Ultimate Fighter 0 Posted August 14 (edited) Recentemente me foram recomendados no YouTube vídeos de ícones do Jiu-jitsu como Fábio Gurgel e professor Barbosa do Jiu-jitsu se manifestando contra o Jiu-jitsu se tornar modalidade olímpico. Confesso que foi estranho ver dois ícones da arte suave serem contra o que ao meu ver seria benéfico pro esporte, mas as explicações deles me pareceram coerentes, mesmo assim não digeri muito bem, fiquei com a pulga atrás da orelha e comecei a pesquisar o que outros nomes do esporte achavam, foi ao que me deparei com este perfil indicado pela faixa preta Kyra Gracie, que é a favor do Jiu-jitsu nas Olimpíadas e cheguei a conclusão que dá pra fazer acontecer, e algo me diz que não vai demorar muito. Acho que uma maneira de fazer pressão botar o assunto na roda mais vezes, recentemente o baseball masculino entrou pro time de modalidades olímpicas e fará sua estreia em Los Angeles, e muito se deve as manifestações na internet de atletas e fãs do esporte. O que acham? Segue o vídeo: https://www.instagram.com/reel/C-Xe20_JivQ/?igsh=N255ams0YXNlbHF2 Edited August 14 by Ultimate Fighter Share this post Link to post Share on other sites
siso_ 0 Posted August 14 48 minutos atrás, Ultimate Fighter disse: Recentemente me foram recomendados no YouTube vídeos de ícones do Jiu-jitsu como Fábio Gurgel e professor Barbosa do Jiu-jitsu se manifestando contra o Jiu-jitsu se tornar modalidade olímpico. mas qual o argumento deles pra isso? vi nos comentários desse vídeo algumas pessoas falando q iria descaracterizar a prática do jiu jtsu, inclusive comparando ao q aconteceu com o judô. mas aqui mesmo no fórum eu vejo uma galera falando q o jiu jtsu já está perdendo algumas coisas da sua essência em razão da prática voltada pra competições. Share this post Link to post Share on other sites
smd 0 Posted August 14 Hj há uma única federação internacional? Pois isso é um dos critérios condicionantes para virar esporte olímpico. Eu acho que do jiu-jitsu existe mais de uma. Share this post Link to post Share on other sites
oxeboxing 0 Posted August 15 Acho TERRÍVEL!!! Que o jiu-jitsu NUNCA se torne modalidade olímpica! Inclusive meu objetivo no jiu-jitsu é continuar o legado do meu mestre e ensinar o jiu-jitsu ausente de regras esportivas e mostrar como era ensinado até a década de 90 e manter viva essa tradição. Entrar em modalidade olímpica só vai fazer capar as regras e tornar um esporte/arte-marcial tão eficiente e bonita num esporte feito pra agradar um comitê que não tem o mínimo de interesse em respeitar as tradições e as raízes do esporte. A gente tem que colocar na cabeça que estamos aqui hoje comentando sobre MMA, o MMA existe porque o vale-tudo que foi comum em muitos países, foi preservado unicamente no Brasil, a gente preservou uma tradição centenária que foi apagado da história em outros lugares inclusive no Japão, o que a arte ganha em favorecer interesses de quem não quer saber dessa tradição? Absurdo, que isso nunca vá pra frente, e é sempre a Kyra que vem pra poder atrapalhar, já queria meter dedo na Federação do RJ e agora isso, sempre a Kyra incrível, a morte do Robson realmente está sendo sentida fortemente. Share this post Link to post Share on other sites
NOCAUTE! 0 Posted August 15 Eu acho que realmente o JJ olímpico vai acelerar o jogo travado e “bunda no chão” do JJ. Mas vamos ser sinceros, já não está quase assim? Os camps do passado e no legal de ver. Hoje tirando um ou outro e uma monotonia total. JJ parece proibiram tentar queda, e que é “vantagem” sentar a bunda primeiro que o adversário Share this post Link to post Share on other sites
Ultimate Fighter 0 Posted August 15 23 horas atrás, siso_ disse: mas qual o argumento deles pra isso? vi nos comentários desse vídeo algumas pessoas falando q iria descaracterizar a prática do jiu jtsu, inclusive comparando ao q aconteceu com o judô. mas aqui mesmo no fórum eu vejo uma galera falando q o jiu jtsu já está perdendo algumas coisas da sua essência em razão da prática voltada pra competições. Esse foi o vídeo que me foi recomendado do Gurgel no YouTube, tem 11 minutos de fala interessante, mas ele só começa a falar de Olimpíadas a partir dos 8 min e 25 seg, se te faltar paciência arraste o video. Esse outro é do mestre Barbosa, mais maleável um pouco mas tbm contra. Mas vc assistiu o vídeo do primeiro posto do tópico? O cara refuta bem os argumentos contrários do Fábio e do Barbosa, ele não falou diretamente pro Fábio né pro Barbosa, capaz de nem ter visto esses vídeos pois já tem 1 ano, na real ele refutou os argumentos da comunidade do Jiu-jitsu no Brasil que é contra a entrada do Jiu-jitsu nas olimpíadas, os mestres brasileiros de Jiu-jitsu tem uma visão muito empresarial da coisa,de ganhar dinheiro com a arte, e tem perder isso com a entrada nas Olimpíadas, o que não tem nada a ver. O boxe profissional deixou de ser milionário com a entrada do boxe amador nos jogos olímpicos? Não, pelo contrário, ambos se complementam, tem regras diferentes mas um agrega ao outro. Olha a visibilidade do skate agora depois da entrada nós jogos, do surf. Share this post Link to post Share on other sites
Ultimate Fighter 0 Posted August 15 22 horas atrás, smd disse: Hj há uma única federação internacional? Pois isso é um dos critérios condicionantes para virar esporte olímpico. Eu acho que do jiu-jitsu existe mais de uma. Acho que não há uma só federação, mas pelo que o cara fal no vídeo, quando o esporte é atrativo ao público isso é o de menos, é fácil de criar uma só pra inserir nos jogos. Ele citou o skate e o Breaking como exemplos, da uma olhada no vídeo game a pena, aliás o perfil desse cara no Instagram é bacana, segundo ele o próprio MMA amador pode se tornar olímpico, na Ásia já tem campeonatos tanto de MMA amador e Jiu-jitsu que estão a um nível apenas abaixo das olimpíadas, é praticamente uma olimpíada só que na Ásia. Share this post Link to post Share on other sites
Ultimate Fighter 0 Posted August 15 (edited) 4 horas atrás, oxeboxing disse: Acho TERRÍVEL!!! Que o jiu-jitsu NUNCA se torne modalidade olímpica! Inclusive meu objetivo no jiu-jitsu é continuar o legado do meu mestre e ensinar o jiu-jitsu ausente de regras esportivas e mostrar como era ensinado até a década de 90 e manter viva essa tradição. Entrar em modalidade olímpica só vai fazer capar as regras e tornar um esporte/arte-marcial tão eficiente e bonita num esporte feito pra agradar um comitê que não tem o mínimo de interesse em respeitar as tradições e as raízes do esporte. A gente tem que colocar na cabeça que estamos aqui hoje comentando sobre MMA, o MMA existe porque o vale-tudo que foi comum em muitos países, foi preservado unicamente no Brasil, a gente preservou uma tradição centenária que foi apagado da história em outros lugares inclusive no Japão, o que a arte ganha em favorecer interesses de quem não quer saber dessa tradição? Absurdo, que isso nunca vá pra frente, e é sempre a Kyra que vem pra poder atrapalhar, já queria meter dedo na Federação do RJ e agora isso, sempre a Kyra incrível, a morte do Robson realmente está sendo sentida fortemente. O que a Kyra defende é que o jiu-jitsu se tornando olímpico não apagará o Jiu-jitsu que vc defende, pelo contrário, dará mais visibilidade para o seu Jiu-jitsu raiz, algo parecido com o que acontece com o boxe olímpico, que não apaga o boxe profissional. Na verdade segundo ela não mudará muita coisa pois o jiu-jitsu atual esportivo segundo ela já é bem ineficiente em uma situação de rua e distante do Jiu-jitsu feito pra defesa pessoal, mas aí da assim ele o jiu-jitsu esportivo atual não acabou com o Jiu-jitsu raiz, ambos coexistem. Edited August 15 by Ultimate Fighter Share this post Link to post Share on other sites
