem que ser firme... e so o topo se mova com o soco. voce nao quer que a tabula fique "solta" De uma olhada nesse video para ter uma ideia (pessoalmente, achei que a ancoragem dele no chao ficou horrível... a tábua esta "solta". A parte da palha presa na tábua ficou boa). 2) Treinar sozinho: Nao sei qual a sua experiencia, se voce treina, saber socar propriamente, etc..Se você ja conversou sobre isso no forum, desculpe, eu nao tenho acompanhado. Mas a resposta eh, em principio sim, voce pode treinar sozinho. Pensei em como sugerir a iniciação e resolvi que seria diferente de como aprendi.. afinal eu estava num Dojo com muita gente ao. redor me dando opinião e conselho. Olhando alguns videos, descobri um que aparenta mostrar exatamente o que eu ia sugerir nos primeiros estágios, de forma a voce conseguir reconhecer a estrutura certa de mão/pulso/antebraco/cotovelo/braco e ombro e notar rapidamente como alinha-los para ter sinergia. Ao invés de começar dando soco, primeiro vai estabelecer uma base confortavel e fazer. o movimento do soco lentamente ate a mão encostar no makiwara. Nesse momento voce tem que esta a uma distancia do aparato de forma que voce se encontre de frente pare ele, com o tronco vertical, sem inclinar o tronco para frente, e a mão fechada se encontra exatamente tocando o makiwara. Voce ajuste a distancia de forma que consiga ficar exatamente nessa. posição. Uma vez nessa posição voce deve conseguir "empurrar" o makiwara com o braço mantendo o braço esticado, usando apenas o o movimento do ombro, com uma ligeira rotação do tronco. Por sinal.. nao abra o cotovelo. Ao longo de todo o movimento mantenha o cotovelo para baixo, Repita esse processo de socar sem impacto, com o empurrão no final continuamente, inúmeras vezes ate voce sentir-se confortavel com o movimento, torque do seu corpo e a continuidade do movimento da mão para frente mesmo depois do contato com a makiwara. Infelizmente o autor do video "fala muito"... mas se voce adiantar o video e ir parando quando ele demostra, vai compreender o que eu disse. Essa parte começa la pelos 2:13 do video, mas ele repete inúmeras vezes, ate voce cansar. Ele so começa realmente a "socar" a makiwara no final do video (12:10). Mas pelo som voce vai saber quando muda. Se voce entende ingles, pode assistir ao natural, (mas ele fala demais) caso contrario, voce configurar o CC para traduzir para o português... Finalmente, voce pode olhar exemplos de uso com golpes variados nesse video.. que por sorte, eh de poucas palavras 🙂 Ultimo comentario.. minha preferencia eh que que se treine um lado de cada vez ao invés de alternando socos.. A razao eh que a Makiwara sempre mostra para voce, a cada soco, o que esta ou nao certo no seu alinhamento.. e voce vai corrigindo e melhorando a forma soco a soco.. Eventualmente, voce pode alternar sem problemas. Boa sorte Edited October 3, 2025 by armlock Share this post Link to post Share on other sites
André Filho 0 Posted October 3, 2025 Sempre que possível apareça aqui pelo fórum, seu conhecimento agrega muito. @armlock Share this post Link to post Share on other sites
masterblaster 0 Posted October 3, 2025 3 horas atrás, NEGO DÁGUA disse: Meio obsoleto? Discordo mestre, isso aqui é um tesouro..desculpa a franqueza se não fosse o PVT , não existiria Alex Poatan , ajudamos um dos maiores gênios a sair do anonimato Eu digo obsoleto no sentido de que hoje o domínio é dos grupos de WhatsApp e mídias sociais. Mas sem dúvida a elite está aqui. Share this post Link to post Share on other sites
NEGO DÁGUA 0 Posted October 3, 2025 20 minutos atrás, masterblaster disse: Eu digo obsoleto no sentido de que hoje o domínio é dos grupos de WhatsApp e mídias sociais. Mas sem dúvida a elite está aqui. Só tem bobão nesse grupos e redes sociais kkkk Share this post Link to post Share on other sites
masterblaster 0 Posted October 3, 2025 2 horas atrás, armlock disse: Lonely, O @masterblaster ja te respondeu, e eu so vou adicionar uns comentários... Duas coisas: 1) Comprar pronta - Eh difícil dizer sem ver. Esse video de um brasileiro no Japão te mostra o processo básico de fazer uma. A partir dai voce compara com o que estao vendendo. Alguns pontos a prestar atenção: - Idealmente a madeira seria mais grossa na base que no topo, para ser rígida, e um pouco flexível onde voce bate. - Voce vai idealmente bater na altura dos seus ombros. Se for mais alto voce vai precisar colocar sisal e couro na altura apropriada. Como no video que vou colocar, voce poder ter areas de bater alongadas, para flexibilizar. - A ancoragem no chao tem que ser firme... e so o topo se mova com o soco. voce nao quer que a tabula fique "solta" De uma olhada nesse video para ter uma ideia (pessoalmente, achei que a ancoragem dele no chao ficou horrível... a tábua esta "solta". A parte da palha presa na tábua ficou boa). 2) Treinar sozinho: Nao sei qual a sua experiencia, se voce treina, saber socar propriamente, etc..Se você ja conversou sobre isso no forum, desculpe, eu nao tenho acompanhado. Mas a resposta eh, em principio sim, voce pode treinar sozinho. Pensei em como sugerir a iniciação e resolvi que seria diferente de como aprendi.. afinal eu estava num Dojo com muita gente ao. redor me dando opinião e conselho. Olhando alguns videos, descobri um que aparenta mostrar exatamente o que eu ia sugerir nos primeiros estágios, de forma a voce conseguir reconhecer a estrutura certa de mão/pulso/antebraco/cotovelo/braco e ombro e notar rapidamente como alinha-los para ter sinergia. Ao invés de começar dando soco, primeiro vai estabelecer uma base confortavel e fazer. o movimento do soco lentamente ate a mão encostar no makiwara. Nesse momento voce tem que esta a uma distancia do aparato de forma que voce se encontre de frente pare ele, com o tronco vertical, sem inclinar o tronco para frente, e a mão fechada se encontra exatamente tocando o makiwara. Voce ajuste a distancia de forma que consiga ficar exatamente nessa. posição. Uma vez nessa posição voce deve conseguir "empurrar" o makiwara com o braço mantendo o braço esticado, usando apenas o o movimento do ombro, com uma ligeira rotação do tronco. Por sinal.. nao abra o cotovelo. Ao longo de todo o movimento mantenha o cotovelo para baixo, Repita esse processo de socar sem impacto, com o empurrão no final continuamente, inúmeras vezes ate voce sentir-se confortavel com o movimento, torque do seu corpo e a continuidade do movimento da mão para frente mesmo depois do contato com a makiwara. Infelizmente o autor do video "fala muito"... mas se voce adiantar o video e ir parando quando ele demostra, vai compreender o que eu disse. Essa parte começa la pelos 2:13 do video, mas ele repete inúmeras vezes, ate voce cansar. Ele so começa realmente a "socar" a makiwara no final do video (12:10). Mas pelo som voce vai saber quando muda. Se voce entende ingles, pode assistir ao natural, (mas ele fala demais) caso contrario, voce configurar o CC para traduzir para o português... Finalmente, voce pode olhar exemplos de uso com golpes variados nesse video.. que por sorte, eh de poucas palavras 🙂 Ultimo comentario.. minha preferencia eh que que se treine um lado de cada vez ao invés de alternando socos.. A razao eh que a Makiwara sempre mostra para voce, a cada soco, o que esta ou nao certo no seu alinhamento.. e voce vai corrigindo e melhorando a forma soco a soco.. Eventualmente, voce pode alternar sem problemas. Boa sorte Muito obrigado por esse excelente post! Como eu já tinha dito ao @Lonely, você teria muito mais a falar do que eu, porque sua experiência no makiwara é infinitamente maior. De fato, faz mais sentido treinar um lado de cada vez, levando-se em conta a auto percepção e o aperfeiçoamento do golpe. Quando sugeri golpes alternados, pensei unicamente na simetria da dissipação do choque através dos ossos. Mas isso realmente acaba não tendo tanto sentido de não houver aquela excelência na execução. Então agradeço demais a correção. Pormenores são importantes demais, e a partir de determinado ponto de aperfeiçoamento passam a fazer toda a diferença. Forte abraço! Share this post Link to post Share on other sites
Lonely 0 Posted October 4, 2025 4 horas atrás, armlock disse: Lonely, O @masterblaster ja te respondeu, e eu so vou adicionar uns comentários... Duas coisas: 1) Comprar pronta - Eh difícil dizer sem ver. Esse video de um brasileiro no Japão te mostra o processo básico de fazer uma. A partir dai voce compara com o que estao vendendo. Alguns pontos a prestar atenção: - Idealmente a madeira seria mais grossa na base que no topo, para ser rígida, e um pouco flexível onde voce bate. - Voce vai idealmente bater na altura dos seus ombros. Se for mais alto voce vai precisar colocar sisal e couro na altura apropriada. Como no video que vou colocar, voce poder ter areas de bater alongadas, para flexibilizar. - A ancoragem no chao tem que ser firme... e so o topo se mova com o soco. voce nao quer que a tabula fique "solta" De uma olhada nesse video para ter uma ideia (pessoalmente, achei que a ancoragem dele no chao ficou horrível... a tábua esta "solta". A parte da palha presa na tábua ficou boa). 2) Treinar sozinho: Nao sei qual a sua experiencia, se voce treina, saber socar propriamente, etc..Se você ja conversou sobre isso no forum, desculpe, eu nao tenho acompanhado. Mas a resposta eh, em principio sim, voce pode treinar sozinho. Pensei em como sugerir a iniciação e resolvi que seria diferente de como aprendi.. afinal eu estava num Dojo com muita gente ao. redor me dando opinião e conselho. Olhando alguns videos, descobri um que aparenta mostrar exatamente o que eu ia sugerir nos primeiros estágios, de forma a voce conseguir reconhecer a estrutura certa de mão/pulso/antebraco/cotovelo/braco e ombro e notar rapidamente como alinha-los para ter sinergia. Ao invés de começar dando soco, primeiro vai estabelecer uma base confortavel e fazer. o movimento do soco lentamente ate a mão encostar no makiwara. Nesse momento voce tem que esta a uma distancia do aparato de forma que voce se encontre de frente pare ele, com o tronco vertical, sem inclinar o tronco para frente, e a mão fechada se encontra exatamente tocando o makiwara. Voce ajuste a distancia de forma que consiga ficar exatamente nessa. posição. Uma vez nessa posição voce deve conseguir "empurrar" o makiwara com o braço mantendo o braço esticado, usando apenas o o movimento do ombro, com uma ligeira rotação do tronco. Por sinal.. nao abra o cotovelo. Ao longo de todo o movimento mantenha o cotovelo para baixo, Repita esse processo de socar sem impacto, com o empurrão no final continuamente, inúmeras vezes ate voce sentir-se confortavel com o movimento, torque do seu corpo e a continuidade do movimento da mão para frente mesmo depois do contato com a makiwara. Infelizmente o autor do video "fala muito"... mas se voce adiantar o video e ir parando quando ele demostra, vai compreender o que eu disse. Essa parte começa la pelos 2:13 do video, mas ele repete inúmeras vezes, ate voce cansar. Ele so começa realmente a "socar" a makiwara no final do video (12:10). Mas pelo som voce vai saber quando muda. Se voce entende ingles, pode assistir ao natural, (mas ele fala demais) caso contrario, voce configurar o CC para traduzir para o português... Finalmente, voce pode olhar exemplos de uso com golpes variados nesse video.. que por sorte, eh de poucas palavras 🙂 Ultimo comentario.. minha preferencia eh que que se treine um lado de cada vez ao invés de alternando socos.. A razao eh que a Makiwara sempre mostra para voce, a cada soco, o que esta ou nao certo no seu alinhamento.. e voce vai corrigindo e melhorando a forma soco a soco.. Eventualmente, voce pode alternar sem problemas. Boa sorte Só posso agradecer também da mesma maneira! Que Deus te abençoe e recompense grandemente. Vou observar essas coisas e tentar providenciar aqui para mim. Não sei como está em outras cidades, mas aqui em Belo Horizonte por menos que 200 reais mensais numa academia tá difícil de arranjar... Share this post Link to post Share on other sites
masterblaster 0 Posted October 13, 2025 @armlock, @NEGO DÁGUA, @oxeboxing, @Lonely, @André Filho, passando para deixar mais uma memória, e em se falando de calejamento, lembrei dessa situação que, se não é um calejamento propriamente dito, acabava calejando o corpo e até a alma. Os treinos de kickboxing aconteciam de manhã, de tarde e de noite. Geralmente não ia nos da tarde por causa do trabalho, mas não faltava de manhã e de noite. E os da manhã eram os top, que ia toda a elite dos graduados, então para um garoto iniciante era sensacional estar ali. Começava às 7:00h. Mas o grande diferencial é que a gente tinha que chegar 6:10/6:15h. Daí tirava a camisa, deixava dentro da academia, trancava a porta e saía todo mundo para correr, sempre com Fernando na frente. Agora, imagina de manhã cedinho assim em Teresópolis, cidade serrana, já naturalmente fria. Podia ser verão ou inverno, podia estar frio ou esquentando, chovendo forte ou fraco que tinha a tal corrida. Às vezes a gente ainda via as plantas meio branquinhas da geada da madrugadas, e tome corrida. Depois voltava para a academia, secava com a toalha e já embalava corda, alongamento, depois a preparação física e o treino. @armlock, imagino que você tenha memórias bem parecidas e uma saudade muito igual, não? Share this post Link to post Share on other sites
masterblaster 0 Posted October 13, 2025 Em 10/3/2025 at 10:29 PM, Lonely disse: Só posso agradecer também da mesma maneira! Que Deus te abençoe e recompense grandemente. Vou observar essas coisas e tentar providenciar aqui para mim. Não sei como está em outras cidades, mas aqui em Belo Horizonte por menos que 200 reais mensais numa academia tá difícil de arranjar... Você é mineiro lonely? Eu nasci em Juiz de Fora. Será meu conterrâneo? Share this post Link to post Share on other sites
NEGO DÁGUA 0 Posted October 13, 2025 11 minutos atrás, masterblaster disse: @armlock, @NEGO DÁGUA, @oxeboxing, @Lonely, @André Filho, passando para deixar mais uma memória, e em se falando de calejamento, lembrei dessa situação que, se não é um calejamento propriamente dito, acabava calejando o corpo e até a alma. Os treinos de kickboxing aconteciam de manhã, de tarde e de noite. Geralmente não ia nos da tarde por causa do trabalho, mas não faltava de manhã e de noite. E os da manhã eram os top, que ia toda a elite dos graduados, então para um garoto iniciante era sensacional estar ali. Começava às 7:00h. Mas o grande diferencial é que a gente tinha que chegar 6:10/6:15h. Daí tirava a camisa, deixava dentro da academia, trancava a porta e saía todo mundo para correr, sempre com Fernando na frente. Agora, imagina de manhã cedinho assim em Teresópolis, cidade serrana, já naturalmente fria. Podia ser verão ou inverno, podia estar frio ou esquentando, chovendo forte ou fraco que tinha a tal corrida. Às vezes a gente ainda via as plantas meio branquinhas da geada da madrugadas, e tome corrida. Depois voltava para a academia, secava com a toalha e já embalava corda, alongamento, depois a preparação física e o treino. @armlock, imagino que você tenha memórias bem parecidas e uma saudade muito igual, não? Ruim , para quem era gordinho, e ir com a terás balançando kkkk. Brincadeira Share this post Link to post Share on other sites
oxeboxing 0 Posted October 13, 2025 17 minutes ago, masterblaster said: @armlock, @NEGO DÁGUA, @oxeboxing, @Lonely, @André Filho, passando para deixar mais uma memória, e em se falando de calejamento, lembrei dessa situação que, se não é um calejamento propriamente dito, acabava calejando o corpo e até a alma. Os treinos de kickboxing aconteciam de manhã, de tarde e de noite. Geralmente não ia nos da tarde por causa do trabalho, mas não faltava de manhã e de noite. E os da manhã eram os top, que ia toda a elite dos graduados, então para um garoto iniciante era sensacional estar ali. Começava às 7:00h. Mas o grande diferencial é que a gente tinha que chegar 6:10/6:15h. Daí tirava a camisa, deixava dentro da academia, trancava a porta e saía todo mundo para correr, sempre com Fernando na frente. Agora, imagina de manhã cedinho assim em Teresópolis, cidade serrana, já naturalmente fria. Podia ser verão ou inverno, podia estar frio ou esquentando, chovendo forte ou fraco que tinha a tal corrida. Às vezes a gente ainda via as plantas meio branquinhas da geada da madrugadas, e tome corrida. Depois voltava para a academia, secava com a toalha e já embalava corda, alongamento, depois a preparação física e o treino. @armlock, imagino que você tenha memórias bem parecidas e uma saudade muito igual, não? Mestre, esse seu relato me lembrou um seminário de Thai que eu participei com o Thiago Vaz, o @NEGO DÁGUA deve conhecer ele, inclusive ele mora na Tailândia agora, foi um dia inteiro de treino, das 8h às 16h, com 1h30 de almoço, basicamente começamos com corrida de 4km, depois treino de mão pela manhã e treino completo a tarde, só sei que às 16h eu já estava quase vomitando, acho que foi o treino mais intenso que já fiz na vida, foram 2 dias assim, e ele fala que esse treino foi o de camping pra lutadores profissionais, muito foda, quem fica nesse ritmo durante 2 meses de camping mata qualquer um! Share this post Link to post Share on other sites
oxeboxing 0 Posted October 13, 2025 7 minutes ago, NEGO DÁGUA said: Ruim , para quem era gordinho, e ir com a terás balançando kkkk. Brincadeira Eu odeio corrida, dia de sábado Pedro bota a gente pra correr, confesso que eu fico arrumando desculpas pra não ir pra esse treino kkk mas não adianta poq no jiu tem corrida também, então eu não tenho pra onde correr kkkkk Share this post Link to post Share on other sites
NEGO DÁGUA 0 Posted October 13, 2025 20 minutos atrás, oxeboxing disse: Mestre, esse seu relato me lembrou um seminário de Thai que eu participei com o Thiago Vaz, o @NEGO DÁGUA deve conhecer ele, inclusive ele mora na Tailândia agora, foi um dia inteiro de treino, das 8h às 16h, com 1h30 de almoço, basicamente começamos com corrida de 4km, depois treino de mão pela manhã e treino completo a tarde, só sei que às 16h eu já estava quase vomitando, acho que foi o treino mais intenso que já fiz na vida, foram 2 dias assim, e ele fala que esse treino foi o de camping pra lutadores profissionais, muito foda, quem fica nesse ritmo durante 2 meses de camping mata qualquer um! Conheço sim, ele treinava com Geo Pirata , e depois foi se especializar no muay thai Share this post Link to post Share on other sites
André Filho 0 Posted October 13, 2025 57 minutos atrás, masterblaster disse: @armlock, @NEGO DÁGUA, @oxeboxing, @Lonely, @André Filho, passando para deixar mais uma memória, e em se falando de calejamento, lembrei dessa situação que, se não é um calejamento propriamente dito, acabava calejando o corpo e até a alma. Os treinos de kickboxing aconteciam de manhã, de tarde e de noite. Geralmente não ia nos da tarde por causa do trabalho, mas não faltava de manhã e de noite. E os da manhã eram os top, que ia toda a elite dos graduados, então para um garoto iniciante era sensacional estar ali. Começava às 7:00h. Mas o grande diferencial é que a gente tinha que chegar 6:10/6:15h. Daí tirava a camisa, deixava dentro da academia, trancava a porta e saía todo mundo para correr, sempre com Fernando na frente. Agora, imagina de manhã cedinho assim em Teresópolis, cidade serrana, já naturalmente fria. Podia ser verão ou inverno, podia estar frio ou esquentando, chovendo forte ou fraco que tinha a tal corrida. Às vezes a gente ainda via as plantas meio branquinhas da geada da madrugadas, e tome corrida. Depois voltava para a academia, secava com a toalha e já embalava corda, alongamento, depois a preparação física e o treino. @armlock, imagino que você tenha memórias bem parecidas e uma saudade muito igual, não? Os cascas grossas são forjados assim. Share this post Link to post Share on other sites
NEGO DÁGUA 0 Posted October 13, 2025 4 minutos atrás, André Filho disse: Os cascas grossas são forjados assim. Hoje isso é errado!! Share this post Link to post Share on other sites