masterblaster 0 Posted October 2, 2025 1 hora atrás, NEGO DÁGUA disse: Esse post seu é do mestre @armlock foi uma reedição do tópico," Treino a Portas Fechadas " documento histórico sobrr arte marcial Brasileira!! Como as coisas mudam, né? Antigamente esses treinos eram rotina e hoje são vistos como raridades. O tempo voa mesmo! Share this post Link to post Share on other sites
oxeboxing 0 Posted October 2, 2025 3 hours ago, masterblaster said: O @oxeboxing foi um presente que esse Fórum recebeu. Em pouco tempo apresentou uma evolução absurda, difícil de se ver. Estuda e pratica demais, não tem vergonha de aprender e não tem medo de ensinar. Disse que deseja demais se tornar um mestre, mas em muitos pontos aqui já é, assim como o @NEGO DÁGUA, @João P e @Gurkha. Você e o @NEGO DÁGUA não tem noção mas mudaram minha vida no sentido da luta, eu cheguei aqui e só sabia de Boxe, em 5 anos já sou faixa-roxa de jiu-jitsu e já tenho algumas graduações no Thai, me amarro em fazer treinos mistos, taparia, bloqueio, treinos de MMA, visitar outras academias, ler livros, conversar com pessoas eu fico fascinado, eu tento salvar o máximo de informações possíveis pois quero passar isso adiante, acho o conhecimento o bem mais valioso que nós temos. Muito obrigado mestre. Share this post Link to post Share on other sites
masterblaster 0 Posted October 2, 2025 2 horas atrás, oxeboxing disse: Você e o @NEGO DÁGUA não tem noção mas mudaram minha vida no sentido da luta, eu cheguei aqui e só sabia de Boxe, em 5 anos já sou faixa-roxa de jiu-jitsu e já tenho algumas graduações no Thai, me amarro em fazer treinos mistos, taparia, bloqueio, treinos de MMA, visitar outras academias, ler livros, conversar com pessoas eu fico fascinado, eu tento salvar o máximo de informações possíveis pois quero passar isso adiante, acho o conhecimento o bem mais valioso que nós temos. Muito obrigado mestre. Eu que agradeço, oxe! Fico emocionado em saber que pude participar em alguma coisa desse seu aprendizado. Mérito todo seu, de buscar, aprender e praticar. Sua força de vontade e disciplina é que sempre te farão crescer e chegar onde você almejar. É um orgulho imenso que você esteja nessa caminhada conosco. Grande abraço! Share this post Link to post Share on other sites
armlock 0 Posted October 2, 2025 (edited) 22 horas atrás, João P disse: Aula. Sempre tive curiosidade de saber mais sobre o Makiwara, que tipo de treino dá pra fazer, pra que serve, etc...vi um video um tempo atras que o Lyoto deu um pro Marco Ruas pra colocar na garagem dele e o coroa ficou fissurado no treino...deve ter visto algo de muito útil Joao, Estou meio sem tempo para ler frequentemente e responder com assiduidade, mas o Makiwara eh um instrumento japonês bem simples de construir que eh frequentemente subestimada. Voce pode obviamente ver fotos e videos na internet, e pode variar de uma tábua bem rígida, com uma extremidade engastada no solo e a outra com um pedaço de sisal ou corda, com ou sem a adição de um pedaço de couro, amarrado de forma a revestir a madeira, a algo semelhando porem utilizando um tronco de arvore ao invés da tábua, com maior quantidade de sisal. A altura pode variar de forma que o praticante (originalmente de algum estilo de Karate), focaliza o soco ou chute na parte revestida, Muitos imaginam que o efeito eh calejar as mãos ou pés, e realmente esse eh um efeito do uso. Porem o uso correto da Makiwara, que envolve o "timing" correto com o alinhamento do punho, antebraço, braco e ombro no momento do contato, aumenta a densidade dos ossos de todas essas partes e nao so das mãos. Para isso o "tranco"/impacto no momento do contato tem que ser transmitido como uma "onda" (imagine ondas como se estuda em Física... como num terremoto, se propagando pelo solo). Se voce pesquisar, vai descobrir (ou pode ser que ja saiba), que o aumento da densidade óssea se da de forma mais rápida por ocasião de impactos fortes e de "curta" duração. Portanto se voce alinha o corpo da forma certa, voce deve sentir o impacto no Makiwara la nos ombros, e ate na coluna. Entao a cada soco voce esta fortalecendo e densificando ("calejando") toda a parte esquletal envolvida. Se voce pesquisar, vai ver que pode ser usada com golpes lineares, circulares, laterais, mãos, pés, ante-braços, cotovelos etc. Repetindo e focalizando na transmissão do impacto pelo corpo, voce começa a notar quais partes do corpo estao sendo estressadas (no bom sentido). Uma vez que voce aprende a usar, nota que socar makiwara eh bem diferente de socar saco de areia. Mesmo os densos. Porque a reacao da tábua eh bem diferente da do saco. A makiwara resiste "elasticamente" ao soco, enquanto o saco resiste por inércia. Voce manter.a pressão do soco por alguns microsegundos após o impacto nos dois tem sensações bem diferentes. Enfim, como tudo na vida, quanto mais você usa alguma coisa, mais propriedades voce descobre. Sugiro voce experimentar e descobrir por si próprio. Nao se desencante se na primeira vez que usar nao ver nada "magico" no aparelho... A magica estará no que voce descobrir sobre seu próprio corpo com o tempo de uso. Boa sorte. Edited October 3, 2025 by armlock Share this post Link to post Share on other sites
armlock 0 Posted October 2, 2025 3 horas atrás, masterblaster disse: Eu que agradeço, oxe! Fico emocionado em saber que pude participar em alguma coisa desse seu aprendizado. Mérito todo seu, de buscar, aprender e praticar. Sua força de vontade e disciplina é que sempre te farão crescer e chegar onde você almejar. É um orgulho imenso que você esteja nessa caminhada conosco. Grande abraço! Eh... A lenha antiga vai se esfacelando... mas madeira fresca vai sendo adicionada... e o fogo continua ardendo... felizmente. Share this post Link to post Share on other sites
João P 0 Posted October 3, 2025 30 minutos atrás, armlock disse: Joao, Estou meio sem tempo para ler frequentemente e responder com assiduidade, mas o Makiwara eh um instrumento japonês bem simples de construir que eh frequentemente subestimada. Voce pode obviamente ver fotos e videos na internet, e pode variar de uma tábua bem rígida, com uma extremidade engastada no solo e a outra com um pedaço de sisal ou corda, com ou sem a adição de um pedaço de couro, amarrado de forma a revestir a madeira, a algo semelhando porem utilizando um tronco de arvore ao invés da tábua, com maior quantidade de sisal. A altura pode variar de forma que o praticante (originalmente de algum estilo de Karate), focaliza o soco ou chute na parte revestida, Muitos imaginam que o efeito eh calejar as mãos ou pés, e realmente esse eh um efeito do uso. Porem o uso correto da Makiwara, que envolve o "timing" correto com o alinhamento do punho, antebraço, braco e ombro no momento do contato, aumenta a densidade dos ossos de todas essas partes e nao so das mãos. Para isso o "tranco"/impacto no momento do contato tem que ser transmitido como uma "onda" (imagine ondas como se estuda em Física... como num terremoto, se propagando pelo solo). Se voce pesquisar, vai descobrir (ou pode ser que ja saiba), que o aumento da densidade óssea se da de forma mais rápida por ocasião de impactos fortes e de "curta" duração. Portanto se voce alinha o corpo da forma certa, voce deve sentir o impacto no Makiwara la nos ombros, e ate na coluna. Entao a cada soco voce esta fortalecendo e densificando ("calejando") toda a parte esquletal envolvida. Se voce pesquisar, vai ver que pode ser usada com golpes lineares, circulares, laterais, mãos, pés, ante-braços, cotovelos etc. Repetindo e focalizando na transmissão do impacto pelo corpo, voce começa a notar quais partes do corpo estao sendo estressadas (no bom sentido). Uma vez que voce aprende a usar, nota que socar makiwara eh bem diferente de socar saco de areia. Mesmo os densos. Porque a reacao da tábua eh bem diferente da do saco. A makiwara resiste "elasticamente" ao soco, enquanto o saco resiste por inércia. Voce manter.a pressão do soco por alguns microsegundos após o impacto nos dois tem sensações bem diferentes. Enfim, como tudo na vida, quanto mais você usa alguma coisa, mais propriedades voce descobre. Sugiro voce experimentar e descobrir por si próprio. Nao se desencante se na primeira vez que usar nao ver nada "magico" no aparelho... A magica estará no que voce descobrir sobre seu próprio corpo com o tempo de uso. Boa sorte. Outra aula - precisa vir mais aqui realmente - percebe se que tem um conhecimento diferenciado. Além do makiwara que tipo de equipamento, treinamentos não usuais, de outras artes marciais além do Boxe, Kickboxing e Muay Thai que é de onde a maioria da galera aqui é e conhece (inclusive eu) - vc enxerga aplicação na melhoria da parte da luta em pé? Neste vídeo que eu vi do Lyoto ensinando o Marco Ruas a usar o makiwara eu percebi que o Marco pegou a coisa e viu uma utilidade grande - agora eu não sei se a minha memória está falha ou se foi o Poatan neste vídeo e não o Marco Ruas...mas enfim, era um dos dois e ele entendeu e ficou repetindo ali pra pegar a manha do negócio e na época eu fiquei curioso a respeito Share this post Link to post Share on other sites
Lonely 0 Posted October 3, 2025 2 horas atrás, armlock disse: Joao, Estou meio sem tempo para ler frequentemente e responder com assiduidade, mas o Makiwara eh um instrumento japonês bem simples de construir que eh frequentemente subestimada. Voce pode obviamente ver fotos e videos na internet, e pode variar de uma tábua bem rígida, com uma extremidade engastada no solo e a outra com um pedaço de sisal ou corda, com ou sem a adição de um pedaço de couro, amarrado de forma a revestir a madeira, a algo semelhando porem utilizando um tronco de arvore ao invés da tábua, com maior quantidade de sisal. A altura pode variar de forma que o praticante (originalmente de algum estilo de Karate), focaliza o soco ou chute na parte revestida, Muitos imaginam que o efeito eh calejar as mãos ou pés, e realmente esse eh um efeito do uso. Porem o uso correto da Makiwara, que envolve o "timing" correto com o alinhamento do punho, antebraço, braco e ombro no momento do contato, aumenta a densidade dos ossos de todas essas partes e nao so das mãos. Para isso o "tranco"/impacto no momento do contato tem que ser transmitido como uma "onda" (imagine ondas como se estuda em Física... como num terremoto, se propagando pelo solo). Se voce pesquisar, vai descobrir (ou pode ser que ja saiba), que o aumento da densidade óssea se da de forma mais rápida por ocasião de impactos fortes e de "curta" duração. Portanto se voce alinha o corpo da forma certa, voce deve sentir o impacto no Makiwara la nos ombros, e ate na coluna. Entao a cada soco voce esta fortalecendo e densificando ("calejando") toda a parte esquletal envolvida. Se voce pesquisar, vai ver que pode ser usada com golpes lineares, circulares, laterais, mãos, pés, ante-braços, cotovelos etc. Repetindo e focalizando na transmissão do impacto pelo corpo, voce começa a notar quais partes do corpo estao sendo estressadas (no bom sentido). Uma vez que voce aprende a usar, nota que socar makiwara eh bem diferente de socar saco de areia. Mesmo os densos. Porque a reacao da tábua eh bem diferente da do saco. A makiwara resiste "elasticamente" ao soco, enquanto o saco resiste por inércia. Voce manter.a pressão do soco por alguns microsegundos após o impacto nos dois tem sensações bem diferentes. Enfim, como tudo na vida, quanto mais você usa alguma coisa, mais propriedades voce descobre. Sugiro voce experimentar e descobrir por si próprio. Nao se desencante se na primeira vez que usar nao ver nada "magico" no aparelho... A magica estará no que voce descobrir sobre seu próprio corpo com o tempo de uso. Boa sorte. Que legal, se comprar um na Internet vale a pena? Ou só em uma academia mesmo? Share this post Link to post Share on other sites
NEGO DÁGUA 0 Posted October 3, 2025 2 horas atrás, João P disse: Outra aula - precisa vir mais aqui realmente - percebe se que tem um conhecimento diferenciado. Além do makiwara que tipo de equipamento, treinamentos não usuais, de outras artes marciais além do Boxe, Kickboxing e Muay Thai que é de onde a maioria da galera aqui é e conhece (inclusive eu) - vc enxerga aplicação na melhoria da parte da luta em pé? Neste vídeo que eu vi do Lyoto ensinando o Marco Ruas a usar o makiwara eu percebi que o Marco pegou a coisa e viu uma utilidade grande - agora eu não sei se a minha memória está falha ou se foi o Poatan neste vídeo e não o Marco Ruas...mas enfim, era um dos dois e ele entendeu e ficou repetindo ali pra pegar a manha do negócio e na época eu fiquei curioso a respeito Poatan , Marco Ruas batia , Makiwara nos anos 80 com Ronaldo e Tanaka segundo ele , já relatou . Já bati Makiwara e realmente dá uma densidade na mão. Não sei até onde , os exercícios de " calejamento " estao certos ou errados . Mas algo que na Tailândia eles dão risada , no Japão se faz a morrer e sua eficiência é inegavel, tanto que no campeonato mundial de low kick, de 10 Kyokushin perdi 1 e olha lá . Vamos lá, no muay thai se caleja com sacos e aparadores duros , não algo similar a métodos que era feitos antigamente?, já treinei em um local que o aparador parecida um pedaço de pau, você chutava e pedia a morte quando não se tinha o costume. Share this post Link to post Share on other sites
oxeboxing 0 Posted October 3, 2025 7 minutes ago, NEGO DÁGUA said: aparador parecida um pedaço de pau, você chutava e pedia a morte quando não se tinha o costume Tem um desse aqui na academia, é de couro legítimo, parece um tamanco, tailandês sabe fazer aparador Share this post Link to post Share on other sites
masterblaster 0 Posted October 3, 2025 13 horas atrás, armlock disse: Eh... A lenha antiga vai se esfacelando... mas madeira fresca vai sendo adicionada... e o fogo continua ardendo... felizmente. Verdade, o fogo não pode apagar! Dá muito orgulho e uma alegria enorme ver que, ao menos aqui, essa geração mais nova ainda está em contato com os métodos que praticávamos e hoje se tornaram “tradição”. Ver o crescimento individual desses meninos é bacana demais. @NEGO DÁGUA (antigo Mão Pesada) e @oxeboxing tiveram aqui uma evolução difícil de se ver. Tornaram-se estudiosos das lutas, conhecedores dos bastidores, praticantes e competidores. Eu buscava informações e conhecimento nas revistas Kiai e Black Belt (essa última importada, difícil de encontrar nas bancas de Teresópolis), depois na Combate (tudo sobre o Pride) e Gracie Magazine, e nos raros livros da época, como o “Manual de Boxe Tailandês” da Ediouro. Você deve ter tido uma busca parecida. E esses garotos, como manda a geração deles, adquirem conhecimentos iguais ou maiores na internet. Praticam, testam e experimentam. E apesar disso ainda estão aqui conosco, num Fórum, meio quase obsoleto de comunicação. E sem exceção, todos os membros aqui podem dar aula de conhecimento em qualquer meio que apareçam. É como você falou, o cetro passa para a nova geração. Ainda bem, né? Share this post Link to post Share on other sites
masterblaster 0 Posted October 3, 2025 11 horas atrás, Lonely disse: Que legal, se comprar um na Internet vale a pena? Ou só em uma academia mesmo? Lonely, você pode até encontrar na internet, mas acho que o @armlock vai confirmar que seria interessante ter uma orientação mais específica para usar e aproveitar melhor a dissipação da energia, como ele falou. Porque vai ter que fazer os socos diretos saindo de uma forma um pouco diferente. Vale pesquisar. Share this post Link to post Share on other sites
Lonely 0 Posted October 3, 2025 (edited) 38 minutos atrás, masterblaster disse: Lonely, você pode até encontrar na internet, mas acho que o @armlock vai confirmar que seria interessante ter uma orientação mais específica para usar e aproveitar melhor a dissipação da energia, como ele falou. Porque vai ter que fazer os socos diretos saindo de uma forma um pouco diferente. Vale pesquisar. Eu gostaria muito de procurar um lugar para ter orientação, mas como outros homens de classe trabalhadora, as coisas estão difíceis no período que estamos vivendo. Eu vou procurar saber mais! Eu vi que tem para vender, não é caro, mas gostaria de saber se vale a pena e se é possível praticar sozinho procurando informações como você expôs mais acima! Agradeço a ajuda, que Deus te abençoe! Edited October 3, 2025 by Lonely Share this post Link to post Share on other sites
masterblaster 0 Posted October 3, 2025 1 hora atrás, Lonely disse: Eu gostaria muito de procurar um lugar para ter orientação, mas como outros homens de classe trabalhadora, as coisas estão difíceis no período que estamos vivendo. Eu vou procurar saber mais! Eu vi que tem para vender, não é caro, mas gostaria de saber se vale a pena e se é possível praticar sozinho procurando informações como você expôs mais acima! Agradeço a ajuda, que Deus te abençoe! Putz, nem me fale em tempos difíceis! Nosso país está passando um aperto enorme! O @armlock pode falar bem melhor do que eu, mas se você realmente estiver interessado em trabalhar makiwara, é bom estar atento à postura. O trabalho básico inicial seria posicionar-se de frente, pernas abertas, na altura dos ombros, joelhos semi flexionados. Os cotovelos ficam juntos às costelas, e o soco sai daí para frente, muito parecido com o movimento daqueles bonecos lango-lango, lembra? Uma vez para cada lado, alternadamente. O soco vai sair fraco, basicamente fazendo apenas contato leve, principalmente com os nós dos dedos indicador e médio, embora o soco use toda a mão, mas com impacto principal nessa região. Daí você vai aumentando progressivamente a força do soco, na medida em que for acostumando. Dessa forma você trabalha a dispersão do impacto mais “simetricamente”. Depois de um tempo você pode adotar a base do karatê para socar, trabalhando sempre os dois lados, gerando um golpe mais potente. Obviamente que isso para começar, depois vai aprendendo a usar para outras partes do corpo e também de outras formas, de maneira até intuitiva. Confere, mestre @armlock? Espero ter ajudado, o que precisar estamos aí! Share this post Link to post Share on other sites
Lonely 0 Posted October 3, 2025 1 hora atrás, masterblaster disse: Putz, nem me fale em tempos difíceis! Nosso país está passando um aperto enorme! O @armlock pode falar bem melhor do que eu, mas se você realmente estiver interessado em trabalhar makiwara, é bom estar atento à postura. O trabalho básico inicial seria posicionar-se de frente, pernas abertas, na altura dos ombros, joelhos semi flexionados. Os cotovelos ficam juntos às costelas, e o soco sai daí para frente, muito parecido com o movimento daqueles bonecos lango-lango, lembra? Uma vez para cada lado, alternadamente. O soco vai sair fraco, basicamente fazendo apenas contato leve, principalmente com os nós dos dedos indicador e médio, embora o soco use toda a mão, mas com impacto principal nessa região. Daí você vai aumentando progressivamente a força do soco, na medida em que for acostumando. Dessa forma você trabalha a dispersão do impacto mais “simetricamente”. Depois de um tempo você pode adotar a base do karatê para socar, trabalhando sempre os dois lados, gerando um golpe mais potente. Obviamente que isso para começar, depois vai aprendendo a usar para outras partes do corpo e também de outras formas, de maneira até intuitiva. Confere, mestre @armlock? Espero ter ajudado, o que precisar estamos aí! Muito obrigado, mestre! Que Deus te retribua grandemente! Share this post Link to post Share on other sites
masterblaster 0 Posted October 3, 2025 40 minutos atrás, Lonely disse: Muito obrigado, mestre! Que Deus te retribua grandemente! Que isso Lonely, eu que agradeço a paciência, precisando estamos aí. Muito obrigado e Deus te abençoe também! Share this post Link to post Share on other sites