Sign in to follow this  
pipo

Irmãos Tye e Kade Ruotolo trocam ADCC por torneio de US$ 1 mi

Recommended Posts

Tye e Kade Ruotolo são mais novos destaques do jiu-jítsu a trocar competição prestigiosa de luta agarrada por campeonato concorrente promovido no mesmo fim de semana e cidade

Imagine o seguinte cenário: Simone Biles e Rebeca Andrade decidem não competir nas Olimpíadas de Paris para participar de um novo evento de ginástica, com premiação milionária, realizado na mesma data e cidade. Guardadas as devidas proporções, é o que está acontecendo no mundo da luta agarrada neste momento. Nesta quarta-feira, os irmãos Kade e Tye Ruotolo anunciaram oficialmente que não disputarão o Mundial do ADCC, torneio mais prestigiado do esporte, para participar do Craig Jones Invitational (CJI), marcado para a mesma época, também em Las Vegas, onde lutarão por um prêmio de US$ 1 milhão (cerca de R$ 5,4 milhões).

O ADCC, sigla para Abu Dhabi Combat Club, é uma organização fundada pelo xeique Tahnoun Bin Zayed Al Nahyan, dos Emirados Árabes Unidos, e pelo professor de jiu-jítsu Nelson Monteiro em 1998. Desde então, o campeonato se notabilizou por reunir praticantes das mais diversas formas de luta agarrada: jiu-jítsu, luta estilo livre, luta greco-romana, sambo, sumô e judô, entre outros. Nomes como Royler Gracie, Mark Kerr, Roger Gracie, Ronaldo Jacaré, Zé Mario Sperry, Ricardo Arona, Fabricio Werdum, André Galvão, Marcus Buchecha e Gordon Ryan foram campeões do Mundial.A edição de 2024 está marcada para os dias 17 e 18 de agosto, na T-Mobile Arena de Las Vegas. Porém, é aí que entra Craig Jones, um lutador australiano que foi duas vezes medalhista de prata no Mundial do ADCC. O popular e polêmico competidor anunciou em maio que, em protesto contra as baixas premiações dadas pela organização, montaria seu próprio campeonato, o Craig Jones Invitational, marcado para os dias 16 e 17 de agosto, no Thomas & Mack Center, na mesma cidade. Com apenas duas categorias - até 80kg e acima de 80kg - o torneio terá 16 competidores em cada chave e promete pagar US$ 10 mil (cerca de R$ 54 mil), mesmo prêmio dado aos campeões do ADCC, só pela participação. Os campeões receberão US$ 1 milhão cada.

A premiação milionária, algo raríssimo no jiu-jítsu, fez vários grandes nomes da modalidade largarem o ADCC para se juntar ao CJI: campeões mundiais como Renato Canuto, Fellipe Andrew, Lucas Barbosa e Victor Hugo, e outros grandes competidores como Nicky Rodriguez, João Gabriel Rocha e Roberto Jimenez. Nomes consagrados no MMA, como Luke Rockhold e Mackenzie Dern (esta numa superluta contra Ffion Davies) também reforçaram o elenco. Os irmãos Ruotolo, porém, são talvez a maior aquisição do CJI. Os dois estão entre os maiores astros do jiu-jítsu na atualidade: Tye foi campeão mundial na faixa-preta em 2022, e Kade venceu o Mundial do ADCC no mesmo ano. A dupla atualmente tem contrato com o ONE Championship, onde Tye é o campeão peso-meio-médio e Kade é o campeão peso-leve de luta agarrada. Eles têm liberação para competir nos Mundiais da Federação Internacional de Jiu-Jítsu (IBJJF) e do ADCC. Porém, citaram o prêmio milionário como um dos motivos para optar pelo CJI desta vez.

- Há alguns motivos. A primeira delas, não quero ser óbvio, mas um milhão de dólares é um milhão de dólares. É muito dinheiro. O ADCC tem a honra e o prestígio, mas com esse CJI chegando, muitos dos melhores nomes e competidores já saíram e foram para essa nova divisão. Outra coisa é que eu e meu irmão podemos competir na mesma divisão de lados diferentes - imagino que meu irmão vai estar de um lado da chave, eu estarei no outro, na (categoria) até 80kg, então se tudo der certo, nos encontraremos na final e fazer uma grande guerra - contou Kade Ruotolo ao podcast "The MMA Hour".

Apesar das perdas, o organizador do Mundial do ADCC, Mo Jassem, se mantém otimista que o evento será um sucesso. Após realizar a edição de 2022 no Thomas & Mack Center, com capacidade para 13 mil pessoas, o torneio acontecerá em 2024 na T-Mobile Arena, um ginásio maior que costumeiramente sedia cards do UFC, e a expectativa é que 14 mil pessoas compareçam a cada um dos dois dias da competição.

Fico imaginando se esse torneio tem condições de ter um bom lucro. Pq oferecer 1 milhão por campeão é difícil... Vai vender muito ingresso e pay perview?  O One por exemplo oferece umas bolsas legais pra lutadores de renome mas olha o quanto já estão no prejuízo 

1 hora atrás, afterforever disse:

Fico imaginando se esse torneio tem condições de ter um bom lucro. Pq oferecer 1 milhão por campeão é difícil... Vai vender muito ingresso e pay perview?  O One por exemplo oferece umas bolsas legais pra lutadores de renome mas olha o quanto já estão no prejuízo 

deve ter um grande patrocinador por tras

e te digo, ADCC é história..

U$ 1 mi é garantir a vida

os irmãos sabem que tem tudo pra vencer.. ano que vem volta pro ADCC

2 horas atrás, pipo disse:

Acho que tem de correr atrás do que eles querem mesmo. Ganhar dinheiro,conquistar os títulos,lutar MMA,o que for... São novos e tem muito a vencer 

O ADCC paga 10 mil pro campeão??

Aí é sacanagem tbm né.. Eu e minha turma de amigos fazemos um bolão no cartola, a 100 reais de cada e paga 2 mil pro campeão kkk

Não sei, já deveria ter aparecido o nome do patrocinador. Mas não sei, está me parecendo uma roubada ou alguma jogada de marketing. 

ADCC tem a tradição, pode pagar melhor certamente, mas o atleta sabe o que vai encontrar e sabe o que vai receber.

1 hora atrás, smd disse:

Não sei, já deveria ter aparecido o nome do patrocinador. Mas não sei, está me parecendo uma roubada ou alguma jogada de marketing. 

ADCC tem a tradição, pode pagar melhor certamente, mas o atleta sabe o que vai encontrar e sabe o que vai receber.

O Craig é respeitado nos EUA. Até a Mackenzie vai lutar

Mais eventos ,mais dinheiro para os profissionais e por aí vai!!  Esporte vai crescendo e isso é bom pra quem luta e quem assiste 

Um deles estreou bem no MMA estes dias no One...e tão certos, correr atrás de onde vão pagar melhor

13 minutos atrás, João P disse:

Um deles estreou bem no MMA estes dias no One...e tão certos, correr atrás de onde vão pagar melhor

Foi o Kade.

Em 6/21/2024 at 8:05 AM, pipo disse:

No Brasil sim, lá nos eua duvido que dê pra parar de trabalhar com esse dinheiro 

2 horas atrás, Goosebumps disse:

No Brasil sim, lá nos eua duvido que dê pra parar de trabalhar com esse dinheiro 

Como assim? Se não der pra parar de trabalhar já é meio caminho andado pra poder parar, é muito dinheiro.

Vamos supor que não dê pra parar de trabalhar vencendo o primeiro torneio, é só esperar a segunda edição e vencer tbm, aí já dá pra botar o burro na sombra.

Mas hoje em dia a maioria das pessoas em geral e isso inclui lutadores entenderam que parar de trabalhar não é mais a melhor opção, todo mundo quer se sentir útil, a grana é só pra trazer mais qualidade de vida.

2 horas atrás, Goosebumps disse:

imagine se ganhar os U$ 10k do ADCC

Posted (edited)
7 horas atrás, Ultimate Fighter disse:

Como assim? Se não der pra parar de trabalhar já é meio caminho andado pra poder parar, é muito dinheiro.

Vamos supor que não dê pra parar de trabalhar vencendo o primeiro torneio, é só esperar a segunda edição e vencer tbm, aí já dá pra botar o burro na sombra.

Mas hoje em dia a maioria das pessoas em geral e isso inclui lutadores entenderam que parar de trabalhar não é mais a melhor opção, todo mundo quer se sentir útil, a grana é só pra trazer mais qualidade de vida.

Digo com relação a valores né, com 1 milhao lá acho difícil manter o padrão, custo de vida, preparações, suplementos, tudo que um atleta de alto nível precisa.

aqui esse 1 milhão são 5 milhões, aí já muda a coisa kkk

7 horas atrás, pipo disse:

imagine se ganhar os U$ 10k do ADCC

kkkk verdade, não paga nem o camp e a preparação em geral. mas acredito que as bolsas tenham melhorado, antes todos os tops do wrestling e jiu jitsu queriam ir pro mma. Hoje já não é bem assim 

Edited by Goosebumps