Sign in to follow this  
Gurkha

Verdades e mentiras sobre a Historia do Jiu Jitsu no Brasil

Recommended Posts

Posted (edited)

Alguem ja leu o livro de Drysdale que eles comentam? Gostei do que ele falou sobre o Conde Koma, ter se tornado muito mais famoso pelos Gracie.

Edited by Gurkha

Em 6/18/2023 at 1:36 PM, Gurkha disse:

Alguem ja leu o livro de Drysdale que eles comentam? Gostei do que ele falou sobre o Conde Koma, ter se tornado muito mais famoso pelos Gracie.

Interessante  dizem que o Conde Koma nem era da escola do Jigoro Kano, e também existiam muitos melhores que ele no Japão,  não  me recordo se ele era da Kosen jiu jitsu  ou judô kano. Dizem que a escola  kosen era espetaculares em chão  , tanto que o mestre Osvaldo Alves em vida deu entrevista  enfatizando que concluiu o que faltava  do aprendizado de chão  nos 5 anos que  ficou no Japão nessa escola,  o mestre treinou judô e jiu jitsu  lá   mas enfatizou que o mestre Hélio era fenômeno  no chão  o chamando  carinhosamente  de "tio".

Voltando a figura do Conde  Koma , existem relatos que morou nos EUA e lá treinou muito catch wrestling,  existem fotos e tudo.

Aqui no Brasil  treinou muita capoeira  , já o  boxe não  me recordo se aqui ou nos EUA. 

No livro do Elton dizem que ele queria cria no Japão  o estilo  Koma Jiu jitsu,  com luva igual do MMA,  sem quimono e algum outro   adereço  o qual não  lembro.

Na verdade  muita coisa é cíclica outras não,  mas essa mistura de lutas existia  no Brasil  de maneira  muito forte.

O que mais se tem que exaltar no Hélio, George e etc, foi seu auto didatismo,  ele pegaram conhecimento e foram desenvolvendo  sozinhos , muita coisa, porém treinaram muita LL, catch com o pessoal  do judô que fazia chão e era tidos como muito bons.

Posted (edited)
3 horas atrás, NEGO DÁGUA disse:

Drysdale

Como historia nao e' hard science e quando existem muitas versoes,  e muito interesse em criar narrativas por essa ou outra razao , elas tem de ser investigadas para que sejam mais criveis, principalmente quanto as fontes. Isto vale nao so a  versao dos Gracies mas tambem a do Drysdale.

Edited by Gurkha

RAPAZ, a real é que o povo mais antigo era obrigado a ser muito autodidata. Coisa da evolução nossa mesmo, que hoje ficou meio deixada de lado.

Já li que na realidade o nome do jiu jitsu, era Ju-Jitsu Do; como algo derivado do Judo mesmo. E no Brasil, virou "Jiu".

E complicado, que esse povo mais antigo (desde os romanos) aumentavam as coisas demais, até por nao ter fonte na época a ser pesquisada. Ai aparece unas distorções. E querendo ou não os Gracies, sempre endeusavam quem eles venciam.

Uma coisa bem peculiar do BR, bem mesmo, é que somos único pais de terceiro mundo, que é ponta em artes marciais ou desenvolveu uma arte moderna. E sequer fomos estimulados a isso. EUA e URSS, aplicam isso desde o berço por serem países competitivos em tudo que fazem, além de serem belicosos.

Japão, de expoente e berço das artes marciais, figura lá atrás qdo se pensa em atletas de ponta.

A real é que em vista das condições difíceis da época, o povo antigo era muito phoda mesmo.  Eu fico ate fazendo analogia comigo mesmo, qdo muleque. Não tinha internet nem fonte de pesquisa. A gente pegava informações picadas sobre qq assunto com varias pessoas e "criava" algo.

acho que rolava algo assim. curiosidade e necessidade