pipo

5 maiores lições do UFC Fight Night 207: A paralisação de Herb Dean foi justa ou errada?

Recommended Posts

 

 

volkov-rozenstruik-herb-dean-ufc-fight-night-207.jpg?w=1000&h=600&crop=1
Mike Bohn 
 
5 de junho de 2022 13:00 ET
 

O que mais importava no UFC Fight Night 207 no UFC Apex em Las Vegas? Aqui estão algumas reflexões pós-luta…

1. 

É claro que Jairzinho Rozenstruik acha que o árbitro Herb Dean devia mais tempo de trabalho depois que ele se machucou por Alexander Volkov no round de abertura do peso-pesado. Ele não conseguiu, porém, e agora ele perdeu lutas consecutivas pela primeira vez em sua carreira.

Depois de rever o replay uma dúzia de vezes, a chamada de Dean para acabar com a luta estava definitivamente no limite. Claro, ele poderia ter deixado isso por mais alguns momentos, mas isso teria mudado alguma coisa? Não da perspectiva deste escritor.

Rozenstruik (12-4 MMA, 6-4 UFC) sem dúvida se machucou e se cobriu depois de cair de joelho perto da cerca. Ele poderia ter bloqueado mais alguns dos golpes recebidos e fugido para a segurança? Talvez, mas Volkov (35-10 MMA, 9-4 UFC) estava fresco depois de pouco mais de dois minutos de luta, e não há razão para pensar que ele não continuaria a derramar e causar danos.

É compreensível, sendo o guerreiro que é, que Rozenstruik quisesse sair frio para que não houvesse perguntas. No entanto, esse tipo de dano não deve ser encarado de ânimo leve, e anos depois, Rozenstruik provavelmente ficará agradecido por Dean ter intervindo quando o fez.

 

2. Movsar Evloev é o negócio real

Há um novo candidato a ser observado na divisão dos penas, e seu nome é Movsar Evloev .

Se ainda havia alguma dúvida, Evloev (16-0 MMA, 6-0 UFC) provou que é legítimo com um desmantelamento completo de Dan Ige (15-6 MMA, 7-5 UFC) ao longo de três rodadas para tomar uma decisão unânime em seu confronto co-main event.

Evloev acertou nove quedas e 68 golpes significativos em uma surra desigual onde ele ensanguentou o rosto de Ige a caminho da vitória. Ele está impecável em 16 lutas na carreira, incluindo seis no UFC, e a única crítica a Evloev nesta fase é que ele ainda não finalizou uma luta dentro do octógono.

Esses tipos de vitórias virão para o russo, especialmente porque ele continua a trabalhar mais de perto com os treinadores da American Top Team. A evolução do jogador de 28 anos é óbvia se você assistir sua estreia no UFC até este ponto, e embora eu não vá ungi-lo como o próximo campeão com 145 libras com o mesmo nível de confiança que Evloev fez por si mesmo após a vitória , todos os sinais apontam para ele ser um jogador na imagem do título para os próximos anos, pelo menos.

3. Karolina Kowalkiewicz endireita o navio – por enquanto

No que deveria ser considerado um momento de vida ou morte para sua carreira no UFC, Karolina Kowalkiewicz quebrou sua derrapagem de cinco lutas com uma finalização no segundo round sobre Felice Herrig.

Não é comum os lutadores terem cinco derrotas seguidas no UFC e ainda serem mantidos no elenco. No entanto, o status de Kowalkiewicz (13-7 MMA, 6-7 UFC) como ex-desafiante ao título e favorita dos fãs provavelmente lhe deu algumas oportunidades adicionais.

Ela garantiu que este fosse a seu favor porque Kowalkiewicz transferiu seu treinamento para a American Top Team sob o conselho da ex-adversária e compatriota polonesa Joanna Jedrzejczyk. É difícil não se sentir feliz por ela ver todo aquele trabalho duro e sacrifício valer a pena.

Não vamos confundir isso com algum renascimento da carreira de Kowalkiewicz, no entanto. Pelo menos ainda não. O jogador de 36 anos derrotou um adversário em Herrig que claramente tinha um pé fora da porta (mais sobre isso em um momento). Além disso, Kowalkiewicz já derrotou uma versão melhor de Herrig quando lutou por decisão dividida no UFC 223 em abril de 2018, naquela que foi a vitória mais recente de Kowalkiewicz antes desta.

Tudo isso para dizer que, embora este tenha sido um bom momento para Kowalkiewicz, a história da luta mostra que isso provavelmente foi apenas uma breve colcha de retalhos para seu sangramento no final da carreira.

