oxeboxing 0 Posted October 1, 2025 On 9/19/2025 at 3:20 PM, NEGO DÁGUA said: Treinador jovem, vídeo atual, hoje em dia não conheço uma academia tirando de jarate kyokushin que façam algo similar . @masterblaster @oxeboxing @André Filho @pipo @JOAO MIR JJ @junior-sjc @Garfield Calejamento é um tema complexo, meu mestre de Thai nunca fez calejamento e tem duas barras de ferro no lugar da canela, mesmo usando caneleira, quando ele me chuta parece que ele ta dando de barrote, é horrível, uma dor sinistra, inclusive ele lutou esse fds e nocauteou de low-kick. Eu acho que o calejamento mais natural possível é treinando e lutando muito, chutando muito saco, aparador, não nasce mais cabelo nas minhas canelas, de tanto aparador que fico chutando, tanto saco, tanto bloqueio, acho que é um processo natural. Eu não curto muito o calejamento proposital poq o perigo de torar uma tíbia é daqui pra ali, imagina eu dar 500 chutes de cada perna no aparador num treino, e no final eu ainda ter que chutar pneu, ou qualquer outra coisa, e ter que lutar ainda em poucas semanas, o risco de fraturar a perna é alto e estraga a vida do lutador, mas é minha opinião como uma pessoa de pouca experiência comparado a muita gente aqui. Eu gosto de combinar treino de chute com explosão, a gente faz muito isso nos sábados, corre 2km ou 4km, sobe escadaria correndo, chega lá em cima da 10 chutes no aparador com o máximo de força possível, o chute vira machadada é letal demais. Lembro de Superbon da Tailândia, um dos melhores chutadores de lá, ele divulgou um treino aonde ele sobe uma ladeira com um pneu de caminhão amarrado nas costas por uma corda, e ele subindo dando um chute de cada perna no aparador, deve ser exaustivo pra caralho mas o cara tem uma potência absurda, e se você tem essa potência e entra em choque com uma canela ou um saco ou um aparador, vai calejar. Share this post Link to post Share on other sites
oxeboxing 0 Posted October 1, 2025 On 9/20/2025 at 11:38 PM, NEGO DÁGUA said: Na Tailândia dizem que o treinamento é arcaico , porém lá alguém cansa ? Pior que eles se modernizaram muito, aderiram a periodização e estão ficando afiados de boxe, estão lutando muito nas regras de luvinhas de mma, mas mesmo o treinamento antigo ainda é válido. Share this post Link to post Share on other sites
oxeboxing 0 Posted October 1, 2025 On 9/21/2025 at 12:34 AM, João P said: os gringos são ruins, de técnicas, do básico...não sabem balançar a cabeça, entrar num jab trocando... Cara, repare em algumas lutas do UFC por exemplo, os caras não sabem fazer fundamentos básicos, é bizarro Share this post Link to post Share on other sites
oxeboxing 0 Posted October 1, 2025 3 hours ago, masterblaster said: A gente endurecia gradativamente, e no final era muito comum estar fazendo abdominal e no meio da subida levar um golpe de bastão de madeira no estômago, canela ou antebraço (que tinha obrigatoriamente que estar colado na cabeça). Mestrão e se eu te falar que na minha academia de Thai meu mestre tem um bastão de baseball pra fazer justamente isso kk No abdominal ele anda por cima da barriga da galera, ele tem um exercício, que não sei se é da galera das antigas, mas ele bota a galera em fila e da um haltere pra cada um segurar acima da cabeça e ele vai passando socando o abdômen de todo mundo, quem deixar o haltere abaixar na linha da cabeça paga 10, eu me divirto com esse drill. Share this post Link to post Share on other sites
oxeboxing 0 Posted October 1, 2025 3 hours ago, masterblaster said: Hoje isso está praticamente extinto. Tenho um amigo que tem uma academia de bjj numa viela próxima daqui de casa. Pois bem, ele resolveu mudar a academia para uma bonita sala na rua central, com janelões de vidro onde os transeuntes podiam ver um pouco do treino. Não durou seis meses e teve que voltar para a viela, debaixo de críticas quanto a um esporte tão “violento”. Puxa vida, quando eu comecei no kickboxing meu pai assinou um termo de responsabilidade que isentava meu mestre de algo pior que me acontecesse. E aconteceram muitas coisas, mas todas serviram para me endurecer e moldar meu caráter e vontade. Agradeço por cada uma e sempre repassei esses valores e métodos para meus alunos. E isso fazia uma diferença brutal quando enfrentavam alunos de academias que não tinham essas práticas. Oss Admiro demais pessoas que passaram por essa faze, eu me sinto abençoado de estar aqui conversando com vocês e de ta treinando com galera cascuda dos anos 90, tanto no jiu-jitsu quanto no Thai, eu sei que o treino das antigas não pode ser copiado 100% pra hoje em dia, mas eu vejo meus dois mestres tentando sempre que possível, meu mestre faixa-cora de jiu-jitsu sempre marca a taparia dia de quinta, ensina pisão, socos e cotoveladas pra galera, mesmo nas aulas comerciais, me amarro demais. Meu mestre de Thai nos treinos comerciais ele sempre que pode da um treino mais old school pra mostrar pra galera como é realmente que fica duro na luta, e o pessoal compreende e alguns até curtem, quando eu for faixa-preta de ambas as artes eu quero ter essa missão de pegar o que há de melhor do old school e dar uma nova roupagem pros treinos modernos, eu ainda acredito que tem muita coisa válida da velha guarda que pode ser aproveitado, eu não sou contra a técnicas mais refinadas mas sou defensor de que um homem que da o mesmo chute 1000 vezes é melhor do que o homem que sabe 1000 chutes diferentes. Share this post Link to post Share on other sites
oxeboxing 0 Posted October 1, 2025 3 hours ago, masterblaster said: Com sua licença, vou cotar o @NEGO DÁGUA e o @oxeboxing (casca grossa e estudioso das lutas) para aparecerem aqui, porque vão gostar demais de te ver aqui. Me sinto honrado de ser lembrado por você! Muito obrigado mestre. Share this post Link to post Share on other sites
oxeboxing 0 Posted October 1, 2025 4 hours ago, armlock said: Esta dificil achar escolas com culturas marciais e nao simplesmente esportivas... Oh well.. Concordo mestre, as pessoas estão definindo valores baseados em graduações e eventos, não há mais formação de pilares mais profundos com a verdadeira marcialidade, tudo é comercial, eu entendo que o professor precisa fazer dinheiro, mas eu acredito que da pra ser bem sucedido com artes marciais sem perder os fundamentos e valores, mesmo que nossa sociedade esteja desprovida disso, pois eu acho que justamente as artes marciais podem recuperar esses valores, as raízes precisam ser recuperadas e esse processo pode ser feito sem desrespeito ao presente, entendo que não é todo mundo que gosta de sentir dor, mas não da pra aprender a bater sem conhecer as verdadeiras dores de apanhar, o verdadeiro treino é feito pra derrubar o nosso ego e fazer com que a gente conheça a nós mesmos pelo processo da dor e logo após a superação vem a sabedoria, espero ser um dia capaz de honrar vocês e passar isso adiante. Share this post Link to post Share on other sites
NEGO DÁGUA 0 Posted October 1, 2025 2 horas atrás, oxeboxing disse: Calejamento é um tema complexo, meu mestre de Thai nunca fez calejamento e tem duas barras de ferro no lugar da canela, mesmo usando caneleira, quando ele me chuta parece que ele ta dando de barrote, é horrível, uma dor sinistra, inclusive ele lutou esse fds e nocauteou de low-kick. Eu acho que o calejamento mais natural possível é treinando e lutando muito, chutando muito saco, aparador, não nasce mais cabelo nas minhas canelas, de tanto aparador que fico chutando, tanto saco, tanto bloqueio, acho que é um processo natural. Eu não curto muito o calejamento proposital poq o perigo de torar uma tíbia é daqui pra ali, imagina eu dar 500 chutes de cada perna no aparador num treino, e no final eu ainda ter que chutar pneu, ou qualquer outra coisa, e ter que lutar ainda em poucas semanas, o risco de fraturar a perna é alto e estraga a vida do lutador, mas é minha opinião como uma pessoa de pouca experiência comparado a muita gente aqui. Eu gosto de combinar treino de chute com explosão, a gente faz muito isso nos sábados, corre 2km ou 4km, sobe escadaria correndo, chega lá em cima da 10 chutes no aparador com o máximo de força possível, o chute vira machadada é letal demais. Lembro de Superbon da Tailândia, um dos melhores chutadores de lá, ele divulgou um treino aonde ele sobe uma ladeira com um pneu de caminhão amarrado nas costas por uma corda, e ele subindo dando um chute de cada perna no aparador, deve ser exaustivo pra caralho mas o cara tem uma potência absurda, e se você tem essa potência e entra em choque com uma canela ou um saco ou um aparador, vai calejar. Se vc um dia treinar kyokushin, verá que o calejamento antigo é algo totalmente válido, vá na minha Share this post Link to post Share on other sites
João P 0 Posted October 1, 2025 5 horas atrás, NEGO DÁGUA disse: Se vc um dia treinar kyokushin, verá que o calejamento antigo é algo totalmente válido, vá na minha Quando eu morei em SP treinei Kickboxing um tempo na escola do Ademir da Costa que foi o primeiro brasileiro a passar pelo teste das 100 lutas do Kyokushin. Pioneiro, talvez o principal expoente do Kyokushin no Brasil na época dele mas por motivos de divergência dele com a federação japonesa ele saiu do Kyokushin e abriu o estilo dele de Karate, o Seiwakai que é um Kyokushin com alguns toques dele...pois bem, não cheguei a fazer aulas de Karate, treinava no horário do Kickboxing, onde grande parte dos alunos era graduado no Karate...e duas coisas se destacavam...uma era que eles chutavam alto muito bem, chutavam pouco na coxa e outra sem dúvida era como eles eram calejados...chutar a coxa deles era como se tivesse chutando um tronco de uma árvore. Treinavam muita absorção no corpo, tinha uns treinos tbm com aquelas espadas de bambu japonesas...não sei replicar mas com certeza tem muita coisa boa naquele treino. Share this post Link to post Share on other sites
NEGO DÁGUA 0 Posted October 1, 2025 20 minutos atrás, João P disse: Quando eu morei em SP treinei Kickboxing um tempo na escola do Ademir da Costa que foi o primeiro brasileiro a passar pelo teste das 100 lutas do Kyokushin. Pioneiro, talvez o principal expoente do Kyokushin no Brasil na época dele mas por motivos de divergência dele com a federação japonesa ele saiu do Kyokushin e abriu o estilo dele de Karate, o Seiwakai que é um Kyokushin com alguns toques dele...pois bem, não cheguei a fazer aulas de Karate, treinava no horário do Kickboxing, onde grande parte dos alunos era graduado no Karate...e duas coisas se destacavam...uma era que eles chutavam alto muito bem, chutavam pouco na coxa e outra sem dúvida era como eles eram calejados...chutar a coxa deles era como se tivesse chutando um tronco de uma árvore. Treinavam muita absorção no corpo, tinha uns treinos tbm com aquelas espadas de bambu japonesas...não sei replicar mas com certeza tem muita coisa boa naquele treino. Já fiz cerca de 1 ano e pouco kyokushin, mas é um pessoal meio maluco , eu sai fora , mas não posso negar os benefícios da modalidade, chutam muito bem , com variação similar ao Tkd , porém com mais contundência e o Brazilian kick é algo que pego uma galera até hoje , a parte física é muito boa , talvez a melhor que já vi em lutas , mas antigamente eu fazia um boxe que tínhamos um preparo físico absurdo , as lutas tinha aquecimento praticamente igual a um Crossfit Fora no kyokushin você era meio obrigado ou induzido a fazer musculação ... Agora não sei se é da escola do kickboxing do Kancho Ademir , mas na do kyokushin é muito chute na coxa.. Já lutei contra eles duas vezes e ganhei em campeonato de kickboxing usei muito boxe eles são muito ruins de kickboxing em si , o soco no rosto muda totalmente a dinâmica da luta .. Agora sobre calejamento não existir ... como digo apesar de toda ciência, treine esse estilo de karate , chega você se assusta , vcchyta a coxa dos cara graduados e sua canela dói, socar o tórax putz , parece universal boa parte deles são meio gordos, parece um bloco com gordura por cima, Francisco Filho chutando , parece que a perna é de ferro , vi ao vivo mas ele é um cara de uns 120 quilos e alto , também mistificações existem. Um brother meu , Rodrigo Lídio nocauteou feio no MMA o cara que estava no corner do Jean Silva o Eder Gama multi campeão de kyokushin em uma luta de MMA que foi basicamente em pé.. Eu posso falar que EU vi o Cigano da calor em pé no Ewerton Teixeira quando morou em Salvador, até estranhava o Paulosta não chutar a perna do Cigano .. me parecia bem desconfortável nos treinos em geral , era um cara muito educado e academia do Dorea é um lugar um tanto selvagem em educação . Share this post Link to post Share on other sites
oxeboxing 0 Posted October 1, 2025 7 hours ago, NEGO DÁGUA said: Se vc um dia treinar kyokushin, verá que o calejamento antigo é algo totalmente válido, vá na minha Confio em você, vou me aprofundar mais no assunto. Share this post Link to post Share on other sites
armlock 0 Posted October 1, 2025 (edited) 18 horas atrás, oxeboxing disse: Eu acho que o calejamento mais natural possível é treinando e lutando muito, chutando muito saco, aparador, não nasce mais cabelo nas minhas canelas, de tanto aparador que fico chutando, tanto saco, tanto bloqueio, acho que é um processo natural. Masterblaster e NegoD;Agua... eu acho que talvez voces lembrem mais das minhas historias do que eu mesmo.. Minhas memórias ja estao se perdendo no tempo. Mas se eu servi em alguma hora como motivação para alguém, ja fico satisfeito. Sempre foi a minha intenção apresentar perspectivas novas e aumentar os horizontes das pessoas. Ultimamente eu passei a ter nova apreciacao daquela poesia do Masoka Shiki... "Sempre que eu viro a cabeça, alguem que passou por mim se dissolve na neblina".. Eu compartilho da opinião do oxeboxing quanto ao método mais básico de calejamento. Nos usávamos sacos de areia longos, que tinham diferentes densidades dependendo da altura onde se chutava, e como todos aqui sabem, a região da base dos sacos eh extremamente densa e rígida. Porem mesmo o saco mais rígido, "cede" no impacto, mesmo que alguns milímetros. O Tanaka (se nao me falta a memória) uma vez disse que eles foram se calejar dando soco em postes no Japão, e quebraram as mãos ... disse que se arrependeu daquilo. Nunca me esqueci... Eu acho que os jovens sao sempre muito animados, e se nao supervisionados, podem se machucar seriamente. O pessoal experiente geralmente sabe que existe um método a ser seguido. Na época do Van Dame derrubando bananeiras com chutes, o pessoal que treinava comigo vindo da Asia ria do pessoal aqui nos US achando que dar chute em bananeira era a mesma coisa que chutar arvore. O tronco da bananeira apesar de duro, "cede".. eh importante voce nao bater em algo absolutamente rígido sem orientação... Por isso Makiwara's japonesas tem a corda...ela permite uma leve compressão, e a tábua fornece a resistencia... Mesmo nos exercícios de chutar e bloquear com a canela, para des-sensitivisar e calejar o osso, as pernas defendendo geralmente tambem cedem um pouco na hora do impacto. Shinai eh bastante bom para vários tipos de condicionamento, justamente porque tem um certo nível de flexibilidade, ou seja, causa o enrijecimento dos tecidos, músculos e ossos, sem danos. Se usava para bater nas pernas, nos braços e ante braços. So tinha que se esconder as marcas roxas depois. As historias dos bastoes na hora do abdominal me fez lembrar saudosamente e uma aula em particular no Tanaka. Ele costumava colocar todos deitados em fileiras, e mandava manter as as pernas e o tronco elevados a uns 45 graus, e socar o ar.. Cada um na fila contava 50 socos, e o proximo na fila recomecava a contar. do zero.. ia-se seguindo.. quando o decaimento de ritmo começava a ser percebido, ele saia andando pulando de barriga em barriga, como se fosse uma ponte.. enquanto o pessoal continuava contando...Mas Tanaka era magrinho e leve.... Um belo dia, ele colocou o pessoal deitado desta forma mas fez questão de colocar os alunos em ordem de tamanho e peso, de forma que o pessoal mais pesado ficava para o final da fila. Ai ele falou que quando um aluno acabasse de contar, era para ele levantar e pular de barriga em barriga, voltar ao lugar e continuar.. Ou seja quando começou o exercício, depois de 50 o mais leve saiu pulando barrigas.. depois de 100, o segundo mais leve saiu pulando barrigas... agora o pessoal começou a se desesperar quando depois de uns 500 acumulados, perceberam que o pessoal de 100kg iria pular nas barrigas no final quando estivessem exaustos... Foi um desespero total. Na minha opinião, o melhor eh alternar o tipo de exercícios, para nao so estimular de formas diferentes os ossos e tecidos, mas evitar a formação e de pontos de fraqueza por danos repetidos sem tempo de reparacao. Uma coisa que estou curioso eh se algum de voces ja usou um produto chamado "Dit Da Jow". Na verdade nao eh "um" produto, mas acho que eram formulações de balsamos usados na china e oriente para ajudar o processo de cicatrização dos tecidos após treinos de calejamento. Tínhamos um colega que importava da terra dele, era algo oleoso e muito fedido, mas diminuía a inflamação e dores dos tecidos rapidamente. So lembro que todo mundo queria passar enquanto tinha.. depois ele se graduou e foi embora, e ficou soh na saudade. Oh well. hora de voltar para o trabalho... Com alguma sorte, o Lawyer aparece por ai.. e conta algo mais interessante. Ciao Edited October 1, 2025 by armlock Share this post Link to post Share on other sites
João P 0 Posted October 2, 2025 4 horas atrás, armlock disse: Masterblaster e NegoD;Agua... eu acho que talvez voces lembrem mais das minhas historias do que eu mesmo.. Minhas memórias ja estao se perdendo no tempo. Mas se eu servi em alguma hora como motivação para alguém, ja fico satisfeito. Sempre foi a minha intenção apresentar perspectivas novas e aumentar os horizontes das pessoas. Ultimamente eu passei a ter nova apreciacao daquela poesia do Masoka Shiki... "Sempre que eu viro a cabeça, alguem que passou por mim se dissolve na neblina".. Eu compartilho da opinião do oxeboxing quanto ao método mais básico de calejamento. Nos usávamos sacos de areia longos, que tinham diferentes densidades dependendo da altura onde se chutava, e como todos aqui sabem, a região da base dos sacos eh extremamente densa e rígida. Porem mesmo o saco mais rígido, "cede" no impacto, mesmo que alguns milímetros. O Tanaka (se nao me falta a memória) uma vez disse que eles foram se calejar dando soco em postes no Japão, e quebraram as mãos ... disse que se arrependeu daquilo. Nunca me esqueci... Eu acho que os jovens sao sempre muito animados, e se nao supervisionados, podem se machucar seriamente. O pessoal experiente geralmente sabe que existe um método a ser seguido. Na época do Van Dame derrubando bananeiras com chutes, o pessoal que treinava comigo vindo da Asia ria do pessoal aqui nos US achando que dar chute em bananeira era a mesma coisa que chutar arvore. O tronco da bananeira apesar de duro, "cede".. eh importante voce nao bater em algo absolutamente rígido sem orientação... Por isso Makiwara's japonesas tem a corda...ela permite uma leve compressão, e a tábua fornece a resistencia... Mesmo nos exercícios de chutar e bloquear com a canela, para des-sensitivisar e calejar o osso, as pernas defendendo geralmente tambem cedem um pouco na hora do impacto. Shinai eh bastante bom para vários tipos de condicionamento, justamente porque tem um certo nível de flexibilidade, ou seja, causa o enrijecimento dos tecidos, músculos e ossos, sem danos. Se usava para bater nas pernas, nos braços e ante braços. So tinha que se esconder as marcas roxas depois. As historias dos bastoes na hora do abdominal me fez lembrar saudosamente e uma aula em particular no Tanaka. Ele costumava colocar todos deitados em fileiras, e mandava manter as as pernas e o tronco elevados a uns 45 graus, e socar o ar.. Cada um na fila contava 50 socos, e o proximo na fila recomecava a contar. do zero.. ia-se seguindo.. quando o decaimento de ritmo começava a ser percebido, ele saia andando pulando de barriga em barriga, como se fosse uma ponte.. enquanto o pessoal continuava contando...Mas Tanaka era magrinho e leve.... Um belo dia, ele colocou o pessoal deitado desta forma mas fez questão de colocar os alunos em ordem de tamanho e peso, de forma que o pessoal mais pesado ficava para o final da fila. Ai ele falou que quando um aluno acabasse de contar, era para ele levantar e pular de barriga em barriga, voltar ao lugar e continuar.. Ou seja quando começou o exercício, depois de 50 o mais leve saiu pulando barrigas.. depois de 100, o segundo mais leve saiu pulando barrigas... agora o pessoal começou a se desesperar quando depois de uns 500 acumulados, perceberam que o pessoal de 100kg iria pular nas barrigas no final quando estivessem exaustos... Foi um desespero total. Na minha opinião, o melhor eh alternar o tipo de exercícios, para nao so estimular de formas diferentes os ossos e tecidos, mas evitar a formação e de pontos de fraqueza por danos repetidos sem tempo de reparacao. Uma coisa que estou curioso eh se algum de voces ja usou um produto chamado "Dit Da Jow". Na verdade nao eh "um" produto, mas acho que eram formulações de balsamos usados na china e oriente para ajudar o processo de cicatrização dos tecidos após treinos de calejamento. Tínhamos um colega que importava da terra dele, era algo oleoso e muito fedido, mas diminuía a inflamação e dores dos tecidos rapidamente. So lembro que todo mundo queria passar enquanto tinha.. depois ele se graduou e foi embora, e ficou soh na saudade. Oh well. hora de voltar para o trabalho... Com alguma sorte, o Lawyer aparece por ai.. e conta algo mais interessante. Ciao Aula. Sempre tive curiosidade de saber mais sobre o Makiwara, que tipo de treino dá pra fazer, pra que serve, etc...vi um video um tempo atras que o Lyoto deu um pro Marco Ruas pra colocar na garagem dele e o coroa ficou fissurado no treino...deve ter visto algo de muito útil Share this post Link to post Share on other sites
masterblaster 0 Posted October 2, 2025 18 horas atrás, armlock disse: Masterblaster e NegoD;Agua... eu acho que talvez voces lembrem mais das minhas historias do que eu mesmo.. Minhas memórias ja estao se perdendo no tempo. Mas se eu servi em alguma hora como motivação para alguém, ja fico satisfeito. Sempre foi a minha intenção apresentar perspectivas novas e aumentar os horizontes das pessoas. Ultimamente eu passei a ter nova apreciacao daquela poesia do Masoka Shiki... "Sempre que eu viro a cabeça, alguem que passou por mim se dissolve na neblina".. Eu compartilho da opinião do oxeboxing quanto ao método mais básico de calejamento. Nos usávamos sacos de areia longos, que tinham diferentes densidades dependendo da altura onde se chutava, e como todos aqui sabem, a região da base dos sacos eh extremamente densa e rígida. Porem mesmo o saco mais rígido, "cede" no impacto, mesmo que alguns milímetros. O Tanaka (se nao me falta a memória) uma vez disse que eles foram se calejar dando soco em postes no Japão, e quebraram as mãos ... disse que se arrependeu daquilo. Nunca me esqueci... Eu acho que os jovens sao sempre muito animados, e se nao supervisionados, podem se machucar seriamente. O pessoal experiente geralmente sabe que existe um método a ser seguido. Na época do Van Dame derrubando bananeiras com chutes, o pessoal que treinava comigo vindo da Asia ria do pessoal aqui nos US achando que dar chute em bananeira era a mesma coisa que chutar arvore. O tronco da bananeira apesar de duro, "cede".. eh importante voce nao bater em algo absolutamente rígido sem orientação... Por isso Makiwara's japonesas tem a corda...ela permite uma leve compressão, e a tábua fornece a resistencia... Mesmo nos exercícios de chutar e bloquear com a canela, para des-sensitivisar e calejar o osso, as pernas defendendo geralmente tambem cedem um pouco na hora do impacto. Shinai eh bastante bom para vários tipos de condicionamento, justamente porque tem um certo nível de flexibilidade, ou seja, causa o enrijecimento dos tecidos, músculos e ossos, sem danos. Se usava para bater nas pernas, nos braços e ante braços. So tinha que se esconder as marcas roxas depois. As historias dos bastoes na hora do abdominal me fez lembrar saudosamente e uma aula em particular no Tanaka. Ele costumava colocar todos deitados em fileiras, e mandava manter as as pernas e o tronco elevados a uns 45 graus, e socar o ar.. Cada um na fila contava 50 socos, e o proximo na fila recomecava a contar. do zero.. ia-se seguindo.. quando o decaimento de ritmo começava a ser percebido, ele saia andando pulando de barriga em barriga, como se fosse uma ponte.. enquanto o pessoal continuava contando...Mas Tanaka era magrinho e leve.... Um belo dia, ele colocou o pessoal deitado desta forma mas fez questão de colocar os alunos em ordem de tamanho e peso, de forma que o pessoal mais pesado ficava para o final da fila. Ai ele falou que quando um aluno acabasse de contar, era para ele levantar e pular de barriga em barriga, voltar ao lugar e continuar.. Ou seja quando começou o exercício, depois de 50 o mais leve saiu pulando barrigas.. depois de 100, o segundo mais leve saiu pulando barrigas... agora o pessoal começou a se desesperar quando depois de uns 500 acumulados, perceberam que o pessoal de 100kg iria pular nas barrigas no final quando estivessem exaustos... Foi um desespero total. Na minha opinião, o melhor eh alternar o tipo de exercícios, para nao so estimular de formas diferentes os ossos e tecidos, mas evitar a formação e de pontos de fraqueza por danos repetidos sem tempo de reparacao. Uma coisa que estou curioso eh se algum de voces ja usou um produto chamado "Dit Da Jow". Na verdade nao eh "um" produto, mas acho que eram formulações de balsamos usados na china e oriente para ajudar o processo de cicatrização dos tecidos após treinos de calejamento. Tínhamos um colega que importava da terra dele, era algo oleoso e muito fedido, mas diminuía a inflamação e dores dos tecidos rapidamente. So lembro que todo mundo queria passar enquanto tinha.. depois ele se graduou e foi embora, e ficou soh na saudade. Oh well. hora de voltar para o trabalho... Com alguma sorte, o Lawyer aparece por ai.. e conta algo mais interessante. Ciao Salve @armlock, bom dia! O @oxeboxing foi um presente que esse Fórum recebeu. Em pouco tempo apresentou uma evolução absurda, difícil de se ver. Estuda e pratica demais, não tem vergonha de aprender e não tem medo de ensinar. Disse que deseja demais se tornar um mestre, mas em muitos pontos aqui já é, assim como o @NEGO DÁGUA, @João P e @Gurkha. Aliás você mencionou o @LAWYER, há alguns meses ele apareceu por aqui, espero realmente que se anime a retornar vendo você postando. Isso aqui é uma terapia e um “em algum lugar do passado”! Sem dúvida o que você falou é muito interessante, o ideal é combinar treinos de calejamento mais naturais e vez por outra mais duros, para potencializar não só a absorção, mas também ensinar a lidar com a dor. Nesse ponto uma ressalva ao que o oxe postou. Não tem como fazer a corrida, subir a escada, chutar o aparador e depois ainda praticar o calejamento mais duro. Esse último é reservado para treinos mais esporádicos, a cada 12/15 dias, porque aí você permite a recuperação do osso, em vez de torná-lo poroso e quebradiço. Mas o calejamento mais natural é bem válido sim. O diferencial é que esse já estava incluído no treino e às vezes a gente fazia praticamente sem perceber. E concordo com as excelentes observações do armlock. Treinos em superfícies muito rígidas tem sempre que ser supervisionados, levando-se muito em conta o posicionamento da canela e a força do chute para prevenir lesões. A maioria dos materiais, como você disse, cedia um pouco. O sisal na madeira, a quina do saco… lembro quando o Fernando chegava com um pneu gasto na academia… a gente olhava uns para os outros com aquela cara de tristeza, tipo, “é hoje”! Mas esses treinos também eram gostosos demais, no final estávamos competindo para ver quem afundava mais o pneu, e brincava com quem ia desistindo. Época muito boa! Bananeira já chutei também, quem não, né? Ela realmente não é igual ao coqueiro, é macia e afunda, como você falou. Mas também não é coisa fácil porque tem uma boa resistência. Agora, a gente já foi jovem e fazia das nossas. Extra academia. Batente de porta, dormente de estacionamento, cabo de vassoura… nada estava a salvo! Logico que havia excessos. O Mass Oyama disse que quebrou intencionalmente vários ossos das mãos para reposicioná-los de forma que ficassem mais duros. Aí já é demais! Sensacional essa memória das abdominais! Nosso tempo era privilegiado em termo de efetividade e criatividade. Fiz muitas de forma parecida. Deitado no chão com as pernas em 45 graus e mãos cruzadas na nuca. O colega pulava na barriga e caía à nossa esquerda, pulava de novo e caía à direita, geralmente 20 vezes. E quando era um mais gordinho era esse desespero que você descreveu. Ou a clássica. Deitado no chão, mão atrás da nuca, perna esticada. O colega agachava em cima dos nossos joelhos e quando a gente subia tomava dois socos no abdômen, variando a altura. Isso também acho toda a velha guarda já fez. E as brincadeirinhas! Fernando pegava o teto solo, esticava na direção dele e apoiava com a cabeça em cima da bola. Daí falava “fulano, vem cá!” E o aluno, sempre mais graduado, ia correndo. Aí ele falava “pensa rápido” e largava o elástico. Se o colega não desviasse tomava a bolada no meio da cara. E quando pegava no nariz! Era zoação no infeliz a aula inteira! Depois de um tempo ele já não pegava mais ninguém. Caramba, como o tempo passa aqui! E com sua presença a gente nem sente. Forte abraço! Share this post Link to post Share on other sites
NEGO DÁGUA 0 Posted October 2, 2025 15 minutos atrás, masterblaster disse: Salve @armlock, bom dia! O @oxeboxing foi um presente que esse Fórum recebeu. Em pouco tempo apresentou uma evolução absurda, difícil de se ver. Estuda e pratica demais, não tem vergonha de aprender e não tem medo de ensinar. Disse que deseja demais se tornar um mestre, mas em muitos pontos aqui já é, assim como o @NEGO DÁGUA, @João P e @Gurkha. Aliás você mencionou o @LAWYER, há alguns meses ele apareceu por aqui, espero realmente que se anime a retornar vendo você postando. Isso aqui é uma terapia e um “em algum lugar do passado”! Sem dúvida o que você falou é muito interessante, o ideal é combinar treinos de calejamento mais naturais e vez por outra mais duros, para potencializar não só a absorção, mas também ensinar a lidar com a dor. Nesse ponto uma ressalva ao que o oxe postou. Não tem como fazer a corrida, subir a escada, chutar o aparador e depois ainda praticar o calejamento mais duro. Esse último é reservado para treinos mais esporádicos, a cada 12/15 dias, porque aí você permite a recuperação do osso, em vez de torná-lo poroso e quebradiço. Mas o calejamento mais natural é bem válido sim. O diferencial é que esse já estava incluído no treino e às vezes a gente fazia praticamente sem perceber. E concordo com as excelentes observações do armlock. Treinos em superfícies muito rígidas tem sempre que ser supervisionados, levando-se muito em conta o posicionamento da canela e a força do chute para prevenir lesões. A maioria dos materiais, como você disse, cedia um pouco. O sisal na madeira, a quina do saco… lembro quando o Fernando chegava com um pneu gasto na academia… a gente olhava uns para os outros com aquela cara de tristeza, tipo, “é hoje”! Mas esses treinos também eram gostosos demais, no final estávamos competindo para ver quem afundava mais o pneu, e brincava com quem ia desistindo. Época muito boa! Bananeira já chutei também, quem não, né? Ela realmente não é igual ao coqueiro, é macia e afunda, como você falou. Mas também não é coisa fácil porque tem uma boa resistência. Agora, a gente já foi jovem e fazia das nossas. Extra academia. Batente de porta, dormente de estacionamento, cabo de vassoura… nada estava a salvo! Logico que havia excessos. O Mass Oyama disse que quebrou intencionalmente vários ossos das mãos para reposicioná-los de forma que ficassem mais duros. Aí já é demais! Sensacional essa memória das abdominais! Nosso tempo era privilegiado em termo de efetividade e criatividade. Fiz muitas de forma parecida. Deitado no chão com as pernas em 45 graus e mãos cruzadas na nuca. O colega pulava na barriga e caía à nossa esquerda, pulava de novo e caía à direita, geralmente 20 vezes. E quando era um mais gordinho era esse desespero que você descreveu. Ou a clássica. Deitado no chão, mão atrás da nuca, perna esticada. O colega agachava em cima dos nossos joelhos e quando a gente subia tomava dois socos no abdômen, variando a altura. Isso também acho toda a velha guarda já fez. E as brincadeirinha! Fernando pegava o teto solo, esticava na direção dele e apoiava com a cabeça em cima da bola. Daí falava “fulano, vem cá!” E o aluno, sempre mais graduado, ia correndo. Aí ele falava “pensa rápido” e largava o elástico. Se o colega não desviasse tomava a bolada no meio da cara. E quando pegava no nariz! Era zoação no infeliz a aula inteira! Depois de um tempo ele já não pegava mais ninguém. Caramba, como o tempo passa aqui! E com sua presença a gente nem sente. Forte abraço! Esse post seu é do mestre @armlock foi uma reedição do tópico," Treino a Portas Fechadas " documento histórico sobrr arte marcial Brasileira!! Share this post Link to post Share on other sites