Ultimate Fighter 0 Posted August 15 (edited) 3 horas atrás, NOCAUTE! disse: Eu acho que realmente o JJ olímpico vai acelerar o jogo travado e “bunda no chão” do JJ. Mas vamos ser sinceros, já não está quase assim? Os camps do passado e no legal de ver. Hoje tirando um ou outro e uma monotonia total. JJ parece proibiram tentar queda, e que é “vantagem” sentar a bunda primeiro que o adversário É justamente aí que pode ter a grande virada positiva com a entrada do Jiu-jitsu nas olimpíadas, realmente se o jiu-jitsu entrar pras Olimpíadas nós moldes atuais, com bundinha no chão, naquela passividade como se tivessem dois "bichos preguiça" lutando não será atrativo nem pra nós muito menos pro público leigo. Mas será um Jiu-jitsu olímpico, não precisa padronizar as regras, isso é lenda, pode mudar algumas coisas para que a modalidade "Jiu-jitsu olímpico" seja mais atraente pro público sem interferir nas regras dos campeonatos que já existem hoje em dia, ambas podem coexistir pacificamente e agregar como já acontece no boxe. Poderia manter os 10 minutos atuais, mas tirar pontos de quem já começa com a bunda no chão tentar uma finalização imediata ou uma raspagem, não precisa interromper a luta nesse caso deixa rolar mas tira pontos, isso obriga o atleta a não fazer esses movomentos a toa, da mesma maneira o juiz poder tirar pontos do cara que fica por cima claramente travando, sem desenvolver o jogo, dar uma pontuação maior pra quem consegue levar a chão aplicando quedas, seja ela qual for. Acho que teríamos atletas mais agressivos buscando o combate o tempo todo. Edited August 15 by Ultimate Fighter Share this post Link to post Share on other sites
oxeboxing 0 Posted August 15 9 minutes ago, Ultimate Fighter said: O boxe profissional deixou de ser milionário com a entrada do boxe amador nos jogos olímpicos? Não, pelo contrário, ambos se complementam, tem regras diferentes mas um agrega ao outro. O problema meu amigo é que o Boxe começou com o profissionalização e não o contrário, fora que é uma prática já centenária muito bem documentado (baseado apenas no boxe moderno), não se complementam porque uma coisa não tem nada a ver com a outra, a carreira do boxeador é atingir o profissional como alvo principal, ele passa pela fase amadora/olímpica apenas pra agregar experiência e bagagem pro profissional, não é como se ele necessariamente precisasse do olímpico, é apenas umas escada. O jiu-jitsu ainda não é uma pratica totalmente profissional, a prática esportiva é tão nova quanto o MMA e ainda assim muito amadora desde hoje, não existe uma única federação unificada e dentro do Brasil e NO MUNDO, existem várias federações e muitas delas com suas próprias regras, nem a Federação que deveria ser a principal está sendo levada tão a sério como era antes, a um desinteresse entre a maioria dos principais atletas competidores na faixa-preta em fazer um legado longo na IBJJF como se faziam antigamente. Fora que dentro do próprio jiu-jitsu existe a modalidade com e sem kimono, embora o sem kimono pode se categorizar um outro esporte, as federações que citei tem dentro das suas competições essa modalidade vendida ainda assim como jiu-jitsu, então como não há de fato uma padronização universal, o esporte ou arte, segue livre por si só pra sua própria evolução. Inclusive o sem kimono tem sido mais popular ao redor do mundo pelos motivos que o @NOCAUTE! falou, pois as regras são diferentes e as quedas são mais valorizadas, isso me refiro no geral. Já existe jiu-jitsu nas olimpiadas e se chama JUDÔ, já está mais que documentado tanto pelo livro do Robert Drysdale como pela trilogia do Elton que os japoneses que chegaram no Brasil já eram judocas porém antes da modalidade ser olímpica o jogo de chão era feito embora não valorizado por muitos pois a própria Kodokan tinha esse interesse de globalizar a arte pra que pudesse ser mais vistosa mas no Brasil durante muitos anos os judocas lutavam como muitos lutadores de Jiu-Jitsu usando muito a parte em pé e solo de maneira livre, por conta da entrada das olimpiadas e mudança nas regras e o estabelecimento de um padrão e uma única federação o que se pratica nas academias de Judô é APENAS e UNICAMENTE um esporte feito pras olimpiadas, o Judô de verdade foi morto no mundo todo tendo um resquício de sua sobrevida na Russia e em alguns becos do Japão. No Brasil se há totalmente o mérito do resgate e permanência da prática que veio a se tornar o Jiu-jitsu brasileiro que anexou muitas técnicas de muitas outras artes. Agora imagine, o Jiu-jitsu entra nas olimpiadas, o que vai acontecer ao redor do mundo com as academias de jiu-jitsu? Embora o @NOCAUTE! afirme algo que eu concorde em certo ponto que praticamente estão ensinando regras de campeonato na maioria das academias e não a arte, muitas outras estão ensinando e passando a frente o que é realmente o jiu-jitsu, um sistema de combate sem regras que absorveu dentro dela muitas técnicas de outras artes que foram perdidas no mundo no qual temos o privilégio de preserva-las. Com o jiu-jitsu nas Olimpiadas será mais um esporte capado, voltado apenas pra um público leigo, cheio de interferências visando unicamente o interesse do COI e não do praticamente. Share this post Link to post Share on other sites
Ultimate Fighter 0 Posted August 15 Alguém tem dúvida de que o jiu-jitsu entrando tem grande chance de ser o esporte de luta agarrada mais mais atrativo dos jogos? E vi a competição de Wrestling dessa olimpíada de Paris e me decepcionei, o judô mesmo com as excessivas restrições ainda deu uma emoção, mas imagine o Jiu-jitsu, coibindo essas arrastadas de bunda no chão tem tudo pra brilhar. Outro esporte que a Kyra acha que pode entrar até antes do Jiu-jitsu de pano nas Olimpíadas é o No-Gi, segundo ela os americanos estão muito organizados e eles tem um ídolo americano, isso pesa para a favor, e ela torce pra que entre pois na visão dela No-Gi tbm é jiu-jitsu. Share this post Link to post Share on other sites
Ultimate Fighter 0 Posted August 15 (edited) 18 minutos atrás, oxeboxing disse: O problema meu amigo é que o Boxe começou com o profissionalização e não o contrário, fora que é uma prática já centenária muito bem documentado (baseado apenas no boxe moderno), não se complementam porque uma coisa não tem nada a ver com a outra, a carreira do boxeador é atingir o profissional como alvo principal, ele passa pela fase amadora/olímpica apenas pra agregar experiência e bagagem pro profissional, não é como se ele necessariamente precisasse do olímpico, é apenas umas escada. O jiu-jitsu ainda não é uma pratica totalmente profissional, a prática esportiva é tão nova quanto o MMA e ainda assim muito amadora desde hoje, não existe uma única federação unificada e dentro do Brasil e NO MUNDO, existem várias federações e muitas delas com suas próprias regras, nem a Federação que deveria ser a principal está sendo levada tão a sério como era antes, a um desinteresse entre a maioria dos principais atletas competidores na faixa-preta em fazer um legado longo na IBJJF como se faziam antigamente. Fora que dentro do próprio jiu-jitsu existe a modalidade com e sem kimono, embora o sem kimono pode se categorizar um outro esporte, as federações que citei tem dentro das suas competições essa modalidade vendida ainda assim como jiu-jitsu, então como não há de fato uma padronização universal, o esporte ou arte, segue livre por si só pra sua própria evolução. Inclusive o sem kimono tem sido mais popular ao redor do mundo pelos motivos que o @NOCAUTE! falou, pois as regras são diferentes e as quedas são mais valorizadas, isso me refiro no geral. Já existe jiu-jitsu nas olimpiadas e se chama JUDÔ, já está mais que documentado tanto pelo livro do Robert Drysdale como pela trilogia do Elton que os japoneses que chegaram no Brasil já eram judocas porém antes da modalidade ser olímpica o jogo de chão era feito embora não valorizado por muitos pois a própria Kodokan tinha esse interesse de globalizar a arte pra que pudesse ser mais vistosa mas no Brasil durante muitos anos os judocas lutavam como muitos lutadores de Jiu-Jitsu usando muito a parte em pé e solo de maneira livre, por conta da entrada das olimpiadas e mudança nas regras e o estabelecimento de um padrão e uma única federação o que se pratica nas academias de Judô é APENAS e UNICAMENTE um esporte feito pras olimpiadas, o Judô de verdade foi morto no mundo todo tendo um resquício de sua sobrevida na Russia e em alguns becos do Japão. No Brasil se há totalmente o mérito do resgate e permanência da prática que veio a se tornar o Jiu-jitsu brasileiro que anexou muitas técnicas de muitas outras artes. Agora imagine, o Jiu-jitsu entra nas olimpiadas, o que vai acontecer ao redor do mundo com as academias de jiu-jitsu? Embora o @NOCAUTE! afirme algo que eu concorde em certo ponto que praticamente estão ensinando regras de campeonato na maioria das academias e não a arte, muitas outras estão ensinando e passando a frente o que é realmente o jiu-jitsu, um sistema de combate sem regras que absorveu dentro dela muitas técnicas de outras artes que foram perdidas no mundo no qual temos o privilégio de preserva-las. Com o jiu-jitsu nas Olimpiadas será mais um esporte capado, voltado apenas pra um público leigo, cheio de interferências visando unicamente o interesse do COI e não do praticamente. Irmão, boa parte do que vc digitou nesse post o cara do vídeo que defende o jiu-jitsu nas Olimpíadas abordou, o link que postei é do perfil dele no Instagram mas como nem todo mundo aqui usa rede social resolvi procurar e achei o vídeo no canal dele do YouTube, veja se abre, é o mesmo vídeo do link lá de cima. Edited August 15 by Ultimate Fighter Share this post Link to post Share on other sites
oxeboxing 0 Posted August 15 45 minutes ago, Ultimate Fighter said: Na verdade segundo ela não mudará muita coisa pois o jiu-jitsu atual esportivo segundo ela já é bem ineficiente em uma situação de rua e distante do Jiu-jitsu feito pra defesa pessoal, mas aí da assim ele o jiu-jitsu esportivo atual não acabou com o Jiu-jitsu raiz, ambos coexistem. Se ela falou isso mesmo, nunca li tamanha asneira, essa parada de jiu-jitsu esportivo ser ineficiente em rua é a maior falácia que existe que já foi derrubada a muito tempo. Eu nem pratico jiu-jitsu esportivo embora eu compita as vezes nas regras da IBJJF em alguns campeonatos, mas sei que o jiu-jitsu esportivo mesmo que de forma amadora tem hoje muitos de seus atletas fisicamente e mentalmente preparados para um combate em rua e também tecnicamente prontos, quem tem o mínimo de noção sabe que não da pra se embolar no asfalto, ninguém em suas faculdades mentais saudáveis o fará, com o nível físico muito mais alto e explosivo qualquer competidor neutraliza uma ameaça eminente no x1 sem uso de armas de fogo ou lâminas. Esse jiu-jitsu defesa pessoal Gracie apesar de interessante é defasado e fantasioso, serve apenas pra combater o jiu-jitsu esportivo num jogo de interesses de primos que fizeram uma fortuna usando o nome do jiu-jitsu não tem nada a ver com a realidade do dia-a-dia de quem treina, ensina e leva a sério. E jiu-jitsu não foi feito pra defesa pessoal, as técnicas de defesa pessoal eram técnicas de combate ensinados pra marinha brasileira pelos primeiros japoneses que vieram ao Brasil, o jiu-jitsu Brasileiro é um jiu-jitsu de vale tudo que apesar de um ambiente "sem regras" era controlado e não refletia a realidade de um combate em rua, outros faixas-pretas conseguiram adaptar o uso do jiu-jitsu pra uma realidade mais factível do nosso país inclusive. Jiu-jitsu "raiz" já morreu ou está nas ultimas, faz um teste pessoa visite ao menos 5 academias na sua cidade e verifique se o que está sendo ensinado é regra ou arte, eu ainda tenho o privilégio de treinar jiu-jitsu sem regras, usando taparia, fazendo a parte em pé com socos e chutes, com queda com clinche mas sei que não é pra todos, o jiu-jitsu esportivo é mais comercial, porém o jiu-jitsu "raiz" também pode ser os professores apenas não se adaptaram a isso. Share this post Link to post Share on other sites
oxeboxing 0 Posted August 15 29 minutes ago, Ultimate Fighter said: Irmão, boa parte do que vc digitou nesse post o cara do vídeo que defende o jiu-jitsu nas Olimpíadas abordou, o link que postei é do perfil dele no Instagram mas como nem todo mundo aqui usa rede social resolvi procurar e achei o vídeo no canal dele do YouTube, veja se abre, é o mesmo vídeo do link lá de cima. Cara, eu poderia fazer um textão novamente pra refutar esse cara, mas eu só deixo aqui uma única coisa: Se agora nesse exato momento o Jiu-Jitsu vira modalidade olimpica quem vai se beneficiar? O cara que ta mexendo os pauzinhos dele pra favorecer A ELE que está dentro do comitê Olímpico ou eu, e muitos outros praticantes, instrutores e professores que está tentando valorizar o legado deixado pelos percursores de manter viva uma tradição que foi perdida ao redor do globo? O cara fala de terrorismo que não vai acontecer, beleza, mas o que aconteceu com o Taekwondo, Karatê, o próprio Judô? Você vê caminhando em paralelo uma modalidade raiz do Karatê hoje? do Taekwondo? Se eu for buscar uma academia que me ensine essas modalidades nos moldes mais tradicionais eu vou achar? Esse jogo de por nas Olimpiadas é de interesse único de um grupo pequeno e não de um todo. Share this post Link to post Share on other sites
Ultimate Fighter 0 Posted August 15 1 hora atrás, oxeboxing disse: Cara, eu poderia fazer um textão novamente pra refutar esse cara, mas eu só deixo aqui uma única coisa: Se agora nesse exato momento o Jiu-Jitsu vira modalidade olimpica quem vai se beneficiar? O cara que ta mexendo os pauzinhos dele pra favorecer A ELE que está dentro do comitê Olímpico ou eu, e muitos outros praticantes, instrutores e professores que está tentando valorizar o legado deixado pelos percursores de manter viva uma tradição que foi perdida ao redor do globo? O cara fala de terrorismo que não vai acontecer, beleza, mas o que aconteceu com o Taekwondo, Karatê, o próprio Judô? Você vê caminhando em paralelo uma modalidade raiz do Karatê hoje? do Taekwondo? Se eu for buscar uma academia que me ensine essas modalidades nos moldes mais tradicionais eu vou achar? Esse jogo de por nas Olimpiadas é de interesse único de um grupo pequeno e não de um todo. Mas quais as modificações ocorreriam no Jiu-jitsu se ele virasse modalidade olímpica hoje que o tornariam tão diferente do Jiu-jitsu de competição atual? Pergunto só pra tentar entender.. Sobre o problema do judô ele se tornou modalidade olímpica quando ainda era pequeno, foi crescendo e se tornando conhecido dentro das olimpíadas, o mesmo vale para o Taekwondo. Diferente do Jiu-jitsu, que já é gigante hoje, mesmo sem ser olímpico, guardada as devidas proporções seria semelhante ao boxe, creio eu. Que tradição do Jiu-jitsu é essa que foi perdida ao redor do globo que vc, instrutores e praticantes querem manter e o comitê olímpico atrapalharia? Não dá pra caminhar em paralelo as duas coisas? Ter o jiu-jitsu olímpico, o jiu-jitsu esportivo atual, com as premiações em dinheiro, o jiu-jitsu voltado pra defesa, tudo em uma só academia, cabendo ao aluno escolher onde quer focar seu aprendizado, como já acontece hoje em dia? Como eu disse, o jiu-jitsu hoje é gigante, é diferente do judô e Taekwondo quando se tornaram modalidades olímpicas, o tamanho que o jiu-jitsu alcançou, não tem como retroceder, acho que só crescerá. Share this post Link to post Share on other sites