Lonely

Como fazer para treinar arte marcial em casa? Como vocês fazem?

Recommended Posts

Olá, amigos, boa noite! Gostaria de abrir esse tópico para tirar algumas dúvidas com vocês e pedir, por favor, que vocês compartilhem as suas experiências. Eu tenho feito workouts em casa com kettlebell e tem sido muito bom. É muito fácil, pesado e tenho tido bons resultados para exercícios feitos em casa. Kettlebell são pesos muito usados pelos russos, pois são muito baratos e você consegue fazer muito com eles. Inclusive, o Joe Rogan treina os utilizando: 

A DAY IN THE GYM W/ @joerogan: PART 1 | FTD

Inclusive, os russos os usam para fazer fortalecimento e treinamento para boxe:

Crazy muscle pumping with a 16 kg kettlebell for strength and explosive punching

15 best kettlebell exercises for a boxer/ Make your punch stronger

Isso me fez pensar que seria bom se todo dia eu pudesse treinar alguns golpes em casa, uns 30 minutos, para não ficar enferujado e fazer um pouco de shadow boxing, esse tipo de coisa. Acredito que seria bom estar sempre um pouco preparado para uma situação de briga de rua, etc.

Aí gostaria de saber se vocês fazem, como fazem, o que recomendam... muito obrigado.

28 minutos atrás, Lonely disse:

Olá amigos, boa noite! Gostaria de abrir esse tópico para tirar algumas dúvidas com vocês e pedir, por favor, que vocês compartilhem suas experiências. Eu fiz treinos em casa com kettlebell e tem sido muito bom. É muito fácil, pesado e tenho bons resultados para exercícios feitos em casa. Kettlebell são pesos muito usados pelos russos, pois são muito baratos e você consegue fazer muito com eles. Inclusive, o Joe Rogan treina os utilizando: 

UM DIA NA ACADEMIA COM @joerogan: PARTE 1 | FTD

Bombeamento muscular louco com um kettlebell de 16 kg para força e socos explosivos

15 melhores exercícios com kettlebell para um boxeador/ Deixe seu soco mais forte

Isso me fez pensar que seria bom se todo dia eu pudesse treinar alguns golpes em casa, uns 30 minutos, para não ficar enferujado e fazer um pouco de shadow boxing, esse tipo de coisa. Acredito que seria bom estar sempre um pouco preparado para uma situação de briga de rua, etc.

Aí gostaria de saber se vocês fazem, como fazem, o que recomendam... muito obrigado.

Se você já treinou é até fácil, eu mesmo tenho preguiça de treinar em casa.

Mas é tranquilo. 

Sendo bem didático 

1-Alongamento.

2 ,Aquecimento, poli chinelo, arranque de corrida parado, sprawl pulando , pulo no peito com joelho, flexão e abdominal. 

3- faça 3 × 5 de sombra dee boxe, movimentando, depois se você tiver um pesinho pequeno de um quilo faz 3 × 5.

Aí já foram seus 30

Se você faz algo como kickboxing ou thai.

Parado vc da 5 séries de 50 chutes frontais e depois 5 séries de 50 de chute circular alto, pode variar entre baixo, médio e baixo, simulando cabeça, costela e coxa.

Joelho segura na parede as duas mãos e faz a simulação sem bater no joelho ali.

Se tiver varral vai na corda e faz pêndulo, uma hora sem bater outra soltando golpes.

.

Fazer isso amanhã kkk

Edited by NEGO DÁGUA

Eu tenho um saco aqui em casa, quando tô estressado dou uma suada ali...mas tem que ter espaço. De qualquer forma um bom espelho pra fazer sombra tbm pode ajudar, com uns pezinhos de 1/2 kg na mão, uma caneleira de 1/2 kg e tá feito o treino

10 minutos atrás, NEGO DÁGUA disse:

Se você já treinou é até fácil, eu mesmo tenho preguiça de treinar em casa.

Mas é tranquilo. 

Sendo bem didático 

1-Alongamento.

2 ,Aquecimento, poli chinelo, arranque de corrida parado, sprawl pulando , pulo no peito com joelho, flexão e abdominal. 

3- faça 3 × 5 de sombra dee boxe, movimentando, depois se você tiver um pesinho pequeno de um quilo faz 3 × 5.

Aí já foram seus 30

Se você faz algo como kickboxing ou thai.

Parado vc da 5 séries de 50 chutes frontais e depois 5 séries de 50 de chute circular alto, pode variar entre baixo, médio e baixo, simulando cabeça, costela e coxa.

Joelho segura na parede as duas mãos e faz a simulação sem bater no joelho ali.

Se tiver varral vai na corda e faz pêndulo, uma hora sem bater outra soltando golpes.

.

Fazer isso amanhã kkk

6 minutos atrás, João P disse:

Eu tenho um saco aqui em casa, quando tô estressado dou uma suada ali...mas tem que ter espaço. De qualquer forma um bom espelho pra fazer sombra tbm pode ajudar, com uns pezinhos de 1/2 kg na mão, uma caneleira de 1/2 kg e tá feito o treino

Mas, por exemplo, se eu quiser treinar os movimentos do soco, como direto, etc, vocês acham que vale a pena eu fazer para tipo 3x10 ou só o shadow boxing mesmo?

27 minutos atrás, Lonely disse:

Mas, por exemplo, se eu quiser treinar os movimentos do soco, como direto, etc, vocês acham que vale a pena eu fazer para tipo 3x10 ou só o shadow boxing mesmo?

Depende de seu nível irmão, se vc estiver iniciando sim, aí vc é atenta nos detalhes  como rotação  do quadril, girar o pé de apoio no direto.

Caso  vc tenha já domínio em  melhor a sombra, mas se não  tiver 3 × 10 é pouco faça até a exaustão  e se atente nos detalhes? Se eu te falar que na seleção  brasileira  existe  cada brutucu , muito ruim na técnica  ..

Mas essa escolinha sempre é  bom fazer eu mesmo tenho uns 500 anos de boxe.

Esses dias paguei um ex técnico  da seleção  brasileira  para me corrigir  , mano eu tava errando muito fundamento  bobo , por falta de correção, então sempre revise, veja vídeos didáticos é  muito bom.

Esses treinadores  tops de todas as lutas aprenderam assim, e hoje falam para não  ver  vídeo , então  Veja bastante . 

Veja umas combinações para fazer na sombra enfatize os golpes retos e dali sairá as outra  combinações  com os cruzados upper e ganchos. 

Exemplo,  você dá  jab + direto, jab jab , direto, direto +jab ( sim, confude o adversário) aí se coloca jab +direto e cruzado de esquerda, jab + direto +cruzado de esquerda +direto, direto +cruzado  de esquerda +direto, cruzado  de esquerda, direito e cruzado  de esquerda, jab +direto +cruzado esquerda  + cruzado de direita, jab +cruzado  de direita, si vem diversas combinações  se vc não souber Veja vídeos melhor que aqui. 

E se lembre da defesa na hora de golpear, movimentação  de tronco e cabeça, isso ajuda enxugar os golpes  tanto de mão  quanto  de pé  é  física pura a energia  se dissipa , caso o o objeto  não  esteja estático  

Veja o Instagram  do Pitu , excepcional  treinador de boxe e bem didático, lá lhe dará dicas boas .

Uma dica caso vc estiver iniciando é  colocar a base e trabalhar , jab+ direto para frente, faz combinação  e vai para trás, depois  perna esquerda e depois  a direta na base  para o lado esquerdo, perna direita para o lado direito , acompanhada da esquerda. 

Essa movimentação  boba de frente, trás  e lados é  a base do boxe para uma boa sombra .

10 minutos atrás, NEGO DÁGUA disse:

Depende de seu nível irmão, se vc estiver iniciando sim, aí vc é atenta nos detalhes  como rotação  do quadril, girar o pé de apoio no direto.

Caso  vc tenha já domínio em  melhor a sombra, mas se não  tiver 3 × 10 é pouco faça até a exaustão  e se atente nos detalhes? Se eu te falar que na seleção  brasileira  existe  cada brutucu , muito ruim na técnica  ..

Mas essa escolinha sempre é  bom fazer eu mesmo tenho uns 500 anos de boxe.

Esses dias paguei um ex técnico  da seleção  brasileira  para me corrigir  , mano eu tava errando muito fundamento  bobo , por falta de correção, então sempre revise, veja vídeos didáticos é  muito bom.

Esses treinadores  tops de todas as lutas aprenderam assim, e hoje falam para não  ver  vídeo , então  Veja bastante . 

Veja umas combinações para fazer na sombra enfatize os golpes retos e dali sairá as outra  combinações  com os cruzados upper e ganchos. 

Exemplo,  você dá  jab + direto, jab jab , direto, direto +jab ( sim, confude o adversário) aí se coloca jab +direto e cruzado de esquerda, jab + direto +cruzado de esquerda +direto, direto +cruzado  de esquerda +direto, cruzado  de esquerda, direito e cruzado  de esquerda, jab +direto +cruzado esquerda  + cruzado de direita, jab +cruzado  de direita, si vem diversas combinações  se vc não souber Veja vídeos melhor que aqui. 

E se lembre da defesa na hora de golpear, movimentação  de tronco e cabeça, isso ajuda enxugar os golpes  tanto de mão  quanto  de pé  é  física pura a energia  se dissipa , caso o o objeto  não  esteja estático  

Veja o Instagram  do Pitu , excepcional  treinador de boxe e bem didático, lá lhe dará dicas boas .

Uma dica caso vc estiver iniciando é  colocar a base e trabalhar , jab+ direto para frente, faz combinação  e vai para trás, depois  perna esquerda e depois  a direta na base  para o lado esquerdo, perna direita para o lado direito , acompanhada da esquerda. 

Essa movimentação  boba de frente, trás  e lados é  a base do boxe para uma boa sombra .

Excelente postagem, Nego, muito obrigado mesmo! Vou utilizar suas dicas!

O meu problema não é exatamente técnico, pois já fiz boxe e MT, o problema é que tenho muita dificuldade de visualizar no shadow boxing, então fica muito parado!

31 minutos atrás, Lonely disse:

Excelente postagem, Nego, muito obrigado mesmo! Vou utilizar suas dicas!

O meu problema não é exatamente técnico, pois já fiz boxe e MT, o problema é que tenho muita dificuldade de visualizar no shadow boxing, então fica muito parado!

Boxe é  50 % perna , na verdade ali é  o diferencial  do boxe dentro do boxe e em relação  a outras  modalidades  , veja no MMA  quem tem um bom jogo de perna está na frente  dos outros, Conor  era bom nisso até o khabib se perdeu para acha-lo imagine ali não  era o Conor no auge já era o cachoeiro , bilionário  .

Pessoal  da fight Nerd trabalha muito isso, o Ruffy faz muito bem .

Então mesmo que de trabalho  se movimenta e mova a cabeça  , tronco..

10 horas atrás, Lonely disse:

Vc vai fazer só Boxe ou Muay Thai? Se for Boxe as dicas do Nego estão perfeitas mas se for Muay Thai eu gosto de me atentar em variar do soco pro cotovelo, pro chute, pro joelho...alternar bastante pra não ficar combinações apenas de soco isolados, por exemplo. Isto me ajuda a raciocinar variando golpes, alturas, distâncias, etc. Gosto de dar compasso tbm, me movimentar, não ficar só parado na frente do espelho. Faz sem nada e se atentando à estes pontos pra ser algo focado na correção de técnica, coloca os pesos no sentido de ser um trabalho mais físico.

10 horas atrás, NEGO DÁGUA disse:

Boxe é  50 % perna , na verdade ali é  o diferencial  do boxe dentro do boxe e em relação  a outras  modalidades  , veja no MMA  quem tem um bom jogo de perna está na frente  dos outros, Conor  era bom nisso até o khabib se perdeu para acha-lo imagine ali não  era o Conor no auge já era o cachoeiro , bilionário  .

Pessoal  da fight Nerd trabalha muito isso, o Ruffy faz muito bem .

Então mesmo que de trabalho  se movimenta e mova a cabeça  , tronco..

Digo que não só o Boxe, a luta em pé de maneira geral. O Anderson Silva tinha uma movimentação, um jogo de pernas fantástico e fazia isto colocando tbm os chutes, joelhos, cotovelos. Foi o cara que melhor fez isto no MMA e foi a lenda que foi. Isto é importantíssimo tbm pensando em um Striking adaptado para o MMA visando a defesa da aproximação dos grapplers, antes da defesa de queda do Wrestling em si e pra mim este é o grande diferencial dos strikers da Fighting Nerds. O Sicupira estuda muito isto e faz seus atletas treinarem isto. Resgatando a frase clássica do Marco Ruas este tipo de treino é o que vai ditar a evolução do MMA cada vez mais, quem for bom nas transições em faze-la ou evita-la vai ter o grande diferencial. Sabendo usar, impor a sua especialidade em cima da fraqueza do adversário. GSP, DJ, Khabib e JJ sempre se valeram disto. O Demian num nível menor foi isto tbm na melhor fase da carreira dele.

Em 1/25/2025 at 9:05 PM, Lonely disse:

Olá, amigos, boa noite! Gostaria de abrir esse tópico para tirar algumas dúvidas com vocês e pedir, por favor, que vocês compartilhem as suas experiências. Eu tenho feito workouts em casa com kettlebell e tem sido muito bom. É muito fácil, pesado e tenho tido bons resultados para exercícios feitos em casa. Kettlebell são pesos muito usados pelos russos, pois são muito baratos e você consegue fazer muito com eles. Inclusive, o Joe Rogan treina os utilizando: 

A DAY IN THE GYM W/ @joerogan: PART 1 | FTD

Crazy muscle pumping with a 16 kg kettlebell for strength and explosive punching

15 best kettlebell exercises for a boxer/ Make your punch stronger

Grande Lonely, valeu por criar o tópico, muito obrigado! Vou tentar dar uns pitacos.

Mas antes vou responder o @João P aqui. João, já vi o KRMED sim, muito efetivo. Mas esse estudo que citei foi mencionado pelo Wesley Gimenez em seu livro de defesa pessoal. Ele diz que em uma  turma  de atletas colocaram metade para se imaginar em uma situação de rua aplicando as técnicas ensinadas, pelo menos dez vezes ao dia e pelo menos três antes de dormir. E outra metade treinou as defesas na academia. Depois de um mês os resultados das duas equipes  foram postos à prova e não foram tão diferentes. Acredito que isso valha na defesa pessoal, que sempre depende de movimentação rápida e precisa e sempre pega o oponente de surpresa, então mentalizar e agir fica fácil. Mas se é numa luta tem que treinar em academia, até para pegar o timing dos movimentos. E aí a mentalização ajuda demais na confiança, para não travar na hora de usar o que aprender na academia, porque travar acontece, e muito mais do que se imagina, pode ser na rua, ringue ou tatame.

Já as instruções do @João P para kickboxing e Muay Thai e as do @NEGO DÁGUA para boxe estão perfeitas, só faço duas observações. Uma que eu faria o aquecimento antes do alongamento para evitar qualquer distensão. E outra que, para striking, o aquecimento TEM que ter corda, essa modela toda a movimentação.

Outra coisa, treino de sombra (shadow) sempre tem que ser feito na frente do espelho, porque se usa para corrigir os erros e sem espelho corre-se o risco de aumentá-los. As combinações que o Nego colocou são excelentes, e eu acrescentaria algumas old school, como jab + cruzado e jab + gancho. A vantagem é que tais golpes com a mão de trás estão em desuso e sempre irão surpreender, assim como jab mais cruzado aproximando mais cotovelada com o braço da frente. 
Sempre tenha os cotovelos colados nas costelas. Não gosto do Rangel Farias pregando os cotovelos mais à frente, o que, além de abrir espaço para o middle kick vir na diagonal de baixo para cima, ainda tira a potência do jab. Isso serve para guarda média para longa, mas o trabalho sempre começa coladinho, o lutador tem que se tornar o menor possível, cabeça encaixada nos ombros e cotovelos coladinhos na costela.

Os exercícios com kettle bells e pesos são muito válidos, e indico a leitura do “Guia de Musculação para Esportes de Luta e Combate”, do Frederic Delavier. O que se ensina ali é muito precioso e dá para usar de várias formas. Os exercícios com polia por exemplo, podem ser feitos em casa com elástico.

Por fim, treinar em casa é muito bom, mas requer o dobro de atenção e cuidado, principalmente para se encaixar as técnicas na movimentação. Mas ajuda muito no desenvolvimento da concentração, movimentação e auto conhecimento. Eu desenvolvi um chute baseado no rodado de calcanhar, só que fazia ele da guarda lateral, dando aquele rodado de dentro para fora e quando o pé estava alto puxava horizontalmente com o calcanhar. Treinei e retifiquei muito até conseguir usar com resultado na academia e acabou virando um dos meus carros chefes. Fazia jab, direto, circular com a perna de trás e logo em seguida vinha esse com a perna da frente, e pegava muito porque ninguém esperava, já que acabava vindo da mesma direção do circular de trás. Ou seja, se mandava a canela para a esquerda com o circular de direita, logo em seguida vinha esse com a perna da frente subindo para a direita e depois voltando para a esquerda  com o calcanhar na altura do queixo.

O que quero dizer é que, se bem feito, o treino em casa aprimora a técnica e o raciocínio. Mas com tudo isso, na gota de por à prova tem que ter outras pessoas. Mas ainda assim vale muito a pena.

Não entrei em muitos detalhes de tipos e sugestões de treinos porque o Nego e o João já detalharam ótimas opções, mas se precisar estou à disposição.

Valeu muito a atenção e paciência, e parabéns pelo belo tópico e pelas postagens de todos. Forte abraço!

12 minutes ago, André Filho said:

Esses tópicos valem ouro.

Demais !