André Filho 0 Posted August 22, 2025 (edited) 10 horas atrás, João P disse: Adaptação é muito pessoal...mma é outro esporte e tem pessoas que tem talento e outras que não tem...tem pessoas que treinam certo esta adaptação e tem pessoas que ficam viciadas com coisas da modalidade de origem e não conseguem se adaptar...exemplos bons e ruins são inúmeros e de todas as modalidades de origem. Sempre torço quando estes fora da curva na modalidade de origem para que migrem bem porque gosto de ver a evolução técnica do MMA mas nem sempre eles conseguem adaptar bem e muitas vezes um cara que não é nem muito condecorado na origem migra muito melhor. Exemplos assim tbm nao faltam. Sim, vez ou outra acontece da adaptação não se realizar. Um grande nome que eu achava que faria um estrago era o Ed Ruth do Bellator. Tricampeão da NCAA divisão 1. Depois de uma sequência de vitórias, acabou acumulando algumas derrotas e se aposentou antes dos 30. Edited August 22, 2025 by André Filho Share this post Link to post Share on other sites
oxeboxing 0 Posted August 22, 2025 11 hours ago, masterblaster said: Acredito que os lutadores de JJ que migram para o MMA, tendo essa mentalidade e com um bom preparo, iriam muito mais longe Perfeito mestre, nunca tinha pensado dessa forma, essa parte física é realmente um fator muito relevante da parte dos Wrestlers, das pouquíssimas vezes que treinei Wrestling não aguentei o treino de tão intenso e pesado, é realmente outro nível, inclusive nas seletivas de Cuba eles separam os lutadores por genética, veja o Romero aí, por isso tem tanto Wrestler nocauteador inclusive! Share this post Link to post Share on other sites
masterblaster 0 Posted August 22, 2025 20 horas atrás, NEGO DÁGUA disse: Sobre a força dos garotos americanos , é algo trabalhado desde da infância. Tanto que lá não faculdade de educação física, já na tenra infância os garotos mais robustos , são treinados a fazer terra e agachamento. Aqui um menino de 15 anos e 75 quilos e gigante, isso na pura genética, fora o preconceito com quem w musculoso seja homem ou mulher, existem caixas no Brasil, lutador é burro, gordo é lento , cara forte tem mente vazia , nos EUA se você for enorme recebe um parabéns. Sinceramente as escolas antigas de boxe se preocupavam com um treinamento idêntico ao cross fit tirando a parte de peso, mas até rodadas de 10 quilos usávamos pra fortalecer , hoje se paga uma fortuna para pular em caixa , subir em corda e correr na rua .. Hoje o kickboxing esta mais adaptável ao MMA pelo fato de ser luta de verdade, porrada SM amarração, já o jiu jitsu me parece e afastado dela realidade Werdum foi criado brigando na praça, batia apanhava é maluco e chato , típico cara que pode ser ruim, mas ficará bom de tanto insistir. Muito dizem Werdum era ruim na trocação, como era com excelentes resultados. Tenho ressalvas a sua parte técnica, mas sobre a eficiência é evidente que é muito boa Você sabe que o kickboxing sempre foi meu carro chefe, o estilo de paixão, mesmo sabendo da necessidade dos outros estilos para o vale-tudo (ainda não era MMA). Treinava boxe e JJ, e olha que com mestres excelentes. Mas a paixão era e ainda é o kickboxing. Então, como você falou, ainda é um estilo mais bruto e que, diferente de outras modalidades, foi adaptando e incluindo cada vez mais recursos (como joelhadas e low kicks), ao contrário de outras modalidades que foram se auto limitando na ânsia de se tornarem mais populares e exequíveis para o grande público. Por isso casa tão bem com o MMA, e inclusive com o wrestling. Melhor do que o Muay Thai inclusive, por questão de posicionamento e guarda. Mas perdeu bastante a ênfase na preparação física, o que não poderia acontecer a nível profissional. Esse preconceito contra lutador era muito mais pesado no passado. Se eu não tivesse uma chefia muito bacana no meu trabalho, não poderia ter lutado nunca. Era muito comum chegar de lábio rachado ou olho roxo no trabalho. Hoje ainda há preconceito até por nível social, mas já diminuiu bastante. Share this post Link to post Share on other sites
masterblaster 0 Posted August 22, 2025 19 horas atrás, NEGO DÁGUA disse: Cara , sinceramente isso é bem adaptação pessoal, as vezes tem aquele viés de uma fórmula. Mas há vi tanta coisa que hoje eu não sei, tem que experimentar e ver se dará ou mão certo. Antes sr tinha um estigmat de trocava de MMA " a chute boxe não é técnica, mas os caras do kickboxing não se adptam ao MMA " o Cro Cop quebra a escrita, vem o Saki e é nocauteado por um cara como khalil e o Adesanya é o Poatan mostram como se faz , aí Adesanya pois uma sucessão de vitórias e derrotas é nocauteado .. Aí no jiu jitsu é impossível , o Rodolfo um dos maiores foi o Charles já foi finalizado, Ben Henderson foi pelo Pettis . Cigano começou a lutar sem base nenhuma, foi campeão mundial em 4 anos . Poatan entrou no MMA em 1 ano foi campeão mundial .. Lyoto foi campeão treinando no Pará e nos EUA so tomou pea em grandes lutas . McGregor foi campeão treinando na Irlanda era stricker e detonou os wrestlers , Chad e Álvares. Precursor disso foi o Maurice Smith vencendo o Coleman, lembra? Share this post Link to post Share on other sites
masterblaster 0 Posted August 22, 2025 18 horas atrás, Felipe Fernandes Medeiros disse: Concordo contigo, é impressionante demais como esses caras conseguem manter esse ritmo por 25 min de pura pressão E pra corroborar com o que voce falou da galera do JJ, temos como exemplo o Demian Maia, um monstro na arte suave, mas so tinha gás para 1 ROUND com essa pressão. Realmente, a galera do Wrestler ta a frente do JJ 15 horas atrás, pipo disse: Mas o demian soube como poucos adaptar um JJ fantástico a várias outras limitações que ele sabia que tinha. O Demian era mortal quando conseguia grampear essa galera aí não sabe nem passar uma guarda e montar pra só bater A questão aí que o Felipe mencionou foi do gás, acho. O Demian no JJ trazido ao MMA foi um monstro, acho que nenhum outro traduziu essa valência tão bem quanto ele, inclusive evitava bater para demonstrar a eficiência da arte suave.E concordo que essa galera nova não traz muito recurso, só falta tentar berimbolo no meio da luta. Mas realmente ele ficava devendo um pouco no gás no decorrer da luta. E o preparo fazia uma diferença absurda. Vê o Colby por exemplo. Acho um escroto, mas o preparo dele o fazia derrotar adversários que eu considerava até superiores tecnicamente, como o RDA, por exemplo. Share this post Link to post Share on other sites
masterblaster 0 Posted August 22, 2025 9 horas atrás, oxeboxing disse: Perfeito mestre, nunca tinha pensado dessa forma, essa parte física é realmente um fator muito relevante da parte dos Wrestlers, das pouquíssimas vezes que treinei Wrestling não aguentei o treino de tão intenso e pesado, é realmente outro nível, inclusive nas seletivas de Cuba eles separam os lutadores por genética, veja o Romero aí, por isso tem tanto Wrestler nocauteador inclusive! Os caras treinam desde a infância e isso (dor e esforço) passa a ser tão comum na vida deles quanto estudar. Então ficam muito preparados. Mas por outro lado, tem subsídio e patrocínio que nunca tivemos aqui. Share this post Link to post Share on other sites
masterblaster 0 Posted August 22, 2025 11 horas atrás, André Filho disse: Sim, vez ou outra acontece da adaptação não se realizar. Um grande nome que eu achava que faria um estrago era o Ed Ruth do Bellator. Tricampeão da NCAA divisão 1. Depois de uma sequência de vitórias, acabou acumulando algumas derrotas e se aposentou antes dos 30. Ou o Gokham Saki. Esse decepcionou demais. Também, veio com o pensamento de “só o kickboxing salva”. Não tinha como vingar. Share this post Link to post Share on other sites
masterblaster 0 Posted August 22, 2025 12 horas atrás, João P disse: Adaptação é muito pessoal...mma é outro esporte e tem pessoas que tem talento e outras que não tem...tem pessoas que treinam certo esta adaptação e tem pessoas que ficam viciadas com coisas da modalidade de origem e não conseguem se adaptar...exemplos bons e ruins são inúmeros e de todas as modalidades de origem. Sempre torço quando estes fora da curva na modalidade de origem para que migrem bem porque gosto de ver a evolução técnica do MMA mas nem sempre eles conseguem adaptar bem e muitas vezes um cara que não é nem muito condecorado na origem migra muito melhor. Exemplos assim tbm nao faltam. Concordo, e ainda acho que quem tem uma forte modalidade de base e sabe adaptar tem uma vantagem enorme, principalmente hoje que se aprende MMA como um todo. Os atletas ficam ótimos em tudo e excelentes em nada. Acho que esse “plus” da modalidade de base, se bem usado, faz uma diferença gigantesca. Share this post Link to post Share on other sites
NEGO DÁGUA 0 Posted August 22, 2025 25 minutos atrás, masterblaster disse: Precursor disso foi o Maurice Smith vencendo o Coleman, lembra? Sim , mestre . Share this post Link to post Share on other sites
NEGO DÁGUA 0 Posted August 22, 2025 10 minutos atrás, masterblaster disse: Concordo, e ainda acho que quem tem uma forte modalidade de base e sabe adaptar tem uma vantagem enorme, principalmente hoje que se aprende MMA como um todo. Os atletas ficam ótimos em tudo e excelentes em nada. Acho que esse “plus” da modalidade de base, se bem usado, faz uma diferença gigantesca. Veja a Fight nerds , os caras são strickers que defendem queda e tem hons botes de finalização, o Ruffy é branca de Jiu-Jitsu e Jean salvo e gano também. O Prates é preta e sempre treinou MMA. Mas continuo a achar que adaptação é kuito pessoal Share this post Link to post Share on other sites
masterblaster 0 Posted August 22, 2025 58 minutos atrás, NEGO DÁGUA disse: Veja a Fight nerds , os caras são strickers que defendem queda e tem hons botes de finalização, o Ruffy é branca de Jiu-Jitsu e Jean salvo e gano também. O Prates é preta e sempre treinou MMA. Mas continuo a achar que adaptação é kuito pessoal Adaptação é pessoal demais sim. E depende muito da capacidade mental, no sentido de aceitar que outras técnicas são tão eficientes quanto a que já pratica, e aptidão física para treiná-las e colocar em jogo da mesma forma que coloca o que já sabe. Mas cada um faz isso de forma muito própria. Share this post Link to post Share on other sites
NEGO DÁGUA 0 Posted August 22, 2025 2 minutos atrás, masterblaster disse: Adaptação é pessoal demais sim. E depende muito da capacidade mental, no sentido de aceitar que outras técnicas são tão eficientes quanto a que já pratica, e aptidão física para treiná-las e colocar em jogo da mesma forma que coloca o que já sabe. Mas cada um faz isso de forma muito própria. Puta verdade, se você forestre no galpão ficará bobo , sinceramente treino muito comum, um monte de cara casado a dedo em Salvador, nem são os melhores em cada modalidade. Os técnicos nunca foram lutador de MMA, mas uma coisa que a cidade tem não existe peso ou treino leve é pau puro o tempo todo , e mentalidade do local é barril , lá você luta 3rounds de 5 minutos faz 10," Ahhh a ciência ...diz que tem que fazer 3 × 5 bem feito ou máximo 4 , já é luta 3 faz 10, luta 5 faz 15 , olha o gás do Malhadinho? Malhadinho é um cara que temos a mesma idade , o conheço a tempos, quem o via a anos atas com medo de levar porrada , hoje too dos pesados do UFC.. tudo uma questão mental Esses dias treinei com Eric Parrudo, 42 anos voando ainda, ele falou que o mental é tudo que não ver nada nessa galera atual do Galpão, mas os caras não se assustaram com a mídia, sinceramente eu vi isso tudo de perto éramos bobos e inocentes , acho o instagram deu o maior costume com a midia Share this post Link to post Share on other sites
pipo 0 Posted August 22, 2025 3 horas atrás, NEGO DÁGUA disse: Veja a Fight nerds , os caras são strickers que defendem queda e tem hons botes de finalização, o Ruffy é branca de Jiu-Jitsu e Jean salvo e gano também. O Prates é preta e sempre treinou MMA. Mas continuo a achar que adaptação é kuito pessoal Jean participou da seletiva do ADCC. Não acho que ele seja branca ele lutou com o Mika e foi finalizado em menos de 1 minuto. Loucura o fenômeno Mika Share this post Link to post Share on other sites
NEGO DÁGUA 0 Posted August 22, 2025 7 minutos atrás, pipo disse: Jean participou da seletiva do ADCC. Não acho que ele seja branca ele lutou com o Mika e foi finalizado em menos de 1 minuto. Loucura o fenômeno Mika Vi algo sobre eles não se ligarem graduação. O Ruffy diz com 8 meses de treino, finalizava faixa preta .. Os cara falam do Ruffy como se fosse algo surreal Mas vi que ele é branca , não o.Jean não lembro ou é o Ícaro brito sei que eles não se lugar muito em graduação o Caio e o Prates são preta . Mika é um espécie de Rickson ou Roger da geração atual Share this post Link to post Share on other sites
João P 0 Posted August 23, 2025 17 horas atrás, pipo disse: Jean participou da seletiva do ADCC. Não acho que ele seja branca ele lutou com o Mika e foi finalizado em menos de 1 minuto. Loucura o fenômeno Mika Olha aí a luta deles...acho feio demais este lance do cara sentar, é a verdadeira anti marcialidade mas enfim...fora isto o Mica tirou ele pra faixa branca realmente...não sei se é, provavelmente não...nem deve treinar de kimono e por isto nao gradua mas foi tirado pra nada...o Mica é um que eu tenho curiosidade numa possível migração. Estes tempos ele ventilou esta possibilidade mas voltou atrás, parece que a família dele convenceu ele a ficar mais tempo no JJ e no Submission...ganhar mais títulos, dinheiro lá mesmo que hj no nível dele dá e vai ficar cada vez melhor...hj se ele quiser dá pra fazer isto e ganhar uma bela grana mas acho que tem um lance tbm de querer se testar no MMA, não sei...foi isto que ele deu a entender que tinha quando falou sobre a vontade de migrar. Acho que é uma questão de tempo. Os Ruotolo já estão migrando, um deles só que eu acho que já fez umas lutas com sucesso no One...se eu fosse empresario do Mica assinava com o UFC BJJ...ajudava o evento a ganhar corpo, virava o principal lá e no paralelo já ia treinando as adaptações pra daqui uns 3 anos já migrar pro MMA lá mesmo...pegava uns "frangos" no começo e ia construindo o nome. Ele é muito novo, tem tempo pra fazer tudo isto com qualidade. Share this post Link to post Share on other sites