NEGO DÁGUA 0 Posted August 19 28 minutos atrás, Axe_Spartan disse: Já ouvi falar dessa história também. A chave de perna/pé era coisa mais de outras artes antigamente, catch wrestling, sambô, luta livre, etc. Hoje em dia, acredito que muito por influência do Danaher, todo jiu-jiteiro de alto nível (principalmente os que praticam No Gi) sabe uma coisa ou outra dessas finalizações, Gordon Ryan mesmo começou sua carreira pegando muito pé e joelho. Mas isso que você disse do treino a partir das faixas mais graduadas é verdade, pelo menos nas academias que pratiquei jiu, eram proibidas, não sei como é nos EUA. Mas é algo complicado mesmo, imagine ensinar um branca esse tipo de chave, se colocar mais pressão que o necessário ou não soltar rapidamente, destrói joelhos. Ajudou muito na verdade hj eu vi que fui muito auto didata , fui campeão brasileiro, estadual de kickboxing bsseado em muitos achados que eu tive aqui . Pouco aprende com meus professores. Share this post Link to post Share on other sites
Axe_Spartan 0 Posted August 19 16 minutos atrás, Timbó disse: Grande Spartan, manja muito de wrestling. O que achou dessas Olimpíadas? Primeira vez, desde 1968, que o time masculino dos EUA não ganha uma medalha de ouro. E o Japão cada vez mais se tornando uma potência na modalidade E aí Timbó. Olha, no começo estava desanimado quanto ao fato de a Rússia não ter ido, mas isso não fez muita diferença no final das contas, das 6 categorias, 3 foram vencidas por russos. Muito russo está lutando por outros países, o que acaba até aumentando o número de atletas desses países na divisões de peso, o que é muito bom para o esporte. Senti falta de alguns nomes, como o Sidakov na 74kg, mas isso não diminuiu de forma significativa o nível do campeonato. Na 97kg temos um outro grande nome agora, o Tazhudinov, que já venceu o Sadulaev e o Snyder no ano passado, e esse ano voltou a vencer o americano e levou a categoria. Na 125kg finalmente o Geno venceu o tão sonhado ouro que ele perdeu no segundo final para o Gable Steveson na última Olimpíada. Nas divisões mais leves (57 e 65) o Japão dominou, eles já eram fortes nessas divisões, e teve outro na final, na 74kg, eles realmente estão se fortalecendo como uma das maiores potências do esporte. Share this post Link to post Share on other sites
Axe_Spartan 0 Posted August 19 23 minutos atrás, cisao disse: Eu já vi o Roger falando em podcast que enxerga os ataques no pé como aquela coisa de “não consigo passar o cara, vou atacar o pé daqui mesmo”. quando eu ouvi esse podcast, eu, sinceramente, meio que concordei com ele. Nunca fui, particularmente, muito simpatizante das finalizações nas pernas, mas é uma realidade Eu não consigo concordar com o Roger nessa. Temos aí, na minha opinião, um fortalecimento do jiu-jitsu, com ataques em áreas que facilitam finalizações de atletas que eles não conseguem derrubar (wrestlers), não sei como isso pode ser uma coisa ruim. Share this post Link to post Share on other sites
pipo 0 Posted August 19 3 minutos atrás, Axe_Spartan disse: E aí Timbó. Olha, no começo estava desanimado quanto ao fato de a Rússia não ter ido, mas isso não fez muita diferença no final das contas, das 6 categorias, 3 foram vencidas por russos. Muito russo está lutando por outros países, o que acaba até aumentando o número de atletas desses países na divisões de peso, o que é muito bom para o esporte. Senti falta de alguns nomes, como o Sidakov na 74kg, mas isso não diminuiu de forma significativa o nível do campeonato. Na 97kg temos um outro grande nome agora, o Tazhudinov, que já venceu o Sadulaev e o Snyder no ano passado, e esse ano voltou a vencer o americano e levou a categoria. Na 125kg finalmente o Geno venceu o tão sonhado ouro que ele perdeu no segundo final para o Gable Steveson na última Olimpíada. Nas divisões mais leves (57 e 65) o Japão dominou, eles já eram fortes nessas divisões, e teve outro na final, na 74kg, eles realmente estão se fortalecendo como uma das maiores potências do esporte. Muito bom ver vc por aqui, amigo Share this post Link to post Share on other sites
Axe_Spartan 0 Posted August 19 1 minuto atrás, pipo disse: Muito bom ver vc por aqui, amigo A lenda pipo! Valeu cara! Sempre que eu consigo, dou uma passada aqui. Share this post Link to post Share on other sites
Timbó 0 Posted August 19 3 minutos atrás, Axe_Spartan disse: E aí Timbó. Olha, no começo estava desanimado quanto ao fato de a Rússia não ter ido, mas isso não fez muita diferença no final das contas, das 6 categorias, 3 foram vencidas por russos. Muito russo está lutando por outros países, o que acaba até aumentando o número de atletas desses países na divisões de peso, o que é muito bom para o esporte. Senti falta de alguns nomes, como o Sidakov na 74kg, mas isso não diminuiu de forma significativa o nível do campeonato. Na 97kg temos um outro grande nome agora, o Tazhudinov, que já venceu o Sadulaev e o Snyder no ano passado, e esse ano voltou a vencer o americano e levou a categoria. Na 125kg finalmente o Geno venceu o tão sonhado ouro que ele perdeu no segundo final para o Gable Steveson na última Olimpíada. Nas divisões mais leves (57 e 65) o Japão dominou, eles já eram fortes nessas divisões, e teve outro na final, na 74kg, eles realmente estão se fortalecendo como uma das maiores potências do esporte. Thazudinov é insano demais. 21 anos e despachando os até então fenômenos do wrestling, Sadulaev e Snyder. Outro que surpreendeu foi o "Khabib Super Saiyajin", Magomed Ramazanov, lutou demais Share this post Link to post Share on other sites
Timbó 0 Posted August 19 3 minutos atrás, Axe_Spartan disse: Eu não consigo concordar com o Roger nessa. Temos aí, na minha opinião, um fortalecimento do jiu-jitsu, com ataques em áreas que facilitam finalizações de atletas que eles não conseguem derrubar (wrestlers), não sei como isso pode ser uma coisa ruim. Fato. Inclusive, foi algo que o Ruas comentou na luta entre Kerr x Gurgel, que uma coisa que ele buscaria seria justamente o pé do Kerr Share this post Link to post Share on other sites
Axe_Spartan 0 Posted August 19 2 minutos atrás, Timbó disse: Thazudinov é insano demais. 21 anos e despachando os até então fenômenos do wrestling, Sadulaev e Snyder. Outro que surpreendeu foi o "Khabib Super Saiyajin", Magomed Ramazanov, lutou demais Top mesmo, e luta tranquilo, é leão novo começando a conquistar tudo, Snyder já não está arrumando mais nada e o Sadulaev parece que está naquela fase que começa a dar uma decaída, e já venceu tudo o que tinha pra vencer também, Snyder também na verdade. Ah, outra coisa, não é só russo lutando por outros países, muito americano está fazendo isso também. Sebastian Riveira (ganhou bronze), Roman Bravo Young (lenda do folkstyle) para o México, Stevan Micic na Sérvia (Micic ganhou o ouro no mundial do ano passado vencendo o campeão desse ano, o Higuchi), mas esse último infelizmente se lesionou algumas semanas antes das Olimpíadas, o Darian Cruz (outro campeão da NCAA D1). Então o nível está ficando ainda maior, das Olimpíadas e dos mundiais. Share this post Link to post Share on other sites
Moicano79 0 Posted August 19 1 hora atrás, Timbó disse: Isso é lenda, brow. Os Gracies venceram esse desafio por uma boa margem até Sei que wikipedia não é a melhor bibliografia mas nesse caso cita fontes e já vi em outras entrevistas também, segue uma parte da matéria pra quem tem curiosidade sobre esse confronto, inclusive cita a parte de chave de pé: Primeiro desafio Em 1954, o Mestre Fadda foi aos jornais O Globo e o Diário da Noite e declarou: “ Desejamos enfrentar os Gracie, respeitamo-los como incomparáveis adversários, porém não os tememos. Disponho de cerca de vinte alunos para os encontros.[5] ” Atendendo as expectativas, Hélio Gracie aceitou o desafio, dizendo-se impressionado pelo cavalheirismo do desafiante e garantiu que as lutas iriam ocorrer na própria sede da academia Gracie, na Avenida Rio Branco, centro da cidade do Rio de Janeiro. Fadda foi até a Academia Gracie, acompanhando de vários de seus alunos, para uma série de combates com o famoso clã do Jiu-Jitsu. As lutas ocorreram no segundo semestre do mesmo ano, mas dessa vez os fatos foram de encontro às expectativas: a academia Fadda superou a academia dos Gracie, surpreendendo a comunidade do Jiu-jitsu. Destaque para a finalização emplacada por José Guimarães, que deixou desacordado Leônidas, então lutador da Gracie.[5] Ao término do desafio, a Academia Fadda, ganhou expressão e notoriedade. Hélio, impressionado com a técnica dos lutadores suburbanos, declarou que o Jiu-jitsu não era exclusividade de uma família. Os alunos de mestre Fadda surpreenderam os alunos da Gracie com a finalizações por chaves de perna (leglock's). E, durante longo tempo, esta forma de finalização sofreu preconceitos por ser considerada uma técnica de "lutador suburbano." [6] O segundo desafio No ano seguinte, nas lutas preliminares do confronto entre Waldemar Santana e Carlson Gracie, realizou-se um novo desafio entre as duas academias. Nesta ocasião, sempre que os alunos de Fadda atacavam as pernas e pés dos adversários, os alunos de Gracie gritavam "Sapateiro!", na tentativa de constrange-los. Porém, novamente os suburbanos levaram a melhor.[5] “ É preciso existir um Fadda, para mostrar que o Jiu-Jitsu não é privilégio dos Gracie.[2] [5] ” — Hélio Gracie, na Revista dos Esportes, publicada no Rio de Janeiro em 1955. “ Acabamos com o tabu dos Gracie.[2] [5] [7] ” — disse Fadda, na época à Revista do Esporte. Share this post Link to post Share on other sites
Timbó 0 Posted August 19 (edited) 4 horas atrás, Moicano79 disse: Sei que wikipedia não é a melhor bibliografia mas nesse caso cita fontes e já vi em outras entrevistas também, segue uma parte da matéria pra quem tem curiosidade sobre esse confronto, inclusive cita a parte de chave de pé: Primeiro desafio Em 1954, o Mestre Fadda foi aos jornais O Globo e o Diário da Noite e declarou: “ Desejamos enfrentar os Gracie, respeitamo-los como incomparáveis adversários, porém não os tememos. Disponho de cerca de vinte alunos para os encontros.[5] ” Atendendo as expectativas, Hélio Gracie aceitou o desafio, dizendo-se impressionado pelo cavalheirismo do desafiante e garantiu que as lutas iriam ocorrer na própria sede da academia Gracie, na Avenida Rio Branco, centro da cidade do Rio de Janeiro. Fadda foi até a Academia Gracie, acompanhando de vários de seus alunos, para uma série de combates com o famoso clã do Jiu-Jitsu. As lutas ocorreram no segundo semestre do mesmo ano, mas dessa vez os fatos foram de encontro às expectativas: a academia Fadda superou a academia dos Gracie, surpreendendo a comunidade do Jiu-jitsu. Destaque para a finalização emplacada por José Guimarães, que deixou desacordado Leônidas, então lutador da Gracie.[5] Ao término do desafio, a Academia Fadda, ganhou expressão e notoriedade. Hélio, impressionado com a técnica dos lutadores suburbanos, declarou que o Jiu-jitsu não era exclusividade de uma família. Os alunos de mestre Fadda surpreenderam os alunos da Gracie com a finalizações por chaves de perna (leglock's). E, durante longo tempo, esta forma de finalização sofreu preconceitos por ser considerada uma técnica de "lutador suburbano." [6] O segundo desafio No ano seguinte, nas lutas preliminares do confronto entre Waldemar Santana e Carlson Gracie, realizou-se um novo desafio entre as duas academias. Nesta ocasião, sempre que os alunos de Fadda atacavam as pernas e pés dos adversários, os alunos de Gracie gritavam "Sapateiro!", na tentativa de constrange-los. Porém, novamente os suburbanos levaram a melhor.[5] “ É preciso existir um Fadda, para mostrar que o Jiu-Jitsu não é privilégio dos Gracie.[2] [5] ” — Hélio Gracie, na Revista dos Esportes, publicada no Rio de Janeiro em 1955. “ Acabamos com o tabu dos Gracie.[2] [5] [7] ” — disse Fadda, na época à Revista do Esporte. Edited August 19 by Timbó Share this post Link to post Share on other sites
Moicano79 0 Posted August 19 42 minutos atrás, Timbó disse: É meu amigo... Agora fica a dúvida... Pode ser que essa matéria diz respeito a algum outro encontro... E não o primeiro e segundo, pois não faz referencia se essa era a primeira vez que se encontravam... Mas, vou dar uma pesquisada a mais a respeito do assunto. Share this post Link to post Share on other sites
oxeboxing 0 Posted August 20 9 hours ago, Moicano79 said: Sobre as chaves de pé e calcanhar, conta a história que teve um campeonato no RJ entre a família Gracie (zona sul) e a família Fada (zona norte), onde a Família Fada saiu vitoriosa justamente usando chave de pé e, contam que em razão dessa derrota os gracies desprezavam essa técnica chamando coisa de suburbano. Não sei se é lenda ou verdade. Pode-se ver que poucas academias de JJ treinam técnica de chave de pé, calcanhar, e quando o fazem é a partir das faixas mais graduadas (diz-se que é em razão do perigo de lesão). Fake, os Gracies passaram o carro, e a família Machado chama o Hélio de sapateiro inclusive, usava muito finalizações de membros inferiores. Share this post Link to post Share on other sites
oxeboxing 0 Posted August 20 9 hours ago, Axe_Spartan said: Mas é algo complicado mesmo, imagine ensinar um branca esse tipo de chave, se colocar mais pressão que o necessário ou não soltar rapidamente, destrói joelhos. Acredita que não vejo dessa maneira mano? No Wrestling universitário americano essas chaves são ensinadas desde o início, na luta-livre esportiva brasileira também se ensina desde a faixa-branca, a questão de controle e disciplina depende na minha visão, única e exclusivamente do método de ensino e disciplina do professor, se esse cuidar muito bem dos seus, o ambiente será seguro pra esse tipo de treino. Veja que a deficiência brasileira em relação aos gringos está justamente na aplicação dessas chaves. Share this post Link to post Share on other sites
oxeboxing 0 Posted August 20 9 hours ago, cisao said: Eu já vi o Roger falando em podcast que enxerga os ataques no pé como aquela coisa de “não consigo passar o cara, vou atacar o pé daqui mesmo”. quando eu ouvi esse podcast, eu, sinceramente, meio que concordei com ele. Nunca fui, particularmente, muito simpatizante das finalizações nas pernas, mas é uma realidade Discordo com força do Roger, acho que a luta não deve ter essa visão romantizada, Roger é pra mim o melhor lutador de jiu-jitsu de todos os tempos e a sua visão é maravilhosa, mas nisso aí não concordo, se existe a chave, ela precisa ser aprendida e usada, importante é vencer a luta dentro das regras, se a chave ta na regra e pode ser usada, que se use. Share this post Link to post Share on other sites
oxeboxing 0 Posted August 20 8 hours ago, Axe_Spartan said: Eu não consigo concordar com o Roger nessa. Temos aí, na minha opinião, um fortalecimento do jiu-jitsu, com ataques em áreas que facilitam finalizações de atletas que eles não conseguem derrubar (wrestlers), não sei como isso pode ser uma coisa ruim. Perfeito! Share this post Link to post Share on other sites