Entre para seguir isso  
pipo

5 maiores aprendizados do UFC 275: O reinado de Jiri Prochazka será de curta duração?

Recommended Posts

 

 

 
 
jiri-prochazka-title-belt-ufc-275-crop.jpg?w=1000&h=600&crop=1
Mike Bohn 
 
12 de junho de 2022 16:00 ET
 

O que mais importava no UFC 275 no Singapore Indoor Stadium em Cingapura? Aqui estão algumas reflexões pós-luta…

1. Potencial título de Jiri Prochazka

Não há dúvidas de que Jiri Prochazka merece ser o novo campeão meio-pesado do UFC. Ele passou por um inferno contra Glover Teixeira e de alguma forma encontrou uma maneira de vencer, garantindo um mata-leão com apenas 28 segundos restantes no Round 5.

Foi um final excelente para uma luta clássica instantânea, e Prochazka (29-3-1 MMA, 3-0 UFC) mostrou sua coragem ao superar algumas verdadeiras adversidades para marcar a segunda paralisação de luta pelo título na história do UFC. O fato de Prochazka ter conseguido pegar as melhores coisas de Teixeira e continuar andando de caminhão para encontrar uma maneira de vencer é o sinal de um verdadeiro campeão, e ninguém pode dizer que esse homem não trabalhou para isso.

Em apenas três lutas no UFC, Prochazka se estabeleceu firmemente como um dos lutadores mais empolgantes do elenco. É difícil não se perguntar quantas vezes ele será capaz de forçar a sorte e se safar, e Prochazka parece estar bem ciente dessa realidade.

Depois de criticar sua própria “performance horrível” na coletiva de imprensa pós-luta, Prochazka deixou claro que entende que precisa ser mais calculado. Mas é mais fácil falar do que fazer, já que seu estilo de alto risco é claramente eficaz.

No entanto, Prochazka precisará encontrar algum tipo de equilíbrio se quiser manter a alça a longo prazo, porque alguns dos adversários que ele tem no horizonte podem muito bem aproveitar as aberturas que ele apresenta com frequência.

É uma questão de quando, não se, ele deve continuar neste caminho atual. Mas se ele fizer algumas pequenas limpezas em sua abordagem, estamos olhando para alguém que poderia se juntar a Jon Jones, Daniel Cormier e Chuck Liddell na linhagem de grandes campeões de 205 libras.

 

2. Fight IQ custa Glover Teixeira

glover-teixeira-ufc-275-getty.jpg

Glover Teixeira após a derrota no UFC 275. (Foto de Yong Teck Lim/Getty Images)

Os temores que acabei de expressar sobre o reinado de Prochazka ganharam vida para Glover Teixeira , e isso lhe custou o título. Esse resultado vai ser combustível de pesadelo para o brasileiro.

Teixeira (33-8 MMA, 16-6 UFC) entrou no round 5 de seu confronto épico com Prochazka à frente em dois dos três scorecards dos juízes , apenas para ele cometer uma série de erros fatais na reta que lhe permitiram cair na posição para ser apresentado pela primeira vez em sua ilustre carreira de 20 anos.

Depois de machucar Prochazka com uma série de socos no início do quadro final, Teixeira inexplicavelmente pulou para uma guilhotina que seu oponente rapidamente escapou e acabou virando a maré para obter a vitória. Se Teixeira tivesse continuado socando no momento, é razoável acreditar que ele ainda estaria com o cinturão em sua posse, mas esse é o elemento cruel desse esporte e também uma razão pela qual o amamos tanto.

É admirável que Teixeira não tenha hesitado em dizer a Daniel Cormier em sua entrevista pós-luta que ele voltará para tentar recuperar o cinturão. No entanto, existem algumas preocupações legítimas sobre se uma luta como a que Teixeira acabou de ter mudará o longo prazo de 42 anos.

O que quer que Teixeira tenha perdido dentro daquele octógono às custas do nosso entretenimento não é algo que ele possa recuperar. Isso é assustador e triste. Já me enganei sobre as capacidades de Teixeira em várias ocasiões antes, então talvez ele volte mais forte do que nunca. Mas essas preocupações são mais profundas do que apenas perguntas sobre uma má combinação estilística.

 

3. Valentina Shevchenko perdeu para Taila Santos?

valentina-shevchenko-taila-santos-ufc-27

12 de junho de 2022; Singapura, SIN; Valentina Shevchenko (luvas vermelhas) reage após a luta contra Taila Santos (luvas azuis) durante o UFC 275 no Singapore Indoor Stadium. Crédito obrigatório: Paul Miller-USA TODAY Sports

Valentina Shevchenko parece muito mais certa do que o resto do mundo de que ela claramente venceu Taila Santos. E o caso dela é bem legítimo , honestamente.

Não há dúvida de que Santos (19-2 MMA, 4-2 UFC) apresentou a Shevchenko (23-3 MMA, 12-2 UFC) um desafio que ela ainda não viu como campeã peso-mosca feminina do UFC. A brasileira empurrou “Bullet”, mas quanto mais reflito e vejo a luta de volta, mais me convenço de que estamos tão acostumados a ver Shevchenko quase suando que a mera visão dela em momentos ruins nos faz pensar que o situação era pior do que era.

Não se engane: o Santos teve Shevchenko em algumas posições complicadas. Ela estava a uma boa manobra de luta de mão de travar um mata-leão que teria Shevchenko morto para os direitos, e então estamos aqui tendo uma conversa completamente diferente. O mesmo potencialmente poderia ser dito se Santos não recebesse uma cabeçada acidental que quebrou seu osso orbital .

As lutas de MMA não são pontuadas em hipóteses, porém, e os juízes têm que pontuar o que está acontecendo legitimamente. Shevchenko foi a atacante mais ativa em todas as rodadas – mesmo quando ela estava em áreas comprometedoras – e deve falar muito que a própria Santos não está aqui gritando roubo após a decisão.

Era uma daquelas brigas que você poderia debater noite adentro, se quisesse. Mas eu sento aqui no dia seguinte à luta me sentindo bastante despreocupado por Shevchenko ainda ser campeão.

 

4. Adeus a Joanna Champion

joanna-jedrzejczyk-ufc-275-getty-1.jpg

Joanna Jedrzejczyk após perder no UFC 275. (Foto de Yong Teck Lim/Getty Images)

Joanna Jedrzejczyk não tem sido muito ativa nos últimos anos, mas saber que ela não voltará depois de se aposentar do MMA após sua brutal derrota por nocaute para Zhang Weili é muito triste.

A maioria das aposentadorias neste esporte não duram, como aprendemos tantas vezes. Mas Jedrzejczyk (16-5 MMA, 10-5 UFC) parecia muito sincera, e o fato de ela ter quase 35 anos com quase 20 desses anos consistindo em ser uma lutadora de muay-thai ou MMA faz parecer que já vimos o última dela dentro do octógono.

A extensão do legado de Jedrzejczyk não é algo que possa ser resumido no espaço desta coluna, mas não há dúvida de que ela é uma das melhores que já fez isso. A corrida de Jedrzejczyk como campeã peso-palha dominante do UFC foi fundamental para ajudar o lado feminino do esporte a florescer, e a lutadora polonesa merece todos os elogios que está recebendo agora por seu trabalho.

Pessoalmente falando, Jedrzejczyk quase sempre foi gentil comigo. Ela tirou um tempo de sua agenda lotada para fazer uma entrevista da semana da luta em seu quarto de hotel quando ela absolutamente não precisava, e não era a primeira vez que algo assim acontecia.

Profissionalmente falando, Jedrzejczyk acabou de entender o esporte, tanto dentro quanto fora do octógono. Ela sabia como fazer as pessoas se importarem com ela de uma forma ou de outra, desde seus olhares intensos característicos até suas citações nervosas e seu estilo de luta implacável. Ela era o pacote completo e maximizou sua oportunidade.

Teria sido bom ver Jedrzejczyk fazer uma última corrida pelo título e talvez até ganhar o ouro do UFC na cintura novamente? É claro. Mas como Chael Sonnen disse uma vez: As lendas deste esporte quase sempre vão sair de costas de uma maneira deprimente. Ou no caso de Jedrzejczyk, ela saiu de bruços depois de ser abalada com um tiro de destaque.

No entanto, a derrota para Zhang não tira nada do que Jedrzejczyk realizou, e só podemos desejar a ela saúde, riqueza e felicidade enquanto ela avança para o próximo estágio de sua vida.

 

5. Jack Della Maddalena entrega

jack-della-maddalena-ufc-275-1.jpg

12 de junho de 2022; Singapura, SIN; Jack Della Maddalena (luvas vermelhas) reage após luta contra Ramazan Emeev (luvas azuis) durante o UFC 275 no Singapore Indoor Stadium. Crédito obrigatório: Paul Miller-USA TODAY Sports

É sempre legal quando um lutador faz uma previsão ousada e passa a cumpri-la perfeitamente. Foi o que Jack Della Maddalena fez antes de afastar Ramazan Emeev.

Della Maddalena (12-2 MMA, 2-0 UFC) me disse na quarta-feira da semana da luta que ia brilhar nessa performance e fazer o que nenhuma outra pessoa do UFC conseguiu até agora: parar Emeev dentro do distância. Ele não apenas alcançou esse objetivo, mas garantiu um nocaute técnico no primeiro round depois de sobreviver a um susto inicial, cortesia da tentativa de finalização de Emeev.

A vitória começou a chamar a atenção do australiano, que já venceu 12 lutas consecutivas – todas menos uma por paralisação – desde que iniciou sua carreira no MMA com derrotas consecutivas.

São coisas promissoras para o jovem de 25 anos e, embora seja muito cedo para dizer até onde Della Maddalena pode ir, não há dúvida de que ele faz parte da próxima geração que sai de sua região.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa do Glover foi inexplicável.  Essa tentativa de guilhotina não condiz em nada com um lutador frio e calculista q ele se tornou nesses últimos anos. Sempre soube dosar o gás e em diversas lutas onde parecia com final próximo ele foi pragmático e administrou p minimizar riscos.  Eu imagino q esse impulso tenha sido um desespero ao ver q o gasolina já tinha acabado.  

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
8 minutos atrás, Rappa Hemp disse:

Essa do Glover foi inexplicável.  Essa tentativa de guilhotina não condiz em nada com um lutador frio e calculista q ele se tornou nesses últimos anos. Sempre soube dosar o gás e em diversas lutas onde parecia com final próximo ele foi pragmático e administrou p minimizar riscos.  Eu imagino q esse impulso tenha sido um desespero ao ver q o gasolina já tinha acabado.  

que pena

a luta ia ser dele na decisão

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, Rappa Hemp disse:

Essa do Glover foi inexplicável.  Essa tentativa de guilhotina não condiz em nada com um lutador frio e calculista q ele se tornou nesses últimos anos. Sempre soube dosar o gás e em diversas lutas onde parecia com final próximo ele foi pragmático e administrou p minimizar riscos.  Eu imagino q esse impulso tenha sido um desespero ao ver q o gasolina já tinha acabado.  

Faltou inteligência ao Glover. Principalmente no último round. Era pra ficar por cima até onde fosse possível, se preciso até amarrar a luta.enfim...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não gostava dos trash talking da Joanna acha muito pesados e desnecessários como o que ela fez com a Rose , deixaram em mim uma má impressão ,mas agora li que o repórter disse que ela é muito gentil , vai ver é só um personagem muito ridículo que ela adotava.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não gostava dos trash talking da Joanna acha muito pesados e desnecessários como o que ela fez com a Rose , deixaram em mim uma má impressão ,mas agora li que o repórter disse que ela é muito gentil , vai ver é só um personagem muito ridículo que ela adotava.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Glover já está com 42 anos , fez um lutaço ,tem o respeito de todos os fãs de MMA , acho q deveria se aposentar ,virar técnico , já foi campeão que era o sonho dele , como técnico tem muito a passar e pode vir a se tornar competente ,como o Rafael Cordeiro ,Glover  grande ser humano também.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso