NEGO DÁGUA 0 Posted April 21, 2025 2 horas atrás, Axiotis disse: Calmaí, análise da carreira de Aldo desde o WEC. Aldo ficou no topo por muitos anos desde muito novo. Aldo imaginou os melhores do mundo desde muito novo e com secesso Esse cara começou em 2012, Aldo em 2004... Sendo apenas 2 anos mais velho que Aldo... São 8 anos a mais de treinos duros...sem estrutura... em 2012 o MMA estava mais evoluído e a medicina externa pra ele tambem... Aldo ficou muitos anos de forma precária... Volka já começou numa Era mais estruturada... o início de carreira do Volk foi bem menos hostil. No país sem tradição no MMA, logo, sofreu menos. Aldo do Brasil foi pro EUA, maior no MMA, portanto, adversários mais duros. Isso explica o fim da carreira de Aldo quando chegar mais cedo, é como comparar aqueles lutadores tailandeses que caíram com holandeses do kickboxing que nasceram adolescentes. Na luta entre os dois foi pau a pau e foi a pior luta do Aldo, eu estava lá e ninguém via esse futuro do volka. Aldo fez coisas incríveis no cage, lutas lendárias, volka foi ok e só. Paralelo a isso, todas as categorias dos lutadores aumentaram de tamanho a 83 e 93 foi absurdo e vejo que Aldo não conseguiu se adaptar aos caras maiores, seu jogo não casa com caras maiores... E.com seu corpo mais envelhecido pra sua idade devido a começar muito cedo em.alto.nível, sua cognição pior por isso, também dificulta. Volka começou se destacar numa era onde essa transição já ocorreu e se adaptou melhor. A carreira de Aldo foi muito mais brilhante, mais desafiadora, mais longa e mais dominante. Grande , post , parabéns!! Share this post Link to post Share on other sites
Rappa Hemp 0 Posted April 22, 2025 Em 4/20/2025 at 6:59 PM, Axiotis disse: Fiz POST acima sobre, discordo de você. Tem muita diferença. Não vejo mta diferença não. Seu argumento se agarra no q eu falei: no pioneirismo. Mas vc não avalia q houve de fato prepotência/arrogância do Aldo qdo esteve no topo. Aldo cancelava lutas pq se acidentava de moto ou se lesionava no treino por não usar proteção e ainda ironizava a organização q tinha q assumir os prejuízos em cima do evento. Repito: Aldo, Holoway e Volka são contemporâneos mesmo q Aldo tenha começado antes. Ele tinha idade e todas condições financeiras e de treino p navegar na transição q o MMA vivia. Não o fez e isso não é só vitimismo por ter sequelas de grandes batalhas no WEC, não. Posso listar aqui dezenas de lutadores q atravessaram eras e se mantiveram relevantes de Belfort a Hendo, de Couture a Jon Jones. Aldo tem seu nome na história por ser o primeiro grande campeão da categoria, mas n tem como dizer q ele o GOAT sendo q foi atropelado 2x pelo Holloway e foi anulado pelo Volka. Seu maior nível não se equipara aos dois. Share this post Link to post Share on other sites
Ralf Logan 0 Posted April 23, 2025 Estamos falando de maior pena do MMA ou do UFC? Se pegar o recorte WEC acho que o brasileiro ainda está acima, e se pegarmos o só o recorte UFC acho que tem discussão, talvez seja o australiano mesmo. Share this post Link to post Share on other sites
Ralf Logan 0 Posted April 23, 2025 Agora, Ralf Logan disse: Estamos falando de maior pena do MMA ou do UFC? Se pegar o recorte WEC acho que o brasileiro ainda está acima, e se pegarmos o só o recorte UFC acho que tem discussão, talvez seja o australiano mesmo. Destacando que eu tô falando de legado, não de auge. Share this post Link to post Share on other sites
Axiotis 0 Posted April 23, 2025 (edited) Em 4/22/2025 at 8:43 AM, Rappa Hemp disse: Não vejo mta diferença não. Seu argumento se agarra no q eu falei: no pioneirismo. Mas vc não avalia q houve de fato prepotência/arrogância do Aldo qdo esteve no topo. Aldo cancelava lutas pq se acidentava de moto ou se lesionava no treino por não usar proteção e ainda ironizava a organização q tinha q assumir os prejuízos em cima do evento. Repito: Aldo, Holoway e Volka são contemporâneos mesmo q Aldo tenha começado antes. Ele tinha idade e todas condições financeiras e de treino p navegar na transição q o MMA vivia. Não o fez e isso não é só vitimismo por ter sequelas de grandes batalhas no WEC, não. Posso listar aqui dezenas de lutadores q atravessaram eras e se mantiveram relevantes de Belfort a Hendo, de Couture a Jon Jones. Aldo tem seu nome na história por ser o primeiro grande campeão da categoria, mas n tem como dizer q ele o GOAT sendo q foi atropelado 2x pelo Holloway e foi anulado pelo Volka. Seu maior nível não se equipara aos dois. Aldo não é pioneiro, quem começa em 2004 não pode ser pioneiro. Eles serem contemporâneos não dá pra negar porque lutaram entre eles, mas são de gerações diferentes. Uma criança de 8 anos que vê seu irmão nascer é uma distância enorme. Não vou discutir os motivos do Aldo não ter feito uma transição boa na mudança dos lutadores de MMA, no perfil físico e de estrutura, principalmente... isso não diminui seu legado, não diminui o que fez e sua longevidade no top 3 e como campeão. Volka e Max ganharam dele, mas nem chegaram perto... Weidman ganhou do Spider, mas nem chegou perto dele... Acho que Mike Bernardo nocauteou Peter Aerts 2 vezes, mas nem chegou perto dele... As lutas do Aldo foram muito melhores, mais impactantes, mais marcantes, mais emocionantes... mas boa parte não tinha a força da marca UFC e das redes sociais. Aldo emplacou 5 nocautes consecutivos até o 6 na conquista do cinturão e só quem soube disso na época eram os fãs mais fãs mesmo de MMA. Quase ninguém do Brasil conhecia ele. Depois atropela Faber no auge... E Volka nem tinha começado... Aldo foi pro UFC, defendeu a conta 2x e Volka nem tinha começado. Se pegar o peso do cartel do Aldo, não há a mínima comparação com.do Volka. E seria constrangedor Volka dizer o contrário, o cara é lutador... ele sabe que a distância é enorme. Se eu pudesse escolher uma carreira pra eu ter... Seria a do Aldo, sem sombra de dúvida Edited April 23, 2025 by Axiotis Share this post Link to post Share on other sites
Rappa Hemp 0 Posted April 23, 2025 1 minuto atrás, Axiotis disse: Aldo não é pioneiro, quem começa em 2004 não pode ser pioneiro. Eles serem contemporâneos não dá pra negar porque lutaram entre eles, mas são de gerações diferentes. Uma criança de 8 anos que vê seu irmão nascer é uma distância enorme. Não vou discutir os motivos do Aldo não ter feito uma transição boa na mudança dos lutadores de MMA, no perfil físico e de estrutura, principalmente... isso não diminui seu legado, não diminui o que fez e sua longevidade no top 3 e como campeão. Volka e Max ganharam dele, mas nem chegaram perto... Weidman ganhou do Spider, mas nem chegou perto dele... Acho que Mike Bernardo nocauteou Peter Aerts 2 vezes, mas nem chegou perto dele... As lutas do Aldo foram muito melhores, mais impactantes, mais marcantes, mais emocionantes... mas boa parte não tinha a força da marca UFC e das redes sociais. Se eu pudesse escolher uma carreira pra eu ter... Seria a do Aldo, sem sombra de dúvida A categoria dos penas entrou no cenário do mainstream quando ele era campeão. No mais todos os pontos que citas são totalmente subjetivos. É a sua opinião. Respeito. A minha é bastante simples: Um atleta de 30 anos (Aldo) que perde duas vezes de maneira dominante para um atleta de 27 anos (Holloway) onde ambos foram campeões e possuem nos currículos vitórias sobre grandes nomes, não é preciso muita firula ou questionamento p dizer quem foi melhor. Cabe lembrar q Holloway há exatamente 12 meses fez a luta mais espetacular do UFC 300 e uma das maiores apresentações da história. Isso com 33 anos e tendo levado muita porrada na cabeça no seu estilo trocador de 5 rounds. Volka acabou de fazer uma batalha contra Diego Loipez depois de ter levado dois nocautes brutais aos 36 anos de idade. Esse papo de kilometragem p justificar derrotas/limitações não cola pra mim. A régua subiu meu chapa e Aldo não acompanhou. Essa coroa de rei q ele usa é pra carnaval de rua ou pra ego ferido. Share this post Link to post Share on other sites
Axiotis 0 Posted April 23, 2025 (edited) 51 minutos atrás, Rappa Hemp disse: A categoria dos penas entrou no cenário do mainstream quando ele era campeão. No mais todos os pontos que citas são totalmente subjetivos. É a sua opinião. Respeito. A minha é bastante simples: Um atleta de 30 anos (Aldo) que perde duas vezes de maneira dominante para um atleta de 27 anos (Holloway) onde ambos foram campeões e possuem nos currículos vitórias sobre grandes nomes, não é preciso muita firula ou questionamento p dizer quem foi melhor. Cabe lembrar q Holloway há exatamente 12 meses fez a luta mais espetacular do UFC 300 e uma das maiores apresentações da história. Isso com 33 anos e tendo levado muita porrada na cabeça no seu estilo trocador de 5 rounds. Volka acabou de fazer uma batalha contra Diego Loipez depois de ter levado dois nocautes brutais aos 36 anos de idade. Esse papo de kilometragem p justificar derrotas/limitações não cola pra mim. A régua subiu meu chapa e Aldo não acompanhou. Essa coroa de rei q ele usa é pra carnaval de rua ou pra ego ferido. Confronto direto nunca foi determinante para saber quem foi o melhor, quem teve a melhor carreira. Tanto na luta como no esporte. Como citei aí e há vários exemplos. Max estava perdendo, apanhando demais e o cara caiu na dele e não é demérito pra nenhum dos dois e o final foi espetacular, mas a luta não. Diego Lopez não tem nome algum no MMA, é muito limitado... A régua subiu e Aldo não acompanhou e também disse isso, mas nada derruba sua carreira e fico especulando o por quê disso e um ponto que difere demais são esses 8 anos a mais de carreira. Assim como essas derrotas do Volka e Max não apagam o que fizeram. Como as derrotas do Fedor que é o caso bem parecido do Aldo... Começou novo, foi dominante, e na casa dos 30 começou a cair... E teve uma.queda mais vertical que Aldo, a segunda metade da carreira do Fedor foi muito ruim... Mas nada disso apagou seu legado... Nenhum.que ganhou do Fedor chega a seus pés. Edited April 23, 2025 by Axiotis Share this post Link to post Share on other sites
Rappa Hemp 0 Posted April 23, 2025 9 minutos atrás, Axiotis disse: Confronto direto nunca foi determinante para saber quem foi o melhor, quem teve a melhor carreira. Tanto na luta como no esporte. Como citei aí e há vários exemplos. Max estava perdendo, apanhando demais e o cara caiu na dele e não é demérito pra nenhum dos dois e o final foi espetacular, mas a luta não. Diego Lopez não tem nome algum no MMA, é muito limitado... A régua subiu e Aldo não acompanhou e disse isso, mas nada derruba sua carreira. Assim como essas derrotas do Volka e Max não apagam o que fizeram. Como as derrotas do Fedor que é o caso bem parecido do Aldo... Começou novo, foi dominante, e na casa dos 30 começou a cair... E teve uma.queda mais vertical que Aldo, a segunda metade da carreira do Fedor foi muito ruim... Mas nada disso apagou seu legado... Nenhum.que ganhou do Fedor chega a seus pés. "Confronto direto nunca foi determinante para saber quem foi o melhor, quem teve a melhor carreira. Tanto na luta como no esporte. Como citei aí e há vários exemplos." Mas tu tá comparado confronto de um q não foi campeão com quem foi. Não é o caso de Aldo de 30 anos vs. Holloway de 27 anos. Ponto. O peso pena teve 3 campeões dominantes no UFC. Aldo é um deles e enfrentou os outros dois e perdeu. O resto é narrativa, meu caro. O q eu trago é dado/fato. Abs Share this post Link to post Share on other sites
Axiotis 0 Posted April 23, 2025 2 minutos atrás, Rappa Hemp disse: "Confronto direto nunca foi determinante para saber quem foi o melhor, quem teve a melhor carreira. Tanto na luta como no esporte. Como citei aí e há vários exemplos." Mas tu tá comparado confronto de um q não foi campeão com quem foi. Não é o caso de Aldo de 30 anos vs. Holloway de 27 anos. Ponto. O peso pena teve 3 campeões dominantes no UFC. Aldo é um deles e enfrentou os outros dois e perdeu. O resto é narrativa, meu caro. O q eu trago é dado/fato. Abs Aldo estava longe do seu auge e Max e Volka no auge. Max no início do UFC era muito ruim, teve evolução absurda, ninguém apostava nele. Dados e fatos é Aldo ser dominante desde o início da sua carreira, começar 8 anos antes de Volka, ser campeão bem antes de Volka começar, ter 6 nocautes seguidos até o cinturão e Volka nem imaginava em lutar. Dados e fatos. Share this post Link to post Share on other sites
Rappa Hemp 0 Posted April 23, 2025 12 minutos atrás, Axiotis disse: Confronto direto nunca foi determinante para saber quem foi o melhor, quem teve a melhor carreira. Tanto na luta como no esporte. Como citei aí e há vários exemplos. Max estava perdendo, apanhando demais e o cara caiu na dele e não é demérito pra nenhum dos dois e o final foi espetacular, mas a luta não. Diego Lopez não tem nome algum no MMA, é muito limitado... A régua subiu e Aldo não acompanhou e disse isso, mas nada derruba sua carreira. Assim como essas derrotas do Volka e Max não apagam o que fizeram. Como as derrotas do Fedor que é o caso bem parecido do Aldo... Começou novo, foi dominante, e na casa dos 30 começou a cair... E teve uma.queda mais vertical que Aldo, a segunda metade da carreira do Fedor foi muito ruim... Mas nada disso apagou seu legado... Nenhum.que ganhou do Fedor chega a seus pés. E um ponto adicional, meu caro. Reveja a luta de Holloway vs. Gaethje. Sua análise é completamente desconexa ao q foi o combate. Completamente mesmo. Max deu uma aula de trocação ao Gaethje. Abaixo as stats que falam por si. É simplesmente impossível um cara ter praticamente o dobro de golpes significativos e estar perdendo a luta. Ele ganhou desde o primeiro round quando acertou um chute rodado no rosto do Gathje e quebrou o nariz do mesmo. Perceba como uma narrativa cabe qualquer coisa né?! Abaixo as stats da luta e o Play by play da Sherdog q mostram o domínio https://sports-statistics.com/ufc/ufc-fight-statistics/ufc-300-pereira-vs-hill/justin-gaethje-v-max-holloway/ https://www.sherdog.com/news/news/UFC-300-Pereira-vs-Hill-PlaybyPlay-Results-Round-Scoring-193318 Share this post Link to post Share on other sites
Rappa Hemp 0 Posted April 23, 2025 (edited) 5 minutos atrás, Axiotis disse: Aldo estava longe do seu auge e Max e Volka no auge. Max no início do UFC era muito ruim, teve evolução absurda, ninguém apostava nele. Dados e fatos é Aldo ser dominante desde o início da sua carreira, começar 8 anos antes de Volka, ser campeão bem antes de Volka começar, ter 6 nocautes seguidos até o cinturão e Volka nem imaginava em lutar. Dados e fatos. Dados e fatos: Loss 28–5 Alexander Volkanovski Decision (unanimous) UFC 237 11 May 2019 3 5:00 Rio de Janeiro, Brazil Loss 26–4 Max Holloway TKO (punches) UFC 218 2 December 2017 3 4:51 Detroit, Michigan, United States For the UFC Featherweight Championship. Loss 26–3 Max Holloway TKO (punches) UFC 212 3 June 2017 3 4:13 Rio de Janeiro, Brazil Lost the UFC Featherweight Championship. Fight of the Night. Ah mas aos 30 ele já tinha kilometragem defasada. mas mas mas Mas perdeu, meu caro. Infelizmente. Torci bastante por ele. O resto é uma tentativa de correlacionar dados do ql vc tenta explicar/justificar essas derrotas. Isso é outra coisa, entende? É sua opinião q acredita nessa teoria. Subjetivo. Edited April 23, 2025 by Rappa Hemp Share this post Link to post Share on other sites