pipo

Yair Rodriguez não faz mais sparring para preservar a saúde: 'Não vou esquecer como lutar'

Recommended Posts

Charles costuma fazer uns pesados...Acho que varia muito de lutador pra lutador...uns sentem que tem que ter a movimentacao e impacto do sparring 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 horas atrás, NEGO DÁGUA disse:

Interessante  né  o cara tem 29 anos e não  faz sparring  a muito tempo e é  um pyta lutador de MMA. 

Muito  defendem o sparring  duro principalmente  no boxe eu digo que a certo exagero,  pra quem tem mais de 20 lutas, simplesmente  atletas somem por isso dos treinos. 

Aqui na Bahia  a galera em geral gosta muito de sparring  pesado  eu até faço  mas sinceramente  eu acho desnecessário  pra lutador que está  no ritmo total.

 

 

Domick Cruz é um cara que tb não faz. E isso traz longevidade.

E vc está certo: é desnecessário. Mas assim com o toda arte marcial, a cabeça dos treinadores ainda estão em décadas atrás...

JJ como é algo novo (se compararmos com Judo e Tkd), não vemos tanto. Mas o normal nessas duas artes mais antigas é aquele treino de repetição quase que infinita. E esquecem de uma preparação física básica.
E não precisa entender muito ou treinar boxe (meu caso) pra saber que aquelas pancadas não são nem um pouco saudáveis.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 horas atrás, NEGO DÁGUA disse:

A relatos aqui no fórum que o ninja teve que fazer procedimentos  na Alemanha  com um neuro famoso de lá  pra drenar algo do cérebro. 

Depois deu esss declaração  em vídeo no YouTube  de que teve de fazer fazer novo e todos dizem que ele ficou totalizando  lele  da cuca.

Igual Cigano vs Cain aquela 3 luta quase o matou e algo ficou anormal ali.

 

Da pavor ver a entrevista do ninja com Alonso. Não sei se toda vida ele foi daquele jeito. Pesquisem aí.

Ele é todo disléxico. E fala tudo muito embolado, muito mesmo. Não dá pra entender quase nada.

Lembro que o Alonso perguntou isso pra ele. Ele deu uma resposta toda estranha, que não deu pra entender.

Agora eu não sei mesmo, se isso do médico na Alemanha é verdade. Falaram isso TB do wandeco pós crocop2. 

A entrevista dele com Alonso da agonia! Ele nem consegue mexer no Cell direito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lawler tb não faz sparring. Ele fala que a carreira dele deu UP, depois disso - acho que falando do queixo.

Explica que sparring serve só pra perder medo de soco. E ele não tem medo, logo não precisa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
26 minutos atrás, NOCAUTE! disse:

Lawler tb não faz sparring. Ele fala que a carreira dele deu UP, depois disso - acho que falando do queixo.

Explica que sparring serve só pra perder medo de soco. E ele não tem medo, logo não precisa.

Minha opinião  vc precisa passar pelo processo  pra depois não  precisar mais.

Poatan diz que também  não  faz ,só uma vez no mês porém  faz muito rounds com se dispõem a fazer.

Se vc passou de 20 lutas acho necessário  se vc tá muito  tempo sem lutar é  melhor fazer  uma rodadas tempo de lutat mas sparring  realmente  pra vc pegar o time de luta e cria casca.

Mas em excesso  desnecessário  

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 hours ago, NEGO DÁGUA said:

Minha opinião  vc precisa passar pelo processo  pra depois não  precisar mais.

Poatan diz que também  não  faz ,só uma vez no mês porém  faz muito rounds com se dispõem a fazer.

Se vc passou de 20 lutas acho necessário  se vc tá muito  tempo sem lutar é  melhor fazer  uma rodadas tempo de lutat mas sparring  realmente  pra vc pegar o time de luta e cria casca.

Mas em excesso  desnecessário  

Existe algum estudo sobre isso? Antigamente a galera falava que "se treinava queixo", ou seja, tinha que tomar porrada pra ficar mais resistente, ou criar coração, enfim... 

Hoje em dia já outros falarem que depois do primeiro nocaute o cérebro meio que aprende a desligar, o queixo vai se perdendo com o tempo, já vimos isso com alguns lutadores. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 minutos atrás, hvalentim disse:

Existe algum estudo sobre isso? Antigamente a galera falava que "se treinava queixo", ou seja, tinha que tomar porrada pra ficar mais resistente, ou criar coração, enfim... 

Hoje em dia já outros falarem que depois do primeiro nocaute o cérebro meio que aprende a desligar, o queixo vai se perdendo com o tempo, já vimos isso com alguns lutadores. 

Tudo muda  antes muita gente era Contra se tirar peso, musculação  era pecado pra lutador,  travava..., era corrida e flexão,  máximo barra e paralela.. 

Hj alguns aboliram a corrida...diz que prejudica. 

Outros aboliram o calejamento...eu te digo chuta uma coxa calejada é  diferente  vc desiste , doe sua canela ...

Enfim muita coisa mudou e muita coisa voltou também  

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
23 horas atrás, pipo disse:

o Ninja terminaram de matar o cara contra o 49

pra mim a maior falta de profissionalismo na condução de carreira de um atleta foi ali. Aquilo não existe

mas eram outras épocas..

Wand vs CC

Wand vs Hunt

mermão, era de outro mundo..

Aquela com o 49 deu até dó... Ninja gordo pegando o 49 destruidor que estava...maior e mais forte... Wand vs Hunt,de última hora... Hunt com 128kg... Wand com 99kg ou algo assim... Deu luta pq o Hunt não sabia praticamente nada de luta agarrada... Mas em outra época seria mais complicado ainda 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 7/15/2022 at 11:51 PM, hvalentim disse:

Existe algum estudo sobre isso? Antigamente a galera falava que "se treinava queixo", ou seja, tinha que tomar porrada pra ficar mais resistente, ou criar coração, enfim... 

Hoje em dia já outros falarem que depois do primeiro nocaute o cérebro meio que aprende a desligar, o queixo vai se perdendo com o tempo, já vimos isso com alguns lutadores. 

@masterblaster vc principalmente  irá responder isso, pra mim é nos conversamos e sinceramente  não  ebtrndi certas mudanças  apesar dos resultados.

4:55 o mestre João Ricardo  da luta livre e vale tudo falando algo interessante  que comentei com o @Rody Stark como os treinos mudaram não  sou tão  velho assim.

Ele fala  pra vc fazer 25 minutos tem que fazer 45, hj eu vejo fisiologista  falando que correr faz mal,  do cansa, vc tem treinar exatamente  a quantidade  de rounds mo máximo aumentando 1 só,  estourar  2.

Enfim coisas que eu tive que adaptar a mim mesmo , esses dias aí eu fiz de manhã 4 rounds ou 5 de kickboxing  e 4 de boxe a tarde e tipo sai de boa .

@oxeboxingé  da minha geração  mas pegou um treino maia New school  escola cubana, mas seu professor  de muay thai tem treinos antigos  e ele viu o que falei. 

Antes era lutar 3 faz 10 na academia  , 8 bem no mínimo  vc fizesse 5 so nem lutava,  hj  vc luta 3 e faz 4 ...fazem campeões  assim , fazer o que...

Mas realmente  vem a ciência  e fisiologia  e aparece um cara igual ao Poatan que fez tudo como antigamente  e deu certo.

Aí falo será que houve evolução  tão grande assim nas lutas?

Vou falar do vejo o que se mudou realmente  de uns 15 a 17 anos pra cá foi a questão  do deslocamento,  hj chamam de cortar ringue, footwork ( frescura) , na verdade  vc ver vídeos antigos já se faziam isso a 40 anos atrás apenas  se fazia intuitivamente em  normal  vc pega técnica  de uns e irem introduzindo e com informações  acessíveis  cabum  chega um cara e dar uma de mago do conhecimento. 

Isso dá uma longa discussão  mas realmente  é  controverso  muita coisa hoje em dia.

Tem coisas excelente  outras ruins e etc

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Discordo. O sparring te deixa mais e mais afiado. Concordo que durante um campeonato com lutas de cinco em cinco semanas você tem que se poupar, mas aí faz um sparring leve ou médio. Ritmo é tudo. Tem que trabalhar condicionamento, resistência sim, mas o melhor lugar para aprimorar as técnicas e corrigir os defeitos é durante o sparring. Isso vale até para o que ele falou no final de se preparar para um lutador específico. Faz sparring com alguém que emule tamanho, peso, movimentação e técnicas do seu oponente. Com certeza vai ajudar até a desenvolver seu próprio jogo melhor em cima do adversário.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 7/17/2022 at 11:41 AM, NEGO DÁGUA disse:

@masterblaster vc principalmente  irá responder isso, pra mim é nos conversamos e sinceramente  não  ebtrndi certas mudanças  apesar dos resultados.

4:55 o mestre João Ricardo  da luta livre e vale tudo falando algo interessante  que comentei com o @Rody Stark como os treinos mudaram não  sou tão  velho assim.

Ele fala  pra vc fazer 25 minutos tem que fazer 45, hj eu vejo fisiologista  falando que correr faz mal,  do cansa, vc tem treinar exatamente  a quantidade  de rounds mo máximo aumentando 1 só,  estourar  2.

Enfim coisas que eu tive que adaptar a mim mesmo , esses dias aí eu fiz de manhã 4 rounds ou 5 de kickboxing  e 4 de boxe a tarde e tipo sai de boa .

@oxeboxingé  da minha geração  mas pegou um treino maia New school  escola cubana, mas seu professor  de muay thai tem treinos antigos  e ele viu o que falei. 

Antes era lutar 3 faz 10 na academia  , 8 bem no mínimo  vc fizesse 5 so nem lutava,  hj  vc luta 3 e faz 4 ...fazem campeões  assim , fazer o que...

Mas realmente  vem a ciência  e fisiologia  e aparece um cara igual ao Poatan que fez tudo como antigamente  e deu certo.

Aí falo será que houve evolução  tão grande assim nas lutas?

Vou falar do vejo o que se mudou realmente  de uns 15 a 17 anos pra cá foi a questão  do deslocamento,  hj chamam de cortar ringue, footwork ( frescura) , na verdade  vc ver vídeos antigos já se faziam isso a 40 anos atrás apenas  se fazia intuitivamente em  normal  vc pega técnica  de uns e irem introduzindo e com informações  acessíveis  cabum  chega um cara e dar uma de mago do conhecimento. 

Isso dá uma longa discussão  mas realmente  é  controverso  muita coisa hoje em dia.

Tem coisas excelente  outras ruins e etc

 

A questão do queixo, quando você diz "treinar queixo", isso não se refere a ficar batendo forte exatamente no queixo para criar resistência, mas sim a um condicionamento para aprender a suportar o impacto, e aí não é uma "surpresa" à qual não se consegue reagir quando toma um. A gente fazia em dupla, um dava um cruzado de leve na ponta do queixo do outro, e aí o outro retribuía. Nada forte, mas suficiente para sentir um impacto. E na hora da luta quando levava um forte, por incrível  que pareça a reação era muito mais rápida. Lógico que se pegar na tomada é lona, mas não é um soco dado de qualquer jeito que vai te derrubar. Mas evidentemente o tempo cobra seu preço, e qualquer peça que é muito usada estraga mais rápido.

Com relação ao treino, aqui concordo totalmente. Aquele ditado "treino duro, luta fácil" é a mais pura verdade. Se você aguenta fazer 10 rounds na academia, como não vai aguentar cinco no campeonato, conseguindo até explodir mais vezes? Corrida é imprescindível como condicionamento na minha opinião, assim como corda.

Treinar luta só lutando, e só lutando a quantidade de rounds que vai fazer na disputa demandaria que se fizesse todo o condicionamento, a preparação e aprimoramento no exato tempo em que se corrige defeitos e aprimora técnica. Tem que haver a preparação física, o condicionamento, tudo. Inclusive o psicológico sai fortalecido.

Por outro lado, o Yair falou uma grande verdade também quando disse que não era pago para ser tocado no rosto nos treinos e só nas lutas. A gente há uns tempos atrás lutava porque gostava, porque sentia bem lutando, então todo treino era duro e a melhor hora era quando subia no ringue, e toda vez era matar ou morrer, mostrar a técnica e se superar o tempo todo. Atualmente o lado puramente profissional fala mais alto, e desse ponto de vista, o raciocínio dele está certo também.  

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho correto, ficar tomando trauma toda semana, não compensa, fica bobo mesmo, fazer sparrings específicos...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, masterblaster disse:

Discordo. O sparring te deixa mais e mais afiado. Concordo que durante um campeonato com lutas de cinco em cinco semanas você tem que se poupar, mas aí faz um sparring leve ou médio. Ritmo é tudo. Tem que trabalhar condicionamento, resistência sim, mas o melhor lugar para aprimorar as técnicas e corrigir os defeitos é durante o sparring. Isso vale até para o que ele falou no final de se preparar para um lutador específico. Faz sparring com alguém que emule tamanho, peso, movimentação e técnicas do seu oponente. Com certeza vai ajudar até a desenvolver seu próprio jogo melhor em cima do adversário.

nisso eu concordo plenamente

oq não dar é sair comendo porrada com a metade da academia, como ainda vemos hoje em dia uma galera

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora