Entre para seguir isso  
pipo

Por que Khabib Nurmagomedov chama Gegard Mousasi do Bellator de 'o lutador mais subestimado do MMA'

Recommended Posts

 

Gegard Mousasi deu um show deslumbrante há quatro meses em Dublin. O fato de não ter sido uma performance épica tornou tudo ainda mais magnífico. O campeão peso médio do Bellator MMA precisou de menos de um minuto e meio para arrasar um desafiante invicto na luta principal do Bellator 275.

Austin Vanderford , para seu crédito (e morte final), partiu para a ofensiva naquela noite na 3Arena, diminuindo a distância desde o início e dando grandes socos. Mas Mousasi tinha respostas para tudo, e essas respostas quase imediatamente sobrecarregaram Vanderford. No entanto, tão rapidamente quanto a luta chegou à conclusão por nocaute técnico aos 1:25 do primeiro round, Mousasi não estava com pressa. A eficiência calma é uma marca registrada da carreira de duas décadas do holandês de 36 anos, e mais uma vez essa virtude ganhou a noite.

Também rendeu ao campeão discreto uma ótima crítica de uma das figuras mais importantes do esporte.

"[Mousasi] é o lutador mais subestimado do MMA hoje", twittou o ex-campeão peso leve aposentado do UFC Khabib Nurmagomedov naquela noite 

Mousasi (49-7-2) tem a oportunidade de fazer jus ao prêmio quando encabeça o Bellator 282 na Mohegan Sun Arena em Uncasville, Connecticut, na sexta-feira (21h ET no Showtime, preliminares às 18h na página do Bellator no YouTube) . Seu desafiante desta vez é outro lutador invicto pesado no wrestling, Johnny Eblen , que como Vanderford treina no ginásio American Top Team no sul da Flórida.

Mousasi está em uma sequência de quatro vitórias seguidas e venceu 12 de suas últimas 13 lutas, que remontam ao seu tempo no UFC. E para alguns dos lutadores que o enfrentaram durante essa corrida, o endosso de Nurmagomedov soa muito verdadeiro.

"Ninguém acredita no que ele pode fazer, porque sua técnica é muito comum, nada chamativo", disse o ex-campeão meio-pesado do UFC Lyoto Machida , que enfrentou Mousasi duas vezes, vencendo por decisão unânime em uma luta do UFC 2014 e perdendo um veredicto dividido em 2019 na jaula do Bellator. "Mas não importa se ele não chuta tão alto quanto qualquer outra pessoa, ou se ele não pula de joelhos. Isso não importa. O que importa é que ele é bom em todos os lugares, tão completo e tão calmo . Ele pode lutar contra qualquer um e lutou contra todos, e ele vence."

 

 

Mousasi possui vitórias sobre uma longa lista de lutadores de nível de campeonato, de Dan Henderson a Vitor Belfort , Chris Weidman a Rory MacDonald , Machida a Douglas Lima . Mousasi está em seu segundo reinado no Bellator e já foi campeão em três outras organizações de luta, incluindo o Strikeforce.

"Ele definitivamente deveria estar na lista dos melhores lutadores que já existiram", disse Lima, ex-campeão dos meio-médios do Bellator, que perdeu para Mousasi em 2020 na disputa pelo cinturão de 185 libras. "O cara tem lutado a vida toda na competição. Ele não derrotou Mark Hunt no peso pesado, algo assim?"

Sim ele fez. Competindo contra o "Super Samoan" de 265 libras em um torneio de 2009 apropriadamente chamado na promoção Dream, o Super Hulk Grand Prix, Mousasi finalizou um armlock direto no primeiro round.

Mas a lista de elogios é simplesmente isso para Mousasi - uma lista. Não é o que importa para ele.

"Eu não dou a mínima para cinturões", disse Mousasi após sua defesa de título em fevereiro. "Estou aqui para ganhar dinheiro."

Esse foco estreito e profissional pode ter algo a ver com o motivo pelo qual ele tem sido cronicamente subestimado. Mousasi fez uma carreira de dizer pouco na preparação para uma luta e, depois de fazer o que ele faz de melhor dentro do cage ou do ringue, apenas receber seu cheque e ir para casa.

"Mousasi é como Fedor Emelianenko , muito quieto, sem muita conversa", disse Machida, referindo-se à lenda russa dos pesos pesados. "Isso o impede um pouco, em termos de promoção, mas no final das contas, como um artista marcial, ele tem a habilidade de obter o resultado que procura. Então, o que as pessoas podem dizer sobre ele?"

Curiosamente, Mousasi teve algo a dizer sobre si mesmo logo após a vitória sobre Vanderford. "Sinto que sou o melhor peso médio do mundo agora", disse Mousasi a repórteres. "Eu nunca disse isso [antes] porque nunca pensei que fosse o melhor."

Isso é ousadia para quem compete no mesmo peso que o campeão do UFC Israel Adesanya . E, no entanto, Mousasi, mesmo defendendo a si mesmo, reconhece que, em um esporte cujas várias promoções operam em silos separados com raras passagens, emitir uma opinião sobre a hierarquia de uma classe de peso é como praticar esportes de fantasia. "Falar sobre isso", disse ele, "é como falar sobre como eu quero ser o Papai Noel."

Os quatro anos de Mousasi no UFC vieram antes de Adesanya entrar no octógono. Quando Mousasi nocauteou Weidman com uma joelhada na cabeça em 2017, foi sua quinta vitória consecutiva, quatro delas finalizadas. Ele era o número 4 no ranking oficial dos médios do UFC e achava que era o próximo na fila para desafiar o então campeão Michael Bisping . Mas o UFC deu a chance pelo título para Robert Whittaker .

Então, coube ao Bellator Mousasi, que em menos de um ano foi campeão. E sem falar muito sobre isso.

"Temos caras neste esporte que falam muito, mas nem são tão bons, mas as pessoas reconhecem seus nomes e são eles que lutam por títulos e muito dinheiro", disse Lima. "E tem um cara como Mousasi, que fala dentro do cage com seus socos e chutes. Seu controle de distância, seu timing, sua calma, sua agressividade, sua defesa de quedas, seu jiu-jitsu - tudo isso faz ele é um cara difícil de lutar. Ele treina duro, eu sei, mas ele faz parecer um passeio no parque. Eu gostaria que as pessoas respeitassem mais isso."

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
49 minutos atrás, Mucado disse:

Muito quieto, um dos motivos de ser subestimados! 

verdade

sempre foi um cara muito na dele, até entrevistas ele faz pouco..

talvez um bom relações públicas tivesse feito ele um cara maior. O MMA hoje precisa disso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra mim ta entre os maiores do MMA, esportivamente falando.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso