Mr.K' 0 Posted June 27 (edited) Na minha opinião, nunca vou conseguir achar o JJ GOAT, ou até cogitar. Mas lógico, é apenas meu ponto de vista. Cartel e números para comprovar e justificar? Acredito que não... que nem no boxe... Muitos hoje acham Floyd "incrível", GOAT por ter um cartel "perfeito", afinal, 50 x 0. Que mais perfeito que isso? Julio César Chávez: 115 lutas, 107 vitórias, 6 derrotas. Chegou a 87 vitórias seguidas. Isso sim acho incrível, mas lógico, é citado uma ou outra vez, às vezes nenhuma. Na minha opinião, o GOAT é aquele que foi incrível dentro do seu domínio. E, na minha visão, Fedor foi esse cara... Numa época em que o suco era liberado para todos, era 300% vs 300%, e, pelo shape do Fedor de "padeiro", talvez 100% vs 300%, e olhe lá... Vários e vários relatos de adversários que apenas ao encarar sentiam uma espécie de medo pela frieza no olhar vindo de alguém com expressão gentil, mas com uma aura extremamente absurda e pesada de um assassino. Fedor era aquele cara que vencia simplesmente os melhores, e não apenas isso, caras que estavam totalmente acima da média para a época, justamente onde os caras eram mais fortes. Isso talvez nunca mais vá se repetir. Mesmo 15 anos após seu auge, ainda é lembrado, e até o momento ninguém chegou perto desse nível de domínio. Jon Jones, além da vida perturbada, em entrevista antes e durante com "duas caras", típico de quem tem algum problema mental. Na vida profissional, com indícios claros de trapaça, histórico de fugir de exames, ser favorecido pelo UFC, ser livrado de punições, como aconteceu no UFC 232. Venceu Shogun, ótimo... mas cá pra nós: comparar o Shogun do Pride (até hoje, um dos lutadores mais incríveis que já assisti) com o do UFC? Que já tinha derrota para o Forrest Griffin, fez uma luta contra Coleman (de 41 anos) em que quem ficou sem gás e parecia o idoso foi o próprio Shogun. Chuck Liddell, semiaposentado, com sequência de derrotas... Fez duas boas lutas com Lyoto e usar esse Shogun como justificativa? Não estou diminuindo os feitos dele, não... Mas é difícil ler alguns comentários quando você acompanhou muita coisa desde o Pride até hoje, e, do nada, vê somente a matemática (muitas vezes nem exata) ignorar a história. Jon Jones se aposentou agora, mas desde 2019 agradeceu mais que tudo por o Smith não ter aceitado a vitória. Na sequência, ganhou de forma absurdamente questionável contra Reyes, e quase perdeu por decisão dividida para o Marreta sem joelho durante a maior parte da luta. Todas lutas bem abaixo do esperado. Entre muitos e muitos outros assuntos já citados... Aspinall... Francis... Se muitos consideram GOAT algo assim, respeito sua opinião. Apenas não concordo. De fato, um lutador incrível, um dos melhores que passaram no UFC, mas o meu limite sobre ele é até aqui. Edited June 27 by Mr.K' Share this post Link to post Share on other sites
Raphael Rezende 0 Posted June 27 20 horas atrás, Lucas Timbó disse: Não apenas Minotauro e Cro Cop, mas se pararmos pra analisar, Fedor venceu os maiores tops em seus respectivos auges Aí ja acho que não... quais seriam os outros? Share this post Link to post Share on other sites
siso_ 0 Posted June 27 Em 6/26/2025 at 9:13 AM, Raphael Rezende disse: Você vê, estão criticando o Jon Jones, pois de acordo com os mesmos, não deveria parar. E por que não? Não entendi. Claramente encontra-se em declínio, continuar pra quê? Pra começar a perder? Pra mim, se ele continua e começa a perder, não faria diferença, entende? Ele já teria feito o seu melhor, no auge, e até mesmo em rota de declínio. pois é. um não deve parar, ou outro devia ter parado... não dá pra agradar todo mundo. Share this post Link to post Share on other sites
Raphael Rezende 0 Posted June 27 8 horas atrás, Mr.K' disse: Na minha opinião, nunca vou conseguir achar o JJ GOAT, ou até cogitar. Mas lógico, é apenas meu ponto de vista. Cartel e números para comprovar e justificar? Acredito que não... que nem no boxe... Muitos hoje acham Floyd "incrível", GOAT por ter um cartel "perfeito", afinal, 50 x 0. Que mais perfeito que isso? Julio César Chávez: 115 lutas, 107 vitórias, 6 derrotas. Chegou a 87 vitórias seguidas. Isso sim acho incrível, mas lógico, é citado uma ou outra vez, às vezes nenhuma. Na minha opinião, o GOAT é aquele que foi incrível dentro do seu domínio. E, na minha visão, Fedor foi esse cara... Numa época em que o suco era liberado para todos, era 300% vs 300%, e, pelo shape do Fedor de "padeiro", talvez 100% vs 300%, e olhe lá... Vários e vários relatos de adversários que apenas ao encarar sentiam uma espécie de medo pela frieza no olhar vindo de alguém com expressão gentil, mas com uma aura extremamente absurda e pesada de um assassino. Fedor era aquele cara que vencia simplesmente os melhores, e não apenas isso, caras que estavam totalmente acima da média para a época, justamente onde os caras eram mais fortes. Isso talvez nunca mais vá se repetir. Mesmo 15 anos após seu auge, ainda é lembrado, e até o momento ninguém chegou perto desse nível de domínio. Jon Jones, além da vida perturbada, em entrevista antes e durante com "duas caras", típico de quem tem algum problema mental. Na vida profissional, com indícios claros de trapaça, histórico de fugir de exames, ser favorecido pelo UFC, ser livrado de punições, como aconteceu no UFC 232. Venceu Shogun, ótimo... mas cá pra nós: comparar o Shogun do Pride (até hoje, um dos lutadores mais incríveis que já assisti) com o do UFC? Que já tinha derrota para o Forrest Griffin, fez uma luta contra Coleman (de 41 anos) em que quem ficou sem gás e parecia o idoso foi o próprio Shogun. Chuck Liddell, semiaposentado, com sequência de derrotas... Fez duas boas lutas com Lyoto e usar esse Shogun como justificativa? Não estou diminuindo os feitos dele, não... Mas é difícil ler alguns comentários quando você acompanhou muita coisa desde o Pride até hoje, e, do nada, vê somente a matemática (muitas vezes nem exata) ignorar a história. Jon Jones se aposentou agora, mas desde 2019 agradeceu mais que tudo por o Smith não ter aceitado a vitória. Na sequência, ganhou de forma absurdamente questionável contra Reyes, e quase perdeu por decisão dividida para o Marreta sem joelho durante a maior parte da luta. Todas lutas bem abaixo do esperado. Entre muitos e muitos outros assuntos já citados... Aspinall... Francis... Se muitos consideram GOAT algo assim, respeito sua opinião. Apenas não concordo. De fato, um lutador incrível, um dos melhores que passaram no UFC, mas o meu limite sobre ele é até aqui. Pois é. Jon Jones venceu Daniel Cormier em seu auge, e isto é um grande feito, logicamente. Incluiria também nesta listagem Rashad Evans, Lyoto Machida, Alex Gustafsson e Glover Teixeira, porém ambos não podem ser enquadrados na lista de foras de série, onde estão o próprio DC, Minotauro e Crocop, estes últimos superados pelo Fedor. Voltando ao JJ, venceu outros grandes nomes como Shogun, Rampage, Vitor Belfort e Stipe Miocic, que não se encontravam em seus auges, o que não é demérito nenhum. Fedor também venceu bons nomes que ja estavam em declinio, então em relação a isso estão iguais. Share this post Link to post Share on other sites
André Filho 0 Posted June 27 (edited) O que mais me intriga é: o que define o auge de um lutador de mma? Seria invencibilidade, idade, performance, lesões. A combinação disso tudo ou alguma outra coisa? Edited June 27 by André Filho Share this post Link to post Share on other sites
siso_ 0 Posted June 28 5 horas atrás, André Filho disse: O que mais me intriga é: o que define o auge de um lutador de mma? Seria invencibilidade, idade, performance, lesões. A combinação disso tudo ou alguma outra coisa? pra mim é performance. khabib, pra mim, foi um q parou no auge, com performances cada vez mais dominantes. GSP parou depois de um sufoco. JJ teve duas performances ótimas nos pesados, mas nos meio pesados já não estava tão impressionante como antes. amanda, apesar da derrapada pra penha, parou no auge tbm Share this post Link to post Share on other sites
smd 0 Posted June 28 (edited) Caso o Jon Jones não existisse, nós estaríamos discutindo se o DC era o GOAT. Não somente por isso, mas também incluindo as 2 vitórias sobre o DC transformam o JJ no GOAT. Edited June 28 by smd Share this post Link to post Share on other sites
gabriel floripa 0 Posted June 28 Discussão sem fim O Fedor foi muito admirado porque, além das vitórias sobre nomes importantes, ia pra cima sempre, não existia estratégia de segurar a luta, pontuar. Share this post Link to post Share on other sites
Lucas Timbó 0 Posted June 28 Em 6/27/2025 at 2:59 PM, Raphael Rezende disse: Aí ja acho que não... quais seriam os outros? Auge é exagero, pq nem todos estavam em seus respetivos auges, mas vinham pelo menos em boa fase: Arlovski - vinha de 4 vitórias seguidas, incluindo nomes como Werdum, Big Ben e Nelson. Vinha treinando boxe com o Freddie Roach, tava no auge técnico e físico Sylvia - vinha em boa fase, tinha feito uma luta dura contra o Minotauro, além de ter sido derrotado por ninguém menos que o Couture antes Randleman - tinha acabado de chocar o mundo rebocando ninguém menos que Cro Cop, além de ter vencido bem o cascudo Ninja antes Hunt - apesar de ser limitado, Hunt tinha vencido Wand no auge e Cro Cop no auge, número 1 e número 2 de seus pesos. Vinha de 5 vitórias seguidas até perder pro Barnett e depois pro próprio Fedor Herring - era top 3 dos pesados na época, tinha disputado cinturão contra Minota, vencido a lenda Vovchanchyn e foi espancado pelo Fedor Coleman - Tinha sido campeão do GP 2000 nocauteando Vovchanchyn, finalizado pelo Minota depois, vencendo Don Frye e finalizado pelo Fedor Share this post Link to post Share on other sites
André Filho 0 Posted June 28 41 minutos atrás, Lucas Timbó disse: Auge é exagero, pq nem todos estavam em seus respetivos auges, mas vinham pelo menos em boa fase: Arlovski - vinha de 4 vitórias seguidas, incluindo nomes como Werdum, Big Ben e Nelson. Vinha treinando boxe com o Freddie Roach, tava no auge técnico e físico Sylvia - vinha em boa fase, tinha feito uma luta dura contra o Minotauro, além de ter sido derrotado por ninguém menos que o Couture antes Randleman - tinha acabado de chocar o mundo rebocando ninguém menos que Cro Cop, além de ter vencido bem o cascudo Ninja antes Hunt - apesar de ser limitado, Hunt tinha vencido Wand no auge e Cro Cop no auge, número 1 e número 2 de seus pesos. Vinha de 5 vitórias seguidas até perder pro Barnett e depois pro próprio Fedor Herring - era top 3 dos pesados na época, tinha disputado cinturão contra Minota, vencido a lenda Vovchanchyn e foi espancado pelo Fedor Coleman - Tinha sido campeão do GP 2000 nocauteando Vovchanchyn, finalizado pelo Minota depois, vencendo Don Frye e finalizado pelo Fedor Acredito que em questão de nível dos adversários de ambos estão bem próximos, nao existe uma grande disparidade. Share this post Link to post Share on other sites
cisao 0 Posted July 3 Pra mim, Jones com folgas. O * que pega foram os dois casos de doping que aí podemos discutir. Mas o "extra octógono", apesar dele ser um lixo de pessoa, não vou tentar incluir isso como motivo para influenciar nas performances e vitórias dele dentro do 8. Até porque, "apesar disso" ele ainda fazia o que fazia. É um merda, dos piores da espécie, mas é o GOAT. Share this post Link to post Share on other sites