 

4. Adeus, Felice Herrig

Felice Herrig não perdeu tempo tirando as luvas e colocando-as no centro do octógono após sua derrota por finalização para Kowalkiewicz, que marcou sua quarta derrota consecutiva.

A cena não deveria ter sido uma surpresa para quem estava prestando atenção. Herrig (14-10 MMA, 5-5 UFC) essencialmente admitiu antes da luta que, se as coisas não fossem do jeito dela, provavelmente seria seu canto do cisne no esporte em que ela competiu por 20 anos.

Goste ou não, Herrig é uma das pioneiras do MMA feminino. Ela estava competindo no esporte quando havia pouco dinheiro e notoriedade envolvidos. Além disso, ela mostrou um caminho para outras lutadoras monetizarem suas carreiras fora do cage. Não, ela nunca chegou ao nível do campeonato, mas Herrig claramente não cortou nenhum canto em sua jornada.

Embora tenha terminado com quatro derrotas consecutivas, Herrig aparentemente fez as coisas da maneira certa até o final. Depois de ficar longe do esporte por 22 meses devido a várias cirurgias no LCA, Herrig disse que queria provar a si mesma que poderia voltar e lutar.

Mesmo na derrota, ela conseguiu esse objetivo. E por causa disso, parece que ela deveria se afastar da competição com algum grau de paz e felicidade.

 

5. Adereços para Jeff Molina

Jeff Molina se tornou viral por todas as razões certas após sua vitória por decisão dividida sobre Zhalgas Zhumagulov.

Se você está lendo isso, agora há uma boa chance de você já ter visto o porquê. Molina (11-2 MMA, 3-0 UFC) diz que recebeu uma onda de ódio não provocado por usar o kit de luta do mês do orgulho do UFC, e sua reação ao feedback foi algo que todos precisam ouvir.

Confira o clipe abaixo e vamos dar uma salva de palmas coletivas a Molina por sua disposição de falar dessa maneira em uma plataforma tão gigantesca. Muitos atletas não podiam e não fariam o mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Herb Dean continua fazendo merda atrás de merda. É o pior árbitro desse esporte, sem sombra de dúvida. 

Só toma decisões equivocadas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, junior-sjc disse:

Herb Dean continua fazendo merda atrás de merda. É o pior árbitro desse esporte, sem sombra de dúvida. 

Só toma decisões equivocadas

Tbm achei que parou errado... O lutador está começando a se recompor e ele para... Talvez pela questão de estar levando uma sequência sem reagir podem dizer que fez o certo mas ficou claro que tinha luta ali ainda... Tá em pé e em condições de colocar a guarda pra defender então segue mais um pouco... Jairzinho saiu andando numa boa e conversando... Sobre Herb Dean,ainda é considerado por alguns o melhor,não entendo isso no mínimo de uma década pra cá!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dessa vez não achei ruim, estava recebendo golpes limpos sem demonstrar qualquer reação. 

Entendo que é empolgante ver o cara se recuperar de uma situação assim ou mesmo cair completamente apagado mas não faltam exemplos pra mostrar que umas das funções principais do árbitro é proteger os atletas deles mesmos. Tem muito veterano sequelado e com a evolução física e técnica dos atletas a tendência é ficar pior, principalmente nos pesados. 

Evloev definitivamente é uma realidade e pode se tornar um candidato real ao título já nas próximas lutas, Volka que se cuide. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Podia ter deixado um pouco mais! Mas não foi uma paralisação absurda 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu teria deixado.. 

2, 3 golpes a mais não ia matar o Jairzinho

 

evita esse tipo de questionamento de sempre

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pior da história e o steve mazagatti.  O herb dean já fez muita merda …  bons p mim : Jason herzog,   rosental, e aquele inglês tatuado 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
47 minutos atrás, pipo disse:

eu teria deixado.. 

2, 3 golpes a mais não ia matar o Jairzinho

 

evita esse tipo de questionamento de sempre

Sim,o lutador sente que não tinha condições e quem assiste olha e concorda que não dava mais... Pra mim a paralisação pode até não ser tão absurda(alguns acham isso) mas que estragou a luta estragou... Pareceu que poderia continuar ou pelo menos veríamos um nocaute de verdade

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal esquece que o árbitro tá ali a 1 ou dois metros de distância, olho no olho de quem apanha. E olho revirado ou fora de foco é sinal pra parar; junto com golpes limpos e cabeça balançando, é paralisação da luta.

 

Tmb gosto de ver a definição clara, mas aqui do sofá a gente nao tem uma visão clara da luta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode até ter parado um pouco cedo, mas o Jairzinho estava recebendo golpes sem reagir e o protetor bucal dele tinha voado fazia tempo já. Ia mudar nada mais 5 segundos ali. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora