Entre para seguir isso  
pipo

Por que Julianna Peña precisará fazer mais para vencer Amanda Nunes pela segunda vez

Recommended Posts

 

O cinturão peso galo feminino estará em jogo quando Amanda Nunes e Julianna Peña se enfrentarem pela segunda vez dentro do octógono, na luta principal do UFC 277, no American Airlines Center, em Dallas, neste sábado (ESPN+ PPV, 22h, horário de Brasília, com preliminares) na ABC/ESPN/ESPN+ às 20h ET).

Peña (12-4) é a atual campeã depois de conseguir uma das maiores surpresas da história da promoção ao derrotar Nunes em dezembro passado.

Nunes (21-5) é sem dúvida a maior lutadora feminina de todos os tempos. Antes de sua derrota para Peña no UFC 269, ela estava em uma sequência de 12 vitórias seguidas, incluindo nove lutas pelo título em duas divisões. Ela continua sendo a campeã peso-pena feminina.

A ex-lutadora do UFC e atual analista de MMA da ESPN Megan Anderson detalha a luta do peso galo feminino. Anderson lutou contra Nunes pelo título dos penas em março de 2021.


Como chegamos aqui

 

 

 

A primeira luta entre essas duas mulheres foi uma montanha-russa. Depois de controlar Peña na segunda metade do primeiro round, Nunes foi preguiçosa no segundo round quando finalizou com um mata-leão. Mas, há mais na história.

Entrando nessa luta, as duas últimas defesas de cinturão de Nunes foram no peso pena contra Felicia Spencer em 2020 e eu em 2021. Isso é importante porque Nunes é grande para o peso galo feminino. Portanto, reduzir para o peso-pena em 145 libras é provavelmente uma tarefa mais fácil para ela. Acho que o corpo dela poderia ter se acostumado a não ter que perder aqueles 10 quilos extras para cortar para ganhar peso no peso galo. Esses 10 quilos a mais fazem uma grande diferença porque um corte de peso ruim em uma luta pode afetar seu desempenho dentro do octógono.

Quando descobri minha luta com Holly Holm em 2018, me disseram 11 semanas antes da luta. Naquela época, eu pesava 176 libras e tive que descer para 145 libras. Na semana da luta, consegui cortar apenas 13 quilos - ou seja, para ganhar peso, eu tinha mais 18 quilos a perder durante a semana da luta. Isso é provavelmente muito parecido com o corte que Nunes tem que passar para ganhar peso no peso galo.

Em um corte de peso ruim, cortar muito peso em um curto período de tempo pode sobrecarregar seu corpo e afetar o cardio e a hidratação. Isso pode ser refletido no desempenho de um lutador no cage. Se o lutador não conseguir se recuperar adequadamente do corte, isso também pode levá-lo a ser "forte" ou mais afetado por golpes que não o machucariam em circunstâncias normais.

Com esse conhecimento, esta luta está me dando as mesmas vibrações que recebi das lutas Rose Namajunas x Jonna Jedrzejczyk . Na primeira luta, Jedrzejczyk parecia lenta e foi nocauteada no meio do primeiro round. Antes da revanche, ela falou sobre como um corte brusco para ganhar peso na primeira luta a levou a se sentir mal para a luta. Quando teve um corte mais suave na revanche, teve um desempenho muito melhor, já que a luta foi longe. Parece que podemos ver algo semelhante de Nunes aqui.

Além de reduzir o peso para 135 libras pela primeira vez em quase dois anos, Nunes também testou positivo para COVID-19 durante seu acampamento que antecedeu a luta. Embora eu não tenha ouvido muito sobre sua experiência com o vírus, vimos atletas falarem sobre como isso afetou seu desempenho muito depois da recuperação.

Após um confronto com Peña na 30ª temporada do The Ultimate Fighter, Nunes disse: "Desta vez estarei 100 por cento." Ela poderia estar se referindo a um corte de peso ruim ou complicações com o COVID-19.

 


Pode Peña chocar o mundo novamente?

 

 

Espero que Peña venha com um plano de jogo semelhante ao que vimos na primeira luta. Acho que ela vai tentar forçar o grappling. A luta livre - entre a trocação e o grappling - pode funcionar a favor de Peña. Ela deveria estar constantemente lutando e fazendo Nunes carregar seu peso. O sobe e desce, ou consistentemente fazendo Nunes voltar a ficar de pé depois de ser derrubado, poderia permitir que Peña a cansasse.

A melhor maneira de descrever o estilo de luta de Peña é que ela não vai embora. Ela está constantemente na sua cara e nunca vai parar de se apresentar. Foi o que ela fez bem na primeira luta, o que lhe permitiu capitalizar os erros de Nunes.

Como atacante, o jogo de Peña ainda está se desenvolvendo para seu estilo - que o usa como ferramenta para configurar a queda. Não é o melhor da categoria, mas certamente funciona para ela na maioria das lutas. No entanto, a estratégia não funcionou contra Valentina Shevchenko e Germaine de Randamie , suas únicas derrotas desde sua estreia no UFC.

Peña é muito bom em manter um controle de topo apertado. Ela não dá muito espaço para seus oponentes voltarem ou inverterem a posição. E ela é muito técnica no terreno.

Pode parecer estranho, mas é como surfar. Por exemplo, acredito que Luke Rockhold pode ser o grappler e lutador mais subestimado na divisão dos médios. Eu diria que isso vem do quanto ele surfa. Esse equilíbrio de poder fluir e manter um controle superior pesado no tapete vem disso. Não sei se Peña surfa, mas o flow e o controle que ela tem no tatame lembra isso.

Mesmo quando ela está lutando contra suas costas, Peña é muito composta. Ela toma decisões inteligentes em luta que são importantes – isso mostra sua experiência. Peña pode não ter tantas lutas ou tanto tempo no octógono quanto Nunes, mas ela vem fazendo isso há tanto tempo. Peña começou a treinar para o MMA em 2008, e sua primeira luta amadora foi em 2009.


Nunes precisa silenciar os críticos

 

 

Prepare-se para ver uma versão diferente de Amanda Nunes no sábado. Além de sua saúde melhorada para esta luta, ela fez mudanças em torno de seu treinamento e seu acampamento. Nunes já não treina na American Top Team e abriu o seu ginásio privado para trabalhar com alguns dos seus antigos treinadores e parceiros de treino. Eu acho que esses tipos de mudanças podem ser benéficas às vezes.

Se Nunes luta a "100 por cento", eu diria que ela tem uma vantagem como atacante contra o Peña.

Quando lutei contra Nunes, uma coisa para a qual minha equipe e eu treinamos (que ainda acabei sendo atingido, mesmo sabendo que estava por vir) foi uma direita única que ela gosta de lançar. Em vez de jogá-lo de um ângulo tradicional, o dela é mais vertical, semelhante a um punho de martelo. Se aterrissar, atinge logo abaixo da orelha na lateral do pescoço e lança todo o seu corpo para um loop. Percebi que Nunes não deu aquele golpe na primeira luta. Espero que ela tente misturar isso em seu plano de jogo desta vez.

Como visto em sua luta contra Shevchenko, Nunes mostrou a capacidade de contra-atacar. Ela se move bem e está disposta a ser paciente ao escolher seus tiros. Última luta à parte, Nunes não se deixa abrir para seus adversários acertarem muitos tiros. Ela geralmente é bastante sólida defensivamente.

Mesmo como grappler, ela tem uma boa defesa de quedas e é forte por cima. Nunes é faixa-preta de jiu-jitsu brasileiro - ela não é desleixada no chão. Ela me acertou com um triângulo modificado, depois finalizou com um armlock. Conseguir isso no octógono exige muito talento contra qualquer oponente. Com sua combinação de habilidades, não deveria haver um ponto em que Nunes estivesse em desvantagem nessa luta.


O que poderia balançar a luta

 

 

Fique de olho no cardio desses dois lutadores enquanto a luta continua. Eu acho que essa luta vai para as rodadas do campeonato desta vez, e isso levanta algumas questões.

 

Uma coisa que sempre foi uma dúvida sobre Nunes é o condicionamento físico dela, mesmo tendo percorrido a distância em quatro de suas 10 lutas pelo cinturão. Eu diria que a briga dela com Cat Zingano foi quando as pessoas começaram a falar sobre isso. Aquela luta com Zingano em 2014, a última luta que Nunes perdeu antes de sua derrota para Peña no ano passado, foi a última vez que alguém testou sua capacidade de defender quedas continuamente, depois atacar e defender as quedas novamente, repetidamente. Ninguém, desde então, forçou Nunes a entrar nas águas profundas do cardio para cima e para baixo.

Nunca vimos Peña lutar nas rodadas do campeonato. Não sabemos como ela vai aguentar se a luta passar do terceiro round, porque ela tem que manter o ritmo se quiser vencer. Manter o ritmo será muito desgastante para ela, mas acho que quanto mais a luta for, mais ela vai jogar a favor de Peña.


Quem tem a vantagem?

Há muito em jogo para ambos os lutadores. Para Nunes, ela vai querer provar que a luta anterior foi apenas um acaso. E para Peña, ela vai querer provar que não foi.

Acredito que Nunes deve levar vantagem em qualquer lugar que essa luta for. Se Nunes andar 100% no octógono, não deve haver um ponto em que ela deva estar em desvantagem nessa luta. Mas, Peña é implacável. Ela vem para lutar, não vai recuar e vai empurrar Nunes a cada segundo dessa luta. Nada pode acontecer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou torcer pela Pena ,apesar de saber que as chances são poucas de ela vencer novamente,eu acho q a Amanda perdeu de propósito para fazer grana mas casas de apostas ,mas nunca ninguém conseguirá provar ,por mais que a derrota dela tenha sido teatral demais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
18 horas atrás, Lindoso disse:

Vou torcer pela Pena ,apesar de saber que as chances são poucas de ela vencer novamente,eu acho q a Amanda perdeu de propósito para fazer grana mas casas de apostas ,mas nunca ninguém conseguirá provar ,por mais que a derrota dela tenha sido teatral demais.

Eu não consigo acreditar nisso, que ela tenha perdido pra fazer grana nas casas de aposta. Aliás, essa é uma acusação bem séria no mundo dos esportes.

Acho que ela perdeu porque entrou no jogo da Peña. Partiu para a briga de caminhoneiro contra uma lutadora que não arregou para o peso das suas mãos.

Foi o mesmo erro que a Cyborg cometeu contra a própria Amanda. Entrou no infight confiando que levaria a melhor, pela força, pela potência, mas a mão da Amanda entrou primeiro.

É por isso eu acho que a Amanda vai perder novamente. A Juliana já sabe que a Amanda não vai aguentar a pressão. Essa pressão vai adrenalizar e cansar a Amanda, e depois a Juliana vai arrebatar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na minha concepção, a Amanda acordou da hibernação de atleta que ela estava, vai matar a Juliana.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na minha opniao vai ser mais fácil q a primeira luta!! Amanda esta rica, agora e mãe, abriu sua própria academia e time... e agora vai pra revanche com a Pena!  Vou torcer pra Amandao mais vai ser difícil viu!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando o Anderson Silva perdeu em 2013 pro weidmann  foi a mesma coisa: luta combinada, fingimento, etc.

Torcedor fanático não aceita resultado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A Amanda está parecendo uma peso mosca...Porra, nunca a  vi tão magra...

A Julianna por outro lado está mais forte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, gabriel floripa disse:

Quando o Anderson Silva perdeu em 2013 pro weidmann  foi a mesma coisa: luta combinada, fingimento, etc.

Torcedor fanático não aceita resultado.

A Valentina é torcedora fanática da Amanda ? Não sabia disso hauhahauauua. Ela disse a mesma coisa que a galera diz...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra mim a primeira luta foi zebra. Dessa vez acho que a Amanda leva e encerra a carreira por cima!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
12 horas atrás, The Joker disse:

A Valentina é torcedora fanática da Amanda ? Não sabia disso hauhahauauua. Ela disse a mesma coisa que a galera diz...

Não é isso

Falo do torcedor muito passional, que enxerga fraude e conspiração em tudo

Amanda é uma baita lutadora, perdeu e já a acusam de entregar a luta, acusação gravíssima

Com o anderson foi a mesma coisa, até pior pq ele tava fazendo as firulas dele e deu merda

Lembro q naquela luta eu tava num bar e na volta peguei um táxi. O taxista tava inconformado, falando de trapaca, fraude, etc

E a Valentina..  é lutadora né, possível rival, vai colocar pilha mesmo

Editado por gabriel floripa
Completação

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que a Amanda vai atropelar, mas gostaria de ver outra vitória da Peña.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 7/28/2022 at 1:22 PM, junior-sjc disse:

Eu não consigo acreditar nisso, que ela tenha perdido pra fazer grana nas casas de aposta. Aliás, essa é uma acusação bem séria no mundo dos esportes.

Acho que ela perdeu porque entrou no jogo da Peña. Partiu para a briga de caminhoneiro contra uma lutadora que não arregou para o peso das suas mãos.

Foi o mesmo erro que a Cyborg cometeu contra a própria Amanda. Entrou no infight confiando que levaria a melhor, pela força, pela potência, mas a mão da Amanda entrou primeiro.

É por isso eu acho que a Amanda vai perder novamente. A Juliana já sabe que a Amanda não vai aguentar a pressão. Essa pressão vai adrenalizar e cansar a Amanda, e depois a Juliana vai arrebatar.

Penso a mesma coisa, tanto ela quanto a Cyborg entraram acreditando na inferioridade das adversárias e entraram no jogo que dava mais chance pra adversária 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Penso que se perder, a leoa pede as contas. Ja rondou esse papo antes, perder duas vezes para a mesma rival,  sair e virar treinadora, parece uma saida bem digna.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso