Sign in to follow this  
Timbó

Debate: Paulo Borrachinha regrediu como lutador ou sempre foi o mesmo?

Recommended Posts

447190795_1127755435117135_4105667601158

"O que aconteceu com o Borrachinha?"

"Adesanya tirou a alma dele"

"Borrachinha não é o lutador de antes"

São comentários comuns que vejo em algumas páginas de MMA. É curioso ver comentários do tipo, pq na minha opinião, não há nada de errado com o Borrachinha. Ele não regrediu como lutador, o Borrachinha SEMPRE foi exatamente isso, a diferença é que antigamente ele batia em frangos e medianos, vide Bamgboose e Hall, além do Hendricks que vinha de várias derrotas, inventou de subir pros médios, virou um anão gordo em fim de carreira ali

Já contra o Romero, Borrachinha mostrou inúmeras brechas no jogo. Ele é muito suscetível a jabs, com a defesa sendo bem exposta, além do fator gás que é óbvio, ele cansa já no segundo round a depender do ritmo da luta. Aliás, pra mim, o cubano claramente venceu aquela luta, mas deram pro br

Vem de 1-4 nas últimas cinco lutas, e detalhe: a única vitória foi contra um Rockhold com 37 anos, voltando de aposentadoria depois de mais de 3 anos afastado do MMA, onde o Borrachinha sequer conseguiu terminar a luta. De resto: foi tirado pra nada pelo Adesanya, sofreu com o volume de golpes do Vettori, anulado pelo Whittaker e não conseguiu fazer nada além de lutar recuando e acertar alguns chutes no Strickland, mas com pouca efetividade

No mais, Borrachinha é um cara que bate pesado, mas não é nocauteador, one punch, assim como também não tem qualidade pra fazer um jogo maior de movimentação, e também falta gás pra isso. O wrestling dele já mostrou ser bom, tanto que já defendeu quase todas as tentativas de quedas de Romero, Whittaker e Vettori, mas o jiu-jitsu é quase inexistente, e não imagino o Borrachinha tentando virar um grappler (mais uma vez, ele não tem gás pra isso)

A tendência é que o Borrachinha se torne uma espécie porteiro do top 5 (ou quem sabe até do top 10). Analisando os médios hoje, talvez Dolidze ou Chris Curtis seriam lutas interessantes pra ele tentar voltar a vencer 

E qual a opinião de vocês acerca do assunto?

ele tinha mais sucesso quando só andava para frente.... parece ter perdido muito a confiança após o izzi

Na minha opinião sempre foi o mesmo..ganhava de semi aposentados, sempre que pegou alguém da elite perdeu. é limitado, se baseia muito na pujança física mas quando pega alguém mais técnico não consegue impor aquele jogo de pressão em pé.

Minha visão ele tinha que encarnar o espírito Wanderley Silva. Mas é muito receoso. Mesmo sendo um brawler… ele não da combinações … só golpes isolados. O convenceram de que ele é um boxer , mas boxe sem movimento é combinação não é nada… é um cara forte , tem alguns talentos. Mas economiza nos camps, em contagem não vai encontrar sparrings a altura do nível que ele está…

Acho que ele até melhorou...tem uns low kick e vez ou outra um chute alto.

A questão é o nível de adversário que subiu mesmo e ele é apenas um lutador nota 6 

Também acho que ele melhorou. Pegou Strickland e Whitaker, até endurecendo em certos momentos. Ele é limitado mesmo e não pertence ao top 5, tendo que suar muito para se manter como porteiro do top 10. Borrachinha foi muito superestimado por lutas contra oponentes de baixo nível ou já semi-aposentados. A única exceção é a vitória contra o Romero (com ajuda dos juízes), mas o cubano já longe do auge e com um estilo que favorecia muito o brasileiro. O que resta ao brasileiro é continua surfando em sua relativa fama e pegar lutadores menos rankeados para voltar a vencer.

Concordo com você. Sempre foi isso aí, vencia uns caras medianos e tá ultrapassado;

muito hype e mídia, acho até q a questão fisica ajudou nesse “hype” por ser um cara grande, forte e estético;

fato é que ainda ser comentado e conhecido com o “cartel real” dele é algo para poucos; realmente louvável 

34 minutos atrás, JOAO MIR JJ disse:

Acho que ele até melhorou...tem uns low kick e vez ou outra um chute alto.

Nessa luta ele apresentou melhorias mesmo. Inclusive lutou os 5 rounds, não tava bufando de cansado durante a luta, movimentou, chutes baixos, seguiu uma estratégia. Tudo ok. 

mas isso já deveria vir aparecendo a uns 4 anos atrás. 

E o Strickland  que talvez precise  fazer alguns ajustes no seu jogo também 

Posted (edited)
4 horas atrás, bigby disse:

ele tinha mais sucesso quando só andava para frente.... parece ter perdido muito a confiança após o izzi

Exato, ele não regrediu tecnicamente nem fisicamente, acho que a parte mental é que mudou, não virou um frouxo, mas ele parece que não tem muita vontade de vencer e sim de divertir o público, ele poderia ter vencido o strikcland se partisse pro tudo ou nada em vários momentos.

Pode ser que tenha alguma sequela de lesão que ele não divulga mas sabe que com ela não dá mais pra lutar pra valer, então fica nessa de botar a língua pra fora, faz umas firulas, ensaia uma explosão mas logo volta a brincar.

O chão seria uma alternativa pra tentar vencer rápido mas parece que ele não quer.

Contra o Romero eu acho que ele fez uma belíssima apresentação, esqueçam os 40 anos do cubano na época, aquilo ali é idade cronológica, Romero biologicamente tinha 32 no máximo. E o Cubano "quarentão"  intimidou quase todos com quem lutou na época, acertou uma limpa no Adesanya que  passou a lutar "cagado" o combate todo.

Borrachinha fez com o Romero na época o que quase ninguém até então tinha feito, reverteu uma queda bonita nos primeiros segundos, de eu blitz, deixou o cubano meio sem saída e rivalizou tbm em força fisica. Mas nunca mais lutou daquele jeito, indo pra frente no modo estouro de boiada.

Sobre a luta contra o strikcland, acho que levando em conta o quão o americano tem lutado bem, vencendo inclusive o próprio Adesanya, borrachinha não fez feio, poderia ter ido melhor, mas tá aí no bolo da categoria.

Edited by Ultimate Fighter

Borrachinha tem que se reinventar para  não ser demitido do UFC.

Sempre foi limitado, mas a sorte acabou, agora vai ter que se superar. 

Sempre foi isso... acontece que ele teve boas vitórias e conseguiu chegar no primeiro escalão.

Chegando no primeiro escalão, ele provou que faz parte do SEGUNDO ESCALÃO da divisão.

E é isso... Contra os tops ele perde. Ganhou do rockhold e romero em fim de carreira.

E a bolsa de 1 mi de dólares?! Saiu mesmo? Se saiu... O que acham?! Ele vale? Pra mim não vale mesmo...

31 minutos atrás, Axiotis disse:

Sempre foi isso... acontece que ele teve boas vitórias e conseguiu chegar no primeiro escalão.

Chegando no primeiro escalão, ele provou que faz parte do SEGUNDO ESCALÃO da divisão.

E é isso... Contra os tops ele perde. Ganhou do rockhold e romero em fim de carreira.

E a bolsa de 1 mi de dólares?! Saiu mesmo? Se saiu... O que acham?! Ele vale? Pra mim não vale mesmo...

Não saiu kkk

250 mil dólares contra o whitaker, e provavelmente o mesmo ontem, vamos ver amanhã....

Acho que ele melhorou até... Borrachinha de um tempo atrás não iria até o final ... E ele buscou mais a luta do que o Adesanya que estava se entregando já,nem tentava nocautear ,reverter o resultado... Acho até que o Borrachinha saiu menos avariado que o Du Plessis... Só que os adversários do Borrachinha tem sido superiores... Chega de achar que pode continuar chamando os top 5,precisa ser mais realista 

Eu acho que ele até melhorou.  Tá mais tático, melhor na movimentação e no gás.  A questão é q ele era superestimado.  Mas no sábado talvez tenha sido o melhor desempenho dele até agora.  Fez uma luta equilibrada contra um adversário q ao meu ver era tecnicamente mto melhor q ele.  O mesmo cenário ocorreu contra Whittaker.  Pensei q o atraso q ele sofreria seria mto maior em ambas as lutas.  

10 horas atrás, afterforever disse:

Acho que ele melhorou até... Borrachinha de um tempo atrás não iria até o final ... E ele buscou mais a luta do que o Adesanya que estava se entregando já,nem tentava nocautear ,reverter o resultado... Acho até que o Borrachinha saiu menos avariado que o Du Plessis... Só que os adversários do Borrachinha tem sido superiores... Chega de achar que pode continuar chamando os top 5,precisa ser mais realista 

5 minutos atrás, Rappa Hemp disse:

Eu acho que ele até melhorou.  Tá mais tático, melhor na movimentação e no gás.  A questão é q ele era superestimado.  Mas no sábado talvez tenha sido o melhor desempenho dele até agora.  Fez uma luta equilibrada contra um adversário q ao meu ver era tecnicamente mto melhor q ele.  O mesmo cenário ocorreu contra Whittaker.  Pensei q o atraso q ele sofreria seria mto maior em ambas as lutas.  

vou concordar com vcs

Mas vou repetir oq disse em outro tópico:

tenho minhas dúvidas se o Borrachinha hoje vence até do top 5 pra os top 10

Allen, Imanov, Hemmarson e Chimaev

o corner dele é bem fraco, tem que mudar isso