Loucus 0 Posted April 11, 2023 47 minutos atrás, MMS disse: Nunca é uma boa ideia ficar encurralado, seja quem for, ainda mais contra o Poatan. Ficar de costas deixa sua perna paralela e dificulta tudo: torque no contra golpe, saída, absorção... Então aparentemente ele foi encurralado mesmo e a perna parecia já não estar respondendo. MMMaasss... é fato que o israel tava tentando já a algum tempo pegar o timing do cruzado de esquerda jogando a isca com a guarda alta, bola cantada pelo Vitor Miranda, inclusive. O erro grave ali foi que o Poatan combinou a joelhada com o cruzado, isso deixou o Israel no ângulo de fora do Poatan, o que dificulta absorver o golpe. E como o Israel tava bem treinado para contra golpear o cruzado sempre, ele já viu uma oportunidade ali pela posição que ele estava. E , sem querer tirar o mérito, mas o Nigeriano simplesmente acertou um gol no ângulo ali, posicionou com a esquerda e mandou a direita no ângulo. Erro do Poatan não tem nada a ver com guarda alta, isso não te salva daquilo, mas sim de posicionamento e combinação. Gostei muito da sua leitura! Também fiquei observando que, neste momento final, se a esquerda voltasse pra proteção, talvez não fizesse a função de proteger pq o golpe foi com luva pequena e na têmpora, sem precisar fazer muita curva no cruzado; vendo de novo como foi, creio que não srviria de nada não. Mas, teve outros momentos que o Alex tomou e eu não vi detalhes:no 1° round dessa luta e em alguns momentos da primeira luta. De qq jeito vou levar muito em consideração o que Master diz, embora esteja bem inclinado a achar que não adiantaria, como vc mesmo afirma. Share this post Link to post Share on other sites
MMS 0 Posted April 11, 2023 19 minutos atrás, Loucus disse: Gostei muito da sua leitura! Também fiquei observando que, neste momento final, se a esquerda voltasse pra proteção, talvez não fizesse a função de proteger pq o golpe foi com luva pequena e na têmpora, sem precisar fazer muita curva no cruzado; vendo de novo como foi, creio que não srviria de nada não. Mas, teve outros momentos que o Alex tomou e eu não vi detalhes:no 1° round dessa luta e em alguns momentos da primeira luta. De qq jeito vou levar muito em consideração o que Master diz, embora esteja bem inclinado a achar que não adiantaria, como vc mesmo afirma. As situações que ele tomou na primeira e nessa foram distintas. Na primeira o Israel usou um clássico dele de demorar para volta o golpe para "cegar" o oponente. Nesta o KO foi pela posição, mas a armadilha foi a mesma, ainda que situações diferentes. Share this post Link to post Share on other sites
oxeboxing 0 Posted April 11, 2023 10 hours ago, masterblaster said: @oxeboxing, quero te parabenizar pela sua análise das lutas, está simplesmente sensacional. Mais do que tudo, o bonito de ver é a evolução que você apresentou. Não que fosse cru em algum momento, mas esses seus posts fariam qualquer analista esportivo parar para ler e aprender. Tenho muito orgulho de estar no mesmo espaço com você. Se me permite comentar alguma coisa sobre o que já está perfeito, vou pedir sua opinião nos seguintes aspectos. Essa tática do Adesanya , guardadas as proporções, foi muito parecida com a que o Dillashaw usou para vencer o Garbrandt na primeira luta, usando o jab de esquerda para tapar a visão do Cody até entrar o chute de esquerda com a perna da frente, que o Garbrandt não viu por conta do jab tapando a visão, e ali foi o fim para ele. A meu ver técnica até mais difícil de ser executada e linda de se ver, na época eu e o @Daniel Mendozacomentamos muito a respeito. E naquela luta nenhum dos dois jogava mais plantado, os dois se movimentavam bastante. Mas uso isso para frisar uma diferença importante aí. Por que o Adesanya conseguiu utilizar esse jab tapa visão seguidamente em várias lutas, vindo com soco em seguida? Simplesmente porque o Poatan joga muito, mas muito mais parado do que ele. Poatan joga plantado, o que não é nenhum defeito, muito pelo contrário, economiza gás e faz os golpes saírem mais potentes. Mas quando se usa o jogo plantado contra um oponente que abusa da movimentação como o Adesanya, tem que ficar atento porque provavelmente vão entrar golpes de todo lado. Mas cada lutador tem seu estilo, e o do Poatan sempre teve esse jogo e se tornou campeão do Glory dessa forma, porque sempre conseguiu ser muito efetivo plantado. Apesar de em tese facilitar a aplicação dos jabs tapa visão do Adesanya, não foi essa característica do Poatan que influiu para isso. A meu ver, dois fatores facilitaram sempre a efetividade da técnica do Adesanya. Um fator é que o Poatan movimenta muito pouco a cabeça. Você que é boxeur de origem sabe que movimentando a cabeça inclusive a visão periférica aumenta. Como um lutador profissional que se preze tem obrigação de jogar calmo, você aproveita a movimentação lateral de cabeça inclusive para analisar o deslocamento de ombro do seu oponente, ficando mais consciente de onde virá o soco e até mesmo qual golpe virá. Isso um profissional tem obrigação de perceber. E um lutador que joga plantado tem que ter uma movimentação de cabeça ainda melhor. Lembra do Wand no Pride, plantadão mas com a cabeça de um lado para o outro? Nem digo que seja falha do Poatan porque chegou onde chegou trabalhando exatamente desse jeito, e a derrota não foi demérito nenhum para um atleta daquele calibre que conquistou o que já conquistou. Mas desde a primeira luta essa característica ajudou o jogo do nigeriano. Agora, o que acho uma falha medonha e que facilitou demais o trabalho do Adesanya (inclusive explicando o porque da repetição de seu jogo com o jab em todas as lutas com o brasileiro), foi aquela guarda cada vez mais baixa. Pode reparar que a cada luta o Poatan abaixava mais os punhos. Se esse jogo do Adesanya não foi tão efetivo nas primeiras lutas de kickboxing, pode observar que naquelas ocasiões a guarda do Alex estava mais alta. E mesmo assim foi atingido pelo Israel, o que deveria ser uma motivação para melhorar ainda mais o fundamento. Mas ao contrário, a guarda desceu a cada luta, pode conferir. E isso foi fatal nessa última luta, porque foram dois socos que derrubaram o Poatan, um no queixo e outro na têmpora. Com a guarda alta, ao menos esse segundo não entraria tão fácil. Mas o fato é que um lutador que joga plantado NÃO PODE NUNCA usar guarda baixa ou média na curta ou mesmo média distância, tem que ser GUARDA ALTA SEMPRE. E essa falha crassa (para mim injustificável) custou um nocaute desnecessário e um cinturão, e fez a estratégia do Adesanya brilhar ainda mais alto, porque certamente estudou demais essa brecha e soube aproveitar. E aí entra outro fator que você mencionou, que foi a vaidade. O Poatan já tinha tirado a movimentação do Adesanya com os low kicks e ficava até mais difícil para o nigeriano jogar o peso do corpo na perna da frente para lançar o jab tapa visão e a sequencia seguinte, até porque se você vai dar um jab de esquerda, o peso vai para a perna da frente e a ponta do pé vai ligeiramente mais para a esquerda, e até essa movimentação fica prejudicada, e bastante, por conta dos low kicks. Para que ficar tão afobado e entrar para resolver de uma vez então? Porque já tinha vencido três vezes, achou que poderia fazer ainda melhor e resolver de forma mais rápida. Talvez até pudesse mesmo, mas não precisava ir tão afoito. Quis provar que poderia se sair ainda melhor quando era o nigeriano que tinha que provar alguma coisa. E do jeito que entrou, ajudou o Adesanya a provar o que tinha que provar. A simplicidade é tudo, no esporte e em tudo na vida. Quando você faz o simples muito bem feito, o resultado vem muito mais rápido e efetivo. E a guarda alta é um fundamento básico. @NEGO DÁGUA sabe que aponto essa falta mesmo nas vitórias do brasileiro. Era certo que uma hora isso iria custar alguma coisa, e custou. Nada disso desmerece o monstro que é o Poatan. Acredito que possa haver uma revanche a depender apenas do apelo comercial, acredito que Poatan possa vencer de novo e inclusive vencer na categoria superior. Mas tem que ser humilde, reconhecer essa falha grave, bem como a falta absoluta de chão, sair da zona de conforto que é o Glover e buscar ajuda capacitada. No meu ponto de vista seria o Rafael Cordeiro, porque esse seria dos poucos com condição de "adestrar" o Poatan, inclusive para aceitar o treinamento que lhe for imposto e tirar de vez essa idéia de auto suficiência no MMA. Funcionou no kickboxing perfeitamente, mas numa modalidade com tantas vertentes e técnicas diferentes, não tem como chegar no ápice de tudo sozinho. E destaco ainda que o Poatan é inteligente e aprende rápido. E como tem uma modalidade de luta forte de origem, ainda tem esse diferencial desses lutadores que aprendem direto MMA, tendo bom conhecimento de tudo e excelente de nada. Se buscar treinamento certo, aprender a ouvir e executar e principalmente sub ir a guarda para ontem, chega onde quiser. O que você acha? E parabéns uma vez mais pela análise soberba, deu muita alegria e orgulho de ler seus posts. Eu que agradeço mestre a você e aos colegas e amigos aqui, eu só consigo escrever essas coisas pois eu aprende demais com vocês, leio muito o que todo mundo diz aqui, misturo com minhas próprias pesquisas e tento chegar numa conclusão que faz parte das minhas limitações, e também tenho praticado o kickboxing na academia e colocado tudo que vejo e aprendo em prática, só gratidão por vocês e você mestre. Sobre o que eu acho desse ponto da guarda alta eu acredito ser um fundamento extremamente básico no qual o Poatan se adaptou a não fazer e tem dado certo pra ele até então porém vimos as consequências, acredito que existe algo mais complexo nessa afirmação de que o Poatan é um cara quase perfeito dentro do seu estilo pro kickboxing e ainda precisa de lapidação ao MMA, e essa lapidação que eu falo é uma adaptação as regras que são muito, muito abrangentes e isso causa um universo de possibilidades no jogo e a chance de vencer e ser vencido de diversas formas aumentam e muito, Poatan nunca foi um cara da defesa, ele sempre foi agressivo e pra cima, isso pode funcionar bem no MMA, mas sem ao menos algo que possa garantir uma defesa consistente, com essas luvinhas pequenas e essas regras de um quase vale-tudo o risco é muito alto. Share this post Link to post Share on other sites
oxeboxing 0 Posted April 11, 2023 Esse vídeo trás mais riqueza de detalhes a luta que vimos esse fds, muitas coisas a mais que eu não vi e que também não vi o Vitor Miranda comentando. Share this post Link to post Share on other sites
Luiz Melo 0 Posted April 11, 2023 36 minutos atrás, NEGO DÁGUA disse: O cara é uma pedra de gelo kkk. Impressionante como o Poatan é bem resolvido emocionalmente e despido de sentimentos. Psicológico de milhões! Ele parece estar absolutamente de boas com o ocorrido. Share this post Link to post Share on other sites
hvalentim 0 Posted April 12, 2023 14 minutes ago, Luiz Melo said: O cara é uma pedra de gelo kkk. Impressionante como o Poatan é bem resolvido emocionalmente e despido de sentimentos. Psicológico de milhões! Ele parece estar absolutamente de boas com o ocorrido. Chega a ser bizarro mano, quem estaria nessa paz de espírito depois de perder desse jeito, ainda mais estando bem na luta. Share this post Link to post Share on other sites
NEGO DÁGUA 0 Posted April 12, 2023 41 minutos atrás, Luiz Melo disse: O cara é uma pedra de gelo kkk. Impressionante como o Poatan é bem resolvido emocionalmente e despido de sentimentos. Psicológico de milhões! Ele parece estar absolutamente de boas com o ocorrido. Ele é fora da curva e ira pegar esse cinturão de volta Share this post Link to post Share on other sites
Luiz Melo 0 Posted April 12, 2023 10 minutos atrás, NEGO DÁGUA disse: Ele é fora da curva e ira pegar esse cinturão de volta Aí eu já n sei- pode ser, pode n ser... do outro lado tem um cara do mesmo nível- td pode acontecer. Mas apostaria no Poatan numa revanche. Share this post Link to post Share on other sites
Luiz Melo 0 Posted April 12, 2023 37 minutos atrás, hvalentim disse: Chega a ser bizarro mano, quem estaria nessa paz de espírito depois de perder desse jeito, ainda mais estando bem na luta. A namorada aparenta estar mais abatida do que ele. E digo mais: o cara é tão sossegado que parece nem querer a revanche- n é o tipo do cara que fica remoendo a derrota. Pode até ser que ele seja mais enfático e manifeste o interesse mais pra frente, mas n acredito q ele esteja obcecado pelo Adesanya. Acho q se n lutarem de novo ele fica de boas e toca a vida na moral- sem nenhum tipo de sentimento ruim. O cara é tranquilo demais pra ser consumido por isso. Share this post Link to post Share on other sites
NEGO DÁGUA 0 Posted April 12, 2023 @masterblaster durunho falou o mesmo que eu e vc , o Plínio falou "Adesanya não melhorou nada " cara rolou uma displicência da equipe , eu olho essa Luta não era pra fazer aquilo de vez, sou torcedor meu time tomou 4 no domingo e eu tô nem aí, estou chateado com essa derrota . @oxeboxing @Luiz Melo @hvalentim @Loucus @afterforever e todos os demais ..durinho merece ser campeão. Visão espetacular Share this post Link to post Share on other sites
Silverchair 0 Posted April 12, 2023 6 horas atrás, NEGO DÁGUA disse: Até wrestling deram o Strickland... Enfim cada um fala e acha o que quer né Acho Impressionante como surge algumas linhas de raciocínio... e muita criatividade da galera kkkkk Share this post Link to post Share on other sites
NEGO DÁGUA 0 Posted April 12, 2023 54 minutos atrás, Silverchair disse: Acho Impressionante como surge algumas linhas de raciocínio... e muita criatividade da galera kkkkk Mano deram um campeã europeu preta de jiu jitsu. Clássico jiu vs kickboxing . Depois Bruno Blindado muito experiente. Depois um top 5 um wrestling o Strickland. Como foi facilitado esse caminho ? O cara gsnhiub3 lutas e depois ganhou do Adesanya. Aí perde . Não pode ter a revanche Adesanya esta com medo de perder sabe que pode perder como perdeu 3 vezes. Que linha excelente de raciocínio se cria. Share this post Link to post Share on other sites
Maracatu 0 Posted April 12, 2023 Em 4/10/2023 at 11:23 AM, NEGO DÁGUA disse: Cara estou extremamente chateado . Até gostei que o Adesanya de algum jeito foi humilde..mas foda . Não enxergava um nocaute tão forte assim. Revi a luta e cara o 2 golpes fortes no segundo faltou o Alex recuar mais ...a guarda baixa entrou muito limpo Exato como vc falou ele bateu e nao recuo, exatamente o que ele fez na outra luta, batia saia , entrava batia saia...dessa vez ficou soltando os golpes parado...Israel deu sorte..nao tinha muito o que fazer Ali..ele fez o que tinha na mao e deu certo...to com o mesmo gosto de Aldo vs Connor.. Share this post Link to post Share on other sites
Rucci 0 Posted April 12, 2023 (edited) 10 horas atrás, Luiz Melo disse: Aí eu já n sei- pode ser, pode n ser... do outro lado tem um cara do mesmo nível- td pode acontecer. Mas apostaria no Poatan numa revanche. O cara marretava pneu antes de sequer ter idade para trabalhar, pra ajudar a mãe a pagar as contas. Já teve baixos nessa vida muito maiores do que uma luta quem que ele faturou provavelmente a maior grana da carreira, ainda que tenha saído com o pior resultado. A gente tá certo em valorizar a vitória histórica do Israel, mas não é como se ele tivesse sido tirado para nada. Se o Godard não salva o Adesanya no ano passado, talvez nem em revanche imediata teríamos falado depois. Eu não tenho dúvidas de que ele tem total condições de vingar esse revés, se é que esse encontro ocorrerá novamente. Se o Adesanya é a personificação da técnica, o Poatan é coração e raça. Edited April 12, 2023 by Rucci Share this post Link to post Share on other sites