pipo 0 Posted June 24 Campeão de duas divisões do UFC é inquestionavelmente o melhor lutador de todos os tempos, mas questões na condução de carreira e fora do octógono mancham sua imagem O anúncio da aposentadoria de Jon Jones no último fim de semana foi um microcosmo de todo o seu tempo como pessoa pública. Ao mesmo tempo que o campeão de duas divisões de peso do UFC foi celebrado pela carreira mais dominante e impressionante da história do MMA, sua hombridade era questionada por se afastar do esporte justamente quando estava pressionado a enfrentar um jovem desafiante que parecia ter as ferramentas para ser seu maior obstáculo até hoje. E poucas horas depois, seu caráter foi exposto com mais um caso de polícia fora do octógono, uma constante por toda sua trajetória. O legado de Jon Jones é complicado. Mesmo se separarmos o homem do atleta (falarei mais sobre isso adiante) e focarmos apenas no que ele fez no esporte, ainda assim é difícil apreciar completamente tudo o que ele fez no octógono. Pelo currículo, e pelo olhômetro, "Bones" é indubitavelmente o melhor lutador de MMA de todos os tempos. Em 30 lutas oficiais, ele raramente esteve sequer ameaçado de sair derrotado e dominou praticamente todos seus oponentes sem deixar de ser espetacular e criativo no processo. Eu mesmo vi pessoalmente três dessas performances: a luta contra Glover Teixeira, a primeira luta contra Daniel Cormier e a revanche contra Alexander Gustafsson. Duas das três foram à decisão dos juízes; se ele perdeu dois desses 13 rounds, foi muito. Contra DC, foi a atuação mais impressionante: tirou para nada um lutador que tinha pedigreé de wrestling superior ao seu, que vinha atropelando todos pelo caminho. Ainda o derrubou múltiplas vezes, sem ceder quedas. Sua única derrota oficial foi por uma desclassificação polêmica numa luta que ele estava vencendo, por desferir um golpe (cotoveladas de cima para baixo) que recentemente deixou de ser ilegal numa revisão das regras. Jones venceu a geração anterior a ele (Shogun, Rampage, Lyoto, Rashad, Belfort), venceu seus contemporâneos (Gustafsson, Cormier, Glover) e venceu a geração seguinte (Anthony Smith, Marreta, Reyes) no peso-meio-pesado, antes de subir de peso e conquistar a categoria mais perigosa da luta, contra um ex-campeão interino (Ciryl Gane) e o maior campeão da história dos pesados do UFC (Stipe Miocic). Por outro lado, seus feitos no meio-pesado sempre terão um asterisco devido aos resultados positivos para doping que apresentou em algumas lutas e períodos fora de competição, particularmente os que causaram o cancelamento de sua revanche contra Daniel Cormier no UFC 200, em 2016, e que anularam sua segunda vitória sobre DC em 2017. Jones retornou em 2018 e venceu novamente Gustafsson, mas só lutou porque a Agência Antidoping dos EUA (Usada, na sigla em inglês) julgou que outro resultado positivo apresentava quantidades ínfimas, que não lhe conferiam vantagem injusta - algo muito contestado por toda a mídia e público na semana da luta. Para muitos, o histórico de doping é um sinal de insegurança de Jones, que trapaceou para se tornar o maior de todos. Falando em insegurança, a subida de Jones ao peso-pesado, embora tenha ratificado sua posição como melhor da história, foi marcada por duas lutas que não aconteceram. A primeira foi contra o camaronês Francis Ngannou. Ele era o campeão da categoria quando Jon anunciou, ainda em 2020, que subiria de peso. Contudo, o estadunidense não estreou entre os pesados até 2023, coincidentemente quando Ngannou encerrou seu contrato com o UFC e decidiu assinar com a PFL, uma concorrente da companhia. Portanto, quando conquistou o cinturão, "Bones" não precisou vencer o campeão anterior; disputou o título vago com um ex-campeão interino. A segunda luta que não ocorreu foi contra o inglês Tom Aspinall, atual campeão interino. A insistente recusa de Jones em enfrentar Aspinall, um lutador cinco anos mais jovem e com habilidades que casam bem com seu jogo, pegou mal. Por mais que seus argumentos tenham alguma validade - o currículo do britânico não se compara ao seu, vencê-lo não acrescentaria quase nada ao seu legado e ele não quer servir de trampolim para um novato - a justa percepção dos fãs é de que "Bones" tinha tanto medo de ver seu cartel manchado com uma derrota "de verdade" que preferiu se aposentar. Se este medo existia (e eu não acredito nisso), não deveria: uma derrota também não mudaria nada no legado de Jones. A notícia de que Jon Jones é acusado de fugir da cena de um acidente de trânsito, publicada pela mídia estadunidense no último domingo (22), porém, reforça a fama de "fujão" do lutador e lembra outro motivo pelo qual, por mais que seus resultados no octógono sejam inquestionáveis, sua lembrança para os fãs talvez não seja a melhor possível. "Bones" coleciona casos de polícia em sua carreira, com uma reincidência impressionante em acidentes de carro enquanto dirigia intoxicado. E, assim como neste caso mais recente, o lutador saiu correndo da cena do episódio mais grave de sua vida pública, a batida com outros dois veículos, incluindo uma mulher gestante como vítima da colisão, em 2015; capítulo que custou a Jones seu cinturão dos meio-pesados do UFC enquanto resolvia seus problemas legais. Foto do fichamento de Jon Jones ao ser preso em Las Vegas em 2021, acusado de violência doméstica — Foto: Reprodução Não é questão de julgar alguém por seus erros isolados. Todos somos suscetíveis a erros e acidentes, mas imprudência no trânsito é um delito grave, e ainda mais com a reincidência impressionante de Jones - pelo menos sete casos de acidente de trânsito desde 2011. E isso sem contar outros casos ainda mais sérios, como a acusação de violência doméstica contra a mãe de suas filhas em 2021. Tudo isso enquanto tentava passar uma imagem de bom moço cristão que simplesmente não condiz com suas atitudes por trás das câmeras - algo que foi exposto por um vídeo vazado de uma entrevista em que ele interagia com Daniel Cormier com vocabulário vulgar antes de entrar ao vivo, quando mudava completamente e ficava respeitoso. Também vi pessoalmente esta "cara de pau" de Jones. Naquela mesma ocasião da primeira luta contra Cormier, realizada em 3 de janeiro de 2015, eu e algumas colegas o avistamos numa boate em Las Vegas na festa de Reveillón, três dias antes do evento. Na manhã seguinte, aconteceu um "media day" com os lutadores do card e, ao ser indagado sobre como passou a noite de Ano Novo, o rosto dele "nem tremeu" ao afirmar que ficou em seu quarto "rezando com a família". Algumas semanas depois, saiu o resultado de um exame antidoping que apontava presença de cocaína no organismo de Jon nas semanas antes do combate. A cada novo caso, porém, Jones recebia um passe, um tapinha nas costas, um "desta vez passa, mas vê se não repete, hein!" Várias liberdades condicionais, poucos dias de cadeia, e mesmo quando rompia os termos da condicional, nenhuma punição mais alta. O mais grave que aconteceu com ele foi perder o cinturão em 2015... Que ele recuperou em 2016 interinamente. E mesmo após a reincidência no doping, ele pôde voltar em 2018 e se tornar campeão novamente. Talvez por isso, sigamos vendo Jones cometendo os mesmos erros um atrás do outro, sem jamais aprender a lição. Já disse repetidamente neste texto, e vou concluir dizendo mais uma vez: Jon Jones é o melhor lutador de MMA de todos os tempos, e seus concorrentes estão bem distantes no momento. Mas tudo que cerca sua carreira no octógono torna muito difícil celebrá-lo. Para mim, é um nome inegável, que sempre será lembrado, mas longe de ser um ídolo. Share this post Link to post Share on other sites
pipo 0 Posted June 24 Jon Jones enfrenta nova acusação por fugir do local de um acidente, diz site Ex-campeão do UFC teria abandonado a área a pé, deixando para trás uma moça no banco do passageiro - que "apresentava sinais de embriaguez significativa e encontrava-se sem roupas da cintura para baixo" Depois que decidiu oficializar sua aposentaria, o nome de Jon Jones se tornou um dos assuntos mais comentados dos noticiários esportivos nas últimas horas. No entanto, o americano também ganhou as manchetes dos jornais por outro motivo: o ex-campeão peso-pesado do UFC enfrenta novos problemas legais. De acordo com registros policiais obtidos pelo site MMA Fighting, o membro do Hall da Fama do Ultimate foi acusado de fugir do local de um suposto acidente de carro no Novo México (EUA), no dia 24 de fevereiro. O incidente não contou com lesões corporais graves ou morte. Apesar disso, a lenda recém-aposentada do UFC foi indiciada em 17 de junho. Os motivos para que a acusação formal fosse apresentada meses depois do ocorrido não foram divulgados, mas Jones deve comparecer ao tribunal para uma audiência de fiança em 24 de junho. Segundo a reportagem do jornal de Albuquerque, primeiro a relatar sobre o acidente de trânsito, Jones teria abandonado o local a pé, deixando para trás uma moça no banco do passageiro. A mulher estava "apresentando sinais de embriaguez significativa e sem roupas da cintura para baixo", além de ter identificado Jon como o motorista do veículo. Com a chegada da polícia, a jovem telefonou para Jon Jones e entregou o celular para um policial. O oficial assumiu a chamada e alegou que a pessoa ao telefone, que eles acreditavam ser Jones, "parecia estar fortemente embriagada e fez declarações violentas." A polícia afirma ter interrogado o atleta dias depois, com Jon Jones justificando que a mulher encontrada no carro havia saído de sua casa mais cedo. Desde o momento do acidente até a manhã seguinte, de acordo com a descrição do relatório policial, Jones teria ligado 13 vezes para o telefone da mulher e também enviado mensagens de texto, mas negado as imputações de que seria o condutor do automóvel. Jon Jones possui histórico de acidentes de carro e violações, relembre: 2011: primeiro acidente de trânsito Jon Jones bateu seu carro em outro veículo dias antes de enfrentar Ryan Bader no UFC 126, quando ainda não era campeão dos pesos-meio-pesados. Ele e alguns colegas de equipe escaparam ilesos. Jones disse que a polícia o inocentou de culpa no acidente, apesar de a mulher que dirigia o outro carro ter sido levada de maca para o hospital. 2012: prisão por acidente e embriaguez ao volante O ex-lutador foi preso em Binghamton, Nova York, por suspeita de dirigir embriagado após bater o carro num poste, em maio de 2012. Ele tinha duas mulheres com ele no carro, e ambas sofreram lesões com o acidente. Jones foi multado em US$ 1 mil, condenado a pagar o conserto do poste, e perdeu a carteira de motorista por seis meses, além de ser obrigado a passar por um curso de reciclagem na direção para reaver a carteira. 2015: fuga da cena de acidente, prisão e perda do cinturão Em abril de 2015, em Albuquerque, Novo México, o lutador causou um acidente de trânsito envolvendo três veículos, que deixou ferida uma mulher grávida, que dirigia um dos carros. "Bones" abandonou a cena correndo, e deixou para trás um carro cheio de evidências de seu envolvimento, além de parafernália para consumo de maconha. Poucos dias depois, Jones se entregou à polícia e foi destituído do cinturão dos meio-pesados. Após seu julgamento, foi sentenciado a 18 meses de liberdade condicional, além de multa e 72 horas de serviço comunitário. 2016: violação da condicional e perda da carteira de motorista Jon Jones voltou a ter problemas com a lei por conta de sua direção em março de 2016. Primeiro, ele foi pego dirigindo em alta velocidade sem habilitação e seguro, mas se livrou de sanções maiores ao concordar em doar US$ 100 a uma ONG de proteção a animais. Dias depois, o lutador foi fichado pela polícia de Albuquerque por violar os termos de sua liberdade condicional, após receber cinco multas por participar de um racha. Em julgamento, Jones escapou de um toque de recolher que o obrigaria a passar as noites na prisão, mas perdeu a carteira de motorista e foi sentenciado a um curso de controle de raiva, nova reciclagem de direção e mais 60 horas de serviço comunitário. Share this post Link to post Share on other sites
Milden79 0 Posted July 1 Pode ser GOAT dentro do octógono, mas fora dele não é exemplo pra ninguém. Share this post Link to post Share on other sites
André Filho 0 Posted July 1 Agora, Milden79 disse: Pode ser GOAT dentro do octógono, mas fora dele não é exemplo pra ninguém. Acredito que seja a única unanimidade em relação a ele. Share this post Link to post Share on other sites
Silverchair 0 Posted July 1 Já já começa o papo de que ele não pode ser GOAT pq não ajudou a velhinha atravessar a rua. Share this post Link to post Share on other sites
Lucas Timbó 0 Posted July 1 38 minutos atrás, Silverchair disse: Já já começa o papo de que ele não pode ser GOAT pq não ajudou a velhinha atravessar a rua. Não somente por isso. O fato do Jones ter caído no doping duas vezes é um bom argumento pra colocar em pauta Share this post Link to post Share on other sites
Daniel Mendoza 0 Posted July 2 17 horas atrás, Lucas Timbó disse: Não somente por isso. O fato do Jones ter caído no doping duas vezes é um bom argumento pra colocar em pauta Pra mim, isso é de longe o que mais pesa. Isso e as constantes quebras de regras propositais como dedo no olho. Dá pra falar tbm do momento da carreira da maioria das lendas do cartel dele, mas acho que o doping é o que mais pesa mesmo para nao cogitar ele como o goat. Mas totalmente compreensível o colocar como goat tbm. Share this post Link to post Share on other sites
Lucas Timbó 0 Posted July 2 1 hora atrás, Daniel Mendoza disse: Pra mim, isso é de longe o que mais pesa. Isso e as constantes quebras de regras propositais como dedo no olho. Dá pra falar tbm do momento da carreira da maioria das lendas do cartel dele, mas acho que o doping é o que mais pesa mesmo para nao cogitar ele como o goat. Mas totalmente compreensível o colocar como goat tbm. Concordo. Em esportes de alto nível, é impensável colocar um atleta que caiu 2x no doping como GOAT Share this post Link to post Share on other sites
Silverchair 0 Posted July 2 20 horas atrás, Lucas Timbó disse: Não somente por isso. O fato do Jones ter caído no doping duas vezes é um bom argumento pra colocar em pauta Caiu na segunda luta contra o Cormier. Se interrompesse a carreira antes dessa luta, ele já seria GOAT. A segunda vez que foi punido pela USADA não foi retificado? O lance das picogramas que era pouco e tal??? Sempre rola a prerrogativa de que se foi pego 1 vez, com certeza usava antes(e eu concordo com isso). Mas se entrarmos no campo do achismo, pra mim, nenhum Russo é limpo e só o GSP em sua mais alta santidade era natural. Share this post Link to post Share on other sites
Silverchair 0 Posted July 2 Quando se fala em dopping, sempre vem o Lance Armstrong na cabeça.. Acho válido dizer que são casos que nem de longe teria alguma conexão. Share this post Link to post Share on other sites
Daniel Mendoza 0 Posted July 2 2 horas atrás, Lucas Timbó disse: Concordo. Em esportes de alto nível, é impensável colocar um atleta que caiu 2x no doping como GOAT Eu jogo o GSP e o DJ pra frente do JJ por isso, não que eu não ache que eles eram limpos, mas nunca foi oficial, né, temos que yer algum critério se nao vira tudo especulação... Share this post Link to post Share on other sites
Lonely 0 Posted July 6 Em 7/2/2025 at 11:17 AM, Daniel Mendoza disse: Eu jogo o GSP e o DJ pra frente do JJ por isso, não que eu não ache que eles eram limpos, mas nunca foi oficial, né, temos que yer algum critério se nao vira tudo especulação... Eu considero o GSP o melhor, carreira impecável; não necessariamente invicto, mas se vingou das derrotas. E nunca teve essa questão do doping como o Jones. Jones foi excelente, top 5, mas o lado de atleta dele sempre deixou a desejar. Share this post Link to post Share on other sites
The Joker 0 Posted July 6 Em 7/1/2025 at 12:58 PM, Silverchair disse: Já já começa o papo de que ele não pode ser GOAT pq não ajudou a velhinha atravessar a rua. Não é bem atravessar a rua...Mas entendi seu ponto huahua. Pra mim, ele é o GOAT. Se o Topuria continuar nocauteando todo o mundo e pegar um terceiro cinturão...Ele pode bater de frente. Ah, e vencendo o Makhachev, óbvio. O Makhachev também pode alcança-lo, se pegar o segundo cinturão, vencer o Topuria e defender esta cinta umas 5 ou 6 vezes. Share this post Link to post Share on other sites
NOCAUTE! 0 Posted July 6 Disse hoje que pode voltar da aposentadoria, se houve um evento na Casa Branca. Que o Dana e o Trump estão cogitando. Claro que não falou nada da inglês. Share this post Link to post Share on other sites
Daniel Mendoza 0 Posted July 7 11 horas atrás, Lonely disse: Eu considero o GSP o melhor, carreira impecável; não necessariamente invicto, mas se vingou das derrotas. E nunca teve essa questão do doping como o Jones. Jones foi excelente, top 5, mas o lado de atleta dele sempre deixou a desejar. Eu tbm, essa questão de vingar a derrota, a meu ver, é mto importante para pensar no melhor de todos os tempos. E acho ele mais completo em todas as áreas, ele e DJ, mais que Jones, a meu ver, isso é importante também, não só a eficiência em cada área. Share this post Link to post Share on other sites