pipo

Objetivo de Israel Adesanya na luta pelo título do UFC 305: 'Provar a mim mesmo que ainda sou aquele cara'

Recommended Posts

Israel Adesanya saiu do octógono há pouco mais de 11 meses antes do UFC 305 , mas, para ele, pareceu uma eternidade.

Depois de passar mais de 13 anos competindo em um ritmo quase inimaginável entre kickboxing, boxe e MMA, Adesanya (24-3 MMA, 13-3 UFC) finalmente tomou a decisão consciente de se afastar após perder o título dos médios para Sean Strickland em uma reviravolta impressionante no UFC 293 em setembro de 2023.

O hiato foi benéfico para Adesanya. Ele passou por seu processo e, enquanto estava nas sombras, melhorou seu jogo mental e especialmente físico para se transformar em “uma arma”.

A paixão de Adesanya aparentemente foi reavivada quando ele entra em sua luta principal em 17 de agosto com Dricus Du Plessis (21-2 MMA, 7-0 UFC), que acontece na RAC Arena em Perth, Austrália ( ESPN+ pay-per-view , ESPN, ESPN+). Ele está ansioso para lutar, e a única coisa que ele não gosta é da espera e de todos os requisitos promocionais antes que ele possa finalmente voltar ao octógono.

“Eu perdi isso – eu definitivamente perdi isso”, Adesanya disse ao MMA Junkie. “Eu perdi isso pra caralho. Eu perdi essa m*rda. Isso é tudo que eu realmente me importo. Todo o resto é estúpido. Isso é bobagem. A luta já foi vendida, mas temos que continuar com essa m*rda da mídia. Temos que fazer outra coletiva de imprensa. Acho que é para animar ainda mais a luta. Depois o faceoff. Depois as pesagens, depois o faceoff. É tipo, é tudo muito estúpido para mim. Eu quero entrar lá e acabar com esse c*. Então isso é o mais emocionante para mim, e eu vou fazer isso. Mas, de novo, é só paciência. E eu sou um filho da p*rra paciente.”

Adesanya exigiu paciência ao esperar sua hora de retornar. Ele disse que aceitou uma oferta para enfrentar Du Plessis, que tirou o cinturão de 185 libras de Strickland no UFC 297 em janeiro, no aguardado evento UFC 300 em abril. Não se materializou, mas só deu mais tempo para Adesanya se refinar.

Quando Adesanya recebeu sinal verde de sua equipe médica para retornar ao grupo, ele se declarou pronto para encerrar sua mais longa pausa nas competições desde sua estreia nos esportes de combate em abril de 2010.

“(Eu sabia que era hora de voltar) quando eu estava curado dos meus ferimentos que eu estava cuidando”, disse Adesanya. “Depois que essas coisas foram todas esclarecidas pelos médicos e eu pude treinar novamente – eu gradualmente voltei ao jogo.”

Se a motivação de Adesanya em torno de um retorno vacilou um pouco, parece que Du Plessis é um adversário adequado para trazê-lo de volta ao grupo. A dupla construiu uma história nos últimos anos, com os comentários de Du Plessis sobre ser o primeiro campeão do UFC que vive e luta em um país africano sendo a gênese de alguns sentimentos conflitantes.

Adesanya e Du Plessis tiveram um confronto acirrado dentro do UFC 290 em julho de 2023, e a intensidade era palpável, pois eles compartilharam o mesmo oxigênio em uma coletiva de imprensa para sua luta no UFC 305 em julho, que foi seguida por um longo confronto.

Embora Adesanya, nº 3 no último ranking de peso médio do USA TODAY Sports/MMA Junkie , dificilmente esteja tentando sair do seu caminho para ser legal com o nº 1 do ranking Du Plessis, ele admite que não há ódio verdadeiro. Apenas desdém sobre aqueles comentários iniciais, pelos quais ele planeja fazer o atual campeão "assumir a responsabilidade" quando a porta da jaula se trancar atrás deles.

Acima de tudo, no entanto, Adesanya disse que essa luta é mais importante para ele. Ele não acha que a derrota para Strickland foi uma representação justa de si mesmo, mas aos 35 anos, os de fora vão questionar se os melhores dias de Adesanya estão no passado. Ele certamente não se importa se alguém mais pensa assim, mas ele precisa descobrir por si mesmo.

“No momento, o que está me alimentando é basicamente me exibir”, disse Adesanya. “Eu sou um entretenimento. Eu sou um artista. Eu sou um cara que entra e faz o trabalho. Quando eu não faço isso, isso me irrita. A última saída para mim não era realmente eu, então eu só quero sair, sair e mostrar quem eu sou. Não realmente para ninguém. Apenas provar a mim mesmo que eu ainda sou aquele cara. E eu sei que eu sou. Eu confio em mim.”