pipo

Charles Oliveira não se aposentará. “O nocaute não mudou em nada. Ele está motivado para mais uma corrida pelo cinturão”, segundo treinador

Recommended Posts

Em 8/28/2025 at 6:30 PM, Ralf Logan disse:

Eu concordo, mas é foda também pipo… lutador (atleta em geral) principalmente de países subdesenvolvidos não tem muito estudo, muitas vezes não tem nenhum estudo, e aí a tendência é seguir a instrução/opinião daqueles mais próximos. Ouve uma ‘verdade’ e toma como certa, sem ir conferir, estudar, checar os fatos por outras fontes. E no Brasil de maneira geral se tornou muito comum as pessoas serem pós graduadas em emitir e própria opinião, embasada em ‘vi no WhatsApp’ e afins, o cenário político escancarou isso tudo… é um monte de gente tendo opinião formada até em geopolítica sem nunca ter estudado o tema na vida. Eu imagino que na cabeça do Charles ele chegou ao UFC graças à essas pessoas, foi campeão graças à essas pessoas, ganhou dinheiro graças à essas pessoas, vai ficar com eles até o fim. Fora que quando a pessoa fica famosa, ganha dinheiro, fica rodeado de puxa saco, gente que vai aplaudir tudo o que ele fizer, que sempre vai estar certo e nunca vai errar. Isso deve cegar muito. No boxe por exemplo, é muito mais comum um lutador trocar de treinador, de equipe quando percebe que as coisas não estão mais funcionando. No MMA, principalmente no Brasil, até hoje vai ter gente que vai chamar de creonte, que vai julgar o atleta na primeira derrota. É muito fácil estar alienado, se orientar pela ‘voz’ de quem se encontra conforto e segurança, mesmo se essa pessoa estiver errada. É complicado. Eu particularmente acho que o Charles já atingiu o teto na CB com o Diego Lima, é só ver que o Charlinho luta da mesma forma contra qualquer adversário. É sempre o mesmo camp, a mesma estratégia, a mesma luta. Vi muita gente dizendo que o Charles lutou mal contra o Topuria, mas ele basicamente lutou da mesma forma de sempre, andou pra frente, postura ereta, defesa quase inexistente, tentando encurtar, conectar algumas joelhadas, se possível embolar e levar pro chão… em pé defendendo socos com a cara e se tomar knockdown torcer pro oponente entrar na guarda. E se ele tivesse tido aquela revanche com o Makhachev (quando ele se cortou e entrou o Volkanovski) teria lutado dessa mesma forma, teria ido pra Abu Dhabi com a mesma 1 semana de antecedência, teria se alimentado das mesmas coisas, dormido no mesmo horário e etc… não sei se o Diego Lima teria um plano B por exemplo, parece que o plano B, C, D é a mesma coisa do plano A, e se não der certo tentar de novo, de novo, de novo e por aí vai.

Obviamente que é tudo minha opinião, baseada no que eu vejo olhando de fora… posso (e espero) estar errado e ser surpreendido com essa volta por cima do Charles, mas honestamente eu não vejo acontecendo.

Não acho que o Charles atingiu o teto dele da Chute boxe, o problema dele não é a equipe, são os "apagões" que ele tem no meio das lutas, ligando o piloto automático sem fazer a estratégia montada por ele e sua equipe, é o Charles, não é o Diego nem a chute-boxe.

Após a derrota foi perguntado o que aconteceu na luta com o Topuria, a resposta foi: "Não sei, eu não fiz nada do que treinamos, não tem explicação"

Contra o Makachev a resposta foi parecida.

Ele é que tem dificuldades de seguir a risca a estratégia que a equipe e o Diego montam, as vezes da certo, outras não.

Veja só o Ian Garry contra o Prates, seguiu a risca quase tudo o que o Diego lima falava nos intervalos dentre um round e outro, é um cara mais inteligente, improvisava na hora certa, mas não fugia muito do que o Diego orientava.

Edited by Ultimate Fighter