pipo

Yair Rodriguez não faz mais sparring para preservar a saúde: 'Não vou esquecer como lutar'

Recommended Posts

 

14 de julho de 2022 18h30 ET
 

O foco de Yair Rodriguez continua sendo o título do UFC, mas o trabalho necessário para chegar ao seu objetivo mudou.

O lutador peso-pena fez grandes ajustes em sua carreira de lutador. Ele volta aos cages neste sábado na luta principal do UFC on ABC 3. Rodriguez (15-2 MMA, 7-2 UFC) enfrenta Brian Ortega (15-2 MMA, 7-2 UFC) em um confronto chave que pode determinar o próximo desafiante do campeão Alexander Volkanovski.

E à frente de uma das maiores e mais duras lutas de sua carreira, Rodriguez deixou de lado os sparrings – algo que para a maioria dos lutadores é parte crucial do training camp.

“(Não estou fazendo sparring), e isso é algo que venho dizendo há muitos anos”, disse Rodriguez ao MMA Junkie em espanhol . “Eu compartilhei com meus treinadores e meus parceiros de treino, e sempre digo a eles: 'Não ouse tocar meu rosto. Se você me bater, eu vou bater em você. É assim que começam as lesões. Essa é a razão pela qual você não vai para as lutas, porque você vai lá e quer se exibir na academia com outra pessoa e depois há lesões.

“Então não, eu não estou interessado em levar pancadas durante o treino. Eles não pagam por isso. Eles me pagam para lutar quando estou na jaula. Eu tento me salvar do máximo impacto que posso ter na minha cabeça.”

 

Agora priorizando sua saúde muito mais do que em sua juventude, o treinamento de Rodriguez parece muito diferente do da maioria dos outros lutadores.

“El Pantera”, que está trabalhando no famoso centro de treinamento Centro Ceremonial Otomi, nos arredores da Cidade do México, está focado principalmente em sua técnica e em garantir que ele esteja em forma na noite da luta.

“Eu venho fortalecendo meu corpo muito mais, levantando mais pesos, fazendo melhor condicionamento de maneira que não desgasta muito meu corpo”, disse Rodriguez. “Esse é meu foco principal. Eu não vou esquecer como lutar. Eu tenho muitos, muitos anos em esportes de combate – estou nisso desde os 5 anos de idade em muitos esportes. Então agora eu me concentro apenas no técnico, tático e físico. É basicamente saber o que fazer, o que não fazer e aumentar minha resistência para a luta.”

Rodriguez parece ser o primeiro homem a derrotar Ortega com golpes no MMA. Essa vontade não vem em animosidade contra Ortega ou querendo mandar um recado para os fãs e lutadores da categoria pena. Novamente, tudo se resume a preservar sua saúde.

“Não pretendo enviar uma mensagem a ninguém”, disse Rodriguez. “Para mim, isso é muito pessoal. Tudo o que eu faço é para mim. Eu não faço coisas para provar algo para as pessoas ou algo assim. O único motivo que tenho para terminar essa luta é para não ter muito impacto no meu corpo e poder voltar muito mais rápido para a competição.

“Se eu continuar a sofrer danos na cabeça e no corpo, terei que ficar de folga e não tenho muito tempo livre. Faço 30 anos este ano e gostaria de começar a terminar minhas lutas o mais rápido possível.”

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Interessante  né  o cara tem 29 anos e não  faz sparring  a muito tempo e é  um pyta lutador de MMA. 

Muito  defendem o sparring  duro principalmente  no boxe eu digo que a certo exagero,  pra quem tem mais de 20 lutas, simplesmente  atletas somem por isso dos treinos. 

Aqui na Bahia  a galera em geral gosta muito de sparring  pesado  eu até faço  mas sinceramente  eu acho desnecessário  pra lutador que está  no ritmo total.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
19 minutos atrás, NEGO DÁGUA disse:

Interessante  né  o cara tem 29 anos e não  faz sparring  a muito tempo e é  um pyta lutador de MMA. 

Muito  defendem o sparring  duro principalmente  no boxe eu digo que a certo exagero,  pra quem tem mais de 20 lutas, simplesmente  atletas somem por isso dos treinos. 

Aqui na Bahia  a galera em geral gosta muito de sparring  pesado  eu até faço  mas sinceramente  eu acho desnecessário  pra lutador que está  no ritmo total.

 

 

É bem isso,muitos lutadores bons tiraram os sparrings pesados dos treinos... Devem fazer as aplicações técnicas e treinos sem pancadaria... Muitos lutadores que faziam sparring com nocautes não estão bem hoje... Acho que até dá chute boxe tem uns tipo Ninja e Wand 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
12 minutos atrás, afterforever disse:

É bem isso,muitos lutadores bons tiraram os sparrings pesados dos treinos... Devem fazer as aplicações técnicas e treinos sem pancadaria... Muitos lutadores que faziam sparring com nocautes não estão bem hoje... Acho que até dá chute boxe tem uns tipo Ninja e Wand 

E uma tecla que na Bahia o pessoal ainda não  pegou só os que aderiram ao muay thai tradicional  mesmo  que tem leitchan  mas no final acaba virando  pancadaria , as vezes o professor fala em aula 50% mas sempre uma mão  pega aí vira 100% , rola o ego vc não  que ser tocado de leve por ignorância  corrigir corrigir técnica  assim é mais fácil que na pancada , mas...vai colocar isso  na cabeça  da maioria se o treino estiver cheio mesmo aí rola título mundial  pra muitos.

Acho que sparring  duro e  pra quem tá totalmente  afastado pq é  a realidade,  realmente  encascora  vc fica duro, mas depois vira burrice , por isso vc ver nego com mesmo vícios de 10 anos , treino hj tem muita ciência  envolvida.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
14 minutos atrás, fninja disse:

O Ninja acho que foi naquela luta com o Kharitonov e outras guerras no Pride, parece que aconteceu algo mais sério com ele ali. Mas concordo que uma hora a conta chega. 

A relatos aqui no fórum que o ninja teve que fazer procedimentos  na Alemanha  com um neuro famoso de lá  pra drenar algo do cérebro. 

Depois deu esss declaração  em vídeo no YouTube  de que teve de fazer fazer novo e todos dizem que ele ficou totalizando  lele  da cuca.

Igual Cigano vs Cain aquela 3 luta quase o matou e algo ficou anormal ali.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hour ago, NEGO DÁGUA said:

Interessante  né  o cara tem 29 anos e não  faz sparring  a muito tempo e é  um pyta lutador de MMA. 

Muito  defendem o sparring  duro principalmente  no boxe eu digo que a certo exagero,  pra quem tem mais de 20 lutas, simplesmente  atletas somem por isso dos treinos. 

Aqui na Bahia  a galera em geral gosta muito de sparring  pesado  eu até faço  mas sinceramente  eu acho desnecessário  pra lutador que está  no ritmo total.

 

 

Concordo totalmente, hoje em dia existem métodos mais modernos de treinamento que proporcionam ao atleta uma preservação maior da saúde, sparring pesado em todo camping é loucura. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, afterforever disse:

É bem isso,muitos lutadores bons tiraram os sparrings pesados dos treinos... Devem fazer as aplicações técnicas e treinos sem pancadaria... Muitos lutadores que faziam sparring com nocautes não estão bem hoje... Acho que até dá chute boxe tem uns tipo Ninja e Wand 

o Ninja terminaram de matar o cara contra o 49

pra mim a maior falta de profissionalismo na condução de carreira de um atleta foi ali. Aquilo não existe

mas eram outras épocas..

Wand vs CC

Wand vs Hunt

mermão, era de outro mundo..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 minutos atrás, pipo disse:

o Ninja terminaram de matar o cara contra o 49

pra mim a maior falta de profissionalismo na condução de carreira de um atleta foi ali. Aquilo não existe

mas eram outras épocas..

Wand vs CC

Wand vs Hunt

mermão, era de outro mundo..

Eu acho que quem mais "sofreu" e aparentemente não parece ter tido sequelas mais graves foi o Sakuraba...pqp...o que esse cara pegava de tiro de meta e joelhada na cabeça... loucura...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Agora, Genilson Lopes disse:

Eu acho que quem mais "sofreu" e aparentemente não parece ter tido sequelas mais graves foi o Sakuraba...pqp...o que esse cara pegava de tiro de meta e joelhada na cabeça... loucura...

Aquela luta contra o Arona deu pena, Sakuraba apanhou de mais e saiu de maca.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
50 minutos atrás, André Filho disse:

Aquela luta contra o Arona deu pena, Sakuraba apanhou de mais e saiu de maca.

ali foi triste mesmo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, pipo disse:

o Ninja terminaram de matar o cara contra o 49

pra mim a maior falta de profissionalismo na condução de carreira de um atleta foi ali. Aquilo não existe

mas eram outras épocas..

Wand vs CC

Wand vs Hunt

mermão, era de outro mundo..

Vc viu Paulão?

Falou que via o Cro Cop maluco de 1.88, 103 quilos mas Atlético não  marombeiro, uma perna  do tamanho do mundo , boxe alinhado , chute , sprawl top, diz que alo foi total loucura  botar o Wanderlei  pra aquilo. 

Vc ver como o boxe tá séculos de distancia  nunca ocorreria e tem que dar o braço a torcer Dana White profissionalizou a parada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
56 minutos atrás, pipo disse:

ali foi triste mesmo

Me veio em mente, a estrutura física do Sukuraba e do Arona não parecia ser tão diferente sendo que na luta o Sakuraba parecia uma criança, lembrei daquela foto do Usman e do Jan.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Me lembrei agora dos treinos do Anderson Silva, que o sparring ficava socando a cabeça dele por um determinado tempo e depois ele saía na captura pra tentar nocautear o sparring.....kkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora