Sign in to follow this  
pipo

Glover Teixeira sobre recusar disputa de cinturão improvisada no UFC 282: não vou 'apenas aparecer para lutar contra um cara porque eles mandam'

Recommended Posts

glover-teixeira-ufc-275-media-day-1.jpg?w=1000&h=600&crop=1
24 de novembro de 2022 10h25 ET

Após a desistência de Jiri Prochazka , Glover Teixeira se recusou a enfrentar Magomed Ankalaev pelo título no UFC 282 – mas ele tem seus motivos.

Agora, o ex-campeão meio-pesado do UFC Prochazka (29-3-1 MMA, 3-0 UFC)   sofreu uma grave lesão no ombro que o forçou a desistir de sua revanche no evento principal de 10 de dezembro contra Teixeira (33-8 MMA, 16-6 UFC). Prochazka desocupou o cinturão em respeito à categoria, e a promoção apontou para a disputa de cinturão entre Teixeira e Ankalaev.

Mas tendo que planejar um estilo de jogo diferente do adversário, Teixeira disse que desistiu da luta. Em vez disso, o UFC decidiu manter intacta a luta originalmente agendada entre Ankalaev (17-1 MMA, 9-1 UFC) e Jan Blachowicz (29-9 MMA, 12-6 UFC), mas agora é pelo cinturão vago , que deixa Teixeira fora da foto do título.

“Eu disse a eles que precisava de mais tempo para esse cara, que ele tem um estilo diferente”, disse Teixeira à ESPN . “O cara é canhoto. Eu disse: 'Que tal lutar com ele no Brasil' (no UFC 283)? Eles negaram e disseram que precisavam de alguém para lutar em Las Vegas. Eu disse, 'OK, vou lutar com Jan em Las Vegas. Se você vai me despistar, Jan tem uma postura regular. Ankalaev é um jogo totalmente diferente. Eu preciso de mais tempo."

O UFC não cedeu. Agora sem confronto, Teixeira espera enfrentar o vencedor de Ankalaev x Blachowicz, e o técnico de 43 anos não se arrepende da decisão que tomou.

“Acho que vou lutar com o vencedor dos dois, porque ainda sou o contendor nº 1”, disse Teixeira. “Mas eles podem levar quem quiserem. Eles podem levar alguém nem classificado para brigar pelo título, porque é a empresa deles. Não sei o que vão fazer, mas estou aqui. O plano é lutar contra o vencedor. Eu ganhei isso.”

Ele continuou: “Esta pode ser minha última chance de lutar pelo título. Eu quero ganhar esse cinturão. Estou treinando como um maníaco. Eu sou um profissional. Sempre que apareço, faço uma grande luta. Ganhando ou perdendo, não vou entrar lá e só aparecer para lutar com um cara porque eles mandam. Este é um jogo perigoso e preciso me preparar o melhor que puder. Minha família está me observando. Tenho muitos alunos na academia me observando. Eu preciso ser profissional. Portanto, estou 100% a favor da decisão que tomei.”

GLOVER TEIXEIRA SENTE UFC 'BAGUNÇADO' AO RETIRÁ-LO DA DISPUTA PELO CINTURÃO DOS MEIO-PESADOS: “CONCORDEI EM LUTAR COM OS DOIS”

Glover Teixeira está insatisfeito com os acontecimentos que se desenrolaram nas últimas 24 horas em relação à luta pelo cinturão dos meio-pesados do UFC 282.

Foi anunciado ontem que Jiri Prochazka deixaria o cinturão dos meio-pesados após sofrer uma grave lesão no ombro no camp. Prochazka foi definido para defender seu título em uma revanche contra Teixeira depois que os dois lutaram no UFC 275 em Cingapura.

No entanto, devido ao afastamento do ex-campeão, o UFC alterou completamente a luta principal do UFC 282. Infelizmente, Teixeira não está envolvido depois de ser escalado para disputar o cinturão em 10 de dezembro. A nova luta principal pelo título vago terá Jan Blachowicz x Magomed Ankalaev.

Em entrevista ao  MMA Fighting , o veterano de 41 lutas explicou sua decepção com a empresa.

GLOVER TEIXEIRA SAIU FRUSTRADO APÓS SER RETIRADO DO UFC 282

“Eu disse [ao UFC] que lutaria com Blachowicz no dia 10 porque já lutei com ele antes e seria mais fácil de me adaptar, [Ankalaev] é um canhoto”, disse Teixeira. “Eu disse a eles que se tivesse que lutar [Ankalaev], para fazer isso no Brasil [em 21 de janeiro]. E Blachowicz está classificado à frente dele de qualquer maneira, então eu não entendo. Jan e eu estamos classificados à frente dele, por que eles queriam - cara, tanto faz. Temos que defender nossa posição. Não é assim, 'vem aqui lutar quando eu quiser'.

Teixeira não consegue entender a lógica do UFC decidir fazer uma luta pelo cinturão sem ele , mas não vai segurá-lo contra Dana White ou os matchmakers.

“Não vou deixar que isso me afete por dentro”, disse Teixeira. “Sou um homem feliz e grato. Você conhece aquele ditado, você faz 1.000 coisas para alguém, mas se torna o pior homem se não fizer uma coisa? Não vou dizer isso sobre o UFC, mas eles realmente erraram naquele dia. Passei com um camp e agora me tiraram da luta pelo cinturão. Eu concordei em lutar com os dois caras, a única coisa que pedi foi mais tempo para lutar contra o Ankalaev. Sou um lutador de alto nível e não quero ser o cara que entra lá, leva um chute no braço e cai só pelo dinheiro.

TRAZENDO O CINTURÃO DE VOLTA AO BRASIL

“Dou meu sangue e minha vida dentro do octógono. Vocês já assistiram minhas lutas antes, deixo tudo aí. Quero trazer o cinturão de volta para o Brasil e para mim, e acredito que posso. Eu estava vencendo o Prochazka, esse  herói , o cara que todo mundo dizia que nocauteava todo mundo. Eu o estava quebrando até que cometi um erro. Vou pegar o cinturão de volta, mas tenho que fazer as coisas direito. Eu tenho que ir lá para ganhar.

“Não posso ir lá pelo dinheiro porque não luto por dinheiro. Luto pela honra, luto para elevar meu nome. Já nem me apego a vitórias e derrotas. Eu luto por um objetivo. Se eu estivesse lutando por dinheiro, nem lutaria mais, teria me tornado um YouTuber ou algo assim.”

O brasileiro não acredita que ele seja o próximo candidato ao vencedor de Blachowicz x Ankalaev, afirmando: “Estou confiante em nada agora.”

“Essa seria a lógica”, afirmou Texeira para ele ser o próximo na lin, “mas eles fazem o que querem.”

Parece que não sabe como o UFC funciona... desde quando lutador escolhe com quem luta pelo título? Só Conor fez isso...

E querer escolher contra quem vai lutar pelo título, onde quando e etc... aí e pedir pra ser retirado.

Não quer? Tem um monte querendo...

1 hour ago, Axiotis said:

Parece que não sabe como o UFC funciona... desde quando lutador escolhe com quem luta pelo título? Só Conor fez isso...

E querer escolher contra quem vai lutar pelo título, onde quando e etc... aí e pedir pra ser retirado.

Não quer? Tem um monte querendo...

Mas com quinze dias um estilo de luta completamente diferente? Seria foda pra ele aceitar, mas é isso que vc falou, ele nem era campeão, na teoria não tem que "aceitar" nada... 

Fico triste por ele, mas entendo o UFC também, priorizaram o Ankalaev que é mais novo e tinham que manter de pé o PPV que já tá fraco.

Glover vacilou feio nessa. Tinha que desapegar desse lance de ser campeão novamente. Se ele aceitasse o Ankalaev, teria sim, grandes chances de venece-lo, e, mesmo que perdesse,faria uma bela grana e ficaria com moral no evento e perante o público.  A recusa foi a pior escolha pra ele. Vai lutar agora, sabe Deus quando, vai disputar o cinturão sabe Deus quando menos ainda. E se queimou com o evento. Acho que tão cedo n disputa a cinta - apesar da carência de grandes nomes na categoria - sem falar na idade que chega de forma implacável.  Pode-se dizer que Glover deu uma Amarelada das boas.Enfim...

Edited by alfred

2 horas atrás, alfred disse:

Glover vacilou feio nessa. Tinha que desapegar desse lance de ser campeão novamente. Se ele aceitasse o Ankalaev, teria sim, grandes chances de venece-lo, e, mesmo que perdesse,faria uma bela grana e ficaria com moral no evento e perante o público.  A recusa foi a pior escolha pra ele. Vai lutar agora, sabe Deus quando, vai disputar o cinturão sabe Deus quando menos ainda. E se queimou com o evento. Acho que tão cedo n disputa a cinta - apesar da carência de grandes nomes na categoria - sem falar na idade que chega de forma implacável.  Pode-se dizer que Glover deu uma Amarelada das boas.Enfim...

Grandes de vencer não irmão. Ankalaev é o pior jogo para o Glover.

Glover fez o certo. Vai entrar lá para perder só pq a empresa mandou? Não tem sentido

O cara foi totalmente profissional, fez o camp completo, se preparou. Ele apenas pediu mais tempo para um lutador bem mais jovem e com uma característica totalmente diferente. A empresa não topou, beleza. Vida que segue.

Se futuramente ele tiver outra chance é o justo. Se não tiver se aposenta com um cinturão na bagagem. Mas entrar para perder não acho que o ajudaria em nada.

Acho que foi um erro do Glovão, Dana já falou inúmeras vezes que o foco do evento são os campeões jovens e empolgantes. 

Ele conseguiu a revanche imediata e deve a chance de disputar mais uma vez a cinta mesmo com mais de 40 anos e já nas últimas lutas da carreira. 

Acredito que não terá outra chance dessas a não ser que o UFC fique sem opções. 

Obviamente eles precisavam de uma disputa de cinturão no último ppv do ano, não exista a possibilidade de transferir a disputa pro evento do Brasil. 

15 horas atrás, hvalentim disse:

Mas com quinze dias um estilo de luta completamente diferente? Seria foda pra ele aceitar, mas é isso que vc falou, ele nem era campeão, na teoria não tem que "aceitar" nada... 

Fico triste por ele, mas entendo o UFC também, priorizaram o Ankalaev que é mais novo e tinham que manter de pé o PPV que já tá fraco.

O cara não era um campeão dominante, ganhando um titleshot de imediato após perder a cinta, na casa dos 40 anos... quer mais o que? O evento todo organizado, ingressos vendidos... mudou o adversário e o que entrou tá na fogueira também.

Verdade que camp evoluiu e etc, a parada tá mais profissional... mas isso acontece, faz parte do jogo. Será que quase 20/30 anos de experiência não dá pra lutar contra um canhoto sem camp específico? Isso não entra na minha cabeça, estamos falando de mma. 

10 minutos atrás, Axiotis disse:

O cara não era um campeão dominante, ganhando um titleshot de imediato após perder a cinta, na casa dos 40 anos... quer mais o que? O evento todo organizado, ingressos vendidos... mudou o adversário e o que entrou tá na fogueira também.

Verdade que camp evoluiu e etc, a parada tá mais profissional... mas isso acontece, faz parte do jogo. Será que quase 20/30 anos de experiência não dá pra lutar contra um canhoto sem camp específico? Isso não entra na minha cabeça, estamos falando de mma. 

Ele queria que a luta fosse contra o Jan

Contra o Ankalaev não se sentiu confiante para entrar com um camp curto. Ele achou que seria entrar para perder e aí nesse caso não tem realmente sentido. É uma avaliação muito difícil mas que o lutador precisa fazer.

Pode ter perdido a última chance de título? Pode. Mas entrar e perder também não o ajudaria a reconquistar o cinturão. O jogaria ainda mais para trás da fila.

Cara sei lá mas acho que vou de glover nessa, ele falou que grana já não precisa mais, então é isso, o russo é jogo terrível pra ele, na mina humilde opinião 

Eu só aceitaria uma luta contra um cara como Ankalaev se a bolsa fosse de $1 milhão + PPV. Aí eu lutaria mesmo não tendo tempo para adaptar o jogo.