Sign in to follow this  
Ultimate Fighter

Luta livre brasileira crescendo dos EUA?

Recommended Posts

Agora, NEGO DÁGUA disse:

Cara isso é  um vídeo de Highlights  antigos não  falabdo desenvolvimento nada luta nos EUA 

Eu sei, mas o nome do canal é USA Luta livre, e o vídeo divulgado por eles é de um brasileiro(Hugo Duarte).

Alguns dos comentários gringos sobre esse video é de surpresa por existir luta livre nos EUA e demonstram interesse em procurar essas academias por lá.

1 minuto atrás, Ultimate Fighter disse:

Eu sei, mas o nome do canal é USA Luta livre, e o vídeo divulgado por eles é de um brasileiro(Hugo Duarte).

Alguns dos comentários gringos sobre esse video é de surpresa por existir luta livre nos EUA e demonstram interesse em procurar essas academias por lá.

Deus ajude que  de certo, o Hugo tem sua contribuição  com luta livre e história  da luta brasileira, tenho minhas ressalvas com a importância  dada a ele no episódio  da briga com o Rickson, mas foi um  cara valente .

No desafio de 1991 ia lutar contra o Marcelo  Behring aí este se machucou ou seja nunca correu de desafio, lutou contra o Mark Kerr , tem.seu nome na história 

1 hora atrás, NEGO DÁGUA disse:

Deus ajude que  de certo, o Hugo tem sua contribuição  com luta livre e história  da luta brasileira, tenho minhas ressalvas com a importância  dada a ele no episódio  da briga com o Rickson, mas foi um  cara valente .

No desafio de 1991 ia lutar contra o Marcelo  Behring aí este se machucou ou seja nunca correu de desafio, lutou contra o Mark Kerr , tem.seu nome na história 

O Hugo em uma equipe bem estruturada iria longe no vale tudo/MMA, mesmo jovem já deveria ser um cara duro, o Rickson ter vencido ele duas vezes é um feito e tanto.

Tem quem tente desmerecer o Hugo alegando que ele não era tão bom quanto os tops de sua época como Rickson e Ruas, mas se for analisar o Hugo pegou caras mais duros no MMA do que o Rickson e o Ruas juntos.

Contra o Tank, eu nunca vi alguém quedar ele com tanta facilidade(só o Dan Severn) e já partir pras costas como o Hugo fez, era luta fácil e perdeu por vacilo, erro bobo que acontece.

Já contra o kerr, teve a já conhecida malandragem do americano de segurar na luva do Hugo pra bater, que era ilegal no Pride além das cabeçadas tbm ilegais, no finalzinho da luta o kerr montou no Hugo que já estava com o pé quebrado, e mesmo assim o brasileiro deu um upa e tirou o kerr da montada até com certa facilidade, dar o upa com o pé quebrado tendo um adversário de 120 kg em cima de vc é pra poucos, tem que ter muita força física. 

Até hoje os comentários da luta d Hugo contra o kerr principalmente na gringa é ridicularizando a postura do Hugo de "arregão", mas esses gringos filhos da puta sequer sabem que ele estava com.o pé quebrado da metade da luta pro final, qualquer idiota percebe isso, menos os gringos fdps.

Edited by Ultimate Fighter

54 minutos atrás, Ultimate Fighter disse:

O Hugo em uma equipe bem estruturada iria longe no vale tudo/MMA, mesmo jovem já deveria ser um cara duro, o Rickson ter vencido ele duas vezes é um feito e tanto.

Tem quem tente desmerecer o Hugo alegando que ele não era tão bom quanto os tops de sua época como Rickson e Ruas, mas se for analisar o Hugo pegou caras mais duros no MMA do que o Rickson e o Ruas juntos.

Contra o Tank, eu nunca vi alguém quedar ele com tanta facilidade(só o Dan Severn) e já partir pras costas como o Hugo fez, era luta fácil e perdeu por vacilo, erro bobo que acontece.

Já contra o kerr, teve a já conhecida malandragem do americano de segurar na luva do Hugo pra bater, que era ilegal no Pride além das cabeçadas tbm ilegais, no finalzinho da luta o kerr montou no Hugo que já estava com o pé quebrado, e mesmo assim o brasileiro deu um upa e tirou o kerr da montada até com certa facilidade, dar o upa com o pé quebrado tendo um adversário de 120 kg em cima de vc é pra poucos, tem que ter muita força física. 

Até hoje os comentários da luta d Hugo contra o kerr principalmente na gringa é ridicularizando a postura do Hugo de "arregão", mas esses gringos filhos da puta sequer sabem que ele estava com.o pé quebrado da metade da luta pro final, qualquer idiota percebe isso, menos os gringos fdps.

Hugo tinha  só 19/ 20 e uns 3 anos de treino não  liga de frente  palavras dele , não  foi feito e tanto nada , Rickson  estava no auge físico e técnico, na briga do Pepe foi até mais equilibrada, mas quando  teve um contexto de luta, no colégio Padre Antônio  Vieira foi brincadeira  , Rickson  derrotou fácil..

Já depois do Rickson  ele foi duri mesmo , na rua e no ringue .

Sobre pegar caras mais duros..

O Rickson  pegou o Funaki um bom lutador ..

O Ruas pegou tops como  Keith que deu maior trabalho ao Royce em 1994 muito bom mesmo, Tatarov ,Smith, Gary Goodrich  , Pat Smith , o próprio Paul Varells  , tirando o Mark Kerr, esses são melhores  que o Tank.

10 horas atrás, NEGO DÁGUA disse:

Hugo tinha  só 19/ 20 e uns 3 anos de treino não  liga de frente  palavras dele , não  foi feito e tanto nada , Rickson  estava no auge físico e técnico, na briga do Pepe foi até mais equilibrada, mas quando  teve um contexto de luta, no colégio Padre Antônio  Vieira foi brincadeira  , Rickson  derrotou fácil..

Já depois do Rickson  ele foi duri mesmo , na rua e no ringue .

Sobre pegar caras mais duros..

O Rickson  pegou o Funaki um bom lutador ..

O Ruas pegou tops como  Keith que deu maior trabalho ao Royce em 1994 muito bom mesmo, Tatarov ,Smith, Gary Goodrich  , Pat Smith , o próprio Paul Varells  , tirando o Mark Kerr, esses são melhores  que o Tank.

Sobre a dureza dos adversários vc tem razão em números, Ruas e Rickson apareciam mais no cenário do vale tudo e lutaram mais, mas pegar o Mark kerr no auge acho que conta mais do que Funaki e todos os outros adversários tanto do Ruas como do Rickson, e tem o agravante de que quando o Hugo pegou o kerr, ele estava inativo ah um bom tempo, não era um atleta profissional, era apenas um expoente da luta livre que eventualmente lutava aqui e acolá, já o kerr competia regularmente a anos, era atleta de mma de fato, tava com ritmo de luta em dia, o Hugo não.

Eu tenho curiosidade de como seria uma luta do Rickson contra o kerr nessa época ou o próprio Ruas contrato kerr.

Acho que o Rickson surpreenderia positivamente, fazendo uma luta dura, mas perdendo oi na decisão ou em um desfecho parecido com que teve seu "aluno" Fábio Gurgel, devido a diferença de peso, mas sairia com a moral alta, visto que já naquela época gera já questionava a fama de fodão do Rickson, alegando que se ele pegasse qualquer top levaria uma peia. Acho que ele faria luta dura com o kerr.

Ja o  Ruas teria poucas chances no chão, não tinha recursos pra jogar por baixo contra o gigante, levaria aquele ground and Pound até não ter mais condições de lutar, em pé eu não vejo ele atropelando o kerr, Ruas na era explosivo em pé, não era agressivo insuficiente pra intimidar o kerr em pé e inibir suas quedas.

7 horas atrás, Ultimate Fighter disse:

Sobre a dureza dos adversários vc tem razão em números, Ruas e Rickson apareciam mais no cenário do vale tudo e lutaram mais, mas pegar o Mark kerr no auge acho que conta mais do que Funaki e todos os outros adversários tanto do Ruas como do Rickson, e tem o agravante de que quando o Hugo pegou o kerr, ele estava inativo ah um bom tempo, não era um atleta profissional, era apenas um expoente da luta livre que eventualmente lutava aqui e acolá, já o kerr competia regularmente a anos, era atleta de mma de fato, tava com ritmo de luta em dia, o Hugo não.

Eu tenho curiosidade de como seria uma luta do Rickson contra o kerr nessa época ou o próprio Ruas contrato kerr.

Acho que o Rickson surpreenderia positivamente, fazendo uma luta dura, mas perdendo oi na decisão ou em um desfecho parecido com que teve seu "aluno" Fábio Gurgel, devido a diferença de peso, mas sairia com a moral alta, visto que já naquela época gera já questionava a fama de fodão do Rickson, alegando que se ele pegasse qualquer top levaria uma peia. Acho que ele faria luta dura com o kerr.

Ja o  Ruas teria poucas chances no chão, não tinha recursos pra jogar por baixo contra o gigante, levaria aquele ground and Pound até não ter mais condições de lutar, em pé eu não vejo ele atropelando o kerr, Ruas na era explosivo em pé, não era agressivo insuficiente pra intimidar o kerr em pé e inibir suas quedas.

Ótima leitura, acho que o Kerr venceria os dois sinceramente  o Rickson  não  teve um batismo de fogo.

Tudo é  questão  de jogo, alguns jogos causariam outros não. 

Sakuraba vs Rickson , daria luta e acho que o Gracie poderia vencer..mas Ruas  vs Rickson  era defesa de queda, low kick  e boxe para dentro não  daria para o Rickson  .

O Sakuraba fazia chão  , eu vi luta contra o Royce  , em algumas situações  ali talvez o Rickson  venceria. 

Agora luta contra o Funaki o Rickson  tomou muita porrada , inicio da luta veio com pisao  e tomou um cruzado forte e ficou nitidamente  tonto.

Rickson  trocava um pouco nas lutas , seu boxe era  um pouco acima do Básico  , dava seus chutes , nada bom tecnicamente  mas se virava , parece o Romário  nas brigas de rua kkkk, acho que em uma época  que o jiu jitsu  era desconhecido  o Rickson  se virava bem..

Um personagem  impressionante  era o Zulu , maluco não  era do jiu jitsu  e fez chão com o Rickson  o mesmo não  pegou fácil..

Teve uma luta no Japan Open do Rickson  contra um monstro David alguma coisa um leigo veja que não  fácil  colocar o cara para baixo.

Tínhamos que ver o Rickson  com grandes oponentes  da época 

O Ruas foi visto ganhou e perdeu e o Ruas era foda.

E tudo evoluiu veio o Pedro Rizzo  um cara espetacular  vindo do Ruas

Obs: O Ruas treinava com.o.Kerr é no treino batia , tinha uma tatame " Kerr não  quer Ruas" mas o mesmo afirma até hoje na luta o Kerr virava um.monstro

Edited by NEGO DÁGUA

20 horas atrás, Ultimate Fighter disse:

Po irmão, vou discordar do teu segundo parágrafo...

Assim como o colega Nego D'água já falou, Marco Ruas pegou Oleg Taktarov, Maurice Smith e Steve Jennum (esses três, campeões do UFC), além de Keith Hackney, Pat Smith e Paul Varelans, muitos deles mais lutadores do que Tank Abbott, e com menos expressão do que o Mark Kerr, estes dois atletas sendo os tops que Hugo Duarte enfrentou.

Porém irmão, além disso, menciono o fato também de que na minha opinião, não adianta apenas enfrentar bons nomes, precisa ganhar de alguns/muitos/todos, caso contrário, do que vale? Desta forma, poderíamos colocar Nobuhiko Takada como top, ou Akira Shoji, tendo em vista a quantidade de grandes lutadores que eles enfrentaram.

Quanto ao terceiro parágrafo, não resta dúvida que o Hugo errou, porém "erro bobo que acontece", não. Trocou um pescoço por um braço, saiu das costas de um adversário que ainda tava no gás e cheio de força, isso não acontece com frequência, foi um erro grotesco do brasileiro, que poderia ter ido muito mais longe no evento e até mesmo na carreira se não fosse isso.

Edited by Raphael Rezende

21 minutos atrás, Raphael Rezende disse:

Po irmão, vou discordar do teu segundo parágrafo...

Assim como o colega Nego D'água já falou, Marco Ruas pegou Oleg Taktarov, Maurice Smith e Steve Jennum (esses três, campeões do UFC), além de Keith Hackney, Pat Smith e Paul Varelans, muitos deles mais lutadores do que Tank Abbott, e com menos expressão do que o Mark Kerr, estes dois atletas sendo os tops que Hugo Duarte enfrentou.

Porém irmão, além disso, menciono o fato também de que na minha opinião, não adianta apenas enfrentar bons nomes, precisa ganhar de alguns/muitos/todos, caso contrário, do que vale? Desta forma, poderíamos colocar Nobuhiko Takada como top, ou Akira Shoji, tendo em vista a quantidade de grandes lutadores que eles enfrentaram.

Cara acho que inegável  que o Ruas se testou a vontade no vale-tudo da época  com os melhores  nomes e vencendo boa parte deles, só o Smith foi sua pedra no sapato mas foram ótimas lutas , Ruas .

Impressionante  ver que o Ruas e o Rickson  era titãs no Rio de Janeiro  , até os alunos do Rickson  falam isso.

Foi até bom  não  ter essa luta.

Ruas não teve um mestre se formou no auto didatismo.

O Rickson  teve todos os melhores  mestres possíveis Hélio, Carlson, Rolls , fora outros que lhe ajudaram na formação 

Fui dar uma olhada nos vídeos do canal e olhem este vídeo cheio de provas históricas, recortes de jornal do pai da LL (mestre do Tatu, morou um tempo nos EUA, aprendeu Catch Wrestling e voltou pro Brasil) ganhando do Carlos Gracie dentro de uma competição esportiva e depois sendo brutalmente agredido por 3 Gracies na rua...esta história eu não conhecia e é uma vergonha! Pratico JJ, a família Gracie tem um valor inestimável dentro do esporte mas isto é algo bem sério que eles com toda a influência que tinham e ainda tem conseguiram de certa forma apagar...lastimável e aqui realmente inicia a rivalidade e não em briga no Pepe em 89, vale tudo de 84, nada disto: 

Edited by João P

1 hora atrás, João P disse:

Fui dar uma olhada nos vídeos do canal e olhem este vídeo cheio de provas históricas, recortes de jornal do pai da LL dando um pau no Carlos Gracie dentro de uma competição esportiva e depois sendo brutalmente agredido por 3 Gracies na rua...esta história eu nao conhecia e é uma vergonha! Pratico JJ, a família Gracie tem um valor inestimável dentro do esporte mas isto é algo bem sério que eles com toda a influência que tinham e ainda tem conseguiram apagar...lastimável e aqui realmente inicia a rivalidade e não em briga no Pepe em 89, vale tudo de 84, nada disto: 

Esse é  tido como o pai da Luta livre esportiva  , morou nos EUA e aprendeu catch as can  e detalhe deu aulas  ao Hélio  Gracie 

Rivalidade  é  muito  antiga o Hélio  foi ate condenado, mas foi indultado  por Getúlio  Vargas .

Esse intercâmbio  é mix sempre existiram .

O Waldemar  Santana  fazia batuque  um estilo de Luta livre baiana  vinda do reconcavo  , uns chamávamos de queda de rolo e etc.

Chegou nos Gracie já bom dr capoeira, bom de boxe , sabia algo de chão. 

Engraçado  que a capoeira  era outra Luta bem poderosa na época, existia campeonato  brasileiro de capoeira, onde até o Robson  Gracie  já lutou 

9 horas atrás, NEGO DÁGUA disse:

Esse é  tido como o pai da Luta livre esportiva  , morou nos EUA e aprendeu catch as can  e detalhe deu aulas  ao Hélio  Gracie 

Rivalidade  é  muito  antiga o Hélio  foi ate condenado, mas foi indultado  por Getúlio  Vargas .

Esse intercâmbio  é mix sempre existiram .

O Waldemar  Santana  fazia batuque  um estilo de Luta livre baiana  vinda do reconcavo  , uns chamávamos de queda de rolo e etc.

Chegou nos Gracie já bom dr capoeira, bom de boxe , sabia algo de chão. 

Engraçado  que a capoeira  era outra Luta bem poderosa na época, existia campeonato  brasileiro de capoeira, onde até o Robson  Gracie  já lutou 

Eu nao conheco a luta livre a fundo por isso esta pergunta meu irmao, talvez confirmando o que pude ver:

Em que ela se diferencia (essencialmente) do JJ em termos de tecnica? 

Ou seria como disse o Helio Gracie o JJ sem quimono ? (Ele falou isto numa revista trip de 91 acho).

Outra coisa, contra o Kerr acho que o Rickson seria derrotado da mesma maneira que o Fabio.

Acho que o Ruas teria mais chances na trocacao. Como era maior, mesmo no chao a coisa seria diferente do Fabio.

Edited by Gurkha

11 minutos atrás, Gurkha disse:

Eu nao conheco a luta livre a fundo por isso esta pergunta meu irmao, talvez confirmando o que pude ver:

Em que ela se diferencia (essencialmente) do JJ em termos de tecnica? 

Ou seria como disse o Helio Gracie o JJ sem quimono ? (Ele falou isto numa revista trip de 91 acho).

Outra coisa, contra o Kerr acho que o Rickson seria derrotado da mesma maneira que o Fabio.

Acho que o Ruas teria mais chances na trocacao. Como era maior, mesmo no chao a coisa seria diferente do Fabio.

Cara, pelo que entendi. 

Se existe alguma  luta livre ela veio do EUA com Catch as can.

Mas o Roberto Leitão mesmo disse que não  sabia a origem que era  judoca numa época  que judô e jiu jitsu  era bem similares e ele tirou o pano .

Em resumo me parece que o pessoal do JJ da época  tirou o pano e fez a LL.

Hoje está idêntica  ao jiu jitsu  , mas nós anos 80 era diferente, parece que o seguinte anos 20, 30 ate a copa de 50 e vitória da copa 58 o Brasil  era o país da luta , e todo essee intercâmbio  existiu e o Brasil, entr stricker +quedas e jiu jitsu, tolava em Minas um  Adcc luta sem quimono ..por isso até hoje surgem , inovações  que já existiam antes.

Aí década 68 pós João Alberto  fraturar o braço  de um lutador ao vivo ma Tupi com fratura exposta , acabou o vale tudo , anos 70 o jiu jitsu  entrou em período difícil, Gracie  viviam mesmo de outras rendas, o jiu jitsu  ficou no ostracismo,karate, tkd e kung fu tomaram conta , tanto que Rolls  desafiava a todos para essas lutas, e poucos aceitavam. 

Mas tudo se perdeu em anos e quando  o Ruas aparece Hélio toma um susto , algo esquecido renasceu do nada , e veja se estou errado , um cara de 23 anos, tunha competido apenas no boxe amador, só que treinava de tudo , Hélio viu im potencial  enorme ali .

Estudei as lutas do Rickson  e do Ruas antigas e ambos eram muito bons de porrada, cada um no seu estilo.

Revor Ruas  vs Smith 1 , Ruas dominou a luta toda , e cansou jogou a toalha ou seja Ruas já velho enfrentou pedreiras  incríveis  de sua época..

Sinal que velho Gracie  viu muito bem ...

Brasileiro  ama desfazer de seus heróis, Hélio venceu o Kato , beleza aumentaram os feitos, mas o cara era 5 dan de judô estava na Trup do Kimuta sendo seu sparring  , Hélio o vence o finalizando, o cara não  era bom?

Vi Drysdale  meio desfazendo do Hélio como lutador, bem o Kimura era karateca da kyokushin  amigo pessoal  do Oyama, judoca sendo o melhor do mundo, tomou uma surra do Waldemar  Santana  e Hélio já o senhor na época  fez bonito, como se Tyson tivesse realmente  lutado de verdade  com Jake Paul.

Pela época  e expectativas  de vida 44 anos era muito mais que 58 dr hoje sem recursos de testosterona  que o Tyson usou.

Sobre Kerr vs Ruas o mesmo dizia que apanhava do Ruas em treinos. 

Cara o Ruas foi de fato top a nível mundial, respeitado por Kerr, Rizzo, Smarock, Carlson  Gracie, Hélio  Gracie, Peter Artes.