Sign in to follow this  
pipo

Previsão de Whittaker x Ikram Aliskerov, escolha: um ex-campeão pode voltar à caça?

Recommended Posts

 

 
 
 

O analista do MMA Junkie, Dan Tom, vai a fundo para detalhar as maiores lutas do UFC. Hoje, ele dá uma olhada mais de perto na luta principal do UFC on ABC 6 entre o ex-campeão dos médios Robert Whittaker e o adversário de última hora Ikram Aliskerov .

Robert Whittaker UFC na prévia do ABC 6

robert-whittaker-ufc-298-getty-2.jpg

Robert Whittaker

Informações básicas:

  • Recorde: 25-7 MMA, 16-5 UFC
  • Altura: 6'0 ″ Idade: 33 Peso: 185 libras. Alcance: 73,5″
  • Última luta: vitória por decisão sobre Paul Costa (17 de fevereiro de 2024)
  • Acampamento: Gracie Jiu-jitsu Smeaton Grange (Austrália)
  • Postura/estilo de golpe: Ortodoxo/kickboxing
  • Gestão de risco: Bom

Informações suplementares:
+ Ex-campeão dos médios do UFC
+ Faixa preta de Hapkido e Karatê
+ Faixa preta de jiu-jitsu brasileiro
+ Medalha de ouro no Australian National Wrestling Championships
+ 10 vitórias por nocaute
+ 5 vitórias por finalização
+ 6 finalizações no primeiro round
+ Poder de nocaute
+ Ritmo e pressão consistentes
+ Bom trabalho de pés e gerenciamento de distância
^ Blitzes rápidas e mudanças de ritmo enganosas
+ Golpes e ganchos precisos
^ Avançando ou saindo do contra-ataque
+ Excelente habilidade de luta livre
^ Defensivamente e ofensivamente
+ Grappling geral melhorado

Ikram Aliskerov UFC na prévia do ABC 6

Ikram-Aliskerov-def.-Warlley-Alves-UFC-2

Ikram Aliskerov, UFC 294

Informações básicas:

  • Recorde: 15-1 MMA, 2-0 UFC
  • Altura: 6'0 ″ Idade: 31 Peso: 185 libras. Alcance: 76″
  • Última luta: vitória por nocaute técnico sobre Warlley Alves (21 de outubro de 2023)
  • Acampamento: Equipe KHK MMA (Rússia)
  • Postura/estilo de golpe: Ortodoxo/kickboxing
  • Gestão de risco: Bom

Informações suplementares:
+ Campeão mundial de sambo de combate
+ Vários títulos de sambo (europeus e mundiais)
+ Prêmios de MMA amador
+ 6 vitórias por nocaute
+ 5 vitórias por finalização
+ 7 finalizações no primeiro round
+ Poder de nocaute
^ Mãos naturalmente pesadas
+ Jab preciso
+ Sólido senso de alcance
+ Forte no clinche
^ Correntes de queda competentes
+ Excelente habilidade de wrestling
^ Defensiva e ofensivamente
+ Bom grappler de transição
^ Perigoso com kimuras

Ponto de interesse de Robert Whittaker x Ikram Aliskerov: Jabbers, não jobbers

Robert-Whittaker-def.-Paulo-Costa-UFC-29

17 de fevereiro de 2024; Anaheim, Califórnia, EUA; Robert Whittaker acerta um soco em Paulo Costa durante o UFC 298, no Honda Center. Crédito obrigatório: Gary A. Vasquez-USA TODAY Sports

A luta principal na Arábia Saudita traz um confronto improvisado no peso médio entre dois lutadores talentosos que não têm medo de usar o jab.

Vindo de uma base tradicional de artes marciais, Robert Whittaker se tornou um dos estilistas de golpes mais exclusivos, pesando 185 libras.

Usando uma combinação de velocidade, precisão e uma economia fluida de movimento, o australiano irá disparar enganosamente em diferentes ângulos. Como muitos atacantes do caratê, Whittaker finta ou mostra uma certa velocidade para atrair seu oponente a uma falsa sensação de segurança, apenas para interromper o timing percebido com golpes fora do ritmo.

https://twitter.com/DanTomMMA/status/1382169527027261440

Como vimos em várias lutas, Whittaker frequentemente se afirma por meio de chutes frontais com as pernas traseiras que ele usa para se lançar em variações de ganchos de esquerda e golpes de overhand. O ex-campeão também não tem problemas quando se trata de seguir seus fundamentos, construindo o ataque a partir de golpes e fintas enganosas.

https://twitter.com/DanTomMMA/status/1397627348489424896

Dito isto, Whittaker não está isento de ser taxado por sua abordagem às vezes vil e precisará se comportar da melhor maneira possível contra um concorrente como Ikram Aliskerov .

Apesar de ter uma vasta experiência em sambo, Aliskerov vem melhorando constantemente sua trocação para quem está atento.

Priorizando de forma inteligente sua mão principal, Aliskerov aplica um golpe aparentemente eficaz à distância. O jogador de 31 anos ocasionalmente joga seu jab, oferecendo mudanças na forma de combinações cruzadas de gancho.

Ao se sentir em Stride, Aliskerov aplicará chutes ou joelhadas em seus combos, funcionando particularmente bem em seu lado líder. Embora as ofertas de Aliskerov como líder devam servir-lhe bem no papel, o melhor jogo do Daguestão está indiscutivelmente no terreno.

Análise de Robert Whittaker x Ikram Aliskerov: possíveis ameaças de luta

Ikram-Aliskerov-def.-Warlley-Alves-UFC-2

Ikram Aliskerov derrotou. Warley Alves, UFC 294

Considerando a habilidade de Aliskerov no combate, ninguém deveria ficar chocado se o lutador do Daguestão tentar levar esta festa ao chão neste sábado.

Campeão mundial e europeu de sambo, Aliskerov conhece bem o combate fechado. Como muitos operadores de alto nível do Daguestão, Aliskerov faz seu melhor trabalho no clinche – um lugar onde ele pode se conectar de e para tentativas de queda.

Esteja Aliserkov trabalhando em posições bodylock ou em variações de uma perna, o profissional de 12 anos não parece ter poucas ideias neste espaço. Aliskerov também mantém golpes reativos sólidos no bolso de trás, o que pode ser útil contra um “Bobby Knuckles” rápido.

Dito isto, Whittaker provou ser muito mais difícil de fundamentar do que muitos presumiam.

Além do fato de que o trabalho de pés de Whittaker torna difícil para seus oponentes prepararem seus chutes, o australiano também mostra as pequenas complexidades técnicas que o tornam difícil de segurar ou segurar quando agarrado.

Por exemplo, embora a maioria dos lutadores dependam de defesas mais tradicionais, como sprawls ou batalhas por under-hooks, eles normalmente acabam perdendo para grapplers superiores, uma vez que essas táticas defensivas envolvem um compromisso com o contato (que por sua vez gera mais grappling).

Ao passo que Whittaker, embora capaz de usar essas defesas, não depende delas. Em vez disso, “The Reaper” prefere evitar tentativas de queda no passe.

Já possuindo uma base forte e equilíbrio, a consciência do quadril e da pegada de Whittaker também melhorou ao longo dos anos.

Whittaker não apenas utiliza travas de aderência e controles de pulso, mas o jogador de 33 anos também é disciplinado em circular consistentemente para o lado fraco de seu oponente, o que ajuda a dissuadir remates e ajustes na cadeia de quedas de seus adversários. Até mesmo Romero teve dificuldade em agarrar ou encadear suas tentativas iniciais devido à persistência de Whittaker em lutar com as mãos.

O que é ainda mais impressionante é a habilidade de Whittaker de frustrar tentativas de queda até rebater os contra-ataques, algo que provavelmente também manterá Aliskerov honesto nas trocas com ele.

 

Ainda assim, se Whittaker ficar por baixo nesta luta, o faixa-preta de jiu-jitsu brasileiro precisará ser extremamente cuidadoso com sua propensão a procurar por underhook, dada a habilidade de Aliskerov em encontrar kimuras.

Probabilidades de Robert Whittaker x Ikram Aliskerov

Apesar dos oddsmakers abrirem esta luta em um pick'em, o dinheiro público entrou no ex-campeão, listando Whittaker -154 e Aliskerov +120 via FanDuel.

Previsão de Robert Whittaker x Ikram Aliskerov, escolha

robert-whittaker-ufc-298-getty-1.jpg

ANAHEIM, CALIFÓRNIA – 17 DE FEVEREIRO: Robert Whittaker da Nova Zelândia comemora a derrota de Paulo Costa do Brasil na luta dos médios durante o UFC 298 no Honda Center em 17 de fevereiro de 2024 em Anaheim, Califórnia. (Foto de Sean M. Haffey/Getty Images)

Considerando que Whittaker é um produto muito mais comprovado no papel, posso compreender perfeitamente o entusiasmo inicial dos apostadores que apostam no australiano nesta situação.

Dito isto, mantenho a minha sensação inicial de que Aliskerov é uma tarefa enganosamente mais complicada do que o adversário original de Whittaker – Khamzat Chimaev – de uma perspectiva estilística.

Não me interpretem mal: Chimaev oferece uma tempestade inicial e tanto para enfrentar no papel, mas Whittaker tradicionalmente tem se saído bem contra lutadores agressivos e com muita luta.

Aliskerov, no entanto, faz uma pergunta muito diferente, visto que o lutador do Daguestão é fundamentalmente mais sólido do que Chimaev e parece ser capaz de lutar em um ritmo sólido por três rounds. Além disso, Aliskerov está entre os poucos tagarelas decentes da categoria, o que poderia render alguns dividendos potenciais, considerando o sucesso que Costa teve ao dar o jab na última luta de Whittaker.

Mas entre a inexperiência de Aliskerov neste nível e o fato de que a mudança da semana passada o afeta mais com os múltiplos cortes de peso agravados pelas viagens em questão, não posso deixar de ficar do lado da velocidade e habilidade de Whittaker.

Acredito que Whittaker pode ter sucesso com seus chutes de longa distância e mudanças de tempo em curta distância, potencialmente produzindo sua primeira finalização desde 2017. A escolha é Whittaker por nocaute no terceiro round.

Previsão: Whittaker à distância

